terça-feira, 27 de maio de 2014

REJEITANDO AS PROPOSTAS DE FARAÓ

Texto: Êxodo 8:25-28
Introdução: Na Palavra de Deus existem algumas alegorias que mostram as realidades espirituais. Uma delas encontra-se no Livro de Êxodo. O povo de Deus foi escravizado no Egito, por Faraó, durante muitos anos. Faraó é um símbolo do diabo, e o Egito é um símbolo do mundo. Todos nós no passado, fomos escravos de “Faraó”, no mundo. Éramos escravos da bebida, das drogas, do sexo, do dinheiro e enfim, de todo tipo de pecado. Mas um dia, Deus mandou Moises a Faraó, com a seguinte ordem: “Deixa meu povo ir” (Moisés, simboliza Jesus).

FARAÓ NÃO QUERIA LIBERTAR O POVO DE ISRAEL
Deus disse a Moisés que ordenasse Faraó para libertar o povo de Israel. Faraó, entretanto, não tinha a intenção de fazê-lo. Em cada um dos encontros que se seguiram, Faraó mostrou-se irredutível, mas o que ele queria mesmo era negociar com Moisés, e sempre acabava fazendo pequenas concessões.
Hoje, todos nós também lidamos com Faraó (o diabo). E o que Deus espera de nós é que ordenemos o inimigo a cumprir a vontade do Senhor.

a) De início, o monarca egípcio não deu crédito à Palavra do Senhor (Êx 5:2): Os novos convertidos são os que mais vivem, na prática, essas experiências. Depois da conversão, parece que as coisas tornam-se piores do que antes. A situação financeira, familiar ou profissional, parece ficar de pernas para o ar. Mas não se preocupe; é o diabo esperneando porque alguém escapou do controle dele.

b) Em seguida, Faraó acusou os filhos de Israel de estarem ociosos (Êx 5:8): Quando nos decidimos por Cristo, o mundo também nos acusa de ociosidade. “Gente ociosa” - dizem maldosamente nossos acusadores – “é que tem tempo de sobra para participar de reuniões de estudos bíblicos e de oração, encontros, seminários…” Alguns chegam a dizer que todo crente é preguiçoso.

c) E, por último, o imperador egípcio tentou induzi-los a crer que as palavras de Moisés eram palavras vãs e mentirosas (Êx 5:9): O propósito de Faraó é impedir que as pessoas ouçam a Palavra de Deus. Ele sabe que a Palavra tem o poder de transformar vidas. Como resultado de tudo isso, a vida do povo de Israel tornou-se muito mais atribulada.

AS 4 PROPOSTAS DE FARAÓ
1 – Sirvam ao seu Deus no Egito  (Êx 8:25-27): 
A primeira proposta de Faraó sugeria que o povo servisse a Deus, desde que não deixasse o Egito. O nosso adversário, no mundo espiritual, não se importa quando servimos a Deus no “Egito”. Entretanto, essa política de boa vizinhança entre a Casa de Deus e o “mundo” tem sérias implicações:
Em primeiro lugar, cria o perigosíssimo precedente de que, para servir a Deus, não precisamos da Igreja. O inimigo usa até mesmo as pessoas para nos convencerem de que podemos servir a Deus em nossa casa, sem nenhum prejuízo à nossa fé ou vida espiritual.
Em segundo lugar, estabelece o conceito de que, ao mesmo tempo, podemos servir a Deus e ao “mundo”. Não precisa haver separação nem diferença alguma. Em terceiro lugar essa política de boa vizinhança entre a Casa de Deus e o mundo, fortalece a visão de que a Igreja é simplesmente uma prestadora de serviços espirituais.

2 – Sirvam ao seu Deus fora do Egito, mas não muito longe (Êx 8:28): 
Apesar de gostarmos muito da palavra equilíbrio, não podemos esquecer que mornidão nada mais é que equilíbrio térmico, ou seja: um pouco de água fria com um pouco de água quente. O problema é que água morna (crente morno) produz náuseas em Deus (Ap 3.16).Precisamos chegar ao nosso destino final, na oração, nos dons, na Palavra, no evangelismo, no poder do Espírito Santo. Ainda é tempo de renunciar à mornidão de um cristianismo apenas de aparência, quando no íntimo subjaz o desejo de agradar o mundo.

3 – Sirvam ao seu Deus, mas deixem a família fora disso (Êx 10:7-10): 
Caso falhem as artimanhas de “Faraó” para nos impedir de sair do “Egito”, certamente ele apelará para a intimidação, através de ameaças à nossa família, Ele não se “opõe” a que sirva a Deus, desde que deixe para trás filhos e cônjuge. Precisamos fazer nossas as palavras de Josué, que “eu minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Infelizmente, muitos irmãos têm deixado o diabo roubar-lhes os próprios filhos. Precisamos parar de barganhar com Faraó, e posicionar-nos para lutar e defender o nosso direito de servir a Deus com a nossa família, sem ingerência alguma do diabo. Precisamos lançar-nos aos pés do Senhor e dizer com ousadia: “Ou Deus faz, ou eu morro, mas a minha família servirá ao Senhor”.

4 –SIRVAM AO SEU DEUS, MAS DEIXEM OS SEUS BENS FORA DISSO (Êx 10:24):  
Não precisamos negociar coisa alguma com “Faraó”, Você não precisa aceitar a ideia de que Deus quer a pobreza e a miséria para você.  ”Faraó” fez tudo para impedir que o povo levasse seus bens, mas Deus não lho permitiu. (Êx 12:35-36). Quando entregamos nossas ofertas, destronamos “Faraó”, E o mais importante: abrimos as portas para que a bênção financeira venha sobre nós. Analisando as propostas de Faraó, descobrimos que o inimigo sempre cede – aos poucos, mas cede. Por isso, precisamos permanecer na posição correta e tomar cada parte da
herança que nos pertence. Portanto: pare de negociar com “Faraó”; não aceite nenhuma de suas propostas.

Compartilhando a Palavra
1.         Você tem lutado contra alguma dessas propostas de “Faraó”? Qual?
2.         Compartilhe as vitórias que Deus tem dado a você sobre as propostas de “Faraó”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário