quarta-feira, 29 de outubro de 2014

AVIVANDO OS DE UM TALENTO

Texto: Mateus 25:14-30 “14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. 16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.”

“Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você...” 2 Tm 1:6

O Senhor Jesus deixou claro que na vida da Igreja (seu reino) existem três tipos de crentes: os que receberam cinco talentos, os que receberam dois e aqueles que receberam apenas um talento.
O crescimento vitorioso da Igreja ou a sua apatia não depende dos que receberam cinco ou dois talentos. A maior responsabilidade está sobre os que receberam um talento.
De geração em geração todas as dificuldades se encontram não com os de cinco talentos, mas com os de um. A vida da igreja é arruinada quando os de um talento enterram o seu talento.
Muitas vezes nós erramos quando descartamos os de um talento. Precisamos ajudá-los a desenterrar o talento antes que o Senhor volte. Por que devemos desenterrar o talento?

Muitas pessoas acham que não receberam nada. Que receberam somente um talentinho. Desprezam o que Deus deu a elas. Vejamos quanto valia um talento em Israel.
Um talento de prata pesava cerca de 45 Kg e um talento de ouro cerca de 91 Kg
Se pegarmos o de ouro, mais valioso, hoje seria relativo a: R$ 10.192.000,00 (1 grama a R$ 112,00)
Então Deus já tem dado coisas extremamente especiais para nós. Você é uma pessoa rica, cheia de Deus, do Espírito Santo, eles são generosos e poderosos. Eles estão em nós! Portanto: Conheça seus talentos!

1. Enterrar é sinal de morte.
Tudo o que é morto é enterrado. Quando a Igreja se torna um grande cemitério de dons, talentos e habilidades então a igreja se enche de morte.
O peso de morte vem sobre a Igreja quando os de um talento se enterram no mundo. O problema é que os de cinco talentos acabam levando todo o peso. Poucos têm a exata percepção de como é pesado um ambiente de morte.

2. Enterrar é sinal de mundanismo.
Claramente se enterrar é se integrar com essa terra caída e debaixo de maldição.
Se aqueles que enterram o talento trazem a carnalidade para a vida da Igreja, como proceder? Devemos aprender a equilibrar dons e autoridade. Com relação ao dom precisamos dizer aos de um talento que eles devem exercitar seu dom, mas se o fazem de forma carnal precisamos exercer autoridade para dizer que não permitimos tal coisa.

3. Enterrar é sinal de apatia.
Precisamos dizer aos de um talento que o lenço serve para limpar o suor e não para embrulhar o talento. Creio que a apatia é um sinal de preguiça. Infelizmente muitos acham trabalhoso demais o serviço na Casa de Deus.
Veio, então, outro, dizendo: Eis aqui, senhor, a tua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. Lc. 19:20.

4. Enterrar é sinal de infidelidade e ingratidão.
O servo infiel disse que tinha enterrado o talento porque sabia que o Senhor era severo.
Normalmente as pessoas que enterram o talento justificam-se dizendo que a igreja ou a liderança é muito exigente e severa. Dizem que não conseguem corresponder às expectativas por isso enterram o talento.
Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Mt. 25:24-25.

Baseados na Parábola podemos dizer que não há ninguém na igreja com mais de cinco talentos, por outro lado não há ninguém com menos de um talento. Qualquer filho de Deus, até aquele em pior condição espiritual, possui pelo menos um talento.
Essa geração somente será conquistada se os de um talento se levantarem.
Só podemos dizer que a igreja acontece de forma prática quando os de um talento saem para negociá-lo. Só há corpo quando cada membro funciona. Quando um membro funciona por cinco, temos aí uma aberração e não um corpo. No ministério de Jesus, na maior parte do tempo ele ministrava às pessoas, mas os discípulos também tinham que se envolver na organização. Ex. Multiplicação dos pães, Poço de Jacó, lugar da ceia, os diáconos em At. 06.

O mundo será ganho pelo corpo, não pelos membros mais talentosos. As portas do inferno não resistem o corpo, mas elas resistem quando apenas alguns membros talentosos se levantam.
João Wesley, o pai do metodismo, teve um ministério impactante, devido ao fato de que ele sabia ativar os de um talento. Milhares foram ativados e tornaram-se líderes de células. A mensagem de Jesus ganhou o mundo, através do metodismo ativado/avivado.
Não pense que o fato de termos muitos crentes num local ali temos a igreja. Somente o corpo de Cristo é a igreja, e o corpo depende do funcionamento de todos os membros.
A igreja é simplesmente todos os de um talento servindo.
No dia em que todos os de um talento se levantarem então veremos que o corpo de Cristo está entre nós, teremos a realidade da vida da Igreja.

Conclusão:
Hoje quando olhamos ao derredor ficamos perplexos nos perguntando: “onde está a Igreja?” Parece que não há uma expressão viva do corpo de Cristo na cidade. Isso acontece porque não acreditamos de todo o coração que em uma igreja todos os membros possam funcionar. Acredite em cada membro de todo o coração. Faça-o trabalhar persuadindo-o por todos os meios possíveis. Não o substitua, não o despreze, não o julgue intratável e desqualificado. Se Deus está em paz de chamá-los para ser parte do corpo, você precisa estar em paz treinando-os para isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário