domingo, 30 de dezembro de 2012

A TRAJETÓRIA DE UM SONHADOR


Texto: Genesis 37:17-20
Introdução
O Deus de José é o mesmo que trata as nossas vidas ainda hoje, e este Deus não mudou.
A bíblia diz que José teve que passar por algumas etapas para alcançar os seus sonhos, os sonhos de Deus na vida dele.
José era odiado por seus irmãos porque ele sonhava, você também muitas vezes é odiado por sonhar, mas como José não desista dos teus sonhos; o Senhor vai cumprir.
José sonhou e acreditou nos seus sonhos.
Vejamos algumas etapas a serem cumpridas na vida de um sonhador:
1.    A visão
Temos que ter um olhar para o futuro, precisamos confiar em deus em todos os momentos das nossas vidas, precisamos ver além das circunstancias, José teve um sonho e este sonho fez com que ele olhasse para o futuro; A visão na vida de José era o sonho que ele tinha. Qual é o teu sonho, a tua visão? Pode passar o tempo que for Deus vai cumprir, se você acreditar.
O diabo não desiste nunca, porque nós temos que desistir?

2.    Preparação
Na maioria das vezes é o tempo que você será provado. José foi jogado no poço, foi vendido como escravo pelos seus próprios irmãos mas não desistiu dos seus sonhos. O Egito na vida de José representava o vale (deserto), lugar de provação, mas é no vale que Deus forja o teu caráter pra você experimentar os planos de Deus.
Cada sonho teu será realidade se você for persistente; José passou a ser respeitado na casa de Potifar, ele começou a ver os seus sonhos se realizarem, mas ele foi acusado pela mulher de Potifar e foi parar na cadeia, mas não parou de sonhar.
Dentro da prisão José desvendou alguns sonhos e pediu para que o copeiro falasse dele ao rei; José passou ainda dois anos preso, pois aquele copeiro tinha se esquecido dele, quando você sonha, muitos se esquecem de você, mas Deus não se esquece de você.

3.    Realização
Você não precisa disputar poder (posição) com ninguém, no tempo certo Deus vai te honrar.
José enfrentou diversos obstáculos, mas no final de tudo ele se tornou governador do Egito. E seus irmãos, seu pai se curvaram diante de José e os sonhos de Deus na vida de José se cumpriram.

Como saber se um sonho é de Deus?
1.    Os sonhos de Deus trazem a glória de Deus
A bíblia diz que o homem pode fazer seus planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Sonde o teu coração e observe se a realização do teu sonho irá glorificar ao Senhor, se não peça a Deus para arranca-lo do teu coração
ou restaura-lo, para que ele se torne como é no coração de Deus.

2.    Os sonhos de Deus jamais serão frustrados
Os propósitos de Deus para sua vida tem o poder de se tornar realidade porque nenhum dos designíos do Senhor pode ser frustrado

3.    Os sonhos de Deus se realizam no tempo de Deus
Você pode descansar no Senhor, os sonhos de Deus vão se realizar, pode parecer que esta demorando, que é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis; Deus sabe a melhor hora de realizar os seus sonhos. Assim será o sonho com o seu casamento, do seu emprego, da sua faculdade, dos seus filhos, do seu ministério enfim, todos os sonhos de Deus em sua vida se realizarão no tempo certo.

Conclusão
Muitos não conseguem conquistar grandes coisas porque não conseguem administrar as coisas pequenas.
José sonhou os sonhos de Deus e foi vencedor, sonhe os sonhos de Deus e serás um vencedor!
Compartilhando a palavra
1.Qual é o teu maior sonho para este novo ano?
2.Existe algum sonho que não se cumpriu neste ano que passou, e você acredita que neste ano vai se cumprir? Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário