domingo, 23 de dezembro de 2012

NOSSOS PRESENTES PARA JESUS


Texto: Mateus 2.1-2; 9-10 
Introdução
Um marido perguntou à mulher: “Querida, o que é que você quer ganhar de Natal?” “Um radinho!”, ela disse. O marido não entendeu direito e tornou a perguntar: “O quê? Só um radinho?” E ela confirmou: “Sim, desses bem pequenos, que têm um carro importado do lado de fora!”
Mas o verdadeiro sentido do Natal, foi expresso por um menino cujo pai havia falecido. O menino foi questionado pelo professor na escola, nessa época de Natal. O professor perguntou: "Menino, o que você mais gostaria de ganhar no Natal?” E o garoto logo pensou no quadro com a foto do seu pai, que ficava exposta na parede do quarto; o menino pensou no pai que ele amava muito. Então, disse baixinho: "Ah! Professor, eu gostaria que meu pai saísse daquele quadro, saísse daquela moldura, e estivesse conosco outra vez."
Você sabia, que foi justamente isto que Deus, o nosso Pai celestial, fez no Natal?

Deus rompeu as barreiras e veio até nós. Ele saiu da moldura da eternidade inatingível, entrou no nosso mundo e se tomou o nosso Pai em Jesus Cristo.
E na cruz do Calvário, quando Jesus morreu nela, Deus removeu para sempre, o elemento que fazia separação entre nós e Ele: o nosso pecado.
Como diz a Bíblia em 2Co 5.21: "Porque Deus tomou a Cristo, que era sem pecado, e O encheu com os nossos pecados. E então Ele, em compensação, nos encheu com a virtude de Deus!”
E foi justamente para esse propósito, que Jesus nasceu: abrir para nós, o caminho para a presença de Deus.
Então, vamos voltar ao episódio do Natal e, observar por um pouco, a atitude de uns personagens bastante curiosos, que aparece aqui neste texto: os magos do Oriente.
O texto de (Mt 2.1-2; 9-10). Estes homens do Oriente, conhecidos popularmente como “reis magos”, são uma ilustração profética para as muitas pessoas que, no decorrer do tempo, depois daquele Natal, viriam a ter também um encontro com o Filho de Deus.
Os magos apontam para as nações que virão ao Rei dos reis a fim de adora-Lo, como diz aqui no finalzinho do v.2: “viemos a adora-lo”! Sim! Aquela visita que os magos fizeram ao menino Jesus, era profética, isto é, anunciava o que haveria de ocorrer pelas nações do mundo inteiro: os povos, as pessoas em multidão, conhecendo Jesus – o Filho de Deus – viriam a adorá-Lo em santidade. 
Então, quando os magos do Oriente seguiram a estrela e encontraram a casa em que Jesus havia nascido, está escrito: "Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe as suas ofertas: ouro, incenso e mirra" (Mt 2:11).
Quais haverão de ser os nossos presentes para Jesus no dia de Natal? ...porque há uma tendência no Natal de darmos presentes uns aos outros, e esquecer por completo, da Pessoa principal do Natal e verdadeiro Dono da festa, que é Jesus! Já viu um negócio desses! ...Outro dia eu li sobre cinco mulheres amigas, muito bem vestidas, que estavam almoçando juntas num restaurante. Uma senhora conhecida delas as viu e se aproximou da mesa onde estavam e perguntou: “Almoçando juntas! O que estão a comemorar?” Então, uma das mulheres disse: “Estamos comemorando o aniversário do bebê da nossa amiga! Ele faz hoje dois anos de idade!” “Mas, onde está o bebê?” Então a mãe da criança respondeu: “Ah! Eu o deixei com minha sogra. Ela vai cuidar dele até a nossa festa acabar!” ...é dessa maneira que muita gente celebra o Natal! 
Para muitas pessoas, Natal é receber presentes, é fazer festa em casa, é comer panetone, peru assado, tem também o chester... Mas o Natal que Deus espera de nós é um culto de adoração a Jesus, e de presentes dados à Jesus!  Os magos trouxeram para Jesus três presentes... três presentes que descrevem de maneira singular o que Jesus Cristo é e o que Ele fez, e que também hoje, nos convém tornar a oferecer ao Rei dos reis.

O primeiro presente dos magos foi o ouro –
HOJE DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, O NOSSO OURO
Diz aqui o v.11, que os magos "abriram seus presentes e Lhe deram ouro...". 
Ouro é símbolo de realeza, é coisa de reis. Você vê qualquer filme ou gravura de rei e lá está: coroa de ouro, manto bordado com fios de ouro, trono incrustado de ouro, cetro de ouro...
O primeiro presente dado a Jesus foi ouro, porque caracteriza aquilo que Jesus é desde a eternidade: o Rei. Amém? ...Jesus é o Rei da glória! Aleluia!
O ouro é mencionado em primeiro lugar porque este é o alvo perfeito e original de Deus: o Seu Filho é o Rei, que vai estabelecer o reino dos céus sobre a terra.
Mas além disso, o ouro representa a absoluta pureza existente em Jesus. Dos metais, o ouro é o mais nobre e quanto mais purificado o ouro, mais valor possui!
Esse foi o primeiro presente dado pelos magos a Jesus, porque todos eles reconheceram a majestade e a pureza de Jesus. Hoje, à exemplo dos magos no passado, nós devemos tornar a dar de presente para Jesus, o nosso ouro.  Amado: O ouro a ser dado a Jesus hoje é mais precioso que esse do seu colar ou do seu brinco, ou da sua pulseira...
A Bíblia diz que nesta vida aqui, nós estamos como que construindo nosso caráter. E está escrito, em 1Co 3.12,
Isto quer dizer que ao passamos pela vida, estamos construindo, estamos edificando o nosso caráter, mas que chegará um dia, em que vamos ser colocados à prova de fogo diante do tribunal de Cristo, e será verificado se o nosso caráter vai resistir ou vai ser derretido. 
O segundo presente dos magos foi o incenso –
HOJE DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, O NOSSO INCENSO
Lemos em Mt 2, na seqüência do v.11: "Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe as suas ofertas: ouro, incenso...".
A palavra própria dos judeus para “incenso” é derivada das palavras "branco, brilhante".
O incenso propaga um aroma agradável que fica impregnado até nas vestes como perfume.
E na Bíblia, o incenso foi usado no tabernáculo (e mais tarde no templo), como aroma agradável diante de Deus.
Portanto, o incenso representa espiritualmente o aroma da vida de Jesus.
Jesus agradou a Deus, procurou fazer a vontade de Seu Pai, foi "...obediente até à morte e morte de cruz" (Fp 2.8). Em outras palavras: a vida de Jesus cheirava bem!
Então, o incenso simboliza esta perfeição da vida de Jesus – Ele viveu uma vida totalmente sem pecado, uma vida totalmente agradável a Deus. Sim, a vida de Jesus, literalmente, cheirava bem diante de Deus. 
É justamente isto que Deus quer que sejamos o "aroma suave de Cristo". 
Mas para este Natal, dê de presente para Jesus um novo incenso, o perfume de Cristo vivendo dentro de você. Amém? Amado, nós devemos proporcionar alegria para Deus; devemos provocar sorrisos em Deus; devemos alegrar o coração de Deus! Como? ...exercendo misericórdia, vivendo separados do pecado, fazendo o que é reto, falando só a verdade... 

O terceiro presente dos magos foi a mirra –
HOJE DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, UMA PORÇÃO DA NOSSA MIRRA
Que visita prazerosa aquela que os magos fizeram à Jesus: trouxeram para Ele três presentes!
Alguém disse que todas as visitas sempre dão prazer: algumas na chegada, outras, ao menos, na saída.
A mirra é produto de uma arvorezinha, um arbusto espinhoso e de madeira cheirosa. Mas o gosto dessa madeira é amargo como fel e dentre outras coisas, era usada inclusive como anestésico. Esta resina amarga, a mirra, fala dos sofrimentos de Jesus, cuja vida toda foi um aroma suave diante do Pai, mas que foi perseguido por Herodes ainda como bebê (Mt 2.13)... Quando Jesus curava enfermos e libertava os possessos, os fariseus e os escribas O perseguiam e até tentaram matá-lo!
Antes de ser crucificado, o Evangelho de Marcos, conta que deram a Jesus "vinho com mirra, ele, porém, não tomou" (Mc 15:23).
Portanto, na primeira vez que Jesus veio ao mundo, Ele foi como que envolvido por mirra; Ele foi cercado de muitos sofrimentos. Aquele terceiro presente dos magos profetizavam isto.
Mas ouça, a Bíblia fala sobre a segunda vinda de Jesus, sobre a segunda vez em que Ele virá a esse nosso mundo, porém, a mirra não é citada mais e somente são mencionados ouro e incenso. 
Eu quero ler Isaías 60:6, é uma profecia, um anúncio de algo que está para acontecer,
Mas na segunda vez, Jesus não virá mais como servo sofredor. Na segunda vez, Ele aparecerá como o Senhor e Rei para a salvação de todos os que esperam por Ele!
Esta é uma palavra sobre a segunda vinda de Jesus. Está escrito: “trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor”.
Ouro e incenso, mas por que a mirra não é mencionada aqui?
É porque neste texto o profeta Isaías fala sobre esta segunda vinda de Jesus, que será em grande poder e glória sobre a terra.
Então, não haverá mais mirra para o Senhor Jesus. Na primeira vez, Ele veio e sofreu, Ele colocou sobre Si as nossas dores, carregou nosso sofrimento e morreu na cruz para nos salvar dos pecados. 
Amado, na primeira vez que Jesus veio, Ele foi envolvido por mirra, por sofrimento.
Considerando que o que Jesus sofreu, foi por nós que sofreu, que tal darmos de presente para Jesus, neste Natal, uma porção da nossa própria mirra, do nosso próprio sofrimento e sacrifício por amor a Ele?
Por que ficarmos de braços cruzados se o maior Homem morreu de braços abertos? No caderno de um antigo missionário, estava escrito assim: “Se Jesus Cristo é Deus e morreu por mim, então não existe sacrifício grande demais que eu não possa fazer por Ele". Por isso, quero encorajar você a que neste Natal, você dê de presente para Jesus, uma porção de sua própria mirra, de seu próprio sofrimento por amor a Ele.

Conclusão
O Natal, para muitas pessoas, tem sido apenas sinônimo de presentes, festas, comidas, amigo oculto, troca de cartões... e coisas assim. Porém, o Natal que Deus espera de nós é um culto de adoração a Jesus.
Os magos, diz a Bíblia, “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”. 
Neste Natal, lembre-se disto também! Entre na casa de Deus, encontre-se com Jesus, e prostrando-se, adore-O; e ali, em adoração, dê para Jesus os seus presentes: Em primeiro lugar, presenteie a Jesus com o seu caráter santificado, puro, polido, refinado como ouro; Em segundo lugar, dê para Jesus a alegria de vê-lo vivendo uma vida que cheira à obediência, que cheira bem como incenso; E em terceiro lugar, dê a Jesus um pouco do seu sacrifício, uma porção da sua própria mirra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário