segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Santo ou profano


Textos
I Pedro 1:15-16 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.”
Levítico 11:44 Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra.”
Levítico 10:10 “para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo”

Profano é tudo aquilo que não é santo, aquilo que é comum. Santo é aquilo que não é comum. Enfim, ser comum é ser profano.
Quando mataram um porco no templo havia profanação no santo lugar, ou seja usando algo comum em um lugar santo. Em 167 A.C., Antióquio Epifanio, governador grego sacrificou um porco no altar do templo de Jerusalém.
Quando Uzá encostou-se à arca, morreu, pois era apenas uma pessoa comum que não poderia tocar naquilo que era santo. (II Sm 6:6).
Com relação ao povo, Deus transformou santo aquilo que era comum. Quando Pedro teve a visão do lençol, Deus declara que o que ele via como profano havia sido santificado por Deus, não era mais comum. Atos 10:10-15.
Quando somos comuns ou profanos na obra de Deus?

1.     Somos comuns quando o que fazemos não provém de fé
Romanos 14:23 Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.
Tudo que fazemos sem uma atitude de fé é profano ou comum, pode ser o chamado, a oração, uma visita, a célula ou mesmo a leitura da bíblia.
Um dos pecados de Davi foi a contagem do povo. Que tem de mal contar o povo? Aparentemente nada, mas atrás desta atitude de Davi tinha algumas coisas ocultas.
II Samuel 24:10 Mas, depois que Davi fez a contagem, a sua consciência começou a doer, e ele disse: —Ó SENHOR Deus, eu cometi um pecado terrível ao mandar contar o povo. Por favor, perdoa-me! O que fiz foi uma loucura.
a)    Ele contou porque não queria estar nas mãos do Senhor.
b)    Ele contou para ver o tamanho de seu poder para enfrentar o inimigo.
c) Ele contou porque estava sem fé para crer no impossível.

2.    Somos comuns quando fazemos para o homem e não para Deus
Colossenses 3:23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,
O exemplo de Saul – Estava preocupado com o homem e não com o Senhor
I Samuel 15:24-25 Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz. 25 Agora, pois, te rogo, perdoa-me o meu pecado e volta comigo, para que adore o SENHOR.
O que adianta se os homens nos aprovarem e Deus nos reprovar?

3.    Somos comuns quando o nosso amor a Deus é igual a outros amores que temos.
Mateus 22:37-38 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.
Amar é algo que está dentro de nós, mas se o nosso amor a Deus é o mesmo com o que amamos as outras coisas as quais somos “apaixonados” então nosso amor é comum para com Deus.
O amor para com o Senhor é aquele que me leva a abrir mão de coisas legítimas por causa dEle.
Lucas 14:26 Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
Muitos relacionamentos tomam o lugar do Senhor, em alguns casos, as profissões mesmo, tomam o lugar do Senhor.

4.    Profanamos o santo quando tratamos com Deus de maneira comum
Lucas 7:44-46 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45 Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés.
Precisamos valorizar aquilo que tem valor. O maior patrimônio das nossas vidas é o Senhor.
Como você trata com Deus? A maneira que você trata com Deus diz respeito ao quão santo você é.

5. Profanamos o santo quando tratamos conosco de maneira comum
Somos filhos de Deus e templos do Espírito Santo. Quando você pega isso que é santo e trata de maneira comum, você está profanando o santo.
I Coríntios 3:16-17 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.
·         Profanar o seu corpo é o expor a imoralidade
·         Profanar o seu corpo é o expor a chocarrices Ef 5:4
·         Profanar o seu corpo é o expor a lugares sujos
·         Mas profanamos a nós mesmo quando deixamos de crer na palavra para crer nas mentiras do diabo.

6. Profanamos o santo quando tratamos a presença de Deus de maneira comum
Jonas 1:1-3 Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. 3 Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.
A bíblia mostra claramente que a presença de Deus está vinculada a uma missão, a que somos designados. Não existe presença de Deus apenas para um desfrute vazio e sem sentido.
Cuidado com esta adoração e contemplação vazia e sem uma missão. Quando adoramos o Senhor, Ele é o rei e como rei, nós somos os seus súditos.
Ninguém tinha intimidade com o rei, a intimidade mais próxima que alguém poderia ter era ser convocado para desempenhar uma missão. Então o nosso relacionamento com o Senhor também passa por este lugar, o lugar de ter uma missão para desempenhar.
Não existe intimidade se não tem algo a desempenhar, uma célula a liderar, um chamado a cumprir.

Compartilhando a Palavra
1.Como você tem sido diante do Senhor? Como uma pessoa comum ou uma pessoa santa? Compartilhe.
2.Prá você o que é ser uma pessoa comum ou profano diante de Deus?
3.Como você tem tratado Deus? Como prioridade ou como algo secundário nestes dias?



Nenhum comentário:

Postar um comentário