quarta-feira, 11 de junho de 2014

O VALOR DE CONGREGARMOS

Textos: Hb. 10:19-25 " 19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo- nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. 23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. 24 Consideremo- nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. 25 Não deixemos de congregar- nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima."

Mt18: 20 “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”.
Introdução
Este terreno fértil inclui não só uma boa disposição interior, mas também um ambiente favorável.Quando nos reunimos como Igreja o ambiente Quando levamos a vida espiritual a sério, somos responsáveis por criar um ambiente para que a mesma possa crescer e amadurecer.
se torna favorável, então é possível à semente de mostarda que Deus semeou em nós, crescer até atingir as dimensões de uma grande planta.

1. PORQUE É IMPORTANTE CONGREGARMOS?
Em nossos dias é muito comum considerar a participação do culto como algo secundário e até mesmo desnecessário para a vida cristã. Porém, os primeiros cristãos, não viviam desta forma, pois entendiam a importância de estarem reunidos, sabiam que quando se reuniam um grande poder espiritual era liberado At. 2.46 “diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração”  e 5.42 “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo”
Podemos analisar nosso maior exemplo Jesus, que não abria mão de estar semanalmente com os outros irmãos na sinagoga Lc. 4.16-21.
Se desejarmos experimentar mais de Deus, precisamos caminhar com pessoas que têm experiências com Deus, pois estas são como um canal, ou um meio, para mantermos Deus como foco de nossa vida.

2. PORQUE ALGUNS IRMÃOS NÃO VALORIZAM AS REUNIÕES? Hb. 10.25.
Muitos estão enfraquecidos e impedidos de se locomoverem, mas as grandes maiorias possuem outros “motivos” que aos olhos do Senhor são reprováveis.
Uma das piores atitudes que podemos ter contra o Senhor Deus é deixá-lo em posição secundária, colocando-o em segundo plano em nossas vidas, como a falta de tempo, a preguiça, a presunção, o mundanismo e o cansaço, etc…

3. QUAIS SÃO OS PREJUÍZOS POR NÃO CONGREGARMOS?
Deus realmente se manifesta em vários lugares, porém há manifestações de Deus que só estarão disponíveis para nós ao nos reunirmos com outros.
Da mesma forma que o Senhor deseja que recebamos sua Presença e unção, quando deixamos de estar em sua vontade, e no lugar determinado para nós, deixamos de receber aquilo que havia de ser derramado naquele momento. Alguns prejuízos que temos ao deixarmos de congregar:
Perda da intimidade com Deus; perda de benção espiritual; sentimento de culpa, (pois sabemos que deveríamos estar lá reunidos); Perda do fervor espiritual.

4. QUAIS SÃO AS BENÇÃOS PROMETIDAS AOS QUE CONGREGAM?
Ao nos reunirmos, há uma medida maior da presença de Deus, por isso, devemos sempre buscá-lo com outros irmãos e não apenas individualmente: como por exemplo: a graça coletiva é liberada; a proteção espiritual; o poder é liberado.

CONCLUSÃO
Há uma realidade que diz que um cavalo ao puxar uma carroça, pode trazer consigo uma tonelada, mas quando se une a mais um cavalo, conseguem puxar quase cinco toneladas. Daí pode ver de uma maneira mais ampla, a força que passamos a ter ao nos unirmos.
Precisamos nos reunir e buscar uma sinergia, para que possamos viver o que diz a Palavra em Dt. 32.30 , que “um pode perseguir mil, mas dois juntos dez mil”. Isso não é maravilhoso?
Hoje Deus está ainda recrutando pessoas para o Seu exército. Você consegue reconhecer o valor que obtemos ao nos reunirmos? Em algum momento você já recebeu socorro da parte de Deus, ao reunir-se com o corpo de Cristo? Existe algum empecilho que você precisa vencer para poder estar em maior unidade com a igreja? Aceite como verdade o que diz o Salmos 133:1 “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!”

Compartilhando a Palavra
1.Você já teve algum tipo de prejuízo por deixar de congregar (cultuar)? Compartilhe.
2.Existe algum motivo, que as vezes lhe impede de congregar(cultuar)? Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário