terça-feira, 6 de maio de 2014

O QUE DIRIGE SUA VIDA?

Texto: Efesios 1:11 “Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo. Efésios 1,11 NTLH

É em Cristo que descobrimos quem somos, e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Deus [...] ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos. Efésios 1,11; Msg
O homem sem propósitos é como um barco sem leme — um vira-lata, um nada, um ninguém. Thomas Carlyle

INTRODUÇÃO: Tudo começa em Deus
A questão não é você. O propósito de sua vida é muito maior que sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos e aspirações.
Se você quiser saber por que foi colocado neste planeta, deverá começar por Deus.
Você nasceu de acordo com os propósitos Dele e para cumprir os propósitos Dele.
A procura pelo propósito (sentido) da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso porque normalmente começamos pelo lado erradonós mesmos. Nós fazemos perguntas voltadas para a nossa pessoa, como: “O que eu quero ser? / O que eu deveria fazer com a minha vida? / Quais são meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos para o futuro?”. Mas concentrarmo-nos em nós mesmos jamais desvendará o propósito de nossa vida. A Bíblia diz: A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida.
  • Uma coisa que precisamos entender é que todos nós fomos chamados por causa de um propósito bem específico. E a grande questão é que nós pensamos que este assunto de cumprir o propósito é algo que esta relacionado somente para aqueles que tem um chamado ministerial (explicar os 5 ministérios). Aposto, Profeta, Evangelista, Pastor e mestre.

  • Todos nós temos que cumprir um propósito para o qual fomos criados. Deus não criou o homem aleatoriamente. Deus formou cada um de nós para cumprir algo muito bem definido.

Jr1:5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações
Não podemos brincar com os desígnios da nossa criação. Você crê que há um propósito bem definido para sua vida?
·                     Tudo que fazemos tudo que realizamos é espiritual – totalmente espiritual. Não há para Deus distinção entre coisas administrativas ou eclesiásticas, para Deus o que importa é o propósito Dele para a sua vida. E se o propósito é administrativo faça bem feito, pois, o Senhor vai te cobrar, e bem cobrado por isso. Pois este é o plano Dele para a sua vida, Ele projetou isso quando te criou.

1) Ao contrário do que dizem muitos livros famosos, filmes e seminários, você não irá descobrir o significado de sua vida olhando dentro de si mesmo.
É provável que você já tenha tentado isso. Você não criou a si mesmo, logo não há jeito de dizer a si mesmo para que foi criado!
Ex.: Se eu lhe entregar uma invenção desconhecida
Você não terá como saber sua serventia nem a própria invenção terá a capacidade de lhe dizer. Somente o criador ou o manual do fabricante poderá mostrar sua utilidade.
Da mesma forma, você não pode chegar ao propósito da sua vida concentrando-se em si mesmo. Você deve começar com Deus, seu Criador.
Você só existe porque Deus deseja que você exista.
Você foi feito por Deus e para Deus — e, enquanto não compreender isso, a vida jamais terá sentido. É somente em Deus que descobrimos nossa origem, nossa identidade, o que significamos, nosso propósito, nossa importância e nosso destino.
Todos os outros caminhos levam a um beco sem saída. Muitas pessoas tentam usar Deus para sua auto-realização, mas isso é contrário à natureza e está fadado ao fracasso. Você foi feito por Deus, e não o contrário; viver é deixar Deus usá-lo para seus propósitos, e não você usar a Deus para o que deseja. A Bíblia diz: A obsessão consigo mesmo nesses assuntos leva a uma situação sem solução; a atenção para com Deus nos leva a uma vida livre e abundante.
2) Você não vai encontrar seu propósito de Vida em Livros de auto-ajuda
Livros de auto ajuda ensinam:
  • importância aos seus sonhos.
  • Defina claramente seus valores.
  • Estabeleça algumas metas.
  • Não desista jamais”. Etc....
É lógico que essas recomendações frequentemente levam a grandes êxitos. Pode-se em geral ser bem-sucedido ao buscar uma meta, se houver concentração para o fim proposto. Tudo vai te levar a alcançar seus objetivos pessoais, tornando-se um sucesso pelos padrões do mundo, e ainda assim falhar em alcançar os propósitos para os quais Deus o criou.
3) O que você precisa de revelação.
Podemos nos voltar para o que Deus revelou sobre a vida em sua Palavra. O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntando ao inventor.
Descobrir o propósito de sua vida funciona da mesma forma: pergunte a Deus.
Deus não é apenas o ponto de partida de nossa vida: é a fonte dela. Para descobrir o propósito para sua vida, volte-se para a Palavra de Deus, e não para a sabedoria do mundo.
Você deve edificar sua vida sobre verdades eternas, e não sobre psicologia popular, histórias inspiradoras e estímulos para alcançar o sucesso. A Bíblia diz: É em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida.
Muito antes de termos ouvido falar de Cristo e de termos erguido nossas esperanças [...] ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos!
Algumas afirmações a seu respeito
  • Você é uma criação original, preciosa e perfeita, denominada como notável homem ou mulher de Deus.
  • Você tem essa aparência por uma razão.
  • Nosso Deus não cometeu nenhum erro. Ele o teceu no útero, você é exatamente o que ele quis fazer.
  • Os pais que você teve foram escolhidos por ele, e, a despeito de seus sentimentos, eles foram feitos sob medida para os planos que Deus tem em mente, e estão aprovados pelo Senhor.
  • Você é quem é, amado, porque há um Deus!

1.     - O QUE MOVE A SUA VIDA?
A palavra mover significa impulsionar, dirigir, controlar ou direcionar.
Outra definição é fornecer a força motriz. O que está guiando e motivando a nossa vida nessa terra? As coisas eternas ou temporais?
Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo.
Qual a força que dirige sua vida?
Neste exato momento, você pode estar sendo dirigido por um problema, por pressão ou por um prazo limitado. Você pode estar sendo dirigido por uma lembrança dolorosa, um temor pungente ou uma crença inconsciente.
Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo, vejamos 5 coisas mais comuns:

1.             - Muitos são dirigidos pela culpa
Tais pessoas passam a vida inteira fugindo do remorso e ocultando sua vergonha. Pessoas dirigidas pela culpa são manipuladas por suas lembranças. Elas permitem que seu passado controle seu futuro. Elas freqüentemente culpam a si mesmas por sabotarem o próprio sucesso.
Exemplo Bíblico de Caim
Quando Caim pecou, sua culpa o fez cair da presença de Deus, e Deus disse: Você será um fugitivo errante pelo mundo.
                Isso descreve a maioria das pessoas hoje em dia — perambulando pela vida, sem propósito. Somos produto de nosso passado, mas não temos de ser prisioneiro dele.

O propósito de Deus não é restringido pelo seu passado.
-Ele tornou um assassino chamado Moisés em um líder.
-Um covarde chamado Gideão em um corajoso herói.
-Davi um jovem desprezado pela família, adultero, assassino... Em um grande rei.

Deus pode fazer coisas maravilhosas com o resto de sua vida.
Deus é especialista em dar às pessoas um novo começo. A Bíblia diz: Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos!

1.2 - Muitos são dirigidos pelo rancor e pela raiva
Eles se apegam a mágoas, sem jamais superá-las. Em vez de aliviarem sua dor através do perdão, revivem-na de contínuo em sua mente. Algumas pessoas dirigidas pelo rancor “se fecham” e interiorizam sua raiva, enquanto outras “explodem” sobre os outros.

Ambas as reações são perniciosas e não trazem nenhum benefício.
O rancor sempre machuca mais a você que a pessoa que trouxe tal indignação. Enquanto aquele que o ofendeu provavelmente esqueceu o insulto e seguiu com sua vida, você continua angustiado em sua dor, perpetuando o passado.

Os que o magoaram no passado não podem continuar a magoá-lo, a menos que você se agarre à dor através do rancor. O que passou, passou! Nada poderá mudar o passado. Você apenas machuca a si mesmo com sua amargura. Para seu próprio bem, aprenda com o passado e então afaste-se dele.
A Bíblia diz: Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte.

1.3 - Muitos são dirigidos pelo medo
Todos possuem medo, a diferença é que não deixar o medo limitar a sua vida.
Estudiosos afirmam que 80% dos nossos medos nunca acontecerão...
Ex: Parte boa do medo. Só morre afogado quem não tem medo de água.

Seus temores são provavelmente o resultado de experiências traumáticas e de expectativas ilusórias, do crescimento em um lar extremamente severo ou mesmo de predisposição genética.
Independentemente do que tenha causado tal situação, pessoas dirigidas pelo medo com freqüência perdem grandes oportunidades por terem medo de correr riscos. Em vez disso, elas se comportam de maneira cautelosa, evitando riscos e tentando manter a situação vigente.

O medo é a auto-imposição de um cárcere, que o impedirá de se tornar o que Deus pretende que você seja. Você tem de agir contra isso, com as armas da fé e do amor. A Bíblia diz: No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

1.4 - Muitos são dirigidos pelo materialismo
Seu desejo de adquirir se torna o único objetivo na vida. O impulso de sempre querer mais se baseia no conceito errado:
-Ter mais o tornará mais feliz;
-Ter mais o tornará mais importante;
-E ter mais o tornará mais protegido.
Mas os três pensamentos são falsos. Posses somente trazem felicidade temporária.
Uma vez que as coisas não se modificam, acabamos nos entediando e então passamos a desejar modelos mais novos, maiores e melhores.

Também é um mito a concepção de que, quanto mais possuir, mais importante serei”.
Autoestima e patrimônio não são a mesma coisa. Seu valor não é determinado pelas suas posses, e Deus deixa claro que as coisas mais valiosas da vida não são os bens!

O mito mais freqüente a respeito do dinheiro é o que diz que, quanto mais dinheiro se tem, mais protegido se está. Isso não é verdade. Riquezas podem ser perdidas em um piscar de olhos, em virtude de uma enorme quantidade de fatores incontroláveis. A verdadeira proteçãopode ser achada naquilo que nunca poderão tomar de vocêseu relacionamento com Deus.

1.5 - Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação
Eles permitem que as expectativas dos pais, esposas, filhos, professores ou amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com o que os outros poderiam pensar. Infelizmente, os que seguem a multidão acabam normalmente perdidos nela.

Não conheço todas as chaves do sucesso, mas uma chave para o fracasso é tentar agradar a todos.
Ser controlado pelas opiniões dos outros é uma forma segura de deixar de lado os propósitos de Deus para sua vida. Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores.
Existem outras influências que podem dirigir sua vida, mas todas levam ao mesmo impasse: potencial não-aproveitado, estresse desnecessário e uma vida não-realizada.

Esta mensagem mostrará como ter uma vida dirigida por propósitos — uma vida guiada, controlada e direcionada pelos propósitos de Deus.
Nada é mais importante do que conhecer os propósitos de Deus para sua vida, e nada pode compensar o prejuízo de não conhecê-los: nem o sucesso, nem as riquezas, nem a fama, nem os prazeres.

Sem um propósito, a vida é um movimento sem sentido, uma atividade sem direção e acontecimentos sem motivo. Sem um propósito, a vida é trivial, mesquinha e inútil.

Compartilhando a Palavra
1.Segundo a palavra ministrada, algum desses exemplos citados, Dirige a sua vida???
2.O que tem dirigido a sua vida nesses últimos dias? Compartilhe.

3.Com suas palavras explique o que é ser dirigido por algo???

Nenhum comentário:

Postar um comentário