quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SENDO TREINADOS PARA VIVER EM OUSADIA

Lucas 1:80 O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel.
Introdução
Deus está nos chamando para vivermos em ousadia dia após dia para fazermos guerra conta o pecado, contra os princípios do mundo.
Mas para isso, precisamos ser treinados pelo Senhor dia após dia para que Ele nos use conforme Seu propósito e vontade.
Veremos então 4 características na vida de João Batista que o levou a ser o grande homem de Deus que foi. Que sirva de exemplo para nós.

1 " O menino crescia
A Bíblia fala que João era um menino. O problema não é ser menino é continuar menino. Ele não ficou para sempre como um menino!
1Co 13:11 “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.”
Que idade espiritual você se daria?

Muitas vezes Deus se limita pela nossa imaturidade. Ele quer nos dar coisas, nos colocar em situações, mas ainda não estamos preparados para isso. Temos que abrir mão das coisas de criança e buscarmos crescer dia após dia em Deus.

2 " Crescia e se fortalecia em espírito.
Porque? Porque primeiro temos que ter uma expansão interna para depois ter uma expansão externa. Primeiro Deus tem que fazer agente ser grande por dentro, pra depois ser grande por fora.
Só assim iremos aguentar as pressões que a vida nos apresenta.

Como crescer então? Vida de oração e leitura da palavra. Quanto mais buscarmos conhecer a Bíblia, orarmos e colocarmos em prática, mais cresceremos.

3 " Vivia no deserto.
Deserto é o lugar onde os maiores milagres de Deus aconteceram.
Tem gente que quer tirar o deserto da vida. Mas entre o Egito e Canaã tem o deserto!
Deserto não é problema. Deserto é lugar de sermos treinados. Não podemos enxergar como algo ruim.

O deserto nos coloca a sós com Deus. Muitos precisam ter tempos sozinhos de meditação, para ouvir a Deus. O deserto é para te fazer refletir!
Leia Lamentações 3:25-31 25  O SENHOR é bom para todos os que confiam nele. 26 O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do SENHOR. 27 E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude. 28 Quando Deus nos faz sofrer, devemos ficar sozinhos, pacientes e em silêncio. 29 Devemos nos curvar, humildes, pois ainda pode haver esperança. 30 Quando somos ofendidos, não devemos reagir, mas sim suportar todos os insultos.

O deserto nos ensina a nos adaptar. Deus quer que sejamos pessoas maleáveis, adaptáveis em qualquer situação. É o que Paulo fala em 
Filipense 4:11-12 11  Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12  Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
E por fim, foi no deserto que João encontrou Jesus. Não podemos reclamar desse tempo, ao contrário, temos que buscar nossas experiências com Jesus.

4 - Até aparecer publicamente em Israel
Chegou um dia que João apareceu em Israel. Isso foi o resultado de 30 anos de crescimento e aprendizado.
Hoje as pessoas não querem aprender, já querem chegar "mostrando serviço".
João depois de tudo esteve pronto a responder ao que Deus tinha pra ele. Deus quer te mostrar para o mundo inteiro, mas antes quer te preparar para isso.

Conclusão
Seremos meninos para sempre ou vamos deixar o Senhor nos treinar?
Cresceremos e nos fortaleceremos no espírito ou só buscaremos o crescimento externo?
Aguentaremos o deserto ou fugiremos dele sem saber que é lá que Deus no usará?
Apareceremos publicamente a esse mundo para mostrar o filho de Deus ou ficaremos para sempre no anonimato do desanimo espiritual?






Nenhum comentário:

Postar um comentário