quarta-feira, 30 de julho de 2014

A CRISE ESPIRITUAL DO CRENTE

Texto: I Reis 19: 1 a 21
Introdução: Devido a tantos problemas que enfrentamos no dia a dia, somos levados a pensar na possibilidade de uma vida sem problemas, sem doenças, sem miséria, enfim, sem crises. Quem não gostaria de viver isento de qualquer dessas dificuldades? Qualquer um de nós! É nesse anseio humano que entra a teologia da prosperidade, usada em muitas Igrejas como pregação principal. Esses líderes prometem para seus fiéis uma vida sem problemas. A pregação gira em torno da solução e cura de todos os problemas. É só aceitar a Cristo e tudo está resolvido, as enfermidades serão curadas, o dinheiro jamais faltará no bolso, e andar a pé nunca mais, pagar aluguel de jeito nenhum.

Esse evangelho é diferente do evangelho que eu conheço, o evangelho de Jesus Cristo. Lamentamos o número de pessoas que vão à Igreja atrás da prosperidade material, não tem qualquer interesse pela vida espiritual. As pessoas estão querendo monopolizar Deus, dando ordens a Deus. O Deus que eu conheço é soberano, é Senhor sobre minha vida, Ele manda e eu obedeço. Não sou eu que mando para Ele obedecer. Não estou dizendo que Deus não abençoa, pois me considero grandemente abençoado por Ele. As crises também contribuem para o nosso bem.

Queremos que todos os crentes entendam, que as crises na vida sempre existiram desde que há mundo. Enquanto houver vida estamos sujeitos a problemas e crises. Tiago nos lembra que não há super-crente e diz: “Elias era homem sujeito as mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e meio não choveu sobre a terra” Tg. 5:17. Se não reconhecermos nossas limitações, teremos que viver nossas frustrações.
Quando acreditamos que o crente não fica doente, não peca, não tem falta de dinheiro, não tem problemas no lar, etc; entramos pelo caminho errado e viveremos uma vida de constantes decepções e até dúvidas sobre Deus.
Os que foram mais poderosos em suas vidas espirituais também enfrentaram momentos de grandes crises e desespero; alguns chegaram a pedir a Deus a morte, como no caso de Elias.
Jesus passou por momentos de agonia
: “Ele tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e começou a ter pavor e a angustiar-se. E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até a morte.” Mc. 14:33 e 34.
Vamos analisar a crise espiritual de Elias, e descobriremos quando e por quê um crente tem crise espiritual.
I- A crise espiritual do crente é ocasionada pelo esquecimento de sua vivência com Deus.
Muitas vezes esquecemos daqueles momentos gostosos que passamos na presença de Deus, esquecemos das orações respondidas, esquecemos das bênçãos recebidas; e achamos que estamos sozinhos em nossa jornada, que ninguém mais está preocupado conosco, e o desânimo toma conta de nossa vida.
Deus nos atendeu tantas vezes, mas quando uma vez responde não a um pedido que lhe fazemos nos sentimos desamparados. Isso é ingratidão! É uma atitude que precisa mudar em nossa vida; pois já chega de viver uma vida espiritual medíocre, precisamos abandonar a vida infantil e crescer espiritualmente. Quando uma criança pede algo a seus pais, e que recebe um não, fica censurando-os, achando que é falta de amor só porque não puderam satisfazer um de seus desejos. Mas o adulto é diferente, ele procura analisar o porquê daquela resposta.
Precisamos reconhecer que muitas de nossas atitudes são infantis em relação a Deus, pois muitas vezes somos incompreensíveis à forma que Deus age conosco, e não aceitamos quando Ele não satisfaz nossos desejos ou interesses.
Foi esse um dos motivos que levou Elias a ter crise em sua vida espiritual.
Achou que por ser um profeta zeloso estaria isento de problemas.
“ELE MESMO, porém, foi ao deserto, caminho de um dia; chegou, e assentou-se debaixo de um zimbro e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor. Toma agora a minha vida, pois não sou melhor que os meus pais, ….tenho sido zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos. Os filhos de Israel deixaram tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Só eu fiquei, e agora estão tentando matar-me também”. V.4 e 10.
Ele não estava entendendo porque aquela perseguição, uma vez que era um profeta zeloso.
Achava, em outras palavras, que a perseguição que estava passando não era justa.
Quando uma pessoa acha que pode estar isenta de problemas porque é crente, entra em crise espiritual quando aparecem as primeiras dificuldades. A falta de vivência com Deus é o motivo de entender errado a vida cristã. Muitos “crentes” só estão em busca de bênçãos, acham que Deus tem obrigação de resolver todos os problemas, e quando isso não acontece entram em crise. Não podemos esquecer nossa comunhão com Deus, pois quando ela falta perdemos a noção das coisas e invertemos os princípios e valores.

II- A crise espiritual do crente é ampliada quando perde o senso de história.
Este é um ponto muito importante em nossa vida. A história faz parte de nosso viver, e, não podemos esquecer de tudo quanto Deus já fez. Quando Elias por um momento esqueceu da história e de sua própria história, sua crise foi ampliada.
Precisamos olhar para trás e reconhecer a ação de Deus em nossas vidas. Como era minha vida antes de conhecer a Jesus? Como era sua vida? Você gostaria de voltar a ser o que era? Duvido que alguém que tenha experimentado o Dom de Deus queira voltar a trás! Ao contrário, considera como lixo sua vida anterior. Uma pessoa consciente só troca algo por outro melhor. Ninguém trocaria sua casa ou apartamento por um barraco na favela. Uma pessoa em sã consciência nunca deixaria a luz pelas trevas ou Cristo por belzebu, ou o céu pelo inferno, a alegria de Cristo pela alegria deste mundo. Quando o pródigo deixou seu lar para ir pelo mundo dos prazeres o fez em estado de loucura, por isso a Bíblia diz que depois
“caindo em si”, voltando a sanidade, também voltou para casa.
Quando olhamos ao passado, valorizamos o presente e agradecemos tudo que o Senhor tem feito por nós. Quantos livramentos! Quantas bênçãos! Quanta alegria no Senhor!
Quem não fica emocionado ao ler a história de José no Egito? De Moisés à frente do povo de Israel? De Josué na conquista de Canaã? De Sansão como Juiz de Israel? De Elias como profeta do Senhor? De Paulo? João? A história da Igreja Primitiva? Os mártires do coliseu Romano? A história acende em nós a fé. Mas estes homens da história nunca estiveram isentos do pecado, sofrimento, cadeias e até martírio. Eles nunca reclamaram do Senhor porque tiveram que passar por tantas provações. Será que não havia teologia da prosperidade ou foi Deus que mudou? Ou este povo não sabia monopolizar Deus?
Muitos crentes estão perdendo o senso de história, porque abandonaram o estudo da Bíblia e a oração. E como consequência disso têm um conceito errado de Deus, pouco sabem de Seu poder e por isso facilmente entram em crise espiritual. Passam um período na Igreja e outro no mundo.
Elias havia esquecido por um momento de tudo quanto Deus havia realizado em sua vida e por seu intermédio.
O capitulo 17 registra fatos importantes ocorridos em sua vivência com Deus:
►Elias orou para não chover, e por três anos e meio não choveu. Tiago 5:17 e I Rs. 17:1
►Foi para o deserto e ali os corvos o alimentaram I Reis 17:6
►A panela e a botija não secaram enquanto Elias estava na casa I Reis 17:16
►Ressuscitou o filho da viúva I Reis 17:21 e 22
►No início do capitulo 18 Elias enfrentou 450 profetas de baal e desceu fogo do céu.
►Subiu no monte Carmelo e pediu chuva e choveu.


É simplesmente incrível que depois de tantas coisas miraculosas, o homem de Deus entre em crise espiritual, e fuja de Jezabel, que o ameaçou de morte. Confiou em Deus para tantas coisas, mas agora faltava-lhe a confiança. Esqueceu de tudo que o Senhor havia realizado por seu intermédio. Por isso quando perdemos o senso da história, a crise espiritual se amplia.

III- A crise espiritual do crente é superada quando ele ouve a voz de DEUS.
Depois de tanto sofrimento, de ter fugido para o deserto, de pedir ao Senhor a morte; chega a solução para seu momento de crise. Andou 40 dias e 40 noites e chegou no monte Horebe, o monte de Deus. Entrou numa caverna, onde passou a noite. Então lhe veio a palavra do Senhor dizendo: “Que fazes aqui Elias?” Ele respondeu tentando justificar e dizendo que era muito zeloso, e que os filhos de Israel haviam deixado a aliança, haviam derrubado o altar e matado os profetas a espada e que agora tentavam mata-lo também. I Rs. 19:8-10.
Elias estava tentando justificar sua crise, culpando os outros. Em nenhum momento admitiu seu erro. Havia deixado de confiar em Deus, faltou-lhe a fé por um momento.
Deus mandou que Elias saísse da caverna; pois enquanto estava na caverna só via a si próprio. Mas quando saiu, Deus falou com ele, e ele ouviu a voz de Deus:
“Disse-lhe o Senhor: Vem para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor, pois Ele vai passar. Então um grande e forte vento fendeu os montes e despedaçou as penhas, porém o Senhor não estava no vento. Depois do vento, um terremoto; porém o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo, uma voz calma e suave. E ouvindo-a Elias, envolveu o rosto na capa e saindo pôs-se à entrada da caverna. Então lhe veio uma voz que dizia: Que fazes aqui Elias? Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco. I Reis 19:11 a 15.”

Volta para o lugar de onde você veio. Você andou pelo “teu” caminho, precisas andar pelo MEU caminho. Você perdeu todos estes dias da tua vida porque andou em direção errada, pensou de forma errada, agiu de forma errada, e agora está culpando os outros pelo teu erro.
Agora volta para o lugar de onde viste! A partir do momento que ele ouviu a voz de Deus, acabou a crise; tudo voltou ao normal.
Se você estiver passando por algum momento de crise, é hora de parar e ouvir a voz de Deus, pois Ele quer falar ao teu coração. Ele quer te mostrar quando você errou; Ele deseja que você volte para o lugar de onde saiu. Deus deseja que você volte para o primeiro amor; nos exorta a refazer o nosso caminho. A única pessoa que tem culpa de tua crise espiritual é você mesmo. Você parou de ouvir a voz de Deus para ouvir a voz de Jezabel (símbolo das pessoas deste mundo).
Depois começa se esconder de Deus e da Igreja nas cavernas da vida. Mas Deus lhe chama para fora e te manda retornar ao teu primeiro amor, te manda ouvir sua voz (ler sua palavra e orar).

Conclusão: 
Precisamos de sabedoria para enfrentar qualquer crise espiritual e entender que a crise acontece quando esquecemos nossa comunhão com o Senhor, nossa vivência com DEUS. Não vale a pena andar sozinho. A crise espiritual é ampliada quando esquecemos de tudo que Deus tem feito por nós e através de nós; quando perdemos o senso de história. Mas a crise é superada quando paramos para ouvir a voz de DEUS, quando permitimos que Ele fale ao nosso coração com voz mansa e suave. Isso acontece quando paramos em sua presença através de nosso a sós com Ele

Compartilhando a palavra
1.Você já viveu ou tem vivido uma crise espiritual em sua vida, e como você reagiu ou tem reagido?
2.Na sua opinião diante de uma crise espiritual, como o crente deve reagir?

quarta-feira, 23 de julho de 2014

O PERIGO DAS NOSSAS ESCOLHAS

Texto: Gênesis 13:1-13
1 Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele. 2 Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro. 3 Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai, 4 até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do SENHOR. 5 Ló, que ia com Abrão, também tinha rebanhos, gado e tendas. 6 E a terra não podia sustentá- los, para que habitassem juntos, porque eram muitos os seus bens; de sorte que não podiam habitar um na companhia do outro. 7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra. 8 Disse Abrão a Ló:Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. 9 Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço- te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda. 10 Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. 11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram- se um do outro. 12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR.

Voce ja fez alguma escolha que mudou a sua vida?
Todos os dias fazemos escolhas.

Ao meditar na história de Ló descrita na bíblia, Mais uma vez pude perceber a necessidade que temos de esforça-nos para fazermos as escolhas certas, até porque como disse sabiamente Pablo Neruda: Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”.

A vida realmente é feita se escolhas e é claro que o nosso objetivo principal é fazer escolhas que nos deixem felizes ou que nos permitam alcançar a tal almejada “felicidade”. Como já sabemos a importância que elas têm, por que não cuidarmos para fazermos sempre escolhas que nos trazem consequências positivas?
 Temos plena convicção de que fazer certas escolhas não é nada fácil, porém se abrirmos a mente veremos que algumas delas, por mais difíceis que pareçam ser no momento, podem nos fazer evitar uma série de problemas futuros.   
Os pastores de Ló, não estavam se relacionando bem com os pastores do seu tio Abraão. Abrão entende que é hora de ambos se separarem, uma escolha sábia, dada a situação atual. De acordo o andar da carruagem uma separação seria inevitável, então o mais adequado era fazer com que a mesma ocorresse de forma passiva, evitando brigas e confusões vindouras. Acreditamos que para Abraão tomar aquela decisão não foi nada fácil, no entanto, analisando a situação como um todo, ele sabia que a separação era inevitável. Abraão tinha apenas duas escolhas, separar por bem ou separar por mal. Ele fez uma escolha sábia.
PRIMEIRO APRENDIZADO: ESCOLHAS SÁBIAS EVITAM PERDA DE TEMPO.
Olhe a situação como um todo e não se coloque na posição de super-homem, até porque é preciso lembrar que algumas coisas não estão sobre o nosso controle. Não podemos controlar tudo, muito menos às pessoas. Visualize a situação atual e faça uma previsão de como a mesma estará daqui a cinco anos. Dependendo de como vemos as coisas, podemos perder cinco anos da nossa vida, para fazer uma escolha, que pode ser feita no momento presente nos proporcionando os mesmos resultados.
Abraão dá a Ló a oportunidade de escolher o caminho por onde seguir, de forma que ele seguiria o caminho contrário. Ló então olha para a campina do Jordão e se encanta pelas terras, armando as suas tendas até Sodoma. Mesmo sabendo que os homens daquele lugar eram maus e pecadores contra Deus, Ló opta por Sodoma.
SEGUNDO APRENDIZADO: NÃO SE ILUDA COM AS APARÊNCIAS.
Vs 11,12 e 13  Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor.

Ló na sua visão havia feito a melhor escolha, optou por uma terra que facilmente poderia dar o sustento tanto para ele e sua família, como para os seus pastores e animais. Diferente de alguns espias, enviados por Moisés para Canaã que só analisaram o lado negativo da terra, Ló simplesmente se deteve ao lado positivo de Sodoma.
Antes de fazer qualquer escolha é preciso de antemão fazer uma análise de toda a situação, afinal de contas, tudo nesta vida, tem o lado positivo e o lado negativo. Cabe a nós pesarmos na balança e ver se realmente determinada escolha vale à pena. Não podemos nos iludir com as aparências, até porque, nem tudo que parece é. Nós seres humanos somos facilmente enganados por caminhos que nos aparenta serem mais curtos e mais fáceis. Atalhos são perigosos, principalmente porque dificilmente aparecem nos mapas.
O clamor contra Sodoma cresceu e Deus resolveu destruir aquele lugar. E Ló e toda a sua família iriam ser destruídos juntos, mas Abraão intercede por ele e Deus decide livrá-lo.
TERCEIRO APRENDIZADO: ESCOLHAS ERRADAS NOS LEVAM A ESTAR EM LUGARES ERRADOS, EM MOMENTOS ERRADOS E COM AS PESSOAS ERRADAS.
Ló fez uma escolha e sua escolha colocou a vida dele e de toda a sua família em risco. Deus iria destruir aquele lugar por um motivo, e Ló iria ser destruído junto, tudo porque simplesmente estava no lugar errado, na hora errada, com as pessoas erradas.
É preciso saber bem, quem são as pessoas as quais decidimos nos associar, pois talvez as mesmas possam estar sentenciadas ao fracasso e a mesma sentença pode recair sobre nós, não por merecimento é claro, mas simplesmente pela nossa decisão de acompanhá-las.
Deus tem lindos projetos para mim e para você, o que devemos fazer é ter bastante cuidado com quem incluímos nestes projetos. Deus pode aprovar o nosso projeto, no entanto pode reprovar os nossos sócios.
ULTIMO APRENDIZADO OU A COLHEITA DAQUELES QUE FAZEM AS SUAS ESCOLHAS DEBAIXO DA VONTADE DE DEUS
Vs 14-17
 E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada. Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.

 Compartilhando a Palavra
1. Você já fez alguma escolha que mudou a sua vida? Compartilhe.
2.Existe alguma escolha que você fez em sua vida que ouve arrependimento? Compartilhe.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

A GRAÇA DE DEUS NA VIDA DO DISCÍPULO E NA VIDA DE UM SERVO

Mateus 17-14.21
14. E, quando chegaram à multidão, aproximando-se lhe um homem, pondo-se de joelho diante dele e dizendo:15. Senhor, tem de misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e, muitas vezes na água.16.  E trouxe-se aos teus discípulos e não puderam cura-lo. 17. E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! ate quando estarei eu convosco e até quando vós sofrerei? Trazei-mo aqui. 18. E repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele; e, desde aquela hora, o menino sarou. 19. Então os discípulos aproximando-se de Jesus em particular, disseram: porque não podemos nós expulsa-lo? 20. E Jesus lhes disse: por causa da vossa pequena fé, porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: passe daqui para acolá – e há de passar; e nada vos será possível. 21. Mas está casta de demônios não se expulsa senão pela oração e jejum.

Porque Jesus chamo de geração incrédula por causa de tanto tempo que os discípulos andavam juntos com Jesus e não faziam nada, esperava que Jesus fizesse mais os discípulo não queria fazer nada.
16. E trouxe aos teus discípulos e não podem curá-lo.
Porque os discípulos não podem curá-lo porque não tinha o espírito santo.
17. E Jesus respondendo disse a geração incrédula e perversa!
Ate quando estarei eu convosco e ate quando vos sofrerei? Trazendo aqui.
Quando Jesus falou esta palavra ele quis dizer que se prepare que vai chegar uma hora que eu não estou mais aqui.
18. E repreendeu Jesus o demônio que saiu dele e desde aquela hora o menino sarou.
A preocupação dos discípulos foi que em uma só palavra o Jesus expulsou o demônio.19. Então os discípulos aproximando-se de Jesus em particular; disseram: Porque não podemos nós expulsa-lo?
Vamos vê que eles chamar Jesus em particular disseram porque não podemos, Jesus disse por causa da vossa pequena fé. 20. E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pequena fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte; Passa daqui para acolá é há de passar; e nada vos será possível.
Os discípulos não oravam e nem jejuavam.
21. Mais esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.
O que Jesus quis dizer para os discípulos vocês precisam de preparação.

Mateus 15-22,23,
VEJA BEM QUE DISCIPULO NÃO É SERVO.
1 tópico
22. E eis que uma mulher Cananéia, provida daquelas cercanias, Clamava, dizendo; Senhor Filho de Davi tem compaixão de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. 23. Mais ele não lhe respondeu palavra. E os discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo; despede-a que vem gritando atrás de nós. 

MATEUS 9;14-15
VEJA BEM QUE DISCIPULO NÃO É SERVO, POR ISSO NÃO QUER PAGAR O PREÇO.
2 tópico
14. Então vieram ter com ele os discípulo de João, perguntando; que é que nos e os fariseus jejuamos, mais os teus discípulos não jejuam. 15. Respondeu-lhes Jesus: pode porventura ficar triste os convidados ás núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias verão, porem, em que lhes será tirado o noivo e então hão de jejuar.

Atos 12.1-2
3 tópico
VEJA BEM A VIDA DE UM SERVO, DAR A VIDA PELO O EVANGELHO E A PALAVRA DE DEUS.
1. Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
2. E matou á espada Tiago, irmão de João.

LUCAS 18.37-40
4 topico
37-  E disseram-lhe que Jesus, o Nazareno, passava. 38.  Então, clamou, dizendo: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! 39. E os que iam passando repreendiam-no para que se clamasse; Filho de Davi tem misericórdia de mim! 40. Então, Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe 41. Dizendo: QUE QUERES QUE TE FAÇA? e ele disse: Senhor, que eu veja.
42. E Jesus lhe disse: VÊ, A TUA FÉ TE SALVOU.

LUCAS 19.8-9
5 topico
8. E, levantando-se Zaquel, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. 9. E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa pois também este é filho de Abraão.
                             
CONCLUSÃO
SE NÓS COMO DISCIPILO DO SENHOR, NÃO PODEMOS ACEITAR SER SÓ DISCIPULO E SIM SERVOS PORQUE O SERVO AMA A VIDA DOS PECADORES NÃO SÓ DAQUELES QUE ESTA NO CAMINHO DO SENHOR MAIS SIM DAQUELES QUE SOFRE QUE PERECE ESSE É O DEVER DO SERVO DE AMAR O PROXIMO COMO A NOS MESMO ESSE FOI O PAPEL DE JESUS NA TERRA ASSIM COMO JESUS NOS AMOU NÓS TAMBÉM DEVEREMOS AMAR.
 
Compartilhando a Palavra
1-  O que você tem feito para agradar ao senhor, ser servo ou discípulo?
2-  Você já discípulou alguém da forma que agrada ao senhor? compartilhe.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A QUEM PERTENCE O NOSSO CORAÇÃO?

Texto: Ezequiel 36:26
Dar- vos- ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
Introdução
Vivemos em uma geração endurecida em seu coração.
Geração que esqueceu das promessas do Senhor. Imagino como Deus se sente ao ver pessoas como nós, que carregamos o seu Nome, com o coração endurecido, enrijecido como pedra.

Deus tem uma promessa para nós!
Ele irá tirar o coração de pedra e colocar um coração de carne! Ele santificará seu Nome , ainda que o tenhamos profanado.

A promessa diz que Ele nos tomará do meio das gentes e nos fará andar em sua presença! Como podemos andar com o coração endurecido? Nós que caminhamos na presença do Senhor?

Quando as nossas convicções são mais fortes em nós do que a Palavra que o Senhor deseja implantar em nós, nosso coração se torna endurecido.

Eu tinha convicção que iria ser um operador de máquina o resto da minha vida.. Mas não é isto que esta acontecendo !!

Deus esta dizendo eu te chamei pra ser um ministro e você esta convicto que será um empresário.
Então a Palavra não encontra lugar em nossos corações, porque ele se endureceu em suas convicções.

 Como servos do Senhor somos chamados por Ele a quebrantarmos o nosso coração.
Abandonar nossas convicções, que muitas vezes nos afastam e que são verdadeiros argumentos do inferno para nos enfraquecer e nos dividir.

Quando abandonamos nossas convicções e começamos a entender a vontade de Deus comecamos a andar em linha com o Senhor .

A QUEM PERTENCE O MEU CORAÇÃO?
O nosso coracão pertence a Deus quando..
1- Voce  BUSCA AO SENHOR, POIS AQUELE QUE BUSCA DEUS REPONDE AO SEU CLAMOR
(Jr 29:13) “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”.
 Não adianta, eu falar que meu coração pertence a Deus se eu não o busco com todo meu coração ...
Se você quer atingir o coração de Deus, se você está almejando vitória na sua vida, se você tem um problema, você tem que clamar, você tem que rogar, você tem que buscar de todo o seu coração.

Ou seja, a sua vida ela é preciosa, então derreta o seu coração como cerra diante do teu Deus, rasgue o teu coração na presença do teu Senhor, pois no dia da tua angústia, ele te ouvirá e te responderá.
Veremos alguns exemplos de pessoas que buscaram ao Senhor, que clamaram pela providência de Deus.

Na história da rainha Ester, quando Hamã, resolveu exterminar com todo o povo Judeu, a rainha Ester, deu uma ordem e mandou que todo o povo Judeu, levanta-se um grande clamor em jejum e oração ao Senhor Deus, e foi através deste clamor que eles atingiram o coração de Deus, e o Senhor lhes deu vitória.
A vitória virá, mais Deus exige que você clame, que você busque o seu nome, que você exalte a sua grandeza, e você verá a ação sobre natural do poder de Deus e as mãos do Senhor agindo e operando sobre a tua vida.
Outro exemplo foi na vida de Daniel. (Dn 6: 10) “Daniel, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa, e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalém, três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças , diante do seu Deus, como costumava fazer”.
 No (vs. 22) Daniel, respondeu para o rei Dario: “O meu Deus enviou o seu anjo. E fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele e também contra ti ó rei”.

Você viu a importância de quem busca ao Senhor? Se você não buscar ao Senhor a sua vida continuará numa mesmice, nada dará certo.
 Jesus disse ao seus discípulos: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bete, abrir-se-lhe-á”. (Mt 7:7-8).

Se nesta hora, você buscar ao Senhor, ele vai abrir a porta, porque aquele que pede receber e o que busca encontra.
Então busque ao Senhor, e você vai encontra o teu Senhor de braços aberto, Jesus quer ouvir a sua voz, ele sabe do que você precisa, mais e necessário você buscar.
 Quando você não está se sentindo bem, você procura um médico, e lá, você conta todo o seu problema, tudo o que você está sentindo, da mesma forma, você deve buscar ao Senhor e contar para ele todo o seu problema, toda a sua dor.

(Sl 88:1-3) Ó Senhor, Deus da minha salvação, dia e noite clamo diante de ti. Chegue à tua presença a minha oração, inclina os teus ouvidos ao meu clamor”. Se você buscar ao Senhor, o salmista está dizendo que Deus se inclinara para te ouvir.

2- O nosso coração pertence a Deus quando nós nos entregamos por completo
Romanos 14:8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.

 Será que somos capazes de dar a vida por um filho ou um neto? Existe alguma causa pela qual alguém daria a própria vida?
 Não é fácil, mas é possível.

Milhares de cristãos no primeiro século se sacrificaram pela causa do evangelho e é por isso que o cristianismo chegou até nós.

Qualquer projeto ou causa se estabelece e se consolida se um grupo de pessoas estiver disposto a dar a própria vida por isso.
Dar a própria vida por uma causa é o máximo que uma pessoa pode fazer. Ex.: homens bomba...

Quando os filhos de Deus se levantarem, não tendo a própria vida por preciosa, o reino de Deus se estabelecerá na terra em poucos anos.
Numa escala de valores, que lugar Deus ocupa hoje em nossas vidas?
A resposta a esta pergunta é mais importante do que tudo. Não é difícil descobrir qual o espaço que Deus ocupa em nossos corações.
Procure responder com honestidade a estas perguntas:
  1. Quanto tempo gasta em oração e quanto tempo gasta diante de uma televisão,do face e whatts?
  2. Quanto tempo gasta lendo a bíblia e quanto tempo gasta lendo outros livros?
  3. Seria capaz de deixar a presença de Deus para ver uma partida de futebol?
  4. Com quem parecemos mais?
- Com o fariseu ou com o publicano? Analisar:

O Fariseu
O Publicano
1 – Confia em si mesmo
1 – Confia em Deus
2 – Procurava se promover
2 – Procurava se humilhar
3 – Olhava para si mesmo
3 – Olhava para o céu
4 – Promovia seu nome
4 – Vivia em simplicidade
5 – Orgulhava-se da sua espiritualidade
5 – Sentia-se pequeno diante de Deus
6 – Julgava os pecadores
6 – Julgava a si mesmo
7 – Era muito religioso
7 – Era muito espiritual

O fariseu fazia lindas orações. Tinha o seu relatório na ponta da língua; informava a Deus sobre os seus jejuns e sobre a sua fidelidade nos dízimos; sentia-se melhor do que os outros, etc...
O publicano , não se comparava a ninguém; não tentava impressionar a Deus com suas obras. Confiava unicamente na graça divina. Quando ia orar, humilhava-se...

O evangelho humanista, centralizado no homem tem de ser arrancada de nossos corações.
Nossas orações estão voltadas para nós mesmos: Senhor, cura-me! Liberta-me! Dá-me isso, dá-me aquilo!; Senhor, queremos mais lotes, mais carros, mais luxo; queremos mais tecnologia, mais dinheiro, etc...
Quando Pedro e João foram libertos da prisão –  – Como orou a Igreja?

Atos 4:29 "agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra",

Esta oração deixa claro onde estava o foco daqueles irmãos. O coração deles estava voltado para os interesses do reino de Deus.

 O evangelho era pregado de todo coração e sem limites . Por isso conquistaram o mundo.
Quando buscamos primeiro o reino, ganhamos tudo...
Quando o nosso coração passa a ser propriedade absoluta de Deus, então:

         Temos acesso ao trono – comunhão.
         Ganhamos o que deseja o nosso coração – conquista.
         Recebemos poder espiritual – unção.

Provérbios 23:26 Dá- me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.

Hoje Deus está nos dizendo: “Filho meu, dá-me o Teu coração”.

Compartilhando a Palavra
1.    Você pode afirmar que o teu coração é totalmente do Senhor? Compartilhe.
2.    Existe alguma coisa que sempre quer ocupar o lugar de Deus em seu coração?

terça-feira, 1 de julho de 2014

VIGIANDO A MOTIVAÇÃO DO CORAÇÃO

Texto: Pv 4: 23
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
 Introdução
       Uma das principais estratégias de Satanás é esta, tirar a motivação correta do coração.
       Lembra daqueles irmãos que começaram tão bem, mas com o tempo, veio as decepções, murmuração?
Se tornaram críticos;
Eram consagrados e aos poucos se perderam...
Eram submissos, hoje não são mais...
Eram tão servos e ensináveis...
Eram tão freqüentes na obra de Deus...
“ Como você está por dentro, onde ninguém pode ver?
2 Co 2:11
R. A “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios”.
N.T.L.H “a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele”.
1 Co 10:12
12Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. 13Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Ex: Profeta Samuel quando foi ungir o próximo rei de Israel.
1 Samuel 16.
6 Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. 7. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém eu o SENHOR, o coração

Analisaremos hoje a vida de um homem que não vigiou a motivação do seu coração.
       Muitos só observam o lado ruim desse homem.
Esse homem é Saul
Um homem que começou muito bem, mas terminou de uma maneira terrível.

Algumas qualidades que podemos ver na vida de Saul...
1-) OBEDIÊNCIA- Saul era um jovem obediente ao seu pai assim como Davi obedecia seu pai.   
1 Sm 9:1-4

2-) Saul se preocupava com seu pai, não queria preocupar seu pai.
Vs 5 – Quando entraram na terra de Zufe, Saul disse ao empregado:  Vamos voltar para casa; se não, em vez de se preocupar com as jumentas,
O MEU PAI VAI ACABAR SE PREOCUPANDO COM A GENTE.

3-) Saul não era orgulhoso, ele foi procurar o profeta.
Vs 6 –O empregado respondeu:  Espere. Nesta cidade mora um homem santo que é muito respeitado porque tudo o que ele diz acontece. Vamos falar com ele. Talvez ele possa nos dizer onde podemos encontrar as jumentas.
Vs 9 É uma boa idéia! – respondeu Saul. – Vamos.
Então eles foram à cidade onde o homem santo morava.          

  Rico e orgulhoso, não busca a ninguém.
Ex: Mt 5 “ Bem aventurado os pobres de espírito”

4-) Saul valorizava as coisas de Deus, Saul  tinha o princípio da honra. 
Quantos de nós nem nos importamos com esses princípios de honra e de abençoar. Saul se preocupava.

5-) Saul foi sincero e HUMILDE. Ele não se achou digno.

6- Saul foi ungido e separado por Deus e Deus mudou seu coração.
Cap 10:1 1Samuel tinha levado consigo um frasco de azeite. Ele derramou o azeite na cabeça de Saul, beijou-o e disse: – O Senhor Deus está ungindo você como o chefe do seu povo, o povo de Israel. Você o governará e o livrará de todos os seus inimigos. Esta é a prova de que Deus o escolheu para ser o chefe do seu povo: 6-Então o Espírito do Senhor dominará você, e você vai agir como um profeta junto com eles e ficará uma pessoa diferente.
9- DEUS MUDOU O CORAÇÃO DE SAUL no momento em que ele se despediu de Samuel. E naquele dia aconteceu tudo o que Samuel tinha dito. 10- Quando Saul e o seu empregado chegaram a Gibeá, um grupo de profetas o encontrou. O Espírito de Deus tomou conta de Saul, e ele se juntou a eles, agindo como um profeta (profetizava).
A Bíblia diz que foi Deus que mudou o coração de Saul.

7-) Quando Saul voltou a sua casa, ele não falou nada o que aconteceu com o profeta. Ele foi discreto e humilde.  
Cap 10: 14 a 16
Eu creio que a maioria de nós aqui nesta hora, já iria espalhar para todo mundo que seria o próximo rei, já iria colocar no Facebook para todo mundo ver. Rssssss

8-) Quando foram ungí-lo diante de todo o povo, Saul estava entre as bagagens, possivelmente trabalhando e tímido.
Final Vs 21 Eles o procuraram, porém não puderam achá-lo. 22Então perguntaram a Deus, o Senhor:
– Ainda há mais alguém? – Há, e ele está escondido no meio da bagagem! – respondeu o Senhor.
Assim como Davi, quando o profeta se apresentou aos seus irmãos. Ele estava cuidando das ovelhas de seu pai.
Parece que são esses que Deus escolhe.

9-) Os filhos de Belial, rejeitaram Saul e ele fingiu que não ouviu, pois sabia que ele mesmo não era qualificado, ele dependia de Deus.
Como você se sente quando alguém fala mal de você ou te critica em algo que você faz?
Se você se chateia ou se magoa? Cuidado isso pode ser orgulho.
Saul não se importou por aqueles homens o rejeitarem, pois ele mesmo sabia que não era digno de ser rei.
MAS AOS POUCOS A MOTIVAÇÃO CORRETA DO CORAÇÃO DE SAUL, VAI SE PERDENDO...
Saul que antes obedecia por completo, agora obedece por partes. Samuel deu ordem da parte de Deus de destruir os Amalequitas, tudo até os animais...

SINTOMAS DE UM CORAÇÃO QUE ESTÁ DISFOCADO DA MOTIVAÇÃO CORRETA:
 Vejamos A Decadência de Saúl
1 - Desobediência sutíl as autoridades:
Deus deu uma ordem para destruir Amaleque pelo que fez a Israel, por ter se oposto no caminho, quando Israel subia do Egito. E a sentença de morte veio.
Deus disse vs 3 – “ Vai fere a Amaleque e destrói a tudo que tiver, não poupe a nada”
Mas Saul obedeceu em partes.
1 Sm 15:9
E Saul e o povo pouparam Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram.
Somos uma igreja que presamos o governo plural do presbitério. Cremos sim no princípio da autoridade.
O Senhor tem abençoado o nosso ministério, pois temos seguido uma palavra de governo. Não andamos sozinhos.
Cuidado, pois um dos sintomas de que a pessoa perdeu a motivação correta em Deus é que ela não obedeçe mais por completo. A palavra da autoridade espiritual já não tem mais tanto peso para ela.
Saul nesta altura, já esta mais preocupado com os homens do que a Deus.

2 – Vive de Justificativas:
Saul colocou a culpa nos outros e nas situações , ele culpou o povo (15:20-21);
Quando a pessoa disfoca o seu coração de Deus, ela começa a buscar culpados;  começa a querer se justificar dinte das pessoas e vive a lei da transferÊncia, como Adão.

3 - A pessoa trabalha muito, mas o coração ainda está rebelde.
Para Deus, não é o fazer, mas é como ( coração ) fazer;
Pr. Sílvio
“ No Ministério, o mais importante não é a sua perfomance, mas sim o seu coração”...
1 Sm 15:22-23
Rebelião = Feitiçaria (15:23)
Saul se perdeu de tal modo, que foi parar até num terreiro...
1 Sm 28:6-8

4 - Arrependimento falso.
1 Sm 15 24Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz. 25 Agora, pois, te rogo, perdoa-me o meu pecado e volta comigo, para que adore o SENHOR. 26 Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel.

Havia em Saul um arrependimento apenas horizontal (15:24-25).
O arrependimento autêntico deve ser sempre vertical (Sl 51)!
 Para que haja transformação é necessário arrependimento profundo;

5 - Não tem mais prazer de ver os outros sendo abençoados e honrados;
1 Sm 18:6-10
A inveja tomou conta do coração de Saul.
Esse é outro sintoma de um coração desfocado da motivação correta.
Que o Senhor nos livre de termos esse coração.
Queremos ter o coração de Jesus, que dizia a sua equipe: “ vocês farão obras maiores”
 Quando a motivação do coração é errada a pessoa se preocupa muito mais com os homens do que com Deus (vs.25);

- Saul ainda pediu honras (vs.30)

O caminho de Deus para a cura da motivação               
Passos à serem tomados

1 - Devo reconhecer o meu pecado;

2 - Devo me arrepender profundamente;

3 - Receber o perdão;

4 - Induzir o meu coração a ter uma motivação correta.

       O ARREPENDIMENTO:
O arrependimento, traz de volta a benção de Deus.
Ex: Nínive era para ser destruída em 40 dias, mas não foi, pois o povo se arrependeu.
Se houver arrependimento genuíno e verdadeiro, hoje a motivação do seu coração pode se tornar pura novamente.
RECONHECIMENTO: Davi pecou, adulterou, mas reconheceu o seu pecado. Saúl já não reconheceu

Salmo 51
1Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão
apaga os meus pecados. 2Purifica-me de todas as minhas Maldades e lava-me do meu pecado.
3Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4Contra ti eu pequei – somente contra ti – e fiz o que detestas.

Compartilhando a Palavra
1-Como anda a motivação do seu coração referente as coisas de Deus? Compartilhe.

2-Você se sente uma pessoa obediente de coração, a Deus? Compartilhe.