segunda-feira, 2 de julho de 2012

Perseverança, um Valor Inegociável.


Texto: Tiago 1:4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.”.
Podemos definir Perseverança como persistência, determinação, obstinação e diligência.
Quantas pessoas por falta da perseverança naufragaram no oceano da derrota, e hoje vivem frustradas.
Vamos ver duas verdades a respeito da perseverança
A primeira delas é que a perseverança começa e termina em Deus.
Perseverança é uma característica de nosso Deus.
Tudo que Deus começa pode ter certeza Ele vai terminar.
Como diz o Livro de Apocalipse “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”. Ele começou uma boa obra em sua vida e vai te aperfeiçoar até a volta de Jesus.

Você já pensou se Deus começasse algo e não terminasse?
Deus fez a criação, mas no terceiro dia Ele não pensou “- está dando muito trabalho vamos parar por aqui”.
Ele fez uma promessa para Israel, mas não deixou de cumpri-la por Israel ter pisado na bola.
Jesus veio para morrer na cruz, os discípulos o decepcionaram, mas nem por isso Ele pensou: “- Ah não vou morrer mais por vocês”.
Ao mencionar que virá para buscar seu povo, Ele não pensou “… – mas a Igreja está pecando tanto que eu resolvi não voltar mais”.
Já pensou se Deus não fosse perseverante? O que seria de nossas vidas? O Senhor não desistiu e não desiste de ninguém.
Os que se perderam foram aqueles que desistiram de si mesmos.

A segunda verdade é que a perseverança é uma das marcas daqueles que andam com Deus.
Vemos as palavras do apóstolo Paulo: “Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança”. (2 Tm. 3:10)
Paulo ao dar instruções no final de sua vida, fala de algumas características imprescindíveis ao jovem Timóteo, entre elas a perseverança.
Em outras palavras ele está dizendo: “Timóteo servir a Deus nesta geração não foi fácil para mim tive muitas lutas, muitas decepções, mas quero te dizer o que me fez vencer tudo isso, foi minha fé, meu longo animo, meu amor, minha paixão pela obra, mas sobre tudo meu filho Timóteo foi a minha perseverança, ou seja, eu não desisti daquilo que Deus incendiou o meu coração”.
2 Timóteo. 4:6-7
Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
Com o apóstolo João não é diferente preso por causa do evangelho já em sua velhice, ele reitera o valor da perseverança.
Apocalipse 1:9
Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
Quando olhamos para aqueles que serviram a Deus antes de nós, podemos ver que eles venceram por causa da fé, da paixão e sobre tudo da perseverança:

*Abraão perseverou quase cem anos para ter um filho;
*José ficou anos na prisão, mas não desistiu dos sonhos que Deus tinha para Ele;
*Noé perseverou décadas para ver sua arca salvando o que sobrou da humanidade;
*Davi teve que esperar muitos anos da unção que recebeu até se tornar Rei;
*Neemias enfrentou muitas lutas para reedificar os muros, mas não desistiu;
Se estes homens perseveraram tanto para ver seus sonhos realizados, você acha que com você vai ser diferente?
“A História tem demonstrado que os mais notáveis vencedores normalmente encontraram obstáculos dolorosos antes de triunfarem. Eles venceram porque se recusaram a se tornarem desencorajados por suas derrotas.” B. C. Forbes – Jornalista Financeiro
“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”. Thomas Edson – Era Elétrica
“Transportai um punhado de terra todos os dias e farás uma montanha.” Confúcio

Para cada pessoa perseverança significa algo diferente:
*Para um missionário é permanecer no campo ainda que seus frutos não sejam visíveis;
*Para um boxeador é poder se levantar mais uma vez depois de ir ao chão;
*Para um maratonista é correr 16 km depois que as forças já se foram;
*Para um líder de célula é tudo isso e muito mais, por que os que você lidera estão olhando para você;
Na vida tudo o que vale a pena exige-se comprometimento e perseverança.

OS TRÊS TIPOS DE PESSOAS
1) Evasivos: Pessoas que não tem nenhum objetivo e não precisam se comprometer e perseverar em nada.
2) Desistentes: Pessoas que partem em direção ao objetivo, mas param no meio do caminho quando o caminho fica difícil.
3) Perseverantes: Pessoas que definem seus objetivos, se comprometem com eles e paga o preço para alcançá-los.
Eles terão experiências e viverão com esperança:
Romanos 5:3-4
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
“A maior parte das coisas importantes no mundo foram realizadas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver esperança de modo algum.”
A Perseverança de Abraham Lincoln:
Faliu no negócio com 31 anos.
Foi derrotado numa eleição para o legislativo aos 32 anos.
Faliu outra vez no negocio aos 34 anos.
Superou a morte da namorada aos 35 anos.
Teve colapso nervoso aos 36 anos.
Perdeu a eleição para o Congresso aos 43, 46, 48 anos.
Perdeu a disputa para o Senado com 55 anos.
Fracassou na tentativa de vice-presidente aos 56 anos.
Perdeu uma disputa ao senado aos 58 anos.
Foi eleito presidente dos Estados Unidos aos 60 anos – Abraham Lincoln.
“Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis.”
É graça divina começar bem. Graça maior, persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.
Decida perseverar hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário