sexta-feira, 21 de setembro de 2012

UM VALENTE DE DAVI CHAMADO AMASAI


Texto: I Cr. 12.16 – 22.
Introdução
Uma coisa é verdade, precisamos nos levantar como um exército.  E como exército temos que trabalhar como bons soldados.
DAVI FOI UM HOMEM EXTRAORDINÁRIO;
·         HOMEM QUE MAIS ALARGOU O GOVERNO DE ISRAEL.
·         UM GRANDE SOLDADO.
·         UM GRANDE GENERAL, EXTRATEGISTA, ERA ACIMA DA MÉDIA.
·         UM GRANDE REI.
MAS DAVI SÓ FOI ESTE GRANDE HOMEM POR QUE TINHA UM GRANDE EXÉRCITO.

EXPLICANDO QUE SÃO OS VALENTES DE DAVI.
GRANDES HOMENS ANDAVAM COM DAVI! (HISTÓRIA DE URIAS) URIAS ERA COMPROMISSADO!
Todos conhecem bem a história de Davi e Golias, mas o que poucos sabem é que depois desta grande vitoria Davi passa pelos momentos mais atribulados de sua vida.
Perseguido injustamente pelo invejoso Saul e seu exército foi procurar ajuda até mesmo entre os inimigos filisteus se passando por louco.

1 Samuel 22:2
Ajuntaram- se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.
No texto acima podemos ver as características destes homens que marcaram a história de Israel e um desses valentes chamado Amasai nos ajuda a compreender um pouco deste exército.
 Eles eram 30 homens, mas foi Amasai quem fez afirmação arrojada e confrontadora que traduz um espírito de lealdade extraordinário Nós somos teus ó Davi, nós somos teus”.

Esta é uma afirmação arrojada. Ela fala de Um espírito de lealdade incrível, mas o que é mais impressionante é que:
-  Davi não conhecia este povo,
- não convivia com eles.
- Talvez Davi nem soubesse do que se tratava,
- A pesar de serem da Tribo de Benjamim (que era a tribo do rei Saul).

Davi os questionou, para que estavam vindo?
Quando vem pessoas até nós e devemos fazer esta pergunta.
Porque estavam se juntando e o que queriam?

Todo líder deve fazer essa pergunta àqueles que se juntam a ele, nós devemos fazer essa pergunta ao recebermos pessoas.
O ARRANJO DIVINO EM ESTARMOS JUNTOS
Nós estamos envolvidos em um grande projeto, a obra que estamos envolvidos é uma obra séria, não se trata de interesse pessoal, nem de projetos, mas sim de arranjo divino.
Deus me constituiu de alguma forma como pastor desta igreja.
Todavia você está aqui, porque Deus que é soberano criou circunstancias para que você estivesse participando desta obra.
Se desejamos vencer uma guerra e estabelecer um reino nós precisamos de bons comandantes e excelentes soldados.Davi pode subir ao trono e expandir grandemente as fronteiras de Israel porque tinha esses dois elementos.
Vamos ver algumas caracteristicas deste soldado de Davi que precisamos ter.

1. É alguém cheio do Espírito Santo  -  Entrou o espírito em Amasai...
Se alguém não é cheio do Espírito ele não vai ser totalmente submisso ao líder. Além disso antes que fosse levantado como um capitão ele já era líder de um grupo de trinta. É a nossa liderança num grupo menor que nos qualifica a sermos levantados como líderes maiores.

2. Ele se dá ao líder -  Nós somos teus óh, Davi...
A maneira como aqueles homens se apresentavam a Davi foi lhe dizendo: `` nós somos teus`` Eles estavam completamente disponíveis para serem enviados para o campo de batalha.
Todo aquele que se entrega ao Senhor, também se entrega aos homens de DEUS. Sei que hoje as pessoas dizem: ´´ Jesus sim; igreja não!``Isso parece sensato e até prudente, mas não é o padrão de DEUS. Numa obra verdadeiramente divina

3.  Ele está junto com o líder – E estamos contigo...
Em terceiro lugar Amasai disse: ``nós estamos contigo!`` Aqueles que não têm disposição de andar junto com você na liderança não podem receber uma posição de proeminência. Infelizmente alguns estão por perto, mas não estão realmente próximos e juntos conosco.

4.  Ele deseja o sucesso do líderPaz seja contigo...
Sua benção será quando o seu líder for abençoado. Quando Amasai desejou que a paz estivesse com Davi estava na verdade desejando que Davi tivesse vitória na sua guerra. Ele desejou que Davi fosse bem sucedido. Você se alegra quando o seu líder é bem sucedido? Ou fica ressentido pelo sucesso dele? Alguém que não está lutando pelo sucesso de sua liderança não pode ser levantado como líder. Gosto da atitude dos irmãos de nossa igreja que trabalham e lutam para que o obreiro que lidera a rede alcance os alvos e seja ordenado pastor. Eles trabalham para o Senhor, mas se alegram de ver o sucesso do líder.

5.  Ele deseja que toda equipe seja abençoadaPaz com os que te ajudam...
Um verdadeiro discípulo desejará ardentemente que todo aquele que é parte da equipe seja abençoado e bem sucedido no ministério. Amasai desejou que a paz estivesse com aqueles que ajudavam a Davi.

6.  Ele reconhece que o Senhor levantou o seu líderPorque o teu DEUS te ajuda...
Você somente seguirá um líder quando reconhecer que ele é um verdadeiro homem de DEUS. Amasai reconheceu que Davi tinha todas aquelas vitórias porque DEUS era com ele e o ajudava.Não podemos basear a nossa autoridade em outra coisa que não seja a unção de DEUS e o selo da bençao sobre o nosso minísterio. Títulos são inúteis, no final o que permanece é a percepeção de que somos ungidos de DEUS e de que ele luta as nossas guerras.

                                                                         Resultado da Lealdade
Quem eram os capitães de Davi? 1 SM- 22;2
Eram homens comuns cheio de problemas e dificuldades que se deixaram ser usados por DEUS e se colocaram a disposição de seu líder para o comprimento do propósito que DEUS tinha estabelecido para aquele povo.
1.       A bíblia diz que aqueles homens se tornaram em valentes de Davi – 1Cr – 12;22
2.       Se tornaram homens ricos e de famílias abençoadas – 1 Sm – 30;24
3.       Foram chamados de o exército de DEUS. – 1 Cr – 12;22
4.     Seus nomes ficaram para história e são lembrados até hoje.
Compartilhando a Palavra
1.Como um bom soldado de Cristo o que você esta disposto a fazer, para que estes dias de campanha possa alcançar os alvos?
2.Você se sente um soldado preparado para esta batalha? Compartilhe.
3. O que você espera pra depois desta campanha em sua vida?
4.Você teria a mesma disposição de Amasai para se doar para a obra de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário