terça-feira, 7 de outubro de 2014

O PROPÓSITO DA IGREJA

Texto: Mateus 16.13-19
O homem em seu proposto original foi estabelecido para expressar a glória de Deus.
O propósito da criação do homem então pode ser resumido em dois:
a) Expressar a glória de Deus; b) Representar o governo de Deus.
            Deus entregou a Adão o governo da terra. E disse a ele: “Como meu representante, você deve governar e exercer a minha autoridade. Eu não estarei aqui diretamente, mas você estará em meu lugar”. 
            Mas, no dia que Adão e Eva entram em desobediência e comem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele perde o governo da terra, e entrega a chave da autoridade nas mãos do diabo. 
            E esse homem agora caído, ele perde a sua capacidade de exercer o governo sobre a terra e passa a ser subjugado pela terra de muitas formas, entre elas o homem passa ser dominado por uma planta: álcool, fumo, cocaína, etc.
            Portanto, em primeira instância o homem não perdeu o poder, a santidade nem o amor. Ele não perdeu isso porque não foi isso que Deus lhe deu. Ele perdeu um reino. Ele não perdeu uma igreja, ele não perdeu um culto. Ele perdeu um reino!
            Por isso, o alvo de Deus hoje é restaurar o homem para que o homem possa tomar de volta o reino que foi perdido no Éden para o Diabo, e possa entregá-lo novamente ao Senhor Jesus. 
Vejamos pois o que Jesus tinha em mente quando ele estabeleceu a sua eclésia:
F.T.: Em primeiro lugar a eclésia tinha o propósito de...
I – LEGISLAR(Vv.13,18)
1.1.  Quando Jesus teve essa conversa com os seus discípulos ele estava numa cidade chamada Cesaréia de Filipe, onde segundo alguns historiadores Jesus estava diante de um monte onde havia várias estátuas de imperadores e seus ministros.
1.2.  Esse grupo de ministros que auxiliava o imperador, era chamado de ekklesia. Eram os seus ministros. E foi olhando para essas estátuas de imperadores com seus ministros que Jesus falou a Pedro: “Eu também vou estabelecer a minha ekklesia”.
1.3.  E essa palavra ekklesia, foi traduzida para nossa  Bíblia como igreja no sentido paroquial. Mas inicialmente ela não tinha esse sentido religioso de culto, mas de uma assembléia formada pelos cidadãos de um reino para deliberar acerca dos assuntos sociais, políticos, religiosos e tudo o que dizia respeito ao reino. 
1.4.  A ekklesia se reunia para estabelecer os decretos do rei em todo domínio do reino.  O rei tinha uma vontade. Ele reunia a sua ekklesia e dizia qual era sua vontade, e essa ekklesia definia a aplicação dessas leis para que a vontade do rei fosse estabelecida em todo o seu domínio.
·  Há um decreto do céu que está destinado para terra, mas precisa de gente com a mentalidade de reino, para operar a conquista!
·  Deus estabeleceu sua vontade em sua Palavra, e nós somos aqueles que vamos decidir o que será feito aqui na terra. A igreja tem o poder de legislar, de definir os rumos da nossa geração.

F.T.: Em segundo lugar a Eclésia tinha o propósito de...
 II – INFLUENCIAR(V.18)
       2.1. Os gregos chamavam de eklesia o corpo de ancião que na porta da cidade  se reunia para legislar a vida política econômica e social dessa  sociedade que eles representava. Mas quando Jesus, esteve na terra, o mundo de sua época estava sob o domínio do império romano. E o império romano usava a ekkesia como uma forma de aculturar os povos conquistados.
      2.3. Roma chamava de entre o povo comum, cerca de 300 homens, e os enviava ao país conquistado com o objetivo de formar uma colônia e através dessa colônia influenciar com a cultura, com as músicas, com a culinária, com a arquitetur, até que o povo se tornasse como os romanos.
·      A igreja primitiva não tinha templo, mas tinha ekklesia leal ao reino que estava implantando a cultura do seu reino em outros territórios. E esse é o propósito da ekklesia: implantar a cultura, os valores do reino de Deus aqui na terra.
·      Essa era a idéia do Senhor: Estabelecer uma igreja que pudesse se infiltrar na sociedade e implantar os valores do seu reino.

F.T.: Em terceiro lugar a Eclésia tinha o propósito de...
III – DOMINAR(V.18)
     3.1. Mas uma vez, precisamos ter em mente, que quando Jesus disse: “estabelecerei a minha igreja” Ele não tinha em mente um templo. Ele não estava pensando em um prédio. Ele não estava pensando num grupo de pessoas cantando. Ele estava pensando numa elite chamada para legislar, para influenciar mas também para dominar estabelecendo o seu governo na terra.
     3.2. Era a eckkesia que estabelecia as estratégias de guerra. Isso é algo importante para nós. Porque mais uma vez, esse conceito vai nos ajudar a determinar o propósito das nossas reuniões.
     3.3. Quando a ekklesia romana, se reunia, estava preocupada com as novas conquistas. Que estratégias iriam usar, quando fariam, como fariam. Quem seria enviado primeiro e quem iria depois.
·        Da mesma forma a reunião da célula é o lugar onde estabelecemos as estratégias para conquistar os objetivos reino de Deus.
·         Vamos estabelecer os decretos do Senhor aqui na terra; Vamos influência esse mundo com a cultura do reino dos céus; Vamos fazer uma grande conquista para restaurar o domínio e o governo do Senhor.

Compartilhando a palavra
1)  Cite os três propósitos que Jesus tinha em mente quando ele estabeleceu a sua igreja?
2)  Qual desses três propósitos mais desafia você hoje? Por quê?
3) Como sua visão tem sido afetada a partir da compreensão da palavra eclesia, falada por Jesus? Você se sente desafiado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário