segunda-feira, 18 de junho de 2012

VOCÊ É O QUE VOCÊ DECIDE SER II


Texto: Js24:15"Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei (decidam), hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR."
Hoje você tem decisões importantes a tomar. Permita que elas façam diferença, e elas certamente hão de fazer.
Veja a seguir alguns passos para que suas decisões sejam bem sucedidas:
1 - “Não se estribe no seu próprio entendimento”.
"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece- o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta- te do mal; 8 será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos." Pv 3:5-8
"O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo." Pv 28:26
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jr 17:9
A pessoa que confia no seu próprio entendimento não segue a vontade de Deus; por isso, em geral, ela toma decisões erradas. Por causa dos nossos corações decaídos, não temos a capacidade de tomar, por nós mesmos, decisões sábias. Portanto, devemos sempre buscar Deus e confiar exclusivamente n'Ele.
Em vez de confiar em nosso próprio entendimento, nas nossas emoções, devemos nos lançar ao Senhor, implorando-Lhe sabedoria e direção em cada decisão importante. Temos o Espírito Santo dentro de nós, e ele nos guiará a toda verdade!
"quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir." João 16:13
Ele prometeu guiar o Seu povo, mas devemos buscar a Sua orientação e não apenas presumi-la. Devemos reconhecê-Lo em todos os nossos caminhos. É uma tentação pensar: “Bem, o Senhor já sabe que necessito de Sua sabedoria e auxílio. Certamente, Ele vai nos dar, automaticamente” . De fato, Deus nos ensinou em Sua Palavra a orar específica e decididamente sobre todos os assuntos. Deixar de fazê-lo é dar um passo para se tomarem decisões erradas.
2 - Nunca tome uma decisão que o leve a desobedecer ao ensino da Bíblia. Dt30:16, Is 1:19.
"se guardares o mandamento que hoje te ordeno..." Dt30:16
"Se quiserdes e me ouvirdes (Palavra de Deus), comereis o melhor desta terra." Is 1:19
Qual é a vontade de Deus? Como podemos encontrá-la? Basicamente, a vontade de Deus é que obedeçamos a Sua Palavra. Jesus descreveu isto como “andar na minha palavra” . Qualquer decisão que nos leve a desobedecer a Bíblia é contrária à vontade de Deus, sem exceção alguma. Isto é que significa “viver pela fé” . Viver pela fé é simplesmente crer em Deus e obedecer a Sua Palavra (Romanos 10:17); significa tomar decisões embasadas na Bíblia, em vez de embasadas nos sentimentos, pensamentos e circunstâncias. Em seguida, devemos confiar em Deus, pois Ele abrirá as portas certas e proverá as necessidades.
3 - Não tema o homem; tema a Deus (Provérbios 29:25)
"Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no SENHOR está seguro." Pv 29:25
Jesus nos mandou  que amemos mais do que amamos nossos parentes mais amados. Vejam Lucas 14:26. O que Jesus quis dizer, quando ensinou que devemos aborrecer os nossos entes mais próximos e mais amados? Entendemos isto comparando Escritura com Escritura. Consideremos uma passagem paralela em Mateus 10:37. Quando Jesus disse que devemos aborrecer nosso pai, mãe, esposa, filhos, irmãos e irmãs, Ele estava dizendo que não devemos amá-los mais do que O amamos e amamos a Sua vontade. O Senhor exige que O coloquemos absolutamente em primeiro lugar, acima de tudo o mais.
4 – Honre suas autoridades. Rm 13:1
1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.
Outro princípio importante para se tomarem decisões sábias é honrar a autoridade constituída por Deus. A Bíblia fala muito sobre isto. (Ver Romanos 13:1);1 Coríntios 11:3; Efésios 5:22; 6:1-3; 1 Timóteo 5:17; Tito 3:1; Tenho visto muitos crentes tomando decisões erradas, que os levam para longe de Deus, quando deixam de honrar e obedecer as autoridades que Deus colocou sobre eles. Muitas pessoas jovens têm cometido o erro de não honrar os pais e, por causa disso, fizeram maus casamentos, adquiriram amizades perigosas, freqüentaram escolas erradas, uniram-se a igrejas erradas, mudaram-se para lugares errados e tomaram outras decisões erradas, as quais poderiam ter sido evitadas, se tivessem, simplesmente, honrados os seus pais.
O mesmo erro tem sido cometido pelas esposas, que desobedeceram e não honraram seus maridos.
Este erro tem sido também cometido pelos membros da igreja que desobedecem e desonram os seus líderes.
5 - Busque conselhos, nunca decida sozinho. Pv 11:14
"Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança." Pv 11:14
"Sem diretrizes a nação cai; o que salva é ter muitos conselheiros. "- NVI
Se vivemos uma vida em comum com Deus, família, irmãos, nossas decisões afetam o coletivo.
O primeiro a ser consultado deve ser Deus. Jesus é chamado de conselheiro pelo profeta Isaias. Mas além do Senhor, você deve consultar seus pais, amigos, irmãos na fé etc. Na dúvida busque respostas na multidão de conselhos. Além de diminuir as chances de errar, se acontecer de você falhar, não falhará sozinho.
Agora não atenda a qualquer conselho, mas busque um conselho sábio (Provérbios 12:15; 19:20). Uma das maneiras mais importantes para se tomarem decisões sábias, segundo a vontade de Deus, é buscar um conselho piedoso, de pessoas sábias e maduras (Provérbio 24:6).
6 - Considere os resultados a médio e longo prazo, olhe para o futuro! 1Sm 17:24-27
Preocupe-se com o presente, mas principalmente com o futuro, pois é lá que você vai passar o resto de sua vida.
A maior parte das pessoas decidem levando em consideração somente o presente. Baseiam suas decisões em emoções circunstanciais não considerando o futuro. Alguns casais separam-se para resolverem de imediato o problema da "incompatibilidade de gênios", sem considerar o impacto na vida dos filhos a médio e longo prazo. Cristãos fogem de suas igrejas locais, para não se concertarem depois de cometerem algum erro. Jovens decidem casarem baseado no sentimento presente. Depois de alguns anos choram amargamente a decisão errada.
Todo jovem cristão deve seguir o exemplo de Moisés, indagando a si mesmo: “Se eu tomar esta decisão, o que vai me acontecer no caminho? Quais serão as conseqüências eternas, se eu desposar esta pessoa; se eu assumir este emprego, se eu buscar uma educação determinada [por mim, teimosamente, escolhida]; se eu me mudar para aquele país; seu eu for àquela festa; se eu continuar com esta amizade; se eu comprar aquela TV; se eu cantar aquela música; se eu for descuidado com o que vejo na Internet; se eu deixar meu coração se prender ao amor por este mundo...”
Davi foi alguém que enxergou a longo prazo antes de decidir enfrentar Golias.
24 Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente, 25 e diziam uns aos outros: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel. A quem o matar, o rei o cumulará de grandes riquezas, e lhe dará por mulher a filha, e à casa de seu pai isentará de impostos em Israel. 26 Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? 27 E o povo lhe repetiu as mesmas palavras, dizendo: Assim farão ao homem que o ferir. 1Sm 17:24-27

Eu fico bobo como tem gente que sem Deus vive querendo saber o que vai acontecer no futuro. Consultam horóscopo, videntes, lançam sortes para saberem sobre o amanhã. Os incrédulos não podem prever o futuro, porque andam nas trevas e não crêem na Bíblia. Embasam suas decisões inteiramente no que os seus olhos vêem. Levam em conta apenas as coisas transitórias, como dinheiro, prazer, prestígio, etc.
O crente tem uma luz que o incrédulo não tem. E, assim, pode tomar decisões sábias, embasadas no que ele aprendeu na Palavra de Deus,(1 Coríntios 3:11-15), podendo assim descansar em Deus.
Moisés um dia teve de decidir servir a Deus e quando decidiu por servir ao propósito, foi honrado. Daniel decidiu náo se contaminar com as iguarias do rei porque elas eram consagradas a outros deuses e foi honrado por Deus. Noé decidiu fazer a arca, e se tornou justificado. Abraão decidiu servir ao Senhor e foi. Davi decidiu não tocar no ungido de Deus.Pedro decidiu obedecer a Deus mesmo que isso custasse a sua vida. Paulo decidiu morrer para ele mesmo e viver para Cristo. Jesus decidiu morrer por nós e ocupar o nosso lugar na Cruz e por isso foi levantado ao terceiro dia e hoje está asse taco a destra do Pai.
Você tem que decidir sair dessa vida medíocre, sair dessa estagnação. Você hoje tem de decidir sair dessa aventura extraconjugal. O diabo está preparando um prato lindo de ver, mas recheado de veneno. Você precisa decidir continuar casado (a) com seu cônjuge.
Você vai decidir hoje assumir responsabilidades no reino de Deus, pare de retardar o processo. Por que você ainda não abriu uma casa de milagres??? Não seja tropeço em seu próprio caminho!
Você precisa decidir ser fiel ao Senhor nos seus dízimos e ofertas. Pare de roubar a Deus!!! Decida-se por honrar ao Senhor com suas primícias e bens!!!
Você precisa decidir prestar conta da sua vida, parar de andar sozinho. A causa de você não se ver livre desse pecado nojento é por que você não abre o coração, não confessa pecado!
Você tem de decidir parar de usar essa maldita droga. Decida fechar seus ouvidos para a voz do diabo que diz: "É só um baseadinho".
Você precisa decidir liberar perdão pelo mal que te causaram, pela perseguição, pelas palavras que disseram a você. Decida dar um basta!
Você precisa decidir crescer como ministro do Senhor, como ganhador de almas e multiplicador de discípulos!
Quantos querem decidir melhorar hoje??? Quantos decidem dizer "eis-me aqui Senhor usa-me a mim".

Compartilhando a Palavra
1.    Qual a maior decisão que você já tomou até hoje? Compartilhe.
2.    Existe alguma decisão em áreas da sua vida que ainda precisa ser tomada?
3.    A cargo do líder. (pode formular uma pergunta dentro da palavra ministrada)



Nenhum comentário:

Postar um comentário