terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A SEMENTE COMO FATOR DESENCADEADOR DE BENÇÃO

Texto: Gl. 6.7-10 
Introdução: Depois que Noé e sua família saíram da arca, Deus fez uma aliança com o homem, dizendo que “enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn. 8.22). Isso significa que a lei da semeadura e ceifa é uma lei espiritual à qual estaremos sujeitos enquanto durar a terra.

AS SETE LEIS DA SEMEADURA E DA COLHEITA 
Para semearmos corretamente, há algumas leis que precisamos respeitar e obedecer.
1) CADA SEMENTE GERA DE ACORDO COM A SUA ESPÉCIE (Gl. 6.7):
O princípio permanece, uma semente de manga gera manga, sementes de amor geram amor e semente de dinheiro gera dinheiro. Ninguém planta bondade e colhe maldade. Isso é verdade. Mas não se iluda com a aparência da semente. Você pode dar dinheiro e colher muito amor, porque a sua semente era de amor com aparência de dinheiro.

2) NOSSA SEMENTE TEM QUE SER SEMEADA EM UMA TERRA BOA (Mt. 13.1-23):
É importante saber onde vamos semear a nossa semente, Jesus contou a parábola de um semeador que desperdiçou semente deixando-as cair em vários lugares que não produzia nada. O problema não estava na semente, mas sim no terreno. Não basta semearmos; temos que nos certificar de que estamos semeando em um terreno frutífero, que tem a benção de Deus.

3) A NOSSA SEMEADURA TEM A GARANTIA DE DEUS (Gl. 6.7):
Haver semeadura sem colheita seria razão para escarnecer de Deus porque, como já vimos tudo no reino de Deus funciona neste principio. O apóstolo Paulo diz que pertence aos homens plantar e regar, mas dar o crescimento é algo que diz respeito a Deus (1 Co. 3.6). É a benção de Deus que é determinante para que uma semeadura se torne em uma boa colheita.

4) NUNCA COLHEMOS NA MESMA HORA EM QUE SEMEAMOS (Gl. 6.9):
Por vezes, semeamos em um dia e queremos colher no outro e não é assim. O crescimento da semeadura acontece dias após dia, não em um só dia. Toda semente precisa do seu tempo especifico para germinar, crescer e depois há tempos determinados para a colheita.

5) A NOSSA SEMEADURA DEVE COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR (Pv. 3.9-10):
No Novo Testamento, o apóstolo Paulo ensina este mesmo princípio, exortando os irmãos em Corinto a pôr parte a sua oferta logo no primeiro dia da semana, conforme a prosperidade de cada um (1 Co. 16.2). Esta lei da semeadura nos diz que antes de gastarmos o nosso dinheiro no que quer que seja, devemos pôr Deus em primeiro lugar, começando por separar o que é d’Ele e o que vamos semear!

6) NUNCA COLHEMOS O MESMO TANTO QUE SEMEAMOS (2 Co. 9.6):
Apenas uma semente de milho pode gerar até 600 outros grãos! Essa é uma lei muito séria, por isso precisamos ser muito cuidadosos com o tipo de semente que estamos semeando.

7) O PRINCÍPIO DA SEMEADURA DEVE SER UM ESTILO DE VIDA (Gl. 6.6-7):

O Senhor disse que Ele próprio era uma semente (Jo. 12.24). Assim aprendemos que se queremos colher vidas, temos de semear a nossa vida antes. Nós os filhos de Deus, também somos sementes (Mt. 13.38). A boa semente são os filhos do reino.
O que concluímos é que a nossa vida e o nosso dinheiro são sementes. Aquele que está semeando seu dinheiro e não semeou sua vida na obra de Deus está mentindo. A semeadura daquele que não tem compromisso com o reino é apenas uma tentativa tola de fazer uma barganha com Deus. Aquele que semeia a sua vida traz o dinheiro junto.

Compartilhando a Palavra
1. O que você tem semeado e em que tipo de terra?
2. O que você deseja a partir de hoje começar a semear?
3.Compartilhe sobre o que você tem colhido e separe um momento para agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito em sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário