domingo, 6 de janeiro de 2013

O QUE FAZER ATÉ QUE A PROMESSA SE CUMPRA?





 Texto: Jeremias 29:4-14
Introdução
Deus é um Deus de promessas. Estudiosos da Bíblia dizem que existem mais de 365 promessas na Bíblia, ou seja uma para cada dia do ano.
Mas a nossa grande dificuldade esta entre a promessa e o seu cumprimento, entre a promessa e a sua materialização. Alguma vez você já fez esta declaração: “mal posso esperar até que...?” Aqui estão algumas possibilidades de como podemos terminar essa frase.
• Eu mal posso esperar até que tenha meu próprio negócio.
• Eu mal posso esperar até que eu me forme.
• Eu mal posso esperar até que eu tenha um salário melhor.
• Eu mal posso esperar até que eu esteja casado.
• Eu mal posso esperar até que eu tenha sucesso.
O que o Senhor quer que façamos quando nos encontramos em um dessas  situações do tipo “até que”? Esse é o tempo em que a promessa de Deus ainda não se cumpriu ou é o tempo em que enfrentamos a sua disciplina. Em Jeremias 29 encontramos uma dessas situações.
Este é o texto da carta que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém aos anciões e ao povo que Nabucodonosor havia levado para o exílio em Babilônia. Essas pessoas estavam pensando: “o que vamos fazer até que o exílio acabe?” Deus lhes deu uma resposta.
O povo vivia uma situação angustiante. Israel tinha desobedecido a Deus e caído na idolatria e na apostasia espiritual.
Os profetas de Israel estavam profetizando falsamente e o profeta Jeremias era o único profeta que tinha profetizado juízo enquanto os outros profetizavam o que Deus não dissera.
Nabucodonosor invade Israel, destrói a cidade e o templo, e leva todos os utensílios sagrados para Babilônia. A nação estava completamente arruinada.
O povo agora estava vivendo como cativos em Babilônia. Apesar disso havia a promessa de Deus de que eles retornariam, mas a promessa ainda demoraria a se cumprir. Eles viviam justamente no intervalo entre a promessa e o seu cumprimento.
Talvez você esteja vivendo hoje o tempo em que a promessa de Deus ainda não se cumpriu, ou talvez seja o tempo em que esteja enfrentando a disciplina de Deus.
Essas pessoas estavam pensando: “o que vamos fazer até que o exílio acabe?” Deus lhes deu uma resposta. 
Na resposta do Senhor podemos observar 4 princípios.

1. TENHA A PERSPECTIVA DE DEUS SOBRE A SUA SITUAÇÃO
No versículo 4 lemos: “Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia.”
Quem levou o povo de Israel para o cativeiro? Foi Deus!
Muitos colocam o diabo por de trás de toda circunstância desagradável. Muitos só vêm o diabo numa situação desagradável. Mas existem muitas situações dolorosas que passamos pela vida, em que não é o diabo que está por detrás, mas é o próprio Deus.
Ver o diabo nas circunstâncias já é um avanço, pois significa que cremos no mundo espiritual. Mas os genuinamente espirituais vêem a mão de Deus em todas as circunstâncias.
Deus os havia colocado na Babilônia por uma razão. Esta é uma verdade difícil de aceitar. Antes que o Senhor possa cumprir seu propósito em sua vida, pode ser que você tenha de passar por muitas situações difíceis.
Este é um dos aspectos mais duros de crer a respeito da soberania de Deus. A soberania de Deus significa que Deus sabe, permite e até envia os julgamentos em nossas vidas. Portanto, é absolutamente vital que tenhamos a perspectiva de Deus sobre a nossa situação.
A perspectiva é sempre importante. A perspectiva correta pode aliviar a nossa dor.
A morte de Jesus na cruz é outro exemplo de perspectiva divina. Sua morte parecia tão inútil. Para os seus primeiros seguidores, sua morte parecia ser uma derrota. Mas, do ponto de vista de Deus a sua morte ofereceu esperança para a humanidade. Da perspectiva de Deus a sua morte ofereceu a vida eterna.

2. PROCURE SER PRODUTIVO ONDE VOCÊ ESTÁ
Às vezes culpamos a nossa situação pela nossa falta de frutos na obra de Deus. É fácil dar desculpas.
• Vou servir a Deus quando me sentir melhor.
• Vou servir a Deus quando as coisas derem certo em casa.
• Vou servir a Deus quando as condições ficarem melhores.
Veja o que o Senhor disse ao povo no nosso texto.
Construam casas e morem nelas. Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas. Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos. Vocês devem aumentar em número e não diminuir. Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão. (Jr. 29:5-7 NTLH)
Em vez de culpar a sua situação Deus queria que eles transformassem a sua situação.
Deus disse para o povo que deveriam trabalhar e abençoar Babilônia. Eles deveriam orar pela cidade onde estavam na Babilônia.
Mesmo que Vocês estejam passando por um deserto, um momento difícil onde os resultados não aparecem. Continue vivendo como que se deve viver, não fique deprimido.
No Salmo 137 podemos ver como o povo ficou deprimido em Babilônia.
Em vez de se rebelarem ou se prostrarem na depressão, Deus queria que eles transformassem a situação difícil em que se encontravam.
“Da perspectiva divina uns foram enviados e outros exilados”. Você pode ser um cativo ou um enviado, tudo depende da sua perspectiva. Qual a diferença entre enviado e cativo? É a nossa atitude. O cativeiro foi um meio de se espalhar o conhecimento de Deus pelo mundo. Mas quando espalhamos o conhecimento já não somos cativos, mas enviados.
Temos dificuldade de viver e dar o nosso melhor quando não estamos no lugar do cumprimento da promessa. Jerusalém é o meu alvo, mas enquanto não chego lá vou fazer de Babilônia um lugar feliz.
A postura de muitos em momentos assim é ignorar o desígnio divino e se rebelar contra ele.

3. IGNORE AS PESSOAS QUE SÃO NATURAIS E INCRÉDULAS
Leiam o Texto Jr. 29:8-9
Esses falsos profetas eram pessoas sem fé. Eles não falavam da parte de Deus.
Um exemplo de pessoas incrédulas que têm o poder de influenciar são os espias enviados por Moisés. A Palavra do Senhor diz que 12 foram enviados para espiar a terra de Canaã.
Quando os espias voltaram eles deram um relatório maravilhoso da Terra Prometida. Eles falaram de seus frutos e da sua prosperidade. No entanto, 10 dos espias foram negativos, e apenas dois deles foram positivos. Se os dois espias positivos tivessem escutado o relatório da maioria, teriam sido derrotados também.

4. CONFIE NOS PLANOS DE DEUS
Leiam o Texto (Jer. 29:10-13)
Esse texto nos mostra algumas verdades a respeito dos planos de Deus.
a. Deus é um Deus de planos e propósitos
Quando nos submetemos debaixo da mão de Deus precisamos ter certeza que ele tem um plano para nós. Há um propósito divino para ser cumprido em nossas vidas.
b. Deus é um Deus de tempos e ciclos
O Senhor diz ao povo que havia um tempo determinado para que o propósito se cumprisse. Dez ciclos de sete anos estavam determinados. Não temos como acelerar o cumprimento do propósito de Deus, mas temos como atrasá-lo.
Havia um dia marcado para o Senhor Jesus nascer e havia um dia determinado para a sua morte. Ele devia nascer em Belém e morrer em Jerusalém na Páscoa. Deus também determinou tempo e ciclos para a nossa vida.
c. Os planos de Deus são bons
Mesmo que tenhamos de passar por testes e provações, precisamos ter em mente que o Senhor está apenas nos treinando e qualificando para coisas maiores que ele planejou a nosso respeito.
O Senhor está mais preocupado com a nossa obediência do que com o nosso conforto. Se Deus quisesse que aquelas pessoas ficassem confortáveis ele nunca teria permitido que elas passassem 70 anos na Babilônia. O objetivo final de Deus para a sua vida na terra não é o seu conforto, mas o desenvolvimento do seu caráter. Ele deseja nos fazer semelhantes a Jesus. Algumas vezes Deus nos permite passar pelo deserto para edificar em nós o seu caráter e para testar nossa obediência. Lembre-se sempre que o Senhor tem pensamentos bons a seu respeito, mas lembre-se também que os pensamentos dele são mais altos que os nossos pensamentos. Leiam estes dois textos, Jer. 29:11; Is. 55:8-9


Compartilhando a Palavra
1.Em 2013 como será a espera da promessa em sua vida, com murmuração ou confiante no que Deus vai fazer?
2.Quando você esta passando uma situação difícil em sua vida ha quem você tem retribuído a isto? Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário