terça-feira, 3 de março de 2015

INDIGNAÇÃO, UM FATOR CHAVE, PARA VIVERMOS O CÉU NA TERRA

Texto: João 2:13-17  Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. 14 E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; 15 tendo feito um azorrague ( Chicote ) de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas 16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. 17 Lembraram- se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.

Para algumas pessoas, 2015 será apenas mais um ano! Mas para os indignados, será o ano do céu na terra, será o ano de grandes conquistas, o ano de multiplicar, romper e avançar... Ano de portas abertas e oportunidades...
aqui nessa passagem, nós podemos aprender com Jesus.

Ilustração do surfista e as ondas
Nossa vida é desenvolvida por ritmos, em um momento as coisas acontecem rapidamente, em outros momentos, mais devagar, é como a onda do mar, que em um momento vem com intensidade, outros momentos demora ou até vem de maneira muito branda. Mas há coisas em nossa vida que permanecem como está por muito tempo, muitas delas até acostumamos a conviver com elas mesmo sendo elas coisas ruins.

O que quero mostrar com isso, é que há certas coisas em nossas vidas que nós vamos acostumando com elas, e que em certo momento você terá que ter uma santa indignação sobre aquilo para que tenha alguma mudança, caso contrário você viverá na mesma situação por muito tempo.
Ex. Tem pessoas que estão há anos na igreja, se acostuma em ver o familiar sem Jesus, sem salvação.... A viver uma vida medíocre
Ano do Céu na terra, é ano de ver grandes coisas acontecerem em nosso meio.
Jesus chega no templo com o propósito de orar como registra Mateus 21:13 “A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.”, e quando chega lá encontra os vendedores negociando na porta do templo.

Era comum este comercio no tempo, pois o povo que subia a Jerusalém não trazia o sacrifício por causa do trabalho que dava a viagem com ovelhas e outros animais, então eles compravam no templo. A questão é que como o povo chegava sem o sacrifício, os que o vendiam a porta do templo começaram a cobrar um valor exorbitante, e a porta do tempo virou um lugar de negócios, não apenas uma facilidade para ajudar as pessoas.
Jesus ao ver aquela situação que se instalara na porta do tempo se indigna e vira as mesas dos negociantes e muda aquela situação na hora. “A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.”

A nossa indignação deve ser a mesma de Jesus, uma indignação no espírito.
A indignação é uma arma contra o conformismo
Como eu disse há muitas áreas em sua vida que você se conformou e que se você não se indignar, elas não irão mudar. São áreas que você se conformou e a passividade tomou conta da sua vida.
Se hoje você não se indignar não sairá do lugar.
neste ano, Deus tem me movido a despertar áreas de muitos irmãos, que estavam estagnadas.

Exemplos de algumas áreas em que devemos ter uma santa indignação.
1.  Indignação no meu relacionamento com Deus
Jesus se indigna porque a sua casa deveria ser chamada casa de oração, mas foi chamada de covil de salteadores, lugar de negócios. Esta é uma área que precisamos de indignação hoje para mudar nossa história de vida com Deus.
Nossa vida com Deus precisa ser intensa, cheia de experiências e de vida. Não podemos ter estagnação para com Deus.
Mas é possível você medir a vida de alguém observando a intensidade que ela faz as coisas.
Ex. Quero ter mais paixão, mais revelação, mais palavras de conhecimento... mais intimidade
 Mais visão espiritual...
A palavra chave aqui é intensidade.
a)    Intensidade na Oração
b)   Intensidade no louvor
c)   Intensidade nos relacionamentos
d)   Intensidade na célula
e)   Intensidade no culto (amém, aleluia, que maravilha)

Jesus se indignou por sua casa não estar cumprindo o papel dela, de ser casa de oração. Hoje você precisa se indignar-se também. Se você não está cumprindo o seu papel de filho de Deus, de adorador, indigni-se.
A primeira área que você precisa se indignar é com seu relacionamento com Deus.
Disso procede toda a sua vida.

2.  Indignação por uma vida mais frutífera no ministério
João 15
O Senhor nos designou para frutificar.
Ex. Paralitico no tanque de Betesda esperou 38 anos...
Betesda = "casa de misericórdia" ou "casa da água que flue"
João 5:5
Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos.
Qto tempo vc aguentaria esperar?

Muitos irmãos que encontraram motivos como desculpas para não servir a Deus, vivem uma vida vazia, sem sentido e tristes. Hoje você precisa ter uma santa indignação para sair desta condição, romper seus limites e se alegrar em Deus no cumprimento do seu propósito.

3.  Indignação por uma vida abundante
ex. Da irmã certa vez que vivia enferma e capengando e perguntei: como está?
Ela disse: " do jeito que Deus quer "

Creio que uma outra área que você precisa de uma santa indignação, é na sua prosperidade. Jesus se indigna com eles, pois ali não era o lugar e a forma com que eles estavam fazendo também estava errada.
Mas isso quer dizer que Jesus tem algo contra a prosperidade? Não creio que o Deus, dono do ouro e da prata tenha problemas com dinheiro. Mas ele tem problemas com a forma como você lida com esta questão.
Muitos lidam com a questão do dinheiro como os cambistas lidaram no templo. O alvo era apenas ganhar dinheiro, mas nada. Perderam o objetivo que creio eu, eles começaram a vender na porta do templo, que era facilitar para os viajantes que vinham de longe.

a)   Por que você quer prosperar?
Você quer ganhar mais dinheiro, por quer ajudar mais a obra de Deus?
Você quer ter uma casa maior e melhor para ter reuniões de células lá?
Você quer um carro maior para carregar mais pessoas para a célula?
Ou você quer tudo isso só para o seu desfrute?
Thiago deixa bem claro que não deveríamos pedir, ou prosperar simplesmente para os nossos prazeres, e sim com um propósito.
Tiago 4:3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
Sua prosperidade pode ser usada para sua vida vazia e sem sentido, mas pode também ser usado para o propósito de Deus.
Creio que deve haver uma santa indignação na sua vida para prosperar, ter um emprego melhor, passar em um concurso, ganhar melhor, comprar uma casa, um carro e muito mais. Mas que isso não seja só em função de sua vida, mas em função do propósito de Deus em sua vida

Conclusão
Muitos homens na bíblia se indignaram.

1.    A indignação de Moisés
Êxodo 2:11-14 Naqueles dias, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos e viu os seus labores penosos; e viu que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo. 12 Olhou de um e de outro lado, e, vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio, e o escondeu na areia. 13 Saiu no dia seguinte, e eis que dois hebreus estavam brigando; e disse ao culpado: Por que espancas o teu próximo? 14 O qual respondeu: Quem te pôs por príncipe e juiz sobre nós? Pensas matar- me, como mataste o egípcio? Temeu, pois, Moisés e disse: Com certeza o descobriram.

2.   A Indignação de Davi
I Samuel 17.16 Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.
I Samuel 17.26 Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

3.    A indignação de Neemias
Neemias 2:5 e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço- te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

4.    A indignação de Paulo
Atos 17:16 E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.
Precisamos, urgentemente, ser tomados por uma Santa indignação em nosso coração. Diga: “Basta, hoje algo vai mudar na minha vida, no meu ministério!
O ANO DO CÉU NA TERRA É PARA OS INDIGNADOS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário