segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sinais que um cristão esta esfriando o seu amor


Textos base: Mateus 24:12 e João 21: 1-14
A bíblia nos fala que o amor de muitos cristãos (quase todos) se esfriará. Isso deve ser um motivo de alerta para nós. Devemos estar atentos e vigilantes para que nosso amor por Jesus não se esfrie.

Os discípulos de Jesus viram e participaram de muitas coisas. Milagres, curas, multiplicações, feitos sobrenaturais. Mesmo assim, após a morte do mestre, eles acabaram desanimando e tendo o amor esfriado.
O que sustenta nossa vida espiritual não são os milagres, não é aquilo que vemos. Mas somos sustentados pela palavra de Deus vindo confrontar nossas vidas, transformando-nos para cumprir o propósito eterno de Deus e mantendo o fogo do amor pelo Senhor dentro de nós.
Sete sinais que podem nos ajudar a identificar se estamos tendo nosso amor esfriado:

1º) Voltar às práticas antigas - “Vou pescar” (João 21:3)
O primeiro sinal que alguém está tendo seu amor esfriado se apresentou na vida de Pedro quando ele disse: “vou pescar”. Pedro antes de conhecer Jesus, era profissional da pesca e vivia dessa atividade. Quando o Senhor o chamou, ele deixou a pesca para seguir Jesus.
Percebemos que estamos caindo no mesmo erro de Pedro nesse caso quando:
1.1 - Temos uma tendência a querer voltar a fazer as mesmas coisas que fazíamos antes de conhecer o Senhor Jesus;
1.2 - Deixamos de crer nas promessas de Jesus para as nossas vidas;
Jesus tinha dito que faria de Pedro pescador de homens, que sobre ele seria edificada a igreja de Cristo e ele se esqueceu disso no momento que voltou a pescar.
Nós também muitas vezes temos promessas de Deus e por julgarmos que está demorando para acontecer, nos esquecemos delas e vamos voltando aos velhos hábitos. Não podemos deixar de crer naquilo que o Senhor tem para nós. Deus não mente. Aquilo que Ele falou vai fazer, irá se cumprir ao tempo dEle.
1.3 - Esquecemos nossa missão e chamado.
Se nos esquecermos do motivo pelo qual o Senhor nos chamou. Se não nos lembrarmos do propósito de Deus para nossas vidas, certamente nosso amor se esfriará.

2º) Esquecer da responsabilidade de um discípulo.
Pedro e os discípulos tiveram seu amor esfriado por terem esquecido-se da responsabilidade que tinham enquanto discípulos de Jesus. Era necessário propagar a mensagem do evangelho, dedicar sua vida na obra e eles se esqueceram disso por um momento.
Nós também muitas vezes nos esquecemos da nossa responsabilidade de Cristãos, filhos do Altíssimo que tem de anunciar a volta de Jesus. Quando nos esquecemos de nossas responsabilidades de discípulos de Cristo, estamos permitindo que nosso amor se esfrie.
3º) Não pegar nada.
Assim como os discípulos foram para o mar e não pegaram nenhum peixe, assim também nós se nos distanciarmos do Senhor, não vamos pegar nada. Ou seja, em nada seremos abençoados se não estivermos com Deus.
O amor frio é inimigo do Cristão. Quando tentamos fazer algo sem a ajuda de Deus, somos frustrados pelo fracasso.

4º) Não reconhecemos mais a Jesus
Quando o Senhor chegou à praia, os discípulos não reconheceram o Senhor. Isso aconteceu com os discípulos e pode ocorrer conosco pelos seguintes motivos:
4.1 - Porque era noite e estava escuro;
Se houver escuridão (pecado, mentira) em nossas vidas, não reconheceremos a voz do Senhor. Precisamos tirar todas as trevas do nosso caminho para reconhecer a Cristo. Ouviremos a voz do Senhor quando estivermos às claras, livres das trevas espirituais.
4.2 - Por causa da neblina;
A neblina sobre o mar atrapalhou a visão dos discípulos que não reconheceram a Jesus também pela dificuldade em vê-lo.
Muitos de nós não tomamos uma posição, e com isso permitimos que a neblina da indecisão nos impeça de reconhecer o Senhor. Não podemos ser crentes mais ou menos, pessoas que não tem nitidez naquilo que crêem ou servem.
4.3 - Estavam distante da praia.
Os discípulos estavam distante da praia e por isso também ficou difícil identificar Jesus pela distância.
Nós também se ficarmos longe de Deus, da igreja, da comunhão com os irmãos, viramos presa fácil para o diabo e acabamos por nos afastar cada vez mais e vendo cada vez menos o Senhor.
Estar perto da praia, significa estar próximo do socorro dos irmãos e mais distante dos perigos do mundo. Podendo reconhecer a voz de Jesus a qualquer tempo.

5º) Ficamos sem alimento.
Os discípulos não tinham alimento quando Jesus chegou.
Nós também se esfriarmos nosso amor por Cristo, ficamos sem o alimento. Sem a provisão de Deus em nossas vidas.
Passamos então a nos alimentar de lixos como alguns programas de televisão, músicas e coisas mundanas que nos afastam mais ainda de Deus.
Um sinal de que já estamos sem alimento, pode ser quando a palavra nunca se aplica para nossas vidas. Sempre achamos que deve servir para nossos irmãos, cônjuges, filhos, amigos. Nessa prática deixamos de nos alimentar, ficamos como crentes desnutridos, pois nunca tomamos posse da palavra que pode transformar nossas vidas.

6º) Ficamos despidos.
Quando nosso amor se esfria, ficamos despidos das vestes de santidade. Perdemos o temor à Deus e passamos a dar mal testemunho perante o mundo.

7º) Falamos que amamos a Deus, mas não demonstramos esse amor.
Quando estamos com o amor frio, não conseguimos expressar em atitudes o amor pelo Senhor. Deixamos nos envolver pelas palavras de desânimo e derrota que o diabo lança sobre nossas vidas e não agimos.
Os discípulos de Jesus tinham permitido que o amor pelo Senhor se esfriasse e estavam distantes do Senhor. Mas quando Pedro finalmente reconheceu que era Jesus naquele lugar, se vestiu, pulou na água e se apressou em ir ao encontro do Mestre.

Compartilhando a Palavra
1.Como anda o seu amor pelo Senhor ? Compartilhe.
2.Por algum momento da sua vida você já chegou a achar que o Senhor não te ama mais?
3.Destes sinais que compartilhamos existe algum que tem te perseguido?

segunda-feira, 23 de julho de 2012

AS MARCAS DE UM VENCEDOR


Texto: Josué 14.10-14
Introdução
Ser um vencedor é ter a consciência de que, para atingirmos tal passo, devemos em primeiro lugar, arrancar de nossas vidas todos os gigantes. Os gigantes são deformidades da nossa alma. Quantas deformidades temos que ainda não vencemos?. E satanás, nosso adversário, desde o início quis tomar a autoridade que Deus dera ao homem. Muitos parecem até que já nem se lembram que fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Portanto, originalmente, somos empreendedores e vencedores. O verdadeiro vencedor é aquele que tem um coração esperançoso, temente e voltado para Deus. Ele sente de longe as artimanhas e os perigos do inimigo, mas acima de tudo, crê nas promessas de Deus para sua vida!.
Na Bíblia encontramos um homem que deu exemplo de um grande vencedor. Era um homem de espírito e alma livre, pois sabia como triunfar em todas as barreiras e batalhas. Ele tinha as marcas de um vencedor. Seu nome: Calebe, que significa “homem de faro”. Era líder da tribo de Judá quando foi apontado como um doze espias enviados por Moisés à Terra de Canaã. O principal registro na Bíblia à seu respeito foi quando juntamente com Josué, voltou de sua missão com um relatório positivo. Calebe não deixava duvidas a respeito do cumprimento da promessa de conquistar aquelas terras. Enquanto que os demais espias e todo o povo, influenciado pelos mesmos, não herdaram a Terra e morreram no deserto. Na trajetória de Calebe encontramos oito principais marcas de um vencedor. Vamos analisar.
A PRIMEIRA MARCA – CALEBE TINHA A UNÇÃO DE DEUS.
Em Nm.14.24ª. lemos assim: “Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me.”. Calebe era um homem diferente. Ele se sobressaiu juntamente com Josué. Segundo o próprio Deus, Calebe tinha outro espírito. Os vencedores se destacam porque têm outro espírito. É o Espírito do Senhor “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (I Tm.1.7).
O Espírito do Senhor estava com Calebe. A marca dos vencedores é a unção de Deus. Essa unção é que nos faz diferente, corajoso e ousado. Os gigantes não o intimidaram, nem as muralhas das cidades. O registro que sua mente captou foi à beleza e a riqueza da Terra. Todo pensamento que sua mente preservou foi à promessa da vitória. Somos mais do que vencedores porque visualizamos a vitória antes mesmo de lutar. E quando lutamos, podemos ter a certeza de que venceremos.

A SEGUNDA MARCA – CALEBE NÃO DESPREZOU A CHAMADA DE DEUS.
Calebe não desprezou o que Deus tinha para ele. Não iria desperdiçar o livramento que teve da escravidão no Egito morrendo no deserto. Ele era um inconformado, pois sabia que Deus tinha um propósito maior para sua vida. O autor aos Hebreus diz: “Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em certo tempo algum, nos desviemos delas. (Hb.2.1). Algumas pessoas são verdadeiros desperdícios, pois com tanto potencial dentro delas, se conformam em viver uma vida de mediocridade, confinados a um deserto. Estes desprezam a vida abundante que Deus quer lhes dar, e entram numa rotina religiosa. Assim como Calebe, não devemos fixar nossa mente na libertação que já recebemos, mas na conquista que ainda faremos. Desprezar a oferta de Deus é pecado e traz consequências desastrosas.

A TERCEIRA MARCA - CALEBE TINHA CERTEZA DA SUA VITÓRIA.
Calebe tinha personalidade. Ele não negociou suas convicções. Não teve medo quando o povo quis apedrejá-lo (Nm.14:10). Sabia que Deus era com ele e lhe daria vitória. É incrível como encontramos pessoas que nos tentam paralisar e intimidar! O sistema maligno age na personalidade coletiva. Temos a tendência de fazer o que todo mundo faz. Para tomarmos posse da vitória não podemos nos amoldar à maioria com seu negativismo e linguagem de derrota, frustração e medo. É preciso atitude corajosa para resistir às opiniões contrárias, e ao mesmo tempo, influenciar a multidão. Calebe sabia que o clima não estava bom, mas ainda assim, teve a coragem de se levantar e anunciar a verdade com ousadia, tentando persuadir o povo (Nm.14.7-9). Todo vencedor vai além de se deixar dominar. Ele contagia, influencia, mesmo que todos estejam contra ele.

A QUARTA MARCA – CALEBE SABIA ESPERAR.
Calebe esperou o tempo certo. Ele era homem de fé, não aquela fé transitória ou passageira. A verdadeira fé é aquela que prevalece, não é aquela fé que só se manifesta quando as circunstâncias são favoráveis. Por causa da rebeldia dos outros, Calebe teve que esperar quarenta e cinco anos para tomar posse da sua promessa!. Mas ele não desistiu de esperar! Às vezes desanimamos porque as pessoas nas quais investimos não crêem e não respondem aos nossos estímulos. Muitos desistem por influência da incredulidade da maioria que os cerca. Mas Calebe foi um exemplo de persistência.
A QUINTA MARCA – CALEBE NUNCA DEIXOU DE SONHAR.
Calebe disse a Josué: “Eis, agora, o Senhor me conservou em vida, como prometeu.” (Js.14.10). Os que crêem não morrem! Todos morreram menos e ele e seu companheiro Josué. A fé é que nos mantém vivos, porque nos leva a sonhar. Quem para de sonhar, morre. Calebe estava no deserto, mas sua mente estava na promessa. Seu ânimo, sua alegria, sua paz, estavam firmados na promessa de Deus.

A SEXTA MARCA – A FORÇA DE CALEBE NUMCA ENFRAQUECEU.
Quando chegaram à terra de Canaã, Calebe disse a Josué: “Estou forte ainda hoje, como no dia em que Moisés me enviou.” (Js.14:11). O vencedor não perde sua força, porque não perde sua esperança. Calebe preservou sua força porque, embora estivesse no deserto, sua mente não estava lá. Um homem não deixa de ser guerreiro quando envelhece, mas, quando perde seus sonhos, e a sua visão. A Bíblia diz que nós temos a mente de Cristo. O segredo em perseverar a força é manter o foco em Deus, o autor da nossa salvação.

A SÉTIMA MARCA – CALEBE TINHA DISPOSIÇÃO PARA NOVOS DESAFIOS
Calebe era coerente com o que dizia. Sustentou sua linguagem por quarenta e cinco anos, porquanto disse que enfrentaria os gigantes e as cidades fortificadas. Calebe não desistiu e nem optou por algo mais fácil. Temos que preservar a linguagem de fé. Algumas pessoas, depois de algumas tribulações, optam por uma proposta mais fácil. Não querem mais se comprometer tanto por causa de algumas decepções, e frustrações.
Mas Calebe continuava querendo o lugar dos gigantes e das cidades fortificadas. As cidades fortificadas são os territórios a serem conquistados (o coração das pessoas), e os gigantes são os principados e potestades que dominam sobre elas. Calebe sabia que se os gigantes estavam lá, era porque aquela era a melhor terra. Ele queria ir sempre além. Além do normal, e além do que a maioria fazia. Ele queria desafios. Novos desafios. O vencedor é aquele que assume desafios. Não espera ser desafiado, mas busca desafios.

A OITAVA MARCA – CALEBE TINHA ALIANÇA COM DEUS.
O lugar que lhe foi dado como herança foi Hebrom, que significa “Aliança”. Antes, era Quiriate Arba, porque Arba foi o maior homem entre os anaquins (Js.14:15). Calebe derrubou o maior gigante. Assim como Davi, foi logo enfrentar o maior, o mais forte. E Deus lhe deu vitória!. Deus só poderia dar esse lugar ao homem de Aliança. Só quem tem aliança é que pode ser um vencedor. Calebe tinha uma aliança com Deus, mas também com Josué. Poderia ter reivindicado o lugar de Josué e questionado com Deus. Por que Josué e não eu!.
Mas não o fez! Respeitou a liderança de Josué e foi pedir a ele para lhe dar aquele lugar. Calebe poderia ter ido para outro lugar se tivesse mágoa no seu coração, e assim ir embora sozinho. Mas não questionou com Deus, porque sabia que com Deus não se pode questionar. Todo vencedor simplesmente obedece a aprende a respeitar e amar os líderes que Deus escolhe para estarem sobre sua vida. Por isso, Calebe atraiu a glória de Deus para si, porque andava sempre em paz e obediência.

Conclusão
É tempo de recebermos o Espírito de Deus. Espírito de poder e ousadia. Somos vencedores por antecipação. A vitória está dentro de cada vencedor, e materializá-la é só uma questão de tempo. Para os vencedores não existem limites de desafios; pelo contrário, buscam desafios cada vez maiores, que vão além da normalidade. Sonhar é próprio de conquistadores e vencedores. Continue crendo e confessando as promessas na linguagem de fé. Continue focado na promessa.
Se você deixar seus sonhos morrerem, jamais será um vencedor. Tem que ser como Calebe: ousado e determinado. O Salmo 22.12-14 diz que o justo florescerá como a palmeira, e ainda na velhice dará o seu fruto. Deus será contigo para tirar a posse do teu inimigo, e lhe dar uma terra que irá produzir muito fruto, e fará multiplicar a tua descendência.
Os sonhadores são realistas e conquistadores. Seja então, um deles!.
Em nome de Jesus!.

Compartilhando a Palavra
1.Você se sente uma pessoa perseverante nas promessas que Deus tem pra você ou há momentos que você pensa em desistir achando que elas não se cumprirão?
2.O que pode te impedir de você se considerar um vencedor de verdade?

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Perseverança, um Valor Inegociável.


Texto: Tiago 1:4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.”.
Podemos definir Perseverança como persistência, determinação, obstinação e diligência.
Quantas pessoas por falta da perseverança naufragaram no oceano da derrota, e hoje vivem frustradas.
Vamos ver duas verdades a respeito da perseverança
A primeira delas é que a perseverança começa e termina em Deus.
Perseverança é uma característica de nosso Deus.
Tudo que Deus começa pode ter certeza Ele vai terminar.
Como diz o Livro de Apocalipse “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”. Ele começou uma boa obra em sua vida e vai te aperfeiçoar até a volta de Jesus.

Você já pensou se Deus começasse algo e não terminasse?
Deus fez a criação, mas no terceiro dia Ele não pensou “- está dando muito trabalho vamos parar por aqui”.
Ele fez uma promessa para Israel, mas não deixou de cumpri-la por Israel ter pisado na bola.
Jesus veio para morrer na cruz, os discípulos o decepcionaram, mas nem por isso Ele pensou: “- Ah não vou morrer mais por vocês”.
Ao mencionar que virá para buscar seu povo, Ele não pensou “… – mas a Igreja está pecando tanto que eu resolvi não voltar mais”.
Já pensou se Deus não fosse perseverante? O que seria de nossas vidas? O Senhor não desistiu e não desiste de ninguém.
Os que se perderam foram aqueles que desistiram de si mesmos.

A segunda verdade é que a perseverança é uma das marcas daqueles que andam com Deus.
Vemos as palavras do apóstolo Paulo: “Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança”. (2 Tm. 3:10)
Paulo ao dar instruções no final de sua vida, fala de algumas características imprescindíveis ao jovem Timóteo, entre elas a perseverança.
Em outras palavras ele está dizendo: “Timóteo servir a Deus nesta geração não foi fácil para mim tive muitas lutas, muitas decepções, mas quero te dizer o que me fez vencer tudo isso, foi minha fé, meu longo animo, meu amor, minha paixão pela obra, mas sobre tudo meu filho Timóteo foi a minha perseverança, ou seja, eu não desisti daquilo que Deus incendiou o meu coração”.
2 Timóteo. 4:6-7
Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
Com o apóstolo João não é diferente preso por causa do evangelho já em sua velhice, ele reitera o valor da perseverança.
Apocalipse 1:9
Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
Quando olhamos para aqueles que serviram a Deus antes de nós, podemos ver que eles venceram por causa da fé, da paixão e sobre tudo da perseverança:

*Abraão perseverou quase cem anos para ter um filho;
*José ficou anos na prisão, mas não desistiu dos sonhos que Deus tinha para Ele;
*Noé perseverou décadas para ver sua arca salvando o que sobrou da humanidade;
*Davi teve que esperar muitos anos da unção que recebeu até se tornar Rei;
*Neemias enfrentou muitas lutas para reedificar os muros, mas não desistiu;
Se estes homens perseveraram tanto para ver seus sonhos realizados, você acha que com você vai ser diferente?
“A História tem demonstrado que os mais notáveis vencedores normalmente encontraram obstáculos dolorosos antes de triunfarem. Eles venceram porque se recusaram a se tornarem desencorajados por suas derrotas.” B. C. Forbes – Jornalista Financeiro
“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”. Thomas Edson – Era Elétrica
“Transportai um punhado de terra todos os dias e farás uma montanha.” Confúcio

Para cada pessoa perseverança significa algo diferente:
*Para um missionário é permanecer no campo ainda que seus frutos não sejam visíveis;
*Para um boxeador é poder se levantar mais uma vez depois de ir ao chão;
*Para um maratonista é correr 16 km depois que as forças já se foram;
*Para um líder de célula é tudo isso e muito mais, por que os que você lidera estão olhando para você;
Na vida tudo o que vale a pena exige-se comprometimento e perseverança.

OS TRÊS TIPOS DE PESSOAS
1) Evasivos: Pessoas que não tem nenhum objetivo e não precisam se comprometer e perseverar em nada.
2) Desistentes: Pessoas que partem em direção ao objetivo, mas param no meio do caminho quando o caminho fica difícil.
3) Perseverantes: Pessoas que definem seus objetivos, se comprometem com eles e paga o preço para alcançá-los.
Eles terão experiências e viverão com esperança:
Romanos 5:3-4
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
“A maior parte das coisas importantes no mundo foram realizadas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver esperança de modo algum.”
A Perseverança de Abraham Lincoln:
Faliu no negócio com 31 anos.
Foi derrotado numa eleição para o legislativo aos 32 anos.
Faliu outra vez no negocio aos 34 anos.
Superou a morte da namorada aos 35 anos.
Teve colapso nervoso aos 36 anos.
Perdeu a eleição para o Congresso aos 43, 46, 48 anos.
Perdeu a disputa para o Senado com 55 anos.
Fracassou na tentativa de vice-presidente aos 56 anos.
Perdeu uma disputa ao senado aos 58 anos.
Foi eleito presidente dos Estados Unidos aos 60 anos – Abraham Lincoln.
“Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis.”
É graça divina começar bem. Graça maior, persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.
Decida perseverar hoje!