segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

De onde você vem e para onde você vai?

Texto: Gn 16:1-14
Introdução
10 anos após Abrãao ter recebido a promessa de que teria um filho, sua mulher ainda não havia concebido. Sara angustiada por não engravidar, sugere a seu marido que deite-se com sua serva Agar. Seguindo a orientação de sua esposa, Abraão envolveu-se intimamente com Agar e esta engravidou. Logo após descobrirem que Agar havia concebido, começou uma grande desavença entre Abraão, Sara e sua Serva. Agar passou a desprezar sua senhora que por sua vez tornou-se amarga com sua serva. O relacionamento se tornou insuportável para os três envolvidos na história. Sara exigiu uma providência de Abraão quanto ao desprezo de Agar. Abrão orientou Sara que se resolvesse com Agar. O verso 6 diz que Sarai passou a humilhar a sua serva AgarNo original a palavra humilhar é oprimir, afligir.  Essa pressão toda fez com que Agar decidisse fugir do problema.
No total desespero, me parece que Agar decidiu fugir para sua terra natal, o Egito. Na cabeça de Agar, voltando para sua terra Natal, ela encontraria descanso e paz. Isso geralmente é o que passa pela cabeça de algumas pessoas que estão passando por dificuldades. É sempre mais fácil abandonar uma situação de dificuldades do que enfrentar os problemas e vencê-los. Existem momentos que até nos sugerem voltar para o antigo estilo de vida que tínhamos antes da conversão.

"Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. 36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma. Hebreus 10:35-39

Já passou pela sua cabeça coisas do tipo: "Quando eu não era crente as coisas pareciam mais fáceis." "Antes de me converter eu não tinha esses problemas." "Acho que se voltasse para o meu velho estilo de vida as coisas poderiam ser melhores."

Quando os hebreus saíram do Egito e passaram a peregrinar o deserto, em dado momento da caminhada, prestes a entrarem na terra prometida, descobriram um grande problema; a terra que Deus havia prometido a eles estava habitada por vários povos e deveria ser tomada a força. A partir dai aqueles homens murmuraram dizendo que seria melhor eles morrerem no Egito ou no deserto.

"1 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. 2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! 3 E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? 4 E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito." Nm 14:1-4

Voltar ao Egito não significa exatamente desviar da fé de maneira gritante. Pode ser uma mentirinha, uma olhadinha, uma fofoquinha, uma magoazinha, etc. Coisas pequenas que achamos inofensivas são portas que se abrem para ação de demônios.
"...pois aquele que é vencido (ainda que por pequenas coisas) fica escravo do vencedor." 1Pe 2:19 (grifo meu)

Este é o espírito de Agar nos fazendo fugir dos problemas e voltar atrás.

Voltando ao texto de Gênesis 16, vemos que o desejo de Agar de voltar para o Egito, tomava um outro rumo. Quando chegou a sur (o muro), lugar onde os egípcios demarcavam a fronteira do Egito com outras terras, na quietude do deserto, Agar encontrou-se com o anjo do Senhor que lhe trouxe uma crise ainda maior do que o conflito com Sarai. As palavras do anjo que era o próprio Deus certamente não foram agradáveis, pois foram totalmente contra a direção que Aquela mulher decidiu tomar.

Primeiro o anjo lhe pergunta: "donde vens e para onde vais?"

A resposta de Agar foi somente para dar conta de onde vinha, mas sem dizer para onde estava indo. Isso aconteceu por que geralmente quando tomamos decisões baseadas em situações exteriores não pensamos na consequência dos nossos atos. As pessoas geralmente não medem consequências nessas horas.

Veja que isso é comum entre as pessoas que na hora de enfrentar os desafios, desistem de lutar. Elas só sabem que precisam abandoar os problemas, mas não sabem o que fazer e nem para onde irão e nem como terminarão. Pessoas que geralmente desistem perdem a oportunidade de serem abençoadas.

Devemos sempre crer que um crente em fuga dos problemas sempre encontrará um anjo em seu caminho.
Todavia o que me chama atenção em Agar quando encontra com o anjo é a sua disposição em obedecer a direção de Deus. Logo que responde ao anjo sobre o porquê de sua fuga, a direção que o anjo dá a ela não foi a mais agradável. "Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos", foi a direção que o anjo lhe deu.

2 observações sobre a ordem que o anjo dá:

1. Não houve resistência por parte de Agar. Ela simplesmente obedeceu prontamente.

2. Ela não foi apenas reconciliar com sua senhora. Coisa do tipo: "Eu peço perdão, mas não fico mais na célula dele." "Eu estou aqui me retratando mas resolvemos sair do ministério." "Eu perdoo mas não dá mais pra viver com você."

Veja que Agar deveria se humilhar pedindo perdão, mas principalmente se submetendo às ordenanças de Sara. Mesmo que isso lhe fosse desagradável, angustiante, ela deveria agir assim. Humilha-te sob suas mãos nos fala de aceitarmos suas ordenanças.
 Se por um lado Agar pecou ao fugir das lutas, por outro ao encontrar-se com Deus, foi obediente e por essa razão foi ricamente abençoada pelo Senhor.
Compartilhando a Palavra
Observação: (As perguntas ficarão a cargo dos ministradores, sem fugir daquilo que foi pregado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário