quinta-feira, 10 de abril de 2014

O Caminho da Bênção

Texto: Marcos 5.21-43

Creio que não existe pessoa neste mundo que não precise de um milagre da parte de Deus.
Alguns precisam de um milagre na família, outros na vida financeira ou nos estudos.
JAIRO PRECISAVA DE UM GRANDE MILAGRE
Neste capítulo vamos falar de Jairo, um homem que precisava de um grande milagre, pois, sua filha estava a beira da morte.
A DIFERENÇA ENTRE FATO E VERDADE
Antes disso, precisamos saber que na vida existem: Fatos e Verdades.

Na vida você tem fatos e verdades, você vai escolher o que vai seguir. Você quer seguir os fatos ou a verdade?
Não estou dizendo que você vai negar os fatos, fazendo de conta que eles não existem. Você só vai escolher para qual você vai olhar. Para o fato ou para a verdade.

Fato: É aquilo que você pode ver, pode tocar e aquilo que você pode ouvir. É percebido pelos órgãos dos nossos sentidos.
Verdade: É aquilo que a Palavra de Deus diz. Aquilo que Deus fala.

Fato: É fato que existem doenças incuráveis.
Verdade: Para Deus não existe nada impossível. Esta é a diferença.

Fato: Estamos vivendo numa crise econômica, e há muitos desempregados.
Verdade: Para aquele que multiplicou os pães e alimentou uma multidão, nada é difícil para Ele.

Alguém pode dizer: “Mas os fatos também são verdades!”. Eu vou dizer pra você que os fatos são apenas aquilo que está acontecendo, e aquilo que você está vendo. Pois, cada um interpreta o fato da sua maneira de ver. A verdade não tem interpretação, é o que é.
O Senhor Jesus é a verdade. Não é uma questão de opinião. A verdade não é o que você sente, não é o que você vê e nem o que você apalpa. A verdade é o que a palavra de Deus diz.

Há uma ilustração muito conhecida, que explica bem a diferença entre fatos e verdade. Ela fala do elefante e dos cegos.  Havia um grupo de cegos em volta de um elefante e cada um deles tentava descrevê-lo para os outros. Um cego, então, pegou no rabo do animal e disse: “O elefante é fininho”, o outro pegou na perna e disse: “Não, ele é largo, parece uma coluna de tão forte”. Um terceiro cego agarrou a tromba e disse: “Não, ele é flexível, parece uma mangueira”. Ainda outro tentou abraçar o corpo do elefante e concluiu: “Todos estão errados, ele é macio e largo, nem consigo sentir seus limites”. E eles não puderam chegar a uma conclusão, pois cada um tinha um fato. Em nosso exemplo, o elefante é a verdade, mas cada interpretação que deram a ele é um fato, ou seja, a verdade é absoluta, mas os fatos são uma questão de interpretação.
Fato é uma questão de interpretação, aquilo que você está vendo. Mas o melhor é ficarmos com aquilo que Deus diz. O que importa é o que a palavra de Deus diz. Hoje você está sendo desafiado a ficar com a verdade e ignorar os fatos que estão te rodeando. Precisamos aprender que a fé não nega os fatos, só se apega com a verdade.
Na verdade, a fé tem poder de mudar os fatos revelados pela palavra de Deus. O milagre acontece quando olho para verdade e não para os fatos.

OBSTÁCULOS QUE JAIRO TEVE DE IGNORAR PARA RECEBER O MILAGRE DE DEUS

1. ELE ABRIU MÃO DE SUA POSIÇÃO
Marcos 5.22
Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés.”

Jairo era um dos principais da Sinagoga, portanto, um dos chefes. A posição é um dos obstáculos que impedem o milagre de Deus acontecer em sua vida. Bem aventurado é aquele que muitas vezes não tem uma posição que lhe sirva de obstáculo. Porque quem não tem posição nenhuma não tem o que perder, não tem o que temer, e ele facilmente se humilha diante de Deus para receber.
Jairo, por ser um homem de posição, tinha muito a perder, indo a Jesus. Perder status (ele era um dos chefes, tinha reputação). Perder salário (ele era remunerado). Perder o respeito da comunidade.
A palavra de Deus diz que naqueles dias, as pessoas que confessassem Jesus, seriam expulsas da sinagoga.

João 9.20-22
“Então, os pais responderam: Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego; mas não sabemos como vê agora; ou quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Perguntai a ele, idade tem; falará de si mesmo. Isto disseram seus pais porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam assentado que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga”.

Jairo não era apenas um membro, era um dos principais, na verdade o chefe da sinagoga. Jairo seria como o pastor da igreja hoje (sinagogas eram como igrejas locais). Em todo lugar havia sinagogas e cada uma delas tinham o chefe que cuidava de toda a administração.
Jairo era um homem de posição, mas como todos os mortais, Jairo tinha uma necessidade, o milagre de Deus em sua filha. Às vezes, Deus coloca necessidades em nossas vidas. Às vezes, Ele permite que venham pressões na sua vida. Se tem havido pressão sobre a sua vida, é para que você abra mão de sua posição, sem se importar com a opinião das pessoas. Alguns são doutores, intelectuais e pensam: “Como eu posso entrar numa igreja como qualquer outra pessoa?”. Alguns não se imaginam entrando numa igreja e implorando a bênção. Todavia Deus permite as dificuldades e pressões para você se aproximar dEle.
Quantas vezes na reunião, você sente o fluir de Deus, mas você se segura por causa de sua posição, pensando o que vão pensar de você? Não permita que aquilo que os outros pensem a seu respeito, te impeça de receber a bênção de Deus.

2. O TRADICIONALISMO
Marcos 5.22
“... vendo-o, prostrou-se a seus pés.”

Outro obstáculo para recebermos o milagre de Deus é o tradicionalismo. Jairo era um homem que passou a vida inteira ensinando as regras práticas do judaísmo. E uma das regras é que você deve se prostrar ao único Deus. Todavia as suas regras e práticas não puderam fazer nada, quando ele mais precisava.

A DIFERENÇA ENTRE TRADIÇÃO E TRADICIONALISMO
A tradição é boa quando se sabe o que usar dela. Alguém já disse: “Tradição é a fé viva dos que já morreram”. Morreram, mas deixaram um legado de fé.
O tradicionalismo, porém é a fé morta daqueles que ainda vivem. Tradição é bom, mas o tradicionalismo é letal.
Thomas Lee Osborn costumava dizer ironizando que:
“Se você acha que Deus está tratando da sua vida, através da enfermidade, não tome remédio não, senão você vai impedir o tratamento de Deus”.

3. A MULTIDÃO
O terceiro obstáculo para receber o milagre de Deus é a multidão. O que Jairo não esperava era que a multidão iria cercar e comprimir o Senhor.
Marcos 5.24
“Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o.”

E de repente, uma mulher, que sofria com uma hemorragia durante 12 anos, tocou em Jesus. Jairo desesperado por sua filhinha que estava a beira da morte presencia que uma pessoa recebe o milagre antes dele.

O chefe da sinagoga poderia ver isso de duas maneiras:
a) Minha filha está morrendo, e a bênção chegou primeiro para esta mulher. E dizer quem esperou 12 anos espera mais alguns minutos. A Bíblia se cala não diz nada sobre reclamações, murmurações, por parte de Jairo.
b) A segunda maneira, que seria a melhor, dizendo: “se ele curou está mulher com está hemorragia durante 12 anos, ele também pode curar minha filhinha”.

Às vezes, isso acontece com você, que espera há anos por um milagre, e pessoas que vieram depois de você, acabam recebendo antes. E você poderá ter duas reações: Desistir (e não receber nada) ou persistir (até o fim). Jesus é o alfa e o Omega o princípio e o fim. Se você não desistir no meio do caminho, você receberá o milagre de Deus.

4. VENCER A IMPACIÊNCIA
Marcos 5.35
“Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?”.
Após a mulher relatar “tim tim por tim tim” o que acontece com ela, “Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade.” (Marcos 5.33.

Jairo desesperado, e a mulher resolve contar a história toda para Jesus. Nesse ínterim chegaram alguns de seus assistentes e dão a notícia que a menina morreu. Eu fico imaginando o que Jairo pode ter sentido na hora. Todo esse sacrifício por nada “minha filhinha morreu”. Então Jesus diz:

Marcos 5.36
“Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente”.

O fato era, a menina morreu, mas a verdade era “não temas, crê somente”. Meu querido irmão eu não sei qual é o milagre que você está precisando. Mas não olhe para o fato, crê somente.
5. IGNORAR OS FATOS E VENCER AS EMOÇÕES
Marcos 5.38
“Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito”.

Na casa de Jairo havia um clima de muita emoção. Provavelmente, a mãe da menina com os seus familiares, e amigos estavam chorando copiosamente pela morte da criança. Amigos já entrando em contato com o serviço funerário municipal, escolhendo que tipo de caixão e os detalhes da cerimônia fúnebre.

Lembre-se que o milagre acontece quando olhamos para a verdade e não para os fatos. A nossa fé está ancorada na palavra de Deus e não nas nossas emoções (Hebreus 6.18-19). Para você ver o milagre de Deus, você vai ter que vencer as emoções.

6. O MEDO DE PASSAR POR RIDÍCULO
Jesus disse que a criança não estava morta, mas que dormia. Algumas vezes, para Deus operar o milagre vamos enfrentar a vergonha, o opróbrio a humilhação. Por ignorarmos os fatos e acreditar na verdade, as pessoas vão zombar de nós, duvidar e muitas vezes criticar.

CONCLUSÃO
Concluímos então que existe um caminho para receber o milagre. Existem obstáculos neste caminho que querem impedir o milagre. Hoje Deus quer operar milagres na sua vida! Qual é o milagre que você precisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário