terça-feira, 15 de outubro de 2013

CONHECENDO A CRISTO E O FAZENDO CONHECIDO

Texto: Felipenses 3:1-16
No verso 5 vemos o Ap. Paulo dizendo ser Hebreu de hebreus = Isso significa filho de Pais hebreus. Fariseu era o partido judaico mais conservador e que mais estritamente guardou a Lei.
-Exteriormente o Ap. Paulo era Irrepreensível (:6).
-Interiormente, ele se reconheceu como pecador (1 Timóteo 1:15 Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior).
No versos 4 – 11 O Ap. Paulo renuncia o passado, coloca um alvo para o presente e gera uma esperança para o futuro. Seu maior alvo é ganhar a Cristo / Conhecer a Cristo (Cristo agora é o único valor ao apostolo).
O verso 10 fala de um poder (gr dunamis). É o poder que Cristo libertou na Sua conquista da morte.
Paulo viu a face do Cristo vivo, o Senhor ressurreto. Entretanto, aquilo do que sente fome e pelo que suspira é um amplo, mais profundo e mais íntimo conhecimento dEle, conhecimento pessoal, revelação pessoal do Senhor vivo.
Não há nada mais elevado do que isso: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).
Quando um homem perguntou a Jesus qual era o maior de todos os mandamentos, Ele disse: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22.37).
A primeira coisa, a coisa mais importante da vida, é que conheçamos de tal modo a Deus que O amemos com todo o nosso ser.
Há dois diferentes níveis de conhecimento mencionados pelo apóstolo Paulo no versículo 16:
1 - O conhecimento “segundo a carne”, que pertence à dimensão natural.
2 - O conhecimento “de outro modo”, que por ser diferente do primeiro, e mencionado em outros lugares da Bíblia, denominamos como “conhecimento espiritual”, ou ainda de revelação”.
Paulo declara que a forma correta de se conhecer a Cristo é esta segunda. E depois de ter feito esta afirmação é que ele fala sobre o ser nova criatura, porque isto é uma consequência de se conhecer a Cristo “através de revelação”.
TIPOS DE CONHECIMENTO QUE UMA PESSOA PODE TER DE JESUS.
1 - CONHECIMENTO SEM TRANSFORMAÇÃO
Há pessoas que conheceram a Jesus de perto, até mesmo de forma íntima, e nunca chegaram a provar o seu poder transformador. Um exemplo claro disto é Judas Iscariotes, que depois de passar anos andando com Cristo, ainda assim o traiu. E seu pecado não foi somente no momento da traição, senão poderíamos até concluir que ele falhou somente nesta hora; mas João declarou em seu evangelho que Judas era ladrão e roubava o que era lançado na bolsa (Jo 12.6); e esta informação demonstra que ele nunca foi transformado de fato.
Alguém pode chegar a conhecer muita coisa sobre Cristo sem nunca ter conhecido a Cristo! As igrejas evangélicas estão cheias de gente religiosa, que foi bem ensinada sobre como ser um “bom cristão”, mas que não manifestam transformação alguma em suas vidas! São sempre as mesmas, e não há evidências de mudança genuína.
2 - A TRANSFORMAÇÃO ESTAGNADA
Diferentemente do primeiro grupo mencionado, que nunca teve uma transformação, há muitos dentro das igrejas que tiveram uma experiência inicial de transformação. Contudo, de alguma forma, com o passar do tempo, estagnaram na fé e na experiência e não percebem mais diferença alguma em suas vidas.
O que os impediu de continuarem provando a transformação?
Certamente não foi por não conhecer essa transformação pelo conhecimento de Cristo, pois estas pessoas são justamente aquelas que se encontram insatisfeitas, desejosas de mudança, uma vez que já provaram um dia.
É preciso ressaltar que, sob circunstância alguma podemos admitir a ausência do processo de transformação, uma vez que “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4.18). (Os caminhos dos justos resplandecem como a Luz, quanto mais vivem, mais brilham).
Ninguém é transformado instantaneamente.
Algumas áreas de nossa vida podem ser impactadas e mudadas mais rapidamente, porém não será assim em todas as áreas. Se o processo de transformação estagnou, é porque a revelação de Cristo em nossa vida também estagnou.
Precisamos retomar a busca pelo conhecimento revelado em nossas vidas, pois somente assim avançaremos no processo de transformação.
3 - O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA REVELAÇÃO
O verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo só se atinge por revelação, não é transmitido segundo a carne. O próprio Jesus afirmou que o apóstolo Pedro só chegou a conhecê-lO devido a uma revelação: Mt 16.13-17
O que Paulo não conseguiu entender com sua mente, mudou quando Jesus apareceu a ele! Há muitos exemplos bíblicos e também à nossa volta que confirmam isto.
Sem uma revelação acerca de Jesus pessoas podem passar anos dentro de uma igreja, receber toda uma formação religiosa e até saber tudo acerca de Jesus, e mesmo assim, nunca ser transformado.

3.1- O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA REVELAÇÃO:  TRAZ UMA TRANSFORMAÇÃO DRÁSTICA EM NOSSA VIDA Porém, quando esta pessoa consegue sair da dimensão de mero conhecimento intelectual e entrar numa dimensão de revelação, sua vida será drasticamente mudada. Penso que esta é uma das maiores necessidades da igreja de nossos dias.

3.2 - O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA REVELAÇÃO: DEVE SER DE FORMA CONTÍNUA
Oséias 6.3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor…”.
Conhecer a Deus é um ato progressivo e contínuo.
FAZER JESUS CONHECIDO
1 - FAZEMOS JESUS CONHECIDO: QUANDO EXPRESSAMOS PAIXÃO E ZELO PELA CASA DE DEUS
O que faz a diferença em um líder, para ele ser frutífero, é a paixão que ele tem. É a paixão que atrai as pessoas e devemos usá-la para servir a Deus.
 “No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor”. (Rm 12.11)
2 - FAZEMOS JESUS CONHECIDO QUANDO: CURAMOS OS ENFERMOS E LIBERTAMOS OS CATIVOS
Tudo o que Jesus fez foi para demonstrar o amor e a natureza do Pai. Assim ele só curou os enfermos porque o Pai o comissionou para fazer isso. Enquanto Jesus estava na Terra ele curou todas as pessoas enfermas que vieram a Ele. Não houve uma sequer que tivesse crido que ele deixasse de curar. Ele fez isso porque era a vontade do Pai.
2.1 A cura demonstra que Jesus Cristo vive
Jesus nos deu autoridade para usar o Seu nome a fim de realizarmos as mesmas obras que Ele fazia enquanto estava na Terra. Ele disse também, porém, que Ele o faria. Ele ainda está vivo fazendo aquilo que pedimos em nome dEle.
2.2 A cura mostra que o evangelho é verdadeiro
A salvação é invisível, mas para comprovar a realidade dela, Deus, na Sua misericórdia, mostra-lhes algo que podem ver. João 6.2 “Seguia-o numerosa multidão, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos.”
3 - FAZEMOS JESUS CONHECIDO: QUANDO CHORAMOS PELOS PERDIDOS
Jesus é o nosso modelo mais inspirador e real, todos os seus milagres se deram por causa de sua infinita compaixão, pelos perdidos e por nós, os quais nem existíamos ainda quando Ele se entregou na cruz do Calvário. Sempre podemos fazer algo mais, para que sua obra em nós se complete.
4 - FAZEMOS JESUS CONHECIDO QUANDO: COMPARTILHAMOS SUA CRUZ
Devemos andar como Jesus andou (1 João 2:6). Devemos amar os nossos inimigos (Mateus 5:44). Precisamos perdoar como Jesus perdoou — assim como Ele fez, quando na vergonha e angústia da cruz, olhou para baixo para aqueles que blasfemavam contra Ele enquanto O assassinavam, e os perdoou (Colossenses 3:13). Devemos ser ousadamente bondosos para com aqueles que nos odeiam, sim, devemos na verdade orar por aqueles que nos tratam com desdém (Mateus 5:44).
4.1 A cruz é para frutificação
Nós gostamos muito de saber o segredo das coisas. Queremos o saber o segredo da vitória, da prosperidade e de tudo o mais. Todavia, nesse texto temos o segredo da solidão ministerial. Aqueles que se recusam a morrer estão destinados a ficarem sozinhos. Se nós desejamos que muitos estejam ao nosso lado, precisamos morrer para gera-los em Deus. Jo. 12:24-25
4.3 A cruz é para gerar vida
Finalmente descobrimos porque a cruz atrai as pessoas: é porque a cruz é um lugar para gerar vida.
As pessoas estão buscando vida, elas sempre irão onde houver vida fluindo. Se há vida em nossos cultos e em nossas células então as pessoas estarão lá para serem supridas. 2 Co 4.10-12
Permita que a morte opere em você para a vida se manifeste entre os irmãos. Agindo assim você verá a o segredo genuíno de uma multiplicação verdadeira.

Compartilhando a Palavra
1. Você conhece a Cristo o suficiente para fazê-lo conhecido? Compartilhe.
2. O que você tem feito para tornar Cristo conhecido? Compartilhe
3. Na sua própria opinião o que esta faltando em sua vida para fazer, Cristo conhecido?  Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário