segunda-feira, 9 de março de 2015

SENDO ALEGRE EM DEUS APESAR DAS AFLIÇÕES

TEXTO: I Co. 15.19                            Introdução: A fé que Paulo tinha em Deus, sua certeza da ressurreição e sua esperança da comunhão eterna com Cristo não produziram uma vida de conforto e tranqüilidade, que teria sido realizadora mesmo sem ressurreição. Não, o que sua esperança produziu foi uma vida de sofrimento deliberado. Sim, ele conhecia a alegria indizível. Mas era um "regozijar na esperança" (Rm.12.12).
E essa esperança o liberou para abraçar sofrimentos que ele jamais teria escolhido sem a esperança da sua própria ressurreição e a daqueles por quem ele sofria. Se não há ressurreição, as escolhas sacrificiais de Paulo, por seu próprio testemunho, eram dignas de dó. Sim, havia alegria e um senso de profundo significado em seu sofrimento.
 Mas a alegria existia somente por causa da esperança alegre que excedia o sofrimento.
 Isso é o que quer dizer Romanos 5.3,4: "Alegramo-nos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e esta aprovação cria esperança".
Portanto, existe alegria na aflição. Observe duas coisas cruciais:
Primeira, a alegria na tribulação é obra do Espírito Santo;
Segunda, é um exemplo que os outros devem seguir.

1 – ALEGRE-SE NA PERSEGUIÇÃO; SUA RECOMPENSA É GRANDE! (Mt. 5.11-12):
Uma maneira de regozijar no sofrimento é fixar a mente com firmeza na grande recompensa que receberemos na ressurreição. O resultado desse enfoque é fazer nossa dor presente parecer pequena em comparação com o que está por vir (Rm. 8.18).
Ao tornar o sofrimento suportável, a alegria com a recompensa também tornará o amor possível, como vimos no capítulo quatro: "Amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão" (Lc. 6.35).

2 – ALEGRE-SE NA TRIBULAÇÃO; ELA APROFUNDA A CERTEZA (Rm. 5.3-4):
A alegria em meio às aflições, está arraigada na esperança da ressurreição, mas nossa experiência de sofrimento também aprofunda a raiz dessa esperança (Rm. 5.3, 4). Aqui a alegria de Paulo não esta baseada apenas em sua grande recompensa, mas no efeito do sofrimento em solidificar sua esperança dessa recompensa.
As aflições produzem perseverança, e a perseverança gera a certeza de que nossa fé é real e genuína, e isso fortalece nossa fé de que iremos, de fato, ganhar a Cristo.
Essa "intensa alegria" vem da certeza de que você perseverou com a ajuda de Cristo. Você foi provado no fogo e aprovado como genuíno. Você não abjurou. Cristo é real em sua vida. Foi isso que os apóstolos parecem ter experimentado em Atos 5.41, quando, depois de espancados, "retiraram-se do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome".
A alegria veio com a constatação de que sua fé era considerada real por Deus, preparada para ser provada no fogo da tribulação.

3 – ALEGRE-SE NO SOFRIMENTO COM CRISTO; ELE O LEVA A GLÓRIA (I Pe. 4.13):
Outra maneira de alegrar-se no sofrimento nasce da verdade de que nossa alegria em si é um caminho testado para a glória.
A alegria no sofrimento não vem somente: 1) de concentrar-se no sofrimento; 2) do efeito solidificador do sofrimento sobre nosso senso de autenticidade; 3) da promessa de que a alegria no sofrimento nos trará alegria eterna no futuro.
O apóstolo Pedro expressa isso assim: "Alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação da sua glória, vos alegreis exultando" (I Pe. 4.13).
Alegria imediata no sofrimento é o caminho indicado para a exultação final na revelação de Cristo.
Pedro está nos incentivando a buscar a alegria agora nos sofrimentos (ele o ordena!), para estarmos depois entre aqueles que se regozijarão sobremaneira na vinda de Cristo.

4 – ALEGRE-SE NO SOFRIMENTO POR OUTROS; ELES VEEM A CRISTO! (I Ts. 3.8-9): 
Ela vem do entendimento de que, pelo nosso sofrimento, outros estão vendo o valor de Cristo e firmando-se por causa da nossa fé em meio ao fogo. Sofremos para mostrar aos outros o amor e o valor de Cristo.

5 – ALEGRE-SE NO SEU SOFRIMENTO, POIS VOCÊ FAZ PARTE DO POVO MAIS FELIZ DO MUNDO (Is. 58.11/ Cl. 1.27):
O caminho do Calvário com Jesus não é um caminho sem alegria. É uma via dolorosa, mas profundamente feliz. Quando escolhemos os prazeres transitórios do conforto e da segurança e não os sacrifícios e sofrimentos do trabalho missionário, evangelístico, de ministério e amor, estamos nos privando da alegria. Deus está nos chamando a viver por amor a Cristo, e fazê-lo por meio do sofrimento. Cristo escolheu o sofrimento; ele não simplesmente lhe aconteceu. Ele o escolheu, como maneira de criar e tornar perfeita a Igreja.

Compartilhando a palavra
1.Você tem se alegrado em meio as aflições?
2.Você já conhece a alegria que somente temos ao sofrermos pelo evangelho?


Nenhum comentário:

Postar um comentário