terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O FAVOR DE DEUS NA VIDA DE ISAQUE

Texto: Gn. 26:1-14 
Introdução: Isaque é um tipo do crente da Nova Aliança, ele não conquistou coisa alguma, mas recebeu tudo de seu pai. Ele é o símbolo do herdeiro. Todas as coisas foram preparadas para ele simplesmente porque era filho. Hoje nós fomos feitos filhos de Abraão. Nós estamos em Cristo e por isso somos a verdadeira semente de Abraão. Somos herdeiros da promessa. Dessa forma podemos dizer que somos como Isaque e podemos provar das mesmas bênçãos que ele experimentou, pois também somos filhos de Abraão (Gl. 3:29).

1) A HERANÇA É NOSSA, MESMO QUE AINDA NÃO ESTEJAMOS NA POSSE DELA (Gn. 26.1-5): Suponhamos que temos uma casa e ficamos longe por muito tempo, então quando nós voltamos encontramos pessoas que a invadiram. Nós somos os donos, mas outros a invadiram. Nós podemos ir à justiça para tê-la de volta. Deus é o dono da terra, mas outros tomaram posse, no entanto Deus continua sendo o proprietário. Deus diz a Isaque para não descer ao Egito, mas para ficar ali, pois aquela terra seria dele. Em tempos de Crise acontecem transferências, aconteceu muitas vezes na Bíblia e vai acontecer novamente em nossos dias.

2) NÃO DESÇA AO EGITO (Gn. 26.2)
O Senhor disse para Isaque que permanecesse na terra e não descesse ao Egito. Deus somente pode nos abençoar se permanecemos na posição certa (Dt. 11.10-11). Quando dependemos dos recursos naturais nós estamos olhando para baixo, procurando por algo em que possamos confiar. No Egito nós andamos por vista e não por fé. O Egito é um tipo espiritual que simboliza a vida natural que atenta apenas para aquilo que é temporal. Mas se andamos por fé nós nos atentamos para aquilo que é invisível, e que é eterno.

3) SOMOS ABENÇOADOS APESAR DE NOSSAS FALHAS (Gn. 26.7)
Deus abençoa até os que não merecem. Isaque só era abençoado porque era filho de Abraão. Isaque mentiu e isso certamente é errado, mas mesmo assim Deus o livrou. Abimeleque poderia tê-lo matado para ficar com Rebeca, mas em vez disso protegeu os dois. Nós ficamos confusos quando Deus nos livra mesmo quando nós é que fizemos a bagunça, mas essa é a graça de Deus, a sua bênção é justamente para quem não merece.

4) SOMOS ABENÇOADOS APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS (Gn. 26.1-6)
Deus abençoou Isaque quando ele resolveu o problema que envolvia seu casamento. O diabo procura destruir o casamento porque ele sabe que quando há unidade de coração, pensamento e propósito então tudo o que ligarem na terra será ligado no céu (Mt. 18.18). Nós somos filhos de Abraão e quando os filhos de Abraão semeiam numa terra seca eles colhem cem vezes mais. A bênção de Deus está sobre a semente de Abraão. Não importa o quão educado habilidoso ou inteligente você seja, desde que a bênção esteja sobre você a prosperidade virá. A bênção de Deus é tudo o que precisamos. O mundo valoriza a habilidade e busca a sorte, mas os filhos de Abraão possuem a bênção de Deus sobre suas vidas.

5) SOMOS ABENÇOADOS PORQUE SEMEAMOS (Gn. 26.12)
Existe algo de espiritual em toda semeadura. O lavrador ao semear precisa depender de Deus para que mande a chuva e faça a semente reviver no solo. Mas Deus não ressuscita apenas a semente, ele ressuscita a árvore que possui frutos e carregam muitas sementes. Semear e colher é a maneira de Deus fazer-nos prosperar. Aquele que semeia precisa depender de Deus para que venha a chuva e aconteça a multiplicação e isso não é algo que o homem possa fazer.
6) SOMOS ABENÇOADOS APESAR DAS PERSEGUIÇÕES (Gn. 26.13-14)
O resultado inevitável da prosperidade é que pessoas terão inveja de nós. Essa inveja eventualmente se transformará em perseguição. O Senhor Jesus prometeu que todo aquele que renunciasse a algo por amor a Ele e ao Evangelho receberia cem vezes mais (Mc. 10.29-30). Qualquer coisa que sacrificamos por causa do Senhor e por causa do Evangelho nós receberemos de volta multiplicados por cem. A promessa do Senhor é que podemos ter o melhor deste mundo e também do vindouro. É preciso semear com a atitude de fé de que estamos debaixo do Favor de Deus porque em Cristo somos filhos de Abraão.


Compartilhando a Palavra
1. De que forma você tem experimentado das mesmas bênçãos que houve sobre a vida de Isaque?
2. Sua vida está no centro da vontade de Deus? O que você tem feito para se manter na posição certa?
3. Compartilhe o que você tem semeado em tempo de crise e como o Senhor tem te abençoado apesar das circunstâncias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário