quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA TENTAÇÃO


Texto: 1Co.10:13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”
Introdução
Quando olhamos para a história da humanidade, podemos observar que ela é recheada de acontecimentos que têm levado os homens a apenas duas situações, são elas: conquistas ou derrotas.
É importante observarmos que para o homem estar em uma delas ele precisa passar por testes e esses testes, vêm por meio de uma coisa chamada TENTAÇÃO!
Qual é o mal da tentação? Por que somos tentados? Para quê somos tentados? Qual o objetivo da tentação? A visão que se tem da tentação é a de que ela é perversa, destruidora e maquiavélica. E que quando ela vem já vem como um instrumento do diabo para nos destruir. Mas qual é a verdade sobre a tentação?
É claro que estas coisas também são verdades, mas existem outras verdades que são desconhecidas por muitos, são elas: 

1.     Sem tentação não pode haver demonstração de obediência e determinação.
Quando os homens de Deus foram tentados estavam sendo provados em sua obediência e determinação.
Vemos o caso de Balaão, que foi tentado a amaldiçoar o povo de Deus por Balaque, rei dos moabitas.
Números 22:4 “Este enviou mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito; eis que cobre a face da terra, e está parado defronte de mim. Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois mais poderoso é do que eu; talvez o poderei ferir e lançar fora da terra; porque eu sei que, a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado”. Números 22:5-6 

O diabo sempre vai tentar atingir o Ego.
“sei que, a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado” você pode! Não há problema! Faça! Você tem o poder pra isso. Deus é contigo não vai haver nenhuma consequência!
 “Então disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito”. Números 22:12
Ele insistiu com o Senhor e o Senhor o deixou ir e ele quase morreu.Foi salvo pela jumenta!
Vemos também
O caso de Jó
Ele foi posto à prova da tentação para saber se rejeitaria a Deus e blasfemaria d’Ele.
Em um determinado momento Jó chegou em sua angústia até a amaldiçoar o dia do seu nascimento, (Jó 3.3) mas teve a consciência de que não poderia falar contra o Senhor e nem reclamar do mal que lhe sobreveio, embora, sentindo muitas dores, por que sabia que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e que por fim o seu Redentor se levantaria para lhe dar uma solução.
Jó permaneceu firme em sua tentação e teve a sua história mudada!

2.     A tentação é a oportunidade de nos tornarmos perdedores ou vencedores.
Sansão
Sansão teve a oportunidade de ser vitorioso em todas as circunstâncias de sua vida, mas preferiu sempre cair em tentação.
1-Casar com uma mulher filisteia, foi tentado pela sensualidade e beleza.
2- Cair na tentação de roubar para pagar uma dívida.
3- Caiu na tentação da vingança, colocou fogo na seara dos filisteus.
4- Caiu na tentação de matar mil homens com a queixada de um jumento.
5 –Caiu na tentação de se prostituir com uma prostituta.
6- Caiu na sedução de outra filistéia, DALILA.
7- Caiu na tentação de revelar o seu segredo íntimo que só pertencia a ele e a Deus. Entregou aos inimigos o segredo do seu sucesso.

Davi
Estava sendo perseguido por Saul
Em uma situação Davi teve todo o acampamento de Saul em suas mãos enquanto eles dormiam e Absai irmão de Joab disse a Davi:“Deus te entregou hoje nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora encravá-lo com a lança de uma vez na terra, e não o ferirei segunda vez. E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do SENHOR, e ficou inocente?” 1 Samuel 26:8-9

Em outra situação ainda correndo risco de morte, estava em uma caverna quando o rei Saul sente vontade de aliviar o ventre. Ele se sente tentado a mata-lo, mas se lembra de que ele também é um ungido de Deus e corta apenas um pedaço do seu manto, para mostrar que o tinha em suas mãos e que poderia tê-lo matado que nem sentiria ou saberia o que lhe aconteceu.  

Tem muita gente caindo no pecado de querer matar os homens que foram escolhidos por Deus, cuidado se você cair nisso, quem morrerá será você. Só a Deus cabe o julgamento e sentença daqueles a quem Ele escolheu.

SANSÃO SAIU DE SUAS TENTAÇÕES DERROTADO! Foi o único herói da fé que morreu junto com seus inimigos, mesmo cumprido a vontade do Senhor que era destruir os filisteus por intermédio de suas mãos.

DAVI SAIU DAQUELA PROVA VITORIOSO! Não caiu na tentação! E quando Saul ouve o que ele lhe dissera, entendeu o mal que estava fazendo a Davi e o chama novamente de filho.  
“E sucedeu que, acabando Davi de falar a Saul todas estas palavras, disse Saul: É esta a tua voz, meu filho Davi? Então Saul levantou a sua voz e chorou. E disse a Davi: Mais justo és do que eu; pois tu me recompensaste com bem, e eu te recompensei com mal.” 1 Samuel 24:16-17

 3.     É mais fácil vencer a tentação quando se está de joelhos.
Jesus uma vez disseOrai, para que não entreis em tentação. Lucas 22:40
Paulo diz aquele que está em pé cuide, ou vigie para que não caia.
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13  quando falamos de joelhos, falamos de oração, quando o crente vive uma vida de oração é mais difícil para ele cair em tentação.
A fórmula para se vencer a tentação é orar e vigiar, ou seja, tomar cuidado, olhe em que você está se metendo, diga não. Sua tentação acaba quando você impõe um GRANDE NÃO!!!

4.     Sua tentação é a porta que abre possibilidades de conquista.
“Você não pode conquistar o mundo se não conquistar a si mesmo”. Como alguém pode dominar se está sendo dominado? É preciso antes de tudo saber que as tentações vêm para nos ajudar a nos conquistar em nosso interior.
Jesus passou quarenta dias e noites no deserto sendo tentado. O que estava acontecendo alí, Jesus estava dominando todas as áreas de sua natureza humana.
Para Jesus conquistar o mundo e a humanidade, precisava conquistar sua natureza humana e selvagem, e sujeita-la à obediência e submissão à vontade do Pai.
As tentações foram às portas que abriram possibilidades para Jesus conquistar o mundo e as gerações.

CONCLUSÃO:
É A TENTAÇÃO QUEM DIZ SE TEMOS AUTORIDADE OU NÃO PARA FALARMOS OU DESTRUIRMOS AQUILO QUE ELA NOS IMPÕE COMO TESTE.
Jesus só teve autoridade sobre o pecado e pode destruí-lo, porque venceu as tentações. E foram elas que no mundo espiritual autorizaram e decretaram, ELE TEM TODO O PODER E AUTORIDADE POR QUE ELE NOS VENCEU! 

Compartilhando a Palavra
1. Diante de uma tentação como você tem reagido? Compartilhe.
2. Já houve algum tipo de tentação que lhe causou prejuízo? Compartilhe.
3. Pra você qual é a melhor maneira de vencer a tentação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário