quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SENDO TREINADOS PARA VIVER EM OUSADIA

Lucas 1:80 O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel.
Introdução
Deus está nos chamando para vivermos em ousadia dia após dia para fazermos guerra conta o pecado, contra os princípios do mundo.
Mas para isso, precisamos ser treinados pelo Senhor dia após dia para que Ele nos use conforme Seu propósito e vontade.
Veremos então 4 características na vida de João Batista que o levou a ser o grande homem de Deus que foi. Que sirva de exemplo para nós.

1 " O menino crescia
A Bíblia fala que João era um menino. O problema não é ser menino é continuar menino. Ele não ficou para sempre como um menino!
1Co 13:11 “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.”
Que idade espiritual você se daria?

Muitas vezes Deus se limita pela nossa imaturidade. Ele quer nos dar coisas, nos colocar em situações, mas ainda não estamos preparados para isso. Temos que abrir mão das coisas de criança e buscarmos crescer dia após dia em Deus.

2 " Crescia e se fortalecia em espírito.
Porque? Porque primeiro temos que ter uma expansão interna para depois ter uma expansão externa. Primeiro Deus tem que fazer agente ser grande por dentro, pra depois ser grande por fora.
Só assim iremos aguentar as pressões que a vida nos apresenta.

Como crescer então? Vida de oração e leitura da palavra. Quanto mais buscarmos conhecer a Bíblia, orarmos e colocarmos em prática, mais cresceremos.

3 " Vivia no deserto.
Deserto é o lugar onde os maiores milagres de Deus aconteceram.
Tem gente que quer tirar o deserto da vida. Mas entre o Egito e Canaã tem o deserto!
Deserto não é problema. Deserto é lugar de sermos treinados. Não podemos enxergar como algo ruim.

O deserto nos coloca a sós com Deus. Muitos precisam ter tempos sozinhos de meditação, para ouvir a Deus. O deserto é para te fazer refletir!
Leia Lamentações 3:25-31 25  O SENHOR é bom para todos os que confiam nele. 26 O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do SENHOR. 27 E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude. 28 Quando Deus nos faz sofrer, devemos ficar sozinhos, pacientes e em silêncio. 29 Devemos nos curvar, humildes, pois ainda pode haver esperança. 30 Quando somos ofendidos, não devemos reagir, mas sim suportar todos os insultos.

O deserto nos ensina a nos adaptar. Deus quer que sejamos pessoas maleáveis, adaptáveis em qualquer situação. É o que Paulo fala em 
Filipense 4:11-12 11  Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12  Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
E por fim, foi no deserto que João encontrou Jesus. Não podemos reclamar desse tempo, ao contrário, temos que buscar nossas experiências com Jesus.

4 - Até aparecer publicamente em Israel
Chegou um dia que João apareceu em Israel. Isso foi o resultado de 30 anos de crescimento e aprendizado.
Hoje as pessoas não querem aprender, já querem chegar "mostrando serviço".
João depois de tudo esteve pronto a responder ao que Deus tinha pra ele. Deus quer te mostrar para o mundo inteiro, mas antes quer te preparar para isso.

Conclusão
Seremos meninos para sempre ou vamos deixar o Senhor nos treinar?
Cresceremos e nos fortaleceremos no espírito ou só buscaremos o crescimento externo?
Aguentaremos o deserto ou fugiremos dele sem saber que é lá que Deus no usará?
Apareceremos publicamente a esse mundo para mostrar o filho de Deus ou ficaremos para sempre no anonimato do desanimo espiritual?






segunda-feira, 21 de outubro de 2013

VOCÊ FOI FEITO PARA UMA MISSÃO

Texto: João 17.18 “Do mesmo modo que me deste uma missão no mundo, eu dei a eles uma missão no mundo”.
A coisa mais importante e que eu cumpra minha missão, o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer.
Nenhum ser humano pode acordar sem saber a sua Missão, podemos ver no decorrer da palavra de Deus que muitos homens tiveram missões dadas por Deus para serem realizadas.

a) Adão Recebeu a Missão para Povoar a Terra. Gênesis 1:28
b) Moisés Recebeu a Missão Para Libertar o Israel do Egito. Êxodo 3:9-11
c) Josué Recebeu a Missão Para Conquistar e Possuir a Terra Prometida. Deuteronômio 31:7
d) Jesus Recebeu a Missão de Enviar outros assim como ele foi enviado. João 20:21-22

Jesus entendeu Nitidamente a missão de sua vida sobre a terra.
Quando estava com doze anos de idade, ele disse: Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai e, 21 anos mais tarde, morrendo na cruz, ele disse: Está consumado. Jesus completou a missão que lhe foi confiada pelo Pai.
A missão de Jesus na terra agora é nossa Missão
Deus quer resgatar os seres humanos de Satanás reconciliá-los consigo, para que possamos cumprir os cinco propósitos para os ele nos criou (Amá-Io, ser parte de sua família, tomar-nos semelhantes a ele, servi-Io e contar (testemunhar) aos outros a respeito dele).
- Somos os mensageiros de Deus e espalhamos as boas de seu amor e de seus propósitos para o mundo.

VAMOS COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA SUA MISSÃO.
 A Bíblia apresenta varias razões pelas quais sua missão é tão importante.
1- Sua Missão é uma Continuação da Missão de Jesus terra.  Mateus 28:18-19 “...Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações,...”
Como seus seguidores, devemos continuar a que Jesus começou. Jesus não nos chama apenas a ele, mas também para ir por ele.
Sua missão e tão importante que repetiu cinco vezes, em cinco livros diferentes da Bíblia. E como se ele estivesse dizendo: "Eu realmente quero que você leve isso a serio"!
A ORDEM DE JESUS É PARA TODOS! NÃO SÓ PARA PASTORES e LIDERES.
Se você faz parte da família de Deus, sua missão compulsória (Obrigação). Despreza-Ia será um ato de desobediência.
Você talvez não esteja ciente de que Deus o pôs como responsável pelos incrédulos que vivem a sua volta. A Bíblia diz: Você deve adverti-los para que eles possam viver. Se você não falar para os ímpios parar de praticar o mal, eles morrerão em seus delitos, mas Deus colocará sobre Nós a responsabilidade pela morte deles.
Você pode ser o Único cristão que levará algumas pessoas conhecer e sua missão e contar a eles sobre Jesus.

2- Sua Missão e um Privilegio Formidável. 1 Coríntios 3:9 Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.
Sua missão envolve dois grandes privilégios: Trabalhar com Deus e Representá-lo.
. Paulo nos chama colaboradores e diz que somos companheiros de traba­lha no serviço de Deus.
Que privilegio! A Bíblia diz: Deus nos usa para persuadir homens e mulheres a deixar de lado suas diferenças, a entrar no trabalho de Deus e cumprir sua Missão. Estamos falando por Cristo agora: Tornem-se amigos de Deus.
Contar aos outros como obter a vida eterna é a melhor coisa que você pode fazer por eles.
Temos a melhor de todas as novidades do mundo, e partilha-Ia e o maior carinho que podemos mostrar a qual­quer um.
O Problema dos Cristãos que se esquece de como é viver sem Cristo
Um problema dos cristãos que se converteram ha muito tempo e terem esquecido de como e viver sem Cristo. Devemos nos lembrar de que, não importa quanto às pessoas pareçam estar felizes e bem-sucedidas, sem Cristo, elas estão irremediavelmente destinadas a separação eterna de Deus. A Bíblia diz que Jesus e o único que pode salvar o ser humano. Todos precisam de Jesus.

3- Sua Missão há um Custo. Atos 20.24
Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus.
Cumprir sua missão irá exigir que você abandone seus planos pessoais e assuma os planos de Deus para sua vida.  Jesus disse : Pai...não seja feita a minha vontade, mas a tua.
-Submeta seus privilégios, expectativas, sonhos, pIanos e ambições a Deus.
-Pare de fazer orações egoístas como: "Deus abençoe a que quero fazer".
- Em vez disso, ore: "Deus, ajude-me a fazer a que esta no seu coração."!
Entregue a Deus uma folha em branco com seu nome assinada embaixo e peça para ele preencher. A Bíblia diz: Antes entreguem-se inteiramente a Deus - o corpo todo - pois que vocês voltaram da morte e desejam ser instrumentos nas mãos de Deus, usados para seus bons propósitos.
4- Sua Missão Traz Significado Para Sua Vida. Atos 20:24
William James disse: E por isso que devemos viver uma vida dirigida por propósitos:
- Vidas empenhadas na adora­ção
- Na comunhão
- No crescimento espiritual
- No ministério e no cumprimento de nossa missão na terra os resultados dessas ativi­dades irão durar para sempre!
Se falhar em cumprir a missão que Deus lhe deu na terra, você terá desperdiçado a vida que Deus lhe concedeu.
Existem Pessoas Que Apenas Você Pode Ganhar
Existem pessoas neste planeta que somente você pode alcançar, em virtude de onde você vive e do que Deus o fez ser. Se ao menos uma pessoa for para o céu por causa de você, sua vida tem sido relevante para a eternidade.
APLICAÇÃO: Comece a olhar em torno, em seu campo missionário pessoal, e ore:"Deus

5- Sua Missão Sendo Realizada Antecipa a Volta de Jesus.
Hoje em dia, ha um interesse crescente na vinda de Cristo e no fim do mundo, Quando isso ocorrera?
Logo antes de Jesus ter subido aos céus, os discípulos lhe fizeram a mesma pergunta, e a resposta foi bastante reveladora.
Atos 1:7-8 7Respondeu- lhes Jesus:Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Quando os discípulos quiseram conversar sobre as profecias, Jesus rapidamente mudou a conversa para o evangelismo. Ele que­ria que eles se concentrassem em sua missão no mundo.
Em essência, ele disse: "Os detalhes da minha volta não são da sua conta. O que é da conta de vocês é a missão que lhes foi dada", Especular sobre o momento exato do retorno de Cristo e inútil, pois Jesus disse: Quanto ao dia e à hora ninguém sabe nem os anjos dos Céus, nem o Filho, senão somente o Pai?
Como Jesus afirmou não saber nem o dia nem a hora, por que você deveria tentar calcular?
O que sabemos com certeza é isto: Jesus não ira voltar ate que todas as pessoas que Deus separou para ouvir sua Palavra a tenham ouvido Satanás Vai Tentar nos Distrair e Desviar da Missão
É fácil nos distrairmos e desviarmos de nossa missão, porque Sata­nás nos prefere fazendo qualquer coisa, exceto partilhando a fé. Ele o deixará fazer todo tipo de boa ação contando que não leve ninguém para o céu consigo.
6- Sua Missão Tem Valor Geracional e Eterno.
Salmos 145:3-4 Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável. Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos.
As consequências de sua missão vai durar para Sempre
Nada que você faça pode ser mais importante que ajudar as pessoas a estabelecer um relacionamento eterno com Deus.
Por isso precisamos ser diligentes com nossa missão.
Jesus disse: Todos nos devemos rapidamente cumprir as tarefas que nos foram entregues por aquele que me enviou, pois resta pouco tempo antes que caia a noite e todo trabalho chegue ao fim.
O relógio que controla a missão de sua vida esta correndo, então não perca mais um dia.
 Há três palavras para tempo no grego:
a) Krônos: Refere-se ao tempo do homem, o tempo cronológico.          
b) Aiônios: É o tempo de Deus. Para Deus não existe passado e futuro.
c) Kairós: É o tempo da oportunidade. O tempo certo para fazer algo. O tempo de Deus para sua vida.
 Existe um Kairós divino, que é o momento que Deus estabeleceu para fazer algo em sua vida. E você precisa agir nesse kairós.  Ester 4:14b “Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?",
Há algo de Deus planejado para sua vida nesse tempo e você não pode desperdiçar!
Há um momento certo para as coisas acontecerem e se você não conseguir discernir o tempo de Deus e agir dentro desse tempo você pode comprometer o destino de outras pessoas.  
Estamos vivendo um tempo Profético em nossas vidas.
Quero Declarar Sobre a Sua Vida:
- Chegou o Tempo da Sua história ser mudada.
- Chegou o Tempo da Sua Célula ser multiplicada.
- Chegou o Tempo da Sua Família ser Alcançada para Jesus.
- Chegou o Tempo de profetizar sobre o vale de ossos secos e Gerar vida.
- Chegou o Tempo que você será usado para Curar enfermos.
- Chegou o Tempo que Você vai colher almas como nunca colheu.
Inicie agora sua missão de trazer outras pessoas a Cristo!
Compartilhando a Palavra
1.Como você pretende cumprir a missão que o Senhor confiou em tuas mãos? Compartilhe.
2.Se Jesus voltasse hoje, e requeresse conta da missão que Ele lhe deixou para fazer, o que você lhe diria? Compartilhe.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

CONHECENDO A CRISTO E O FAZENDO CONHECIDO

Texto: Felipenses 3:1-16
No verso 5 vemos o Ap. Paulo dizendo ser Hebreu de hebreus = Isso significa filho de Pais hebreus. Fariseu era o partido judaico mais conservador e que mais estritamente guardou a Lei.
-Exteriormente o Ap. Paulo era Irrepreensível (:6).
-Interiormente, ele se reconheceu como pecador (1 Timóteo 1:15 Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior).
No versos 4 – 11 O Ap. Paulo renuncia o passado, coloca um alvo para o presente e gera uma esperança para o futuro. Seu maior alvo é ganhar a Cristo / Conhecer a Cristo (Cristo agora é o único valor ao apostolo).
O verso 10 fala de um poder (gr dunamis). É o poder que Cristo libertou na Sua conquista da morte.
Paulo viu a face do Cristo vivo, o Senhor ressurreto. Entretanto, aquilo do que sente fome e pelo que suspira é um amplo, mais profundo e mais íntimo conhecimento dEle, conhecimento pessoal, revelação pessoal do Senhor vivo.
Não há nada mais elevado do que isso: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).
Quando um homem perguntou a Jesus qual era o maior de todos os mandamentos, Ele disse: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22.37).
A primeira coisa, a coisa mais importante da vida, é que conheçamos de tal modo a Deus que O amemos com todo o nosso ser.
Há dois diferentes níveis de conhecimento mencionados pelo apóstolo Paulo no versículo 16:
1 - O conhecimento “segundo a carne”, que pertence à dimensão natural.
2 - O conhecimento “de outro modo”, que por ser diferente do primeiro, e mencionado em outros lugares da Bíblia, denominamos como “conhecimento espiritual”, ou ainda de revelação”.
Paulo declara que a forma correta de se conhecer a Cristo é esta segunda. E depois de ter feito esta afirmação é que ele fala sobre o ser nova criatura, porque isto é uma consequência de se conhecer a Cristo “através de revelação”.
TIPOS DE CONHECIMENTO QUE UMA PESSOA PODE TER DE JESUS.
1 - CONHECIMENTO SEM TRANSFORMAÇÃO
Há pessoas que conheceram a Jesus de perto, até mesmo de forma íntima, e nunca chegaram a provar o seu poder transformador. Um exemplo claro disto é Judas Iscariotes, que depois de passar anos andando com Cristo, ainda assim o traiu. E seu pecado não foi somente no momento da traição, senão poderíamos até concluir que ele falhou somente nesta hora; mas João declarou em seu evangelho que Judas era ladrão e roubava o que era lançado na bolsa (Jo 12.6); e esta informação demonstra que ele nunca foi transformado de fato.
Alguém pode chegar a conhecer muita coisa sobre Cristo sem nunca ter conhecido a Cristo! As igrejas evangélicas estão cheias de gente religiosa, que foi bem ensinada sobre como ser um “bom cristão”, mas que não manifestam transformação alguma em suas vidas! São sempre as mesmas, e não há evidências de mudança genuína.
2 - A TRANSFORMAÇÃO ESTAGNADA
Diferentemente do primeiro grupo mencionado, que nunca teve uma transformação, há muitos dentro das igrejas que tiveram uma experiência inicial de transformação. Contudo, de alguma forma, com o passar do tempo, estagnaram na fé e na experiência e não percebem mais diferença alguma em suas vidas.
O que os impediu de continuarem provando a transformação?
Certamente não foi por não conhecer essa transformação pelo conhecimento de Cristo, pois estas pessoas são justamente aquelas que se encontram insatisfeitas, desejosas de mudança, uma vez que já provaram um dia.
É preciso ressaltar que, sob circunstância alguma podemos admitir a ausência do processo de transformação, uma vez que “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4.18). (Os caminhos dos justos resplandecem como a Luz, quanto mais vivem, mais brilham).
Ninguém é transformado instantaneamente.
Algumas áreas de nossa vida podem ser impactadas e mudadas mais rapidamente, porém não será assim em todas as áreas. Se o processo de transformação estagnou, é porque a revelação de Cristo em nossa vida também estagnou.
Precisamos retomar a busca pelo conhecimento revelado em nossas vidas, pois somente assim avançaremos no processo de transformação.
3 - O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA REVELAÇÃO
O verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo só se atinge por revelação, não é transmitido segundo a carne. O próprio Jesus afirmou que o apóstolo Pedro só chegou a conhecê-lO devido a uma revelação: Mt 16.13-17
O que Paulo não conseguiu entender com sua mente, mudou quando Jesus apareceu a ele! Há muitos exemplos bíblicos e também à nossa volta que confirmam isto.
Sem uma revelação acerca de Jesus pessoas podem passar anos dentro de uma igreja, receber toda uma formação religiosa e até saber tudo acerca de Jesus, e mesmo assim, nunca ser transformado.

3.1- O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA REVELAÇÃO:  TRAZ UMA TRANSFORMAÇÃO DRÁSTICA EM NOSSA VIDA Porém, quando esta pessoa consegue sair da dimensão de mero conhecimento intelectual e entrar numa dimensão de revelação, sua vida será drasticamente mudada. Penso que esta é uma das maiores necessidades da igreja de nossos dias.

3.2 - O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA REVELAÇÃO: DEVE SER DE FORMA CONTÍNUA
Oséias 6.3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor…”.
Conhecer a Deus é um ato progressivo e contínuo.
FAZER JESUS CONHECIDO
1 - FAZEMOS JESUS CONHECIDO: QUANDO EXPRESSAMOS PAIXÃO E ZELO PELA CASA DE DEUS
O que faz a diferença em um líder, para ele ser frutífero, é a paixão que ele tem. É a paixão que atrai as pessoas e devemos usá-la para servir a Deus.
 “No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor”. (Rm 12.11)
2 - FAZEMOS JESUS CONHECIDO QUANDO: CURAMOS OS ENFERMOS E LIBERTAMOS OS CATIVOS
Tudo o que Jesus fez foi para demonstrar o amor e a natureza do Pai. Assim ele só curou os enfermos porque o Pai o comissionou para fazer isso. Enquanto Jesus estava na Terra ele curou todas as pessoas enfermas que vieram a Ele. Não houve uma sequer que tivesse crido que ele deixasse de curar. Ele fez isso porque era a vontade do Pai.
2.1 A cura demonstra que Jesus Cristo vive
Jesus nos deu autoridade para usar o Seu nome a fim de realizarmos as mesmas obras que Ele fazia enquanto estava na Terra. Ele disse também, porém, que Ele o faria. Ele ainda está vivo fazendo aquilo que pedimos em nome dEle.
2.2 A cura mostra que o evangelho é verdadeiro
A salvação é invisível, mas para comprovar a realidade dela, Deus, na Sua misericórdia, mostra-lhes algo que podem ver. João 6.2 “Seguia-o numerosa multidão, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos.”
3 - FAZEMOS JESUS CONHECIDO: QUANDO CHORAMOS PELOS PERDIDOS
Jesus é o nosso modelo mais inspirador e real, todos os seus milagres se deram por causa de sua infinita compaixão, pelos perdidos e por nós, os quais nem existíamos ainda quando Ele se entregou na cruz do Calvário. Sempre podemos fazer algo mais, para que sua obra em nós se complete.
4 - FAZEMOS JESUS CONHECIDO QUANDO: COMPARTILHAMOS SUA CRUZ
Devemos andar como Jesus andou (1 João 2:6). Devemos amar os nossos inimigos (Mateus 5:44). Precisamos perdoar como Jesus perdoou — assim como Ele fez, quando na vergonha e angústia da cruz, olhou para baixo para aqueles que blasfemavam contra Ele enquanto O assassinavam, e os perdoou (Colossenses 3:13). Devemos ser ousadamente bondosos para com aqueles que nos odeiam, sim, devemos na verdade orar por aqueles que nos tratam com desdém (Mateus 5:44).
4.1 A cruz é para frutificação
Nós gostamos muito de saber o segredo das coisas. Queremos o saber o segredo da vitória, da prosperidade e de tudo o mais. Todavia, nesse texto temos o segredo da solidão ministerial. Aqueles que se recusam a morrer estão destinados a ficarem sozinhos. Se nós desejamos que muitos estejam ao nosso lado, precisamos morrer para gera-los em Deus. Jo. 12:24-25
4.3 A cruz é para gerar vida
Finalmente descobrimos porque a cruz atrai as pessoas: é porque a cruz é um lugar para gerar vida.
As pessoas estão buscando vida, elas sempre irão onde houver vida fluindo. Se há vida em nossos cultos e em nossas células então as pessoas estarão lá para serem supridas. 2 Co 4.10-12
Permita que a morte opere em você para a vida se manifeste entre os irmãos. Agindo assim você verá a o segredo genuíno de uma multiplicação verdadeira.

Compartilhando a Palavra
1. Você conhece a Cristo o suficiente para fazê-lo conhecido? Compartilhe.
2. O que você tem feito para tornar Cristo conhecido? Compartilhe
3. Na sua própria opinião o que esta faltando em sua vida para fazer, Cristo conhecido?  Compartilhe.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

AMANDO A DEUS DE TODO O CORAÇÃO

Texto: Marcos 12:28-31
O primeiro e maior mandamento, de acordo com Jesus, é amar o Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, de toda nossa alma, de toda nossa mente e de toda nossa força. AMAR A DEUS É QUE DÁ SENTIDO A VIDA
Já pensou se todos os homens praticassem esses dois mandamento?
Se os filhos dos homens guardassem, de coração, o primeiro mandamento, imagine que mudanças celestiais sobreviriam ao mundo!
Meditar sobre isso ajuda-nos a ganhar uma visão mais ampla de quem Deus é, de como é sua Palavra e o seu amor.
A PRÁTICA DESTE MANDAMENTO MUDARIA O MUNDO
Considere o fato de que só neste pequeno mandamento –
 “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Dt 6.5)
Se soubéssemos o suficiente sobre quem Deus é e o que ele pode ser para nós, estaríamos de joelhos, implorando que nos desse o privilégio de amá-lo no limite máximo da nossa capacidade.
SOMENTE PODEMOS AMAR A DEUS COM O SEU PRÓPRIO AMOR
Romanos 5:5 ... porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
O BATISMO COM FOGO AUMENTA O AMOR
Mesmo depois do amor divino ser implantado em nós, precisamos ser santificados e batizados com o Espírito Santo e com fogo, a fim de que esse amor de Deus receba plena liberdade, podendo agir sem restrições através de todas as nossas habilidades.
Sete aspectos do amor que podemos dar ao nosso bendito criador e redentor, como resposta ao seu amor por nós.
1. AMOR DE GRATIDÃO
O amor de gratidão é uma das primeiras manifestações do amor divino que brota no coração recém-convertido.
 O amor de gratidão é cheio de ações de graças. Faz eco àquele doce cântico de amor proferido por Jesus: 
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11.25).
Ação de graças é uma atitude a ser desenvolvida. Quanto mais você é grato, mais contentamento haverá em você; da mesma forma, o ingrato é sempre descontente.
Uma pessoa descontente está sempre aborrecida, contrariada, desgostosa, infeliz, mal-humorada pois sempre está desejando algo que não possui e, como é ingrata não consegue perceber o valor daquilo que já possui.
Devemos ser gratos a Deus mesmo pelas coisinhas
RESULTADO: AMOR DE GRATIDÃO TRAZ O CONTENTAMENTO

2. AMOR ELETIVO
Salmos 86:8 Não há entre os deuses semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras.
O amor eletivo é resultado de um processo que compara Deus a todos os outros seres na criação, contrastando:
- a sua superioridade,
- a excelência dos seus caminhos,
- da sua autoridade,
- do seu cuidado,
- sua compaixão e suas misericórdias com tudo que conhecemos,
Percebendo como está acima de todas as criaturas que existem.
O amor eletivo ignora tudo que queira se intrometer no nosso coração para tomar o lugar de Deus ou que, no menor sentido possível, tenta dividir com ele o nosso coração.
É com esse amor que escolhemos o Deus vivo e desdenhamos todos os outros deuses, todos os falsos profetas, todas as religiões falsas.
RESULTADO: ELETIVO NOS LIVRA DA IDOLATRIA E TRAZ O FAVOR DIVINO SOBRE NÓS

3. AMOR COMPLACENTE
Esse é o tipo de amor que se contenta e se satisfaz pacificamente com Deus e se deleita em todas suas indescritíveis perfeições.
É o tipo de amor que vemos nas palavras do salmista: “Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra” (Sl 73.25).
Salomão cantou a respeito desse amor quando viu em visão o Noivo celestial e disse: “[ele é] o mais distinguido entre dez mil… sim, ele é totalmente desejável” (Ct 5.10,16).
O amor complacente ama Deus somente por causa dele mesmo
RESULTADO: PRAZER E DOÇURA NA VIDA

4. AMOR DE DESEJÁVEL
Esta forma de amor nos leva a ter sede e anseio por Deus. Era esse tipo de amor que Davi sentia quando disse: “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: …contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo” (Sl 27.4). Outro salmista também sentiu a mesma coisa: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma” (Sl 42.1).
Todo filho tem fome mais outros tem uma fome muito mais elevada
Ninguém pode ser um cristão sem ter fome no coração por Deus, no entanto, há inúmeras formas e graus desse desejo que variam de uma pessoa para outra.
É esse amor que atrai a pessoa para conhecer a Deus em suas três Pessoas divinas, para conhecê-lo em comunhão, e para encher-se de cada atributo e perfeição do caráter divino.
RESULTADO DESSE AMOR NOS LIVRA DA RELIGIOSIDADE VAZIA

É um amor que não suporta:
- Ouvir alguém tomando o nome de Deus em vão.
- Negando ou ridicularizando sua Palavra
- Criticando ou desprezando seu maravilhoso caráter.
 É um amor que chora por causa da maneira como os homens ignoram Deus, deixando de amá-lo, agradecer-lhe, valorizá-lo e de confiar nele.
5. AMOR SOLIDÁRIO
Esse tipo de amor nos leva a apoiar os interesses de Deus e a ficarmos intensamente zelosos por sua honra e glória.
A palavra grega traduzida por “solidariedade” significa “sofrer junto com”, sentir as injúrias e os males praticados contra outrem como se fosse contra nós mesmos.
 É esse amor solidário que sente de forma tão aguda os insultos a Deus feitos por pessoas ímpias ou por demônios.
É um amor que não suporta:
- Ouvir alguém tomando o nome de Deus em vão.
- Negando ou ridicularizando sua Palavra
- Criticando ou desprezando seu maravilhoso caráter.
 É um amor que chora por causa da maneira como os homens ignoram Deus, deixando de amá-lo, agradecer-lhe, valorizá-lo e de confiar nele.
É esse tipo de amor que produz heróis e mártires.
Sempre sente profundo arrependimento pelo pecado e tristeza pela falta de amor a Deus.
RESULTADO: NOSSO CORAÇÃO SENTE O QUE O CORAÇÃO DE DEUS SENTE

6. AMOR BENEVOLENTE
Esse amor representa uma espécie de excedente, de transbordamento do amor, que leva o coração a desejar para Deus todo o louvor, toda a glória, toda a felicidade que lhe é possível receber.
ESSE AMOR É UM DESEJO ARDENTE DE SER UM CANAL DE BENÇÃO
É o desejo de ser, de algum modo, uma bênção e um benefício para Deus, mesmo sabendo que nada é e que Deus é tão perfeito que nada pode ser acrescentado à sua infinita felicidade e bem-aventurança.
RESULTADO: A SATISFAÇÃO DE SER USADO POR DEUS
Mateus 5:16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
É nesse campo que o amor benevolente por Deus atua, sempre desejando que Deus colha maiores safras de louvor e glória da sua criação.
RESULTADO: A SATISFAÇÃO DE SER USADO POR DEUS

7. AMOR SACRIFICIAL
Muitos de nós achamos que apenas o amor de Jesus na Cruz do Calvário aponta para o amor sacrificial. E realmente esse foi o sacrifício aceito por Deus para o perdão de nossos pecados.
Mas existiram muitos filhos de Deus que demonstraram seu grande amor a Deus através do sacrifício.
ALGUNS EXEMPLOS
- Foi o amor à Deus que levou Abraão Levar seu filho no Monte Moriã para sacrificar seu filho.
- Foi o amor que MOISÉS tinha por Deus que ele abriu mão  de ser chamado de filho da filha de faraó para viver uma vida de renúncia no deserto no Sinai.
- Foi o amor sacrificial por Deus que levou Daniel por causa de sua fidelidade parar na cova dos leões.
- Foi por amor sacrificial que alguns foram serrados ao meio, outros crucificados. Outros comidos por bestas feras, outros queimado vivos.  Hebreus 11:37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados 38 (homens dos quais o mundo não era digno).
RESULTADO: ESSE AMOR VAI TRAZER UM LEGADO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.
Compartilhando a Palavra

1.            Como anda o seu Amor pelo Senhor Jesus? E como você tem retribuído o amor que Ele tem demonstrado por você?