quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

EM TUDO DAI GRAÇAS

Texto: ITess.5:18  “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
INTRODUÇÃO
A GRATIDÃO É UMA DAS CHAVES MAIS PODEROSAS PARA ATRAIR A BÊNÇÃO DE DEUS EM SUA VIDA. Gostaria de compartilhar com vocês a respeito de atitude em nossa vida que são expressões de gratidão, pois acredito que 2014 será o melhor ano da nossa história.

Pelo quê devo dar graças a Deus? Algumas pessoas podem perguntar. Você já parou para fazer uma lista de coisas pelas quais agradecer a Deus neste ano de 2013?
1.    A GRATIDÃO É O INÍCIO DA HONRA
Você gostaria de honrar alguém? Comece com a gratidão.

2.    A GRATIDÃO É A PORTA PARA A PRESENÇA DE DEUS
Salmos 100.4-5 – Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.
A gratidão é a porta para a glória de Deus.

3.    GRATIDÃO HONRA A DEUS PORQUE É UMA EXPRESSÃO DE CONFIANÇA EM SUA FIDELIDADE
É TÃO RUIM QUANDO ALGUÉM SAI DA GRAÇA E ESCOLHE O CAMINHO DA INGRATIDÃO. Talvez não haja nada que desagrade mais a Deus do que a incredulidade. A ingratidão e a murmuração são as expressões de alguém que não acredita na fidelidade e bondade de Deus.
Ø  Aqueles que confiam, que creem, esses louvam.
Ø  Aqueles que duvidam e são incrédulos, murmuram, reclamam.

É interessante que o povo de Israel saiu do Egito com um cântico em seus lábios. Mas as provações obscureceram seu coração e, constantemente eles murmuravam contra o Senhor.

TODA MURMURAÇÃO É UMA EXPRESSÃO DE INCREDULIDADE
Números 14.11 – Disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele?

A ANSIEDADE É TAMBÉM UMA EXPRESSÃO DE INCREDULIDADE. VOCÊ VENCE A ANSIEDADE CONFIANDO EM DEUS E SENDO GRATO
Efésios 4.6-7 – Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

A INGRATIDÃO É TAMBÉM UMA EXPRESSAÕ DA REBELDIA. TODA VEZ QUE ALGUÉM É MURMURA (RECLAMA), ELE ENTRISTECE O ESPÍRITO.
Isaías 63.7-10 – Celebrarei as benignidades do SENHOR e os seus atos gloriosos, segundo tudo o que o SENHOR nos concedeu e segundo a grande bondade para com a casa de Israel, bondade que usou para com eles, segundo as suas misericórdias e segundo a multidão das suas benignidades. Porque ele dizia: Certamente, eles são meu povo, filhos que não mentirão; e se lhes tornou o seu Salvador. Em toda a angústia deles, foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade. Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.

SE DEUS NÃO É POR VOCÊ, QUEM SERÁ? SE ELE ESTIVER CONTRA ALGUÉM, QUEM PODERÁ SE LEVANTAR PARA DEFENDÊ-LO?
Entristecemos o ES quando permitimos outro espírito em nosso interior: o espírito da murmuração. Todas as vezes que você reclama de algo, você perde a parceria do Espírito Santo em suas batalhas.
Em consequência, você atrai o inimigo para sua vida.
1Coríntios 10.10 – Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.

4.    EM QUÊ DEVERÍAMOS AGRADECER AO SENHOR JESUS CRISTO?
Ø  POR NOSSA REDENÇÃO PELO SEU SANGUE. A remissão de nossos pecados aconteceu pelo seu auto-sacrifício na Cruz do calvário.

Cl 1.12-14 – dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

Segundo esse texto, parte da herança pela qual devemos estar dando graças a Deus é a redenção pelo seu sangue.
De quê somos redimidos? Da maldição da lei. E o que é a maldição da lei? A única maneira de descobrir é examinando a lei e verificando como ela define maldição.
O termo a lei, descrito no Novo Testamento, refere-se aos cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco. Ao lê-los, descobrimos que a maldição ou castigo pela violação da Lei de Deus é tríplice:
1.    A morte espiritual (Gênesis 2.17)
2.    A pobreza (Deuteronômio 28.15-68)
3.    A enfermidade (Deuteronômio 28.15-68)
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),  para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. Gálatas 3.13-14

Ø  PORQUE HOJE ESTAMOS DEBAIXO DAS PROMESSAS QUE FORAM FEITAS A ABRAÃO
ABRAÃO É UM SÍMBOLO DA BÊNÇÃO DE DEUS PARA NOSSA VIDA.
Gênesis 12.1-3 – Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Quais são as bênçãos que Deus liberou sobre a vida de Abraão?
ü  A bênção de Abraão é o conhecimento de que somos justificados pela fé.

Gálatas 3.14 – para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.

Não há bênção maior do que podermos confiar em Deus. Nossa justiça não depende de nossas obras. Nossa salvação e nossa vida estão em Cristo Jesus.

2Coríntios 5.21 – Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

Ø    Jesus comprou nossas vidas com Seu precioso sangue. Através do seu sangue todos os nossos pecados foram perdoados e apagados.
Ø    O pai credita a justiça do sacrifício de Jesus a nós. Ser justificado é sermos retos aos Seus olhos.
Ø    Não temos que trabalhar para ganharmos o favor de Deus. O que Deus espera de nós é a fé: confiança na obra de Jesus na cruz.

Davi entendeu isso no Salmo 32:
Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade (maldade) é perdoada, cujo pecado é coberto. 2  Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo.

Crer na justiça de Deus, apoiando toda a nossa confiança em Cristo, é fazer parte do time de Abraão e Davi.
ü  Hoje, em Cristo, temos comunhão com Deus.

Tiago 2.23 – Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.

Ser amigo de Deus é viver pela fé. A fé agrada a Deus. Abraão creu. Nós também podemos crer, viver pela fé e desfrutar das promessas que o Senhor tem para nossa vida.

Gálatas 3.14 – a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.

Ser amigo é ter intimidade. Deus não está mais no céu apenas. Ele habita em nosso coração e podemos ter plena comunhão com Ele. NÃO ESTAMOS SOZINHOS. Ele é Deus conosco, está sempre junto para nos proteger, nos ajudar e nos conduzir a uma vida vitoriosa.

Hoje somos filhos de Deus.
1João 3.1 – Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

ü  Hoje, em Cristo, temos vitória sobre os inimigos –

Quando cremos na justiça de Deus, na obra redentora de Cristo, aí sim podemos ter vitória contra TODOS OS NOSSOS INIMIGOS (diabo, a carne e o mundo)

O mesmo Cristo que nos justifica diante de Deus é quem nos dá poder para vencer o pecado. O Espírito Santo está trabalhando em favor de nossa santidade e santificação. Nosso papel é cooperar com Ele e nunca, jamais, desistir.

ü  Em Cristo, somos prósperos
Riquezas e multiplicação de frutos (sua descendência será como as estrelas do céu. Se alguém puder contar o pó da terra, então também contará a sua descendência).

Deuteronômio 28.2 – Se ouvires a voz do Senhor, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos
Isaías 1.19 – Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

ü  Em Cristo temos a provisão da cura - saúde
1Pedro 2.24 – por suas chagas, fostes sarados.

POR TUDO ISSO DEVEMOS TER UMA VIDA CHEIA DE GRATIDÃO AO NOSSO SENHOR DEUS.

5.    A GRATIDÃO DEVE SEMPRE SER CULTIVADA
Ser grato é uma escolha. Todos os dias devemos decidir pela GRATIDÃO.
Você já percebeu o quanto é fácil reclamar?
Essa semana resolvi separar um tempo de JEJUM. Eu o chamei de JEJUM DE GRATIDÃO.

Muitos problemas surgiram para tentar me roubar essa grande bênção – eu decidi: não vou reclamar, não vou murmurar. Eu vou agradecer e bendizer o Senhor!

6.    A GRATIDÃO É A CHAVE PARA A MULTIPLICAÇÃO
A gratidão manifesta a bondade, a provisão e a superabundância de Deus em nossa vida.
Na multiplicação de pães e peixes, Jesus nos mostra o poder da gratidão.
Marcos 6.41-43 – Tomando ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem; e por todos repartiu também os dois peixes. Todos comeram e se fartaram; e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe.
7.    SER GRATO É SER CHEIO DO ESPÍRITO E CHEIO DE FÉ
A verdadeira gratidão procede do Espírito. Qualquer homem pode dizer obrigado, mas somente quem é cheio do Espírito e cheio de fé pode EM TUDO dar graças.

1Tessalonicenses 5.18-19 – Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não apagueis o Espírito.

Efésios 5.18-20 – E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

Lembre-se disso: uma vida cheia da GRAÇA é uma vida cheia de gratidão. Uma vida cheia de GRATIDÃO é um vida cheia da graça.


A GRATIDÃO ATRAI O FAVOR DE DEUS EM SUA VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário