segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sinais que um cristão esta esfriando o seu amor


Textos base: Mateus 24:12 e João 21: 1-14
A bíblia nos fala que o amor de muitos cristãos (quase todos) se esfriará. Isso deve ser um motivo de alerta para nós. Devemos estar atentos e vigilantes para que nosso amor por Jesus não se esfrie.

Os discípulos de Jesus viram e participaram de muitas coisas. Milagres, curas, multiplicações, feitos sobrenaturais. Mesmo assim, após a morte do mestre, eles acabaram desanimando e tendo o amor esfriado.
O que sustenta nossa vida espiritual não são os milagres, não é aquilo que vemos. Mas somos sustentados pela palavra de Deus vindo confrontar nossas vidas, transformando-nos para cumprir o propósito eterno de Deus e mantendo o fogo do amor pelo Senhor dentro de nós.
Sete sinais que podem nos ajudar a identificar se estamos tendo nosso amor esfriado:

1º) Voltar às práticas antigas - “Vou pescar” (João 21:3)
O primeiro sinal que alguém está tendo seu amor esfriado se apresentou na vida de Pedro quando ele disse: “vou pescar”. Pedro antes de conhecer Jesus, era profissional da pesca e vivia dessa atividade. Quando o Senhor o chamou, ele deixou a pesca para seguir Jesus.
Percebemos que estamos caindo no mesmo erro de Pedro nesse caso quando:
1.1 - Temos uma tendência a querer voltar a fazer as mesmas coisas que fazíamos antes de conhecer o Senhor Jesus;
1.2 - Deixamos de crer nas promessas de Jesus para as nossas vidas;
Jesus tinha dito que faria de Pedro pescador de homens, que sobre ele seria edificada a igreja de Cristo e ele se esqueceu disso no momento que voltou a pescar.
Nós também muitas vezes temos promessas de Deus e por julgarmos que está demorando para acontecer, nos esquecemos delas e vamos voltando aos velhos hábitos. Não podemos deixar de crer naquilo que o Senhor tem para nós. Deus não mente. Aquilo que Ele falou vai fazer, irá se cumprir ao tempo dEle.
1.3 - Esquecemos nossa missão e chamado.
Se nos esquecermos do motivo pelo qual o Senhor nos chamou. Se não nos lembrarmos do propósito de Deus para nossas vidas, certamente nosso amor se esfriará.

2º) Esquecer da responsabilidade de um discípulo.
Pedro e os discípulos tiveram seu amor esfriado por terem esquecido-se da responsabilidade que tinham enquanto discípulos de Jesus. Era necessário propagar a mensagem do evangelho, dedicar sua vida na obra e eles se esqueceram disso por um momento.
Nós também muitas vezes nos esquecemos da nossa responsabilidade de Cristãos, filhos do Altíssimo que tem de anunciar a volta de Jesus. Quando nos esquecemos de nossas responsabilidades de discípulos de Cristo, estamos permitindo que nosso amor se esfrie.
3º) Não pegar nada.
Assim como os discípulos foram para o mar e não pegaram nenhum peixe, assim também nós se nos distanciarmos do Senhor, não vamos pegar nada. Ou seja, em nada seremos abençoados se não estivermos com Deus.
O amor frio é inimigo do Cristão. Quando tentamos fazer algo sem a ajuda de Deus, somos frustrados pelo fracasso.

4º) Não reconhecemos mais a Jesus
Quando o Senhor chegou à praia, os discípulos não reconheceram o Senhor. Isso aconteceu com os discípulos e pode ocorrer conosco pelos seguintes motivos:
4.1 - Porque era noite e estava escuro;
Se houver escuridão (pecado, mentira) em nossas vidas, não reconheceremos a voz do Senhor. Precisamos tirar todas as trevas do nosso caminho para reconhecer a Cristo. Ouviremos a voz do Senhor quando estivermos às claras, livres das trevas espirituais.
4.2 - Por causa da neblina;
A neblina sobre o mar atrapalhou a visão dos discípulos que não reconheceram a Jesus também pela dificuldade em vê-lo.
Muitos de nós não tomamos uma posição, e com isso permitimos que a neblina da indecisão nos impeça de reconhecer o Senhor. Não podemos ser crentes mais ou menos, pessoas que não tem nitidez naquilo que crêem ou servem.
4.3 - Estavam distante da praia.
Os discípulos estavam distante da praia e por isso também ficou difícil identificar Jesus pela distância.
Nós também se ficarmos longe de Deus, da igreja, da comunhão com os irmãos, viramos presa fácil para o diabo e acabamos por nos afastar cada vez mais e vendo cada vez menos o Senhor.
Estar perto da praia, significa estar próximo do socorro dos irmãos e mais distante dos perigos do mundo. Podendo reconhecer a voz de Jesus a qualquer tempo.

5º) Ficamos sem alimento.
Os discípulos não tinham alimento quando Jesus chegou.
Nós também se esfriarmos nosso amor por Cristo, ficamos sem o alimento. Sem a provisão de Deus em nossas vidas.
Passamos então a nos alimentar de lixos como alguns programas de televisão, músicas e coisas mundanas que nos afastam mais ainda de Deus.
Um sinal de que já estamos sem alimento, pode ser quando a palavra nunca se aplica para nossas vidas. Sempre achamos que deve servir para nossos irmãos, cônjuges, filhos, amigos. Nessa prática deixamos de nos alimentar, ficamos como crentes desnutridos, pois nunca tomamos posse da palavra que pode transformar nossas vidas.

6º) Ficamos despidos.
Quando nosso amor se esfria, ficamos despidos das vestes de santidade. Perdemos o temor à Deus e passamos a dar mal testemunho perante o mundo.

7º) Falamos que amamos a Deus, mas não demonstramos esse amor.
Quando estamos com o amor frio, não conseguimos expressar em atitudes o amor pelo Senhor. Deixamos nos envolver pelas palavras de desânimo e derrota que o diabo lança sobre nossas vidas e não agimos.
Os discípulos de Jesus tinham permitido que o amor pelo Senhor se esfriasse e estavam distantes do Senhor. Mas quando Pedro finalmente reconheceu que era Jesus naquele lugar, se vestiu, pulou na água e se apressou em ir ao encontro do Mestre.

Compartilhando a Palavra
1.Como anda o seu amor pelo Senhor ? Compartilhe.
2.Por algum momento da sua vida você já chegou a achar que o Senhor não te ama mais?
3.Destes sinais que compartilhamos existe algum que tem te perseguido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário