terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A SEMENTE COMO FATOR DESENCADEADOR DE BENÇÃO

Texto: Gl. 6.7-10 
Introdução: Depois que Noé e sua família saíram da arca, Deus fez uma aliança com o homem, dizendo que “enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn. 8.22). Isso significa que a lei da semeadura e ceifa é uma lei espiritual à qual estaremos sujeitos enquanto durar a terra.

AS SETE LEIS DA SEMEADURA E DA COLHEITA 
Para semearmos corretamente, há algumas leis que precisamos respeitar e obedecer.
1) CADA SEMENTE GERA DE ACORDO COM A SUA ESPÉCIE (Gl. 6.7):
O princípio permanece, uma semente de manga gera manga, sementes de amor geram amor e semente de dinheiro gera dinheiro. Ninguém planta bondade e colhe maldade. Isso é verdade. Mas não se iluda com a aparência da semente. Você pode dar dinheiro e colher muito amor, porque a sua semente era de amor com aparência de dinheiro.

2) NOSSA SEMENTE TEM QUE SER SEMEADA EM UMA TERRA BOA (Mt. 13.1-23):
É importante saber onde vamos semear a nossa semente, Jesus contou a parábola de um semeador que desperdiçou semente deixando-as cair em vários lugares que não produzia nada. O problema não estava na semente, mas sim no terreno. Não basta semearmos; temos que nos certificar de que estamos semeando em um terreno frutífero, que tem a benção de Deus.

3) A NOSSA SEMEADURA TEM A GARANTIA DE DEUS (Gl. 6.7):
Haver semeadura sem colheita seria razão para escarnecer de Deus porque, como já vimos tudo no reino de Deus funciona neste principio. O apóstolo Paulo diz que pertence aos homens plantar e regar, mas dar o crescimento é algo que diz respeito a Deus (1 Co. 3.6). É a benção de Deus que é determinante para que uma semeadura se torne em uma boa colheita.

4) NUNCA COLHEMOS NA MESMA HORA EM QUE SEMEAMOS (Gl. 6.9):
Por vezes, semeamos em um dia e queremos colher no outro e não é assim. O crescimento da semeadura acontece dias após dia, não em um só dia. Toda semente precisa do seu tempo especifico para germinar, crescer e depois há tempos determinados para a colheita.

5) A NOSSA SEMEADURA DEVE COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR (Pv. 3.9-10):
No Novo Testamento, o apóstolo Paulo ensina este mesmo princípio, exortando os irmãos em Corinto a pôr parte a sua oferta logo no primeiro dia da semana, conforme a prosperidade de cada um (1 Co. 16.2). Esta lei da semeadura nos diz que antes de gastarmos o nosso dinheiro no que quer que seja, devemos pôr Deus em primeiro lugar, começando por separar o que é d’Ele e o que vamos semear!

6) NUNCA COLHEMOS O MESMO TANTO QUE SEMEAMOS (2 Co. 9.6):
Apenas uma semente de milho pode gerar até 600 outros grãos! Essa é uma lei muito séria, por isso precisamos ser muito cuidadosos com o tipo de semente que estamos semeando.

7) O PRINCÍPIO DA SEMEADURA DEVE SER UM ESTILO DE VIDA (Gl. 6.6-7):

O Senhor disse que Ele próprio era uma semente (Jo. 12.24). Assim aprendemos que se queremos colher vidas, temos de semear a nossa vida antes. Nós os filhos de Deus, também somos sementes (Mt. 13.38). A boa semente são os filhos do reino.
O que concluímos é que a nossa vida e o nosso dinheiro são sementes. Aquele que está semeando seu dinheiro e não semeou sua vida na obra de Deus está mentindo. A semeadura daquele que não tem compromisso com o reino é apenas uma tentativa tola de fazer uma barganha com Deus. Aquele que semeia a sua vida traz o dinheiro junto.

Compartilhando a Palavra
1. O que você tem semeado e em que tipo de terra?
2. O que você deseja a partir de hoje começar a semear?
3.Compartilhe sobre o que você tem colhido e separe um momento para agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito em sua vida!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O FAVOR DE DEUS NA VIDA DE ISAQUE

Texto: Gn. 26:1-14 
Introdução: Isaque é um tipo do crente da Nova Aliança, ele não conquistou coisa alguma, mas recebeu tudo de seu pai. Ele é o símbolo do herdeiro. Todas as coisas foram preparadas para ele simplesmente porque era filho. Hoje nós fomos feitos filhos de Abraão. Nós estamos em Cristo e por isso somos a verdadeira semente de Abraão. Somos herdeiros da promessa. Dessa forma podemos dizer que somos como Isaque e podemos provar das mesmas bênçãos que ele experimentou, pois também somos filhos de Abraão (Gl. 3:29).

1) A HERANÇA É NOSSA, MESMO QUE AINDA NÃO ESTEJAMOS NA POSSE DELA (Gn. 26.1-5): Suponhamos que temos uma casa e ficamos longe por muito tempo, então quando nós voltamos encontramos pessoas que a invadiram. Nós somos os donos, mas outros a invadiram. Nós podemos ir à justiça para tê-la de volta. Deus é o dono da terra, mas outros tomaram posse, no entanto Deus continua sendo o proprietário. Deus diz a Isaque para não descer ao Egito, mas para ficar ali, pois aquela terra seria dele. Em tempos de Crise acontecem transferências, aconteceu muitas vezes na Bíblia e vai acontecer novamente em nossos dias.

2) NÃO DESÇA AO EGITO (Gn. 26.2)
O Senhor disse para Isaque que permanecesse na terra e não descesse ao Egito. Deus somente pode nos abençoar se permanecemos na posição certa (Dt. 11.10-11). Quando dependemos dos recursos naturais nós estamos olhando para baixo, procurando por algo em que possamos confiar. No Egito nós andamos por vista e não por fé. O Egito é um tipo espiritual que simboliza a vida natural que atenta apenas para aquilo que é temporal. Mas se andamos por fé nós nos atentamos para aquilo que é invisível, e que é eterno.

3) SOMOS ABENÇOADOS APESAR DE NOSSAS FALHAS (Gn. 26.7)
Deus abençoa até os que não merecem. Isaque só era abençoado porque era filho de Abraão. Isaque mentiu e isso certamente é errado, mas mesmo assim Deus o livrou. Abimeleque poderia tê-lo matado para ficar com Rebeca, mas em vez disso protegeu os dois. Nós ficamos confusos quando Deus nos livra mesmo quando nós é que fizemos a bagunça, mas essa é a graça de Deus, a sua bênção é justamente para quem não merece.

4) SOMOS ABENÇOADOS APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS (Gn. 26.1-6)
Deus abençoou Isaque quando ele resolveu o problema que envolvia seu casamento. O diabo procura destruir o casamento porque ele sabe que quando há unidade de coração, pensamento e propósito então tudo o que ligarem na terra será ligado no céu (Mt. 18.18). Nós somos filhos de Abraão e quando os filhos de Abraão semeiam numa terra seca eles colhem cem vezes mais. A bênção de Deus está sobre a semente de Abraão. Não importa o quão educado habilidoso ou inteligente você seja, desde que a bênção esteja sobre você a prosperidade virá. A bênção de Deus é tudo o que precisamos. O mundo valoriza a habilidade e busca a sorte, mas os filhos de Abraão possuem a bênção de Deus sobre suas vidas.

5) SOMOS ABENÇOADOS PORQUE SEMEAMOS (Gn. 26.12)
Existe algo de espiritual em toda semeadura. O lavrador ao semear precisa depender de Deus para que mande a chuva e faça a semente reviver no solo. Mas Deus não ressuscita apenas a semente, ele ressuscita a árvore que possui frutos e carregam muitas sementes. Semear e colher é a maneira de Deus fazer-nos prosperar. Aquele que semeia precisa depender de Deus para que venha a chuva e aconteça a multiplicação e isso não é algo que o homem possa fazer.
6) SOMOS ABENÇOADOS APESAR DAS PERSEGUIÇÕES (Gn. 26.13-14)
O resultado inevitável da prosperidade é que pessoas terão inveja de nós. Essa inveja eventualmente se transformará em perseguição. O Senhor Jesus prometeu que todo aquele que renunciasse a algo por amor a Ele e ao Evangelho receberia cem vezes mais (Mc. 10.29-30). Qualquer coisa que sacrificamos por causa do Senhor e por causa do Evangelho nós receberemos de volta multiplicados por cem. A promessa do Senhor é que podemos ter o melhor deste mundo e também do vindouro. É preciso semear com a atitude de fé de que estamos debaixo do Favor de Deus porque em Cristo somos filhos de Abraão.


Compartilhando a Palavra
1. De que forma você tem experimentado das mesmas bênçãos que houve sobre a vida de Isaque?
2. Sua vida está no centro da vontade de Deus? O que você tem feito para se manter na posição certa?
3. Compartilhe o que você tem semeado em tempo de crise e como o Senhor tem te abençoado apesar das circunstâncias!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O CORAÇÃO QUE ALCANÇA O FAVOR DO REI

Texto: Mt. 18.21-35
A PARÁBOLA DO CREDOR INCOMPASSIVO
A parábola do credor incompassivo é uma resposta de Jesus a Pedro sobre a questão do perdão. Pedro havia perguntado a Jesus se deveria perdoar até sete vezes o irmão ofensor.
Jesus respondeu a Pedro que não apenas sete, mas setenta vezes sete.
Para ilustrar isso Jesus conta a parábola do credor incompassivo. Ela mostra duas situações parecidas, porém com desfechos bem diferentes.
- Uma envolvia o provável funcionário do Rei que tinha uma dívida de dez mil talentos;
A outra conta a história de um servo deste funcionário   que lhe devia cem denários.
Para se ter uma ideia do que significavam esses números, apresentamos os seus valores correspondentes:
A DÍVIDA DO EMPREGADO COM O REI
Um talento é igual a 6.000 denários. Assim 10 mil talentos são 60 milhões de denários. Essa dívida equivale a 165 mil anos de trabalho.
A DÍVIDA DO EMPREGADO DO REI DE SEU DE SEU DEVEDOR
 Já a outra era de cem denários. O equivalente a cem dias de trabalho.
A primeira dívida era impagável; a segunda, insignificante.
Assim, o empregado do Rei quando se viu na obrigação de pagar o que devia, rogou ao rei que fosse paciente com ele e ele pagaria a dívida toda. Entretanto, foi surpreendido pela compaixão do rei, que afirmou: a sua dívida estava perdoada.
Saindo dali encontrou-se com o seu conservo, aquele que lhe devia cem denários, e o obrigou a saldá-la.
O conservo agiu da mesma forma, rogou ao servo que fosse paciente com ele e ele pagaria a dívida toda. Contudo, o servo não aceitou, mandou que o lançassem na prisão até que a dívida toda fosse paga.
Essa atitude revoltou aqueles que presenciaram as duas cenas:
 - A do rei perdoando o seu servo
 - E a do servo mandando prender o seu conservo.
 O rei foi informado do acontecido. Mandou chamar o servo e o entregou aos verdugos para que o chicoteassem, exigindo dele o pagamento da dívida.
 A lição da parábola é que todo aquele que recebeu perdão deve estar pronto a perdoar a quem quer que esteja em débito para com ele. Esse perdão deve ser de todo o coração.
A moral da história é ressaltar o contraste entre a misericórdia e o amor infinito demonstrados por Deus em favor dos pecadores, e o comportamento mesquinho e egoísta do ser humano, que sempre se recusa a perdoar, produzindo um mundo de violência, guerras e maldades sem precedentes.
É verdade que só Deus perdoa de forma infinita e imerecida; contudo, Deus espera que seus filhos sigam o seu exemplo, como ficou claro na parábola.

1. UM CORAÇÃO PERDOADOR
Mateus 18.21-22
Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Como filhos de Deus  não vamos chegar a lugar algum, a menos que estejamos prontos para perdoar as pessoas. Isso é algo que teremos de fazer com frequência.
O Senhor nos fala claramente na Bíblia que se não perdoarmos aos outros por seus erros contra nós, Deus não nos perdoará os erros contra Ele.
Em que tipo de condição estaríamos se Deus se recusasse a nos perdoar?
Não poderíamos ter um relacionamento com Ele.
Tudo em nossa vida cessaria. Gostamos de pensar que podemos ficar com raiva de alguém e, ainda assim, irmos a Deus para receber perdão de nossos pecados. Mas o Senhor nos diz na Bíblia que isso não é possível.
Jesus nos ensinou a orar: Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nosso devedores?
Deus é um Deus de misericórdia, mas o assunto de perdão é muito importante para Ele. Em sua Palavra, Ele nos diz repetidamente que, se queremos misericórdia, devemos dar misericórdia.
PRÁTICAS SOBRE UM CORAÇÃO PERDOADOR
 E somente passou a existir plenamente, Depois que Jesus veio a terra. O ímpio não pode perdoar genuinamente.Somente aquele que possui o Espírito de Cristo...
Porém, reter o perdão...
É loucura... É uma completa insensatez.
 Quem não resolve perdoar, assume problemas terríveis:
• Doenças.
• Espíritos malignos.
• Interromper das orações.
• Falta da benção financeira.
1) O perdão não é perdão, quando coloca o outro numa posição inferior.
O verdadeiro perdão é dado...
• Graciosamente...
• E sem esperar receber nada em troca.
  O verdadeiro perdão...
• Jamais coloca o outro numa posição de dívida...
• E cancelam-se todas as obrigações.
2- O perdão não é perdão se não houve esquecimento
  É comum ouvirmos isto:
• “Eu perdôo, mas jamais esquecerei o que você fez”. Isto é completamente incoerente.
  Perdoar é como:
• Jogar o saco do lixo no caminhão de lixo...
• Você nuca mais volta para ver.
• É assunto esquecido para sempre.
3- O perdão não é perdão quando não restaura relacionamentos
  “Eu perdoo você:" Mas não quero ver sua cara mais nunca!”
 Se o perdão não implicou numa segunda chance...Então não é o perdão de Deus.
 Se o perdão não esgotou todas as possibilidades... Então, não é perdão.
  4- Perdão não é perdão se é dado apenas uma vez
  Jesus disse que devemos perdoar o nosso irmão:
• Marido, esposa, filho, etc...
• Quantas vezes for necessárias

2. UM CORAÇÃO DOADOR
Paulo ensina reiteradamente que a contribuição é um favor que Deus nos faz, e não um favor que nós lhe fazemos.
NA IGREJA DE CORINTO FALTAVA A GRAÇA DE CONTRIBUIR
Às vezes encontramos crentes cheios de fé, hábeis na Palavra, cultos, diligentes. Mas na contribuição são nulos.
b) A GRAÇA DA CONTRIBUIÇÃO É ESPONTÂNEA
c) A GRAÇA DA CONTRIBUIÇÃO É PROPORCIONAL
Paulo declara-nos nos 2 Co. 8.13-15
“Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade, suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade como está escrito:
O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.”
Não seria justo que só a Macedônia suportasse a despesa, como não seria conveniente que só ela gozasse do ensejo de contribuir.
Eles deveriam contribuir segundo suas posses v. 11c.
A proporção é a prova da sinceridade. Não dá com alegria quem não dá proporcionalmente. Uma condição decorre da outra.
 3. UM CORAÇÃO PERDOADO
Hebreus 8.12 - “Eu serei misericordioso com a injustiça deles e de seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais”.
O PERDÃO JÁ FOI DADO NA CRUZ DO CALVÁRIO
Se as pessoas souberem que todos os pecados delas já estão perdoados, elas não vão sair por aí pecando?
QUANTO MAIS VOCÊ TEM CONCIENCIA DO PERDÃO MAIS VOCÊ AMARÁ O SENHOR
Quanto mais você percebe que foi muito perdoado, na verdade, de todos os seus pecados, mais você ama o Senhor Jesus.
 O perdão não leva você a um estilo de vida de pecado. Ele o conduz a uma vida de glorificação do Senhor Jesus.
Qual você acha que deve ter sido a resposta dessa mulher após sair da presença de Jesus?
Teria ela desejado continuar a viver um estilo de vida de pecado ou, sabendo que fora muito perdoada pela graça de Deus, teria ela sido fortalecida para viver uma vida que honrasse e glorificasse a Jesus?
TODOS NÓS QUEBRAMOS O PADRÃO DE DEUS
- Todos nós,fomos muito perdoados.
-Todos nós quebramos os Dez Mandamentos muitas e muitas vezes.
- Se não o fizemos em ação, nós o fizemos em nossos corações e mentes.
Jesus disse que se você ficar zangado com seu irmão sem motivo, cometeu assassinato, e se você olhar para uma mulher com cobiça, cometeu adultério com ela em seu coração.
Então todos nós fomos muito perdoados, e não há razão para não o amarmos muito.
 A única razão pela qual as pessoas não amam muito a Deus é porque não compreendem o quanto já foram perdoadas.
Esta é a certeza que você pode ter hoje: no dia em que recebeu a Cristo, você confessou todos os seus pecados de uma vez por todas.
 Você reconheceu que era um pecador necessitado de um Salvador, e Ele é fiel e justo para purificá-lo de toda injustiça. Toda a injustiça de sua vida inteira foi purificada naquele momento!
1 Jo. 1.7
“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.
Saber que está perdoado de todos os seus pecados dá a você o poder de reinar sobre cada hábito destrutivo e viver uma vida de vitória!
 Confessar seus pecados o tempo todo somente o tornará mais consciente do pecado. Mas saber que você está debaixo da cachoeira de perdão de Jesus o manterá consciente do perdão.