quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A TERRA CONTROLA O CÉU. Parte1

Texto: MT 18:15-18
“15 Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; 16 mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. 17 Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano. 18 Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu. 19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20 Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

18 “Levem isto muito a sério: um ‘sim’ na terra é um ‘sim’ no céu; um ‘não’ na terra é um ‘não’ no céu. O que vocês dizem um ao outro é eterno. Estou falando sério. Quando dois de vocês concordam em algo e oram por isso, meu Pai no céu entra em ação. E, quando dois ou três de vocês se reunirem por minha causa, não tenham dúvidas de que estarei ali”. MT 18:18-20 (Biblia A Mensagem)

Introdução
Deus nos dá autoridade em seu nome para exortar e repreender o comportamento falho de um irmão, na intenção de abençoá-lo e integrá-lo novamente ao Corpo de Cristo. Mas no caso deste irmão continuar andando de maneira errante, Jesus orienta que não mais um, mas dois ou mais irmãos devem repreendê-lo. Se ainda assim este irmão não se concertar e insistir em continuar pecando de maneira deliberada, Jesus pede para que o pecador voluntário seja levado ao julgamento da igreja e a mesma determinará o seu fim. Em última instância, a igreja tem a palavra final, pois sobre a igreja de Jesus repousa toda autoridade do universo.

Como assim pastor?
Sim, toda autoridade do universo está sobre nós na igreja de Jesus, pois esta é o corpo de Cristo. Jesus não tem maior poder que a igreja, pois somos o corpo do Senhor. O corpo sempre manifesta as vontades e direções da cabeça. É simples assim.

Entendendo o texto de Mateus 18:15-20
Vamos dividir o texto compartilhado em duas sessões. Os versículos 15 a 17 tratam de um caso específico, de um problema, enquanto que os versículos 18 a 20 trazem a solução para o problema. Se os lermos cuidadosamente, descobriremos a relação entre as duas seções. Os versículos 15 a 17 tratam de uma coisa específica, uma coisa em particular, ao passo que os versículos 18 a 20 tratam de um princípio geral de resolução.

Embora o caso nos versículos 15 a 17 seja mencionado primeiro, e o princípio nos versículos 18 a 20 venha em seguida, as palavras nos versículos 18 a 20 são mais importantes que as dos versículos 15 a 17. Em outras palavras, a primeira seção trata de um caso específico, ao passo que a segunda seção trata de um princípio geral, um princípio grandioso. A primeira sessão fala de um problema, que é comum a todos nós, mas a segunda sessão nos fala de um poder absoluto, invariável e infalível. A primeira seção meramente apresenta uma situação passageira, mas a segunda revela onde está o poder para vencê-lo.

Depois que o Senhor Jesus mencionou o caso do irmão rebelde, Ele disse: “Em verdade vos digo”. Essa expressão “Em verdade vos digo” acentua, enfatiza, reforça uma verdade ou princípio absoluto.

Ele queria dizer que se existem alguns problemas que não conseguimos vencer sozinhos, devemos levá-los à igreja e no exercício ou movimento de autoridade da igreja, podemos solucioná-lo.

Esse é um princípio importante, é a base para afirmar que a igreja na terra determina o que é feito nos céus.

Temos de ver que não apenas devemos lidar com a ofensa de um irmão contra nós, mas também com milhares de outras coisas. Agora queremos considerar o que Deus deseja que saibamos na segunda seção.

A terra controla o céu
No versículo 18, o Senhor diz: “Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu.”

Que há de tão revelador nesse versículo? O especial é que deve haver um mover sobre a terra antes que haja um mover no céu. Não é o céu que liga ou desliga primeiro, mas é a terra. Não é o céu que solta ou segura primeiro, mas é a terra. Não é o céu que determina bênção ou maldição primeiro, mas a terra. Não é o céu que manifesta vida ou morte primeiro, mas os homens na terra.

Depois que a terra amarra, o céu amarra; depois que a terra solta, o céu solta. O mover no céu é controlado pelos homens que se movem na terra. Tudo o que é contrário a Deus tem de ser amarrado, e tudo o que está em harmonia com Deus tem de ser solto. Amarrar ou soltar, ligar ou desligar, abençoar ou amaldiçoar, precisa ser algo iniciado na terra.

O mover sobre a terra precede o mover no céu. Os homens reunidos na igreja controlam o céu.

Foi exatamente isso que Jesus disse: “Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu.”

Isso está perfeitamente em harmonia com Gênesis 1:26-28.

“26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a...” Gn 1:26-28b

Depois de criar o homem, Deus já não podia agir como desejava. Ele tinha de perguntar ao homem se desejava e estava disposto a fazer o mesmo que Ele. Deus não pode tratar o homem como uma pedra, um pedaço de madeira, uma mesa ou uma cadeira, porque o homem tem livre arbítrio. Desde o dia em que foi criado por Deus, o homem pode escolher entre permitir que a autoridade de Deus fosse levada a cabo ou impedida. Por isso afirmamos que, no tempo, o período entre as duas eternidades, a autoridade de Deus é limitada pelo homem.

É coerente dizer que na terra, os homens controlam o céu a partir de alguns casos no Antigo Testamento. Quando Moisés e seus auxiliares estavam no monte, os israelitas venciam cada vez que ele levantava as mãos, e os amalequitas venciam cada vez que ele as abaixava (Êx 17:9-11). Quem decidiu a vitória ao pé do monte? Deus ou Moisés? Irmãos, temos de enxergar o princípio com que Deus trabalha, e reconhecer que Deus não pode fazer o que quer na terra a não ser que o homem o queira.

O agir de Deus na terra tem de ser desencadeado por homens na terra. Não podemos fazer com que Deus faça o que Ele não quer, mas podemos impedi-Lo de fazer o que Ele quer. A vitória foi decidida por Deus no céu, contudo diante dos homens foi decidida por Moisés. De fato, Deus no céu queria que os israelitas vencessem, mas se Moisés na terra não tivesse levantado as mãos, os israelitas teriam perdido. Quando ele levantou as mãos, os israelitas venceram. A terra controla o céu.

Ezequiel 36:37 diz: “Assim diz o Senhor Deus: Ainda por isso serei consultado da parte da casa de Israel, que lho faça; multiplicá-los-ei como a um rebanho”. Deus tinha o propósito de multiplicar o número da casa de Israel para que os israelitas crescessem como um rebanho. Os que não conhecem a Deus dirão: “Se Deus quisesse multiplicar o número dos israelitas como um rebanho, Ele poderia simplesmente fazê-lo. Quem poderia impedi-Lo?” Mas esse versículo diz que isso deveria ser solicitado a Deus antes que Ele o fizesse. Esse é um princípio claro. Mesmo que Deus decida a respeito de um assunto, Ele não o fará imediatamente. Ele somente multiplicaria a casa de Israel depois que eles Lhe solicitassem. Ele quer que a terra controle o céu. Depois que Deus criou Adão, este nunca mais agiu sem que homens determinassem o seu agir.

“Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jr 29:13
“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”Jr 33:3
 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.” Mt 7:7

Isaías 45:11 traz uma palavra mais específica: “Assim diz O SENHOR, o Santo de Israel, aquele que o
formou: Perguntai me as coisas futuras; demandai-me acerca dos meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos” (RC). Irmãos, essa palavra não é mais específica? Quanto aos filhos e à obra de Sua mão, Deus diz que podemos demandá-Lo (exigi-lo ou mandá-lo). Nós teríamos medo de usar a palavra “mandar”. Como o homem poderia mandar em Deus? Todos os que conhecem a Deus sabem que o homem não pode orgulhar-se diante Dele. Mas, o próprio Deus diz: “Demandai-me acerca dos meus filhos e acerca da obra das minhas mãos”. Isso é a terra controlando o céu. Não significa que podemos mandar ou exigir que Deus faça o que Ele não deseja. Antes, significa que podemos determinar Deus fazer o que Ele quer fazer. Essa é a nossa posição. Depois que conhecemos a vontade de Deus, podemos dizer-Lhe: “Deus, queremos que o Senhor faça isso. Estamos decididos que deve fazê-lo. Deus, Tu terá de fazê-lo”. Podemos proferir orações fortes e poderosas como essa diante de Deus. Aleluia!!!

Temos de pedir a Deus que abra nossos olhos para ver o tipo de obra que Ele está fazendo nesta era. Nesta era, toda a Sua obra baseia-se nessa posição. O céu pode desejar realizar algo, mas não o fará sozinho; ele espera que a terra o faça primeiro, e, então, o faz. Embora a terra esteja em segundo lugar, ela, ao mesmo tempo, também tem o primeiro lugar. A terra deve mover-se antes do céu. Deus quer que a terra mova o céu.

Os homens a partir da terra governam o céu!

O mais forte argumento que respalda essa afirmação que, os homens na terra governam o céu, é o próprio Deus se tornando homem e habitando na terra, para a partir da sua vida como homem aqui na terra governar o céu.

Deus não age à revelia do homem. Este Deus Poderoso, só pode liberar quando nós como igreja ligamos ou desligamos algo a respeito de sua vontade.

Harmonia de vontades
Deus está disposto para liberar sobre a terra todas as suas bênçãos, mas não pode até que nós homens liguemos isso na terra. Ele deseja que a livre vontade (livre arbítrio) do homem esteja em harmonia com a Sua. Jesus veio estabelecer um padrão de comportamento para a sua igreja que harmonize os corações dos homens com o coração de Deus, quando atingimos esse nível de intimidade de sermos um e ligamos na terra, os céus são ativados em nosso favor, e nada nem ninguém, nem mesmo Deus se oporá.

No sentido inverso disso, Deus pode desejar que algo seja grande, contudo o homem desejar que seja pequeno. Ou Deus pode desejar que algo seja pequeno, e o homem pode desejar que seja grande.

No tempo de Deus (cairós), Ele reina soberano, mas no tempo do homem (cronos), tudo acontece e vem a existência a partir dos homens reunidos e ligando ou desligando na terra. No cronos, o mover de Deus é controlado pelo homem. Essa palavra refere-se à igreja. Todo mover de Deus é limitado pela igreja no tempo, porque a igreja representa o homem e o poder dos céus. A igreja está na terra hoje com vistas à vontade de Deus. Se a igreja alcançar o padrão da vontade de Deus, Ele não será limitado. Mas se ela não chegar ao padrão da Sua vontade, Deus será limitado. Deus faz o que deseja por meio da igreja. Hoje, a igreja precisa tomar a posição que o homem terá na eternidade, de ser a exata expressão de Deus. Quando a igreja colocar sua vontade sob a vontade de Deus hoje, Ele Se moverá da mesma maneira que o fará na eternidade. Ele Se moverá como se nenhuma outra vontade se opusesse a Ele. Isso é glória para Deus!
Agora podemos ver a importante posição da igreja diante de Deus. Não podemos degradar, diminuir ou desvalorizar tanto a igreja, sugerindo que ela seja meramente uma reunião. Não, a igreja é um grupo de pessoas que foram redimidas pelo sangue, que foram regeneradas pelo Espírito Santo, que se entregaram na mão de Deus e que estão dispostas a tomar a vontade de Deus, fazer a vontade de Deus e posicionar-se por Deus na terra para manter Seu testemunho.

Deus está no céu. Contudo, todas as Suas obras na terra só podem ser realizadas quando há uma vontade na terra que concorde com essas obras e decida fazê-las. Ele não porá de lado a vontade do homem sobre a terra. Ele não usurpará a vontade do homem sobre a terra nem agirá independentemente. Tudo o que se refere a Ele só pode se cumprir quando há uma vontade na terra que coopera com Ele. Quando a terra trabalha, Deus trabalha. Quando a terra age, Deus age. Quando a terra decide, Deus decide. Deus precisa que a vontade do homem esteja em harmonia com a Sua. Essa harmonia de vontade é uma grande glória para Deus!

Três princípios grandiosos
Deus não age independentemente; Ele nada faz por Si mesmo. Mesmo que tenha uma vontade, Deus quer que a livre vontade que há na terra ecoe Sua vontade antes que Ele faça algo. Se houver apenas uma vontade no céu, Deus não agirá. O mover celestial é levado a cabo na terra somente quando a terra deseja o mesmo que o céu. Hoje, isso é chamado de ministério da igreja. Irmãos, o ministério da igreja não é somente a pregação do evangelho. Isso não quer dizer que não deveríamos pregar o evangelho; mas que o ministério da igreja não é meramente a pregação do evangelho. O ministério da igreja é trazer a vontade do céu para a terra. Como a igreja hoje traz a vontade do céu para a terra? Por meio da oração na terra.

A oração não é algo tão pequeno e insignificante como alguns podem pensar. Não é algo dispensável. A oração é uma obra. A oração e a igreja dizendo a Deus: “Deus, nós queremos Tua vontade”. A oração e a igreja conhecendo o coração de Deus e abrindo a boca para pedir aquilo que está no coração de Deus.
Se a igreja não fizer isso, ela não terá muita utilidade na terra.

Muitas orações para edificação espiritual, orações para comunhão e orações de súplica não podem substituir as orações que são da natureza da obra ou do ministério. Se todas as nossas orações forem orações espirituais para edificação, comunhão e súplicas, elas serão muito pequenas. Uma oração que está na natureza da obra ou do ministério é aquela em que você se coloca do lado de Deus, querendo o que Deus quer. Irmãos, se uma oração e proferida segundo a vontade de Deus, ela é a coisa mais poderosa. A igreja orar significa que ela descobre a vontade de Deus e declara essa vontade. Oração não é somente pedir algo a Deus. A igreja orar significa que ela se posiciona do lado de Deus para declarar que o homem deseja o que Deus deseja. Se a igreja fizer essa declaração, tal declaração será eficaz. Agora, consideremos os três grandes princípios na oração ministerial a partir de Mateus 18:18-20.

1.    Deus só faz por meio da Igreja
No versículo 18 o Senhor diz: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu.”. A quem Ele se dirige aqui? À igreja, porque o versículo 17 menciona a igreja, e o versículo 18 é uma continuação do 17. Tudo o que a igreja ligar na terra, terá sido amarrado no céu, e tudo o que a igreja desligar na terra, terá sido desligado no céu. Esse é um princípio muito importante: Deus hoje trabalha por meio da igreja. Deus não pode fazer coisa alguma à vontade; Ele tem de fazer tudo por meio da igreja. Se não for por meio da igreja, Deus nada pode fazer. Irmãos, esse é um princípio muito sério. Deus, hoje, nada pode fazer por Si próprio. Além da Sua vontade há uma livre vontade. Se esta última não cooperar com Ele, Ele nada poderá fazer. A intensidade de poder que a igreja tem, expressa a intensidade de poder que Deus tem, porque Seu poder é expresso pela igreja.

2. Deus colocou-Se na igreja.
A altura e extensão que a igreja alcança é a altura e extensão que o poder de Deus alcança. Se o poder da igreja é pequeno e restrito, Deus não pode expressar quão elevado e extenso é Seu poder. Se os irmãos são tímidos, o poder será tímido. Se somos rasos, o poder será raso também.

As represas que abastecem as nossas casas são enormes, mas se você não abrir a torneira em sua casa, a grande quantidade de água não fluirá. Se quiser mais água em sua casa, além de abrir a torneira, você precisará instalar um cano mais grosso. A capacidade da igreja hoje determina a intensidade com que o poder de Deus é expresso. Isso pode ser visto na expressão de Deus em Cristo; a capacidade de Cristo é o grau da manifestação de Deus. Hoje Deus é expresso na igreja; a capacidade da igreja determina o grau de expressão de Deus e também a quantidade de conhecimento que se pode ter de Deus.

3.    Deus quer fazer muitas coisas na terra hoje.
Mas Ele precisa que a igreja esteja a Seu lado para que Ele possa realizar essas coisas por meio dela. Deus não pode fazer o que deseja por Si mesmo. Ele tem de fazê-lo com a cooperação da Igreja. A igreja é o meio pelo qual Deus Se expressa. Permitam-me repetir: a igreja é como uma torneira. Se a torneira for pequena, a quantidade de água que flui por ela não será grande, mesmo que haja tanta água como no rio Amazonas. Deus de fato deseja operar no céu, mas Ele tem de esperar a terra mover-se para que Ele possa trabalhar. Há muitas coisas que Deus deseja amarrar no céu, e muitas outras que Ele deseja soltar. Deus deseja que muitas pessoas, objetos e coisas que são contrários a Ele sejam amarrados, e igualmente deseja ver soltas muitas coisas espirituais, valiosas, benéficas e santas, que Lhe pertencem. A questão é se há ou não homens na terra para amarrar o que Deus quer amarrar, e soltar o que Deus quer soltar. Ele quer que a terra controle o céu. Deus quer que a igreja controle o céu.

Isso de maneira nenhuma significa que Deus não seja onipotente. Sem dúvida, Deus é onipotente, mas Ele precisa de um canal na terra para poder manifestar Sua onipotência. Não podemos aumentar o poder de Deus, mas podemos escondê-lo. O homem não pode aumentar o poder de Deus, mas pode bloqueá-lo. Não podemos pedir a Deus que faça o que Ele não quer fazer, mas podemos limitar o que Ele quer fazer.

Irmãos, vocês viram isso? Há um poder na igreja que coloca o poder de Deus sob seu controle. Esse poder pode permitir que Deus faça o que deseja e pode impedi-Lo de fazer o que quer. Nossos olhos precisam ser abertos para vermos o futuro. Um dia Deus expandirá a igreja até se tornar a Nova Jerusalém. A glória de Deus será manifestada na igreja sem nenhum impedimento. Hoje Ele deseja que a igreja primeiramente solte na terra para que Ele solte no céu. Ele deseja que a igreja primeiramente amarre na terra para que Ele amarre no céu. O céu não tomará a iniciativa do trabalho; ele segue o trabalhar da igreja. Irmãos, sendo assim, que grande responsabilidade a igreja tem!

A igreja é o vaso escolhido de Deus. Deus pôs Sua vontade nesse vaso para que ele declare a sua vontade na terra. Quando a terra quer algo, o céu também o quer. Quando a igreja quer algo, Deus também o quer. Portanto, se a exigência de Deus for rejeitada na igreja, Deus não será capaz de levar a cabo no céu o que Ele deseja fazer.

Deus quer aliviar a nossa pressão
Muitos irmãos e irmãs estão carregando um fardo dia e noite. Eles carregam o fardo porque não oraram. Uma vez que a torneira é aberta, a água flui. Quando ela é fechada, o fluxo de água é interrompido. A pressão da água é forte quando a água é liberada ou quando ela é presa? Todos sabemos que quando a água é liberada a pressão diminui. Quando a água é retida, a pressão aumenta. Quando a igreja ora, é como abrir a torneira; quanto mais a torneira é aberta, menor é a pressão. Se a igreja não ora, é como uma torneira fechada, com a pressão aumentando cada vez mais. Quando Deus quer fazer algo, Ele põe um encargo em um irmão, irmã ou em toda a igreja. Se a igreja orar e cumprir seu papel, ela sentir-se-á aliviada. Quanto mais a igreja ora, mais aliviada ela se sente. Ao orar uma vez, duas, cinco, dez ou vinte vezes, ela sente-se cada vez mais aliviada. Se a igreja não orar, ela irá sentir-se obstruída e pesada. Se a igreja continua sem orar, ela morrerá sufocada. Irmãos, se vocês sentem-se pesados e pressionados interiormente, vocês não cumpriram seu ministério diante de Deus; a pressão de Deus está sobre vocês. Tentem orar meia hora ou uma hora; a pressão será liberada e vocês sentir-se-ão aliviados.

Que é, então, o ministério de oração da igreja? É Deus dizer a igreja o que Ele deseja fazer e a igreja orar, na terra, a respeito do que Deus quer fazer. Essa oração não é pedir a Deus que Ele faça o que nós desejamos que Ele faça, mas pedir a Deus que realize aquilo que Ele deseja realizar. Irmãos, a responsabilidade da igreja é declarar a vontade de Deus na terra. Na terra, a igreja declara por Deus: "É isso que desejo". Se a igreja fracassar nessa questão, ela não será muito útil nas mãos de Deus. Mesmo que tudo o mais esteja bem, ela não terá muita utilidade se falhar nesse aspecto. A maior utilidade da igreja está no fato de ela posicionar-se para que a vontade de Deus seja feita na terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário