terça-feira, 31 de março de 2015

AS 10 MENTIRAS QUE DIZEMOS A NÓS MESMOS 2°Parte

Texto: Tiago 4: 7-10
"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará."
O diabo é astuto e sujo - é o pai da mentira. Ele não vai aparecer, e te contar uma mentirinha. O diabo é espírito, e a Bíblia diz que Espírito é um sopro, então o diabo vai sussurar no seu ouvido. Se ele falar na terceira pessoa, saberíamos que é algo de fora, e não daríamos ouvidos, mas ele fala na primeira pessoa: "eu não consigo", "eu não posso", "eu não vou avançar". A Palavra de Deus nos fala que se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós. Essa palavra é simples, mas fala das 10 mentiras mais comuns que as pessoas escutam, e acatam do diabo, vivendo em cima disso. Na semana passada falamos a respeito de 5 mentiras que são elas:
1-    Eu não tenho tempo
2-    Eu tenho tempo sobrando
3-    Ninguém vai me ver
4-    Deus sabe que sou assim
5-    Posso fazer o que eu quiser, basta pedir perdão depois  

Hoje continuaremos a falar das outras 5 mentiras que precisamos resistir e vencer em nossas vidas. Nós podemos resistir - e se o fizermos, uma hora o diabo se cansará de "investir" em nossas vidas.
Continuação...

6- Se as minhas intenções são boas, então tudo bem
"Se sou sincero, isso é suficiente."
É óbvio que sem um coração sincero ninguém pode servir a Deus - mas ela não basta, devemos estar alinhados com a vontade e a Palavra de Deus. I Crônicas 13:5-10 - É necessário que conheçamos os conselhos de Deus, a Sua vontade. Alguns pensam: "Como é gente sincera, Deus aceita tudo"- Ele não aceita tudo, pois Ele é Senhor sobre as nossas vidas. Creio que quem é sincero de verdade, Deus ensina. Mas precisamos conhecer a vontade de Deus, pois sinceridade não basta.

7- A maioria das pessoas
"Quase todo mundo faz assim", "só a igreja de vocês que faz desse jeito", "A voz do povo é a voz de Deus"
Êxodo 23:2 Não importa se todos estão fazendo, se não está de acordo com a Palavra de Deus, é do diabo. Façamos o que é direito, e isso está aonde? Na Palavra de Deus. Não importo com o que a maioria faz, mas eu quero saber o que Jesus quer que eu faça. Exemplo: Porque nós temos favela? Pois as pessoas começaram a torcer o direito para beneficiar a maioria. "Pobre pode construir casa onde quiser." outro exemplo: Roupa de banho em nossas igrejas.
O que importa é a vontade de Deus pra nossas vidas. Estamos caminhando contra a correnteza, pois não somos desse mundo. Como uma embaixada, somos o território celestial, na terra - nós somos embaixadores.
A voz do povo é a voz de Deus? Mentira do inferno. Foi o povo que disse "Crucifica-o". Foram eles que quiseram Barrabás. Devemos entender que seremos deixados de lado, pois não somos daqui - não podemos desejar sermos aceitos, pois somos de outra raça, outra estirpe. Elias, em I Reis 18:17, foi considerado um Perturbador. Você também, perturba seus vizinhos, sua família, seus amigos ímpios, pois não aceita qualquer coisa, mas sim o que Deus tem pra você. Seja você também um "perturbador", do tipo de Elias.

8- Sou muito jovem
"Sou muito jovem para saber de coisas sérias."
I João 2:13 - Os pais já sabem. Os jovens tem lutas maiores que os velhos, mas nós, os mesmos jovens, temos vencido o maligno. O jovem que se separa e faz a diferença além de ser uma honra, é um marco. A juventude é o tempo onde estaremos sendo atacados por todos os lados pelo diabo. Paulo, em 1 Timóteo 4:12, nos fala "não se dê ao direito de ser um jovem igual aos outros jovens, mas sê padrão em tudo". Nós podemos optar por isso, tomar uma posição. Você pode fazer a diferença se comprometendo com o Reino.

9- Eu já sou velho
"Já fiz a minha parte", "já dei minha contribuição"
Você não é velho demais, mas é velho suficiente. Não pode dizer que não serve pra mais nada, mas sim que tem maturidade e experiência suficiente para servir a Deus em plenitude. Tito 2:3-5 - Existe uma responsabilidade espiritual, um chamado de guardar a nova geração e ajudá-la a avançar. Atos 15:22 - Os anciãos são a coluna da igreja.

10- Não adianta pregar pra ele
"Ele tem liberdade de escolha". 
Não é a pessoa que se converte, mas Deus a converte, através do Espírito Santo, que convence do pecado, da justiça e do juízo. Ninguém escolhe a Deus, mas Deus escolhe as pessoas. Lucas 1:37 - Se Deus quer fazer, ninguém pode impedir - pois Ele é Deus. I Coríntios 6:9-11 - Você conhece alguém assim? Alguns de nós éramos assim- se nós fomos transformados, eles também podem ser, pois não há impossíveis para Deus.

Devemos resistir as mentiras do diabo. Vamos pedir a Deus que nos guarde com Seu poder para que não mais vivamos através dessas falácias. Não se esqueça, amado - sua mente é um campo de batalha. É ali que o diabo ataca e atua se você permitir... Vigie, esteja atento, ame ao Senhor e O busque de todo o seu coração, retendo o que é bom dos teus dias. Que nós possamos mesmo fazer a diferença e abalar as estruturas da nossa geração, ganhando vidas e edificando-as! Nós fomos chamados para isso! Gerar discípulos, que não dão ouvidos ao lixo que o diabo produz e lança na mente de muitos.


terça-feira, 24 de março de 2015

AS 10 MENTIRAS QUE DIZEMOS A NÓS MESMOS 1°Parte

Texto: Tiago 4: 7-10
"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará."

O diabo é astuto e sujo - é o pai da mentira. Ele não vai aparecer, e te contar uma mentirinha. O diabo é espírito, e a Bíblia diz que Espírito é um sopro, então o diabo vai sussurar no seu ouvido. Se ele falar na terceira pessoa, saberíamos que é algo de fora, e não daríamos ouvidos, mas ele fala na primeira pessoa: "eu não consigo", "eu não posso", "eu não vou avançar". A Palavra de Deus nos fala que se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós. Essa palavra é simples, mas fala das 10 mentiras mais comuns que as pessoas escutam, e acatam do diabo, vivendo em cima disso. Isso, amados, tem nos impedido. Nós podemos resistir - e se o fizermos, uma hora o diabo se cansará de "investir" em nossas vidas.

1- Eu não tenho tempo
"Eu não posso", "Eu não tenho tempo hábil", "Isso não se encaixa na minha rotina"Mateus 16:26 - O que adianta estudar, fazer faculdade, pós graduação e perder a sua alma? O que adianta trabalhar muito e perder a sua alma? O que adianta ganhar muito dinheiro e perder a sua alma? O que adianta fazer tudo que você deve fazer e perder a sua alma? A Palavra de Deus nos diz, em Mateus 6:36, que se Deus for o primeiro em nossas vidas, as outras coisas virão à nós. Deus deve ser prioridade na tua vida, o propósito Dele pra você deve ser prioridade, a vontade Dele em sua vida deve ser prioridade - creia na Palavra Dele e em Sua fidelidade.

2- Eu tenho tempo sobrando
"você tem todo o tempo do mundo", "você tem tempo demais."
1 Pedro 1:24 e 25 - Não temos todo o tempo do mundo, nossa vida é como "erva que murcha", passa num instante. Tiago 4:14 - Não sabemos nosso amanhã! Como, em arrogância, podemos dizer que temos todo o tempo? Podemos morrer agora mesmo. O tempo de servirmos ao Senhor é hoje. Não sei o que será do meu amanhã, então o entrego nas mãos de Deus, e o hoje eu separo para servi-Lo. 1 João 2:17 - Aquele que faz a vontade de Deus hoje permanece eternamente. Exemplo: Fazem mais de 2000 anos que a Palavra de Deus foi concluída. As mesmas coisas que ministramos hoje, onde somos enriquecidos, outros já foram! As coisas do mundo passam, mas a Palavra do Senhor não. Você não tem todo o tempo - você tem o hoje.

3- Ninguém vai me ver
Os olhos do Senhor estão sobre todos os homens - nos cercam por trás e por diante. Deus está sempre comigo, e o "lado bom" disso, é que assim, estou seguro, estou em paz. Mas há uma implicação: não existe solidão, não há privacidade aos olhos de Deus, Ele está vendo tudo. Não queira ter uma vida oculta, pois isso não é possível. Exemplo: O profeta Natã vai conversar com Davi - 2 Samuel 12. O que aconteceu, resumidamente, foi: Davi, um belo dia, viu uma moça se banhando. Desejou-a, e teve um caso sexual com ela. Sabendo que, ela estava grávida, e seu esposo na guerra, pediu para trazerem-no à sua casa, mas Urias era um homem nobre, como diz a Palavra, não entrou, dormiu em uma praça. Davi então fez o contrário - mandou colocarem-no na linha de frente, onde não haveria como não morrer. Ele morreu, e ela, viúva, foi tomada por Davi como esposa. Parece o crime perfeito né? Ele era Rei, ninguém sabia e nem viria a saber. Mas o Senhor sabia, e enviou o profeta Natã. O mesmo contou uma "historinha", onde havia um homem rico que recebeu um amigo de viagem, mas era mesquinho, e roubou a ovelha do vizinho para servir de alimento ao seu amigo. Mas o vizinho só tinha uma ovelhinha... Davi, ouvindo a história, compadeceu-se e disse que o homem rico merecia a morte, e o homem pobre, merecia ser restituído quatro vezes mais, e irado, perguntou quem era o tal do homem rico e mal - e Natã disse "é você". Ninguém viu, mas Deus viu.
Deus é Deus, te vê individualmente e por inteiro. Todos iremos comparecer perante o Tribunal do Senhor, prestando contas sobre o que fizemos ou falamos. Queira viver na presença do Senhor, morar Nele. Atos 17:28- tudo é feito por meio do Senhor, e sim: Tem alguém vendo.

4- Deus sabe que sou assim
"Ele me fez desse jeito", "Isso é genética", "sou italiano", "Esse é meu temperamento"
Crente Gabriela. "Eu nasci assim, vou ser sempre assim, vou morrer assim"
 Ezequiel 28:15-  O diabo era perfeito amados. E Deus também nos fez perfeitos, mas nós fazemos escolhas. E a consequência do pecado é essa. Lucas 13:04 e 05 - Há uma idéia comum de que o outro sofre mais porque é mais pecador, de que o outro é doente porque é pecador, e isso gera condenação para si próprio. Pois apontando o outro, como se houvesse nele mais pecado, você se põe em uma posição elevada que não existe, alegando que não há pecado em você. Se pensa isso, além de estar mentindo, coloca também Deus em uma posição de mentira, pois Ele disse que todos os homens são pecadores. E como subjulga que quem peca merece uma enfermidade, por exemplo, gera ela para si mesmo no Reino do Espírito. Colhe o que você mesmo disse. Atos 17:30 e 31;  Anomalia é andar na carne - Deus não criou ninguém mal-humorado, descontrolado, estressado. Você foi criado por Deus de forma perfeita.
5- Posso fazer o que eu quiser, basta pedir perdão depois
"Não tem problema, depois é só pedir perdão"
O sangue de Jesus não é provisão para que você escolha o pecado. O pecado na vida de um crente é acidente; e quando usamos a graça de Deus dessa forma distorcida, isso é chamado de rebelião. 
Hebreus 10:26-31 - Quem faz isso, cala o Filho de Deus, isto é, pisa na Obra de Cristo. Quem faz isso, também profana o sangue da aliança com o qual foi santificado: ou seja, vive a vida como o sangue de Jesus fosse um spray aerosol limpa pecado, um detergente que você usa quando precisa, não entendeu o significado do sangue do Cordeiro. E mais, ultraja, abusa do Espírito da graça, que por misericórdia, apagou nosso passado. Temos de ser sérios com as coisas de Deus e buscar obediência. Quem faz isso perde a salvação? Quem é filho, é sempre filho. Mas Deus julgará quem? Os ímpios? Não, julgará o Seu próprio povo. Devemos ter cuidado, arrancar as probabilidades de sem temor, premeditar o pecado. Não abuse de Deus, nem da Obra de Seu filho da cruz.

Conclusão
Devemos resistir as mentiras do diabo. Vamos pedir a Deus que nos guarde com Seu poder para que não mais vivamos através dessas falácias. Não se esqueça, amado - sua mente é um campo de batalha. É ali que o diabo ataca e atua se você permitir... Vigie, esteja atento, ame ao Senhor e O busque de todo o seu coração, retendo o que é bom dos teus dias. Que nós possamos mesmo fazer a diferença e abalar as estruturas da nossa geração, ganhando vidas e edificando-as! Nós fomos chamados para isso! Gerar discípulos, que não dão ouvidos ao lixo que o diabo produz e lança na mente de muitos.

quarta-feira, 18 de março de 2015

A ALEGRIA COMO ESTILO DE VIDA

Texto: Gl. 5:22-23
Introdução: Podemos então fazer a seguinte leitura: “Andar no Espírito consiste em manifestar estas evidências em nossa vida” Nesta mensagem quero destacar a alegria. Uma das mais importantes evidências de uma pessoa cheia do Espírito é a alegria, portanto, ser alegre não é apenas uma opção é uma manifestação do Espírito em mim. O que é alegria? A alegria que estamos falando não é a alegria natural que não passa de uma emoção momentânea de satisfação e prazer! Pelo contrário é uma alegria proveniente do Espírito Santo por causa de sua proximidade com Deus.

1 - VERDADES SOBRE A ALEGRIA: 1.1
Nosso pai é um Deus alegre: Algumas pessoas têm a ideia de um Deus triste, carrancudo. (Ne. 8:10) 1.2 - Jesus quando viveu neste mundo foi uma pessoa alegre. Você já viu gente triste a mal humorada atrair crianças? 1.3  
O espírito santo é alegre. Pois a alegria é uma de suas qualidades no Fruto do Espírito.1.4 - Somos ordenados a servir ao senhor com alegria. Sl. 100:1-2 1.5  
Os discípulos deviam se alegrar porque seus nomes estavam inscritos no livro da vida. Lc. 10:20 1.6
A igreja primitiva estava unida em alegria. At. 2:46 1.7
Os discípulos depois de ganhar almas transbordavam de alegria no espírito.”. Atos 13:52.8 - Por Que O Reino De Deus É Justiça, Paz, Alegria No Espírito. Rm 14:17 1.9
No céu todos os dias há júbilo, alegria. Lc. 15:7 “A alegria é uma das marcas mais importantes do cristão cheio do Espírito Santo” Sendo a alegria uma das principais marcas do Espírito Santo, porque existem muitos crentes tristes, deprimidos, melancólicos?

2 - OS LADRÕES DA ALEGRIA:. Fl. 4:4. Fl. 1:4
O apostolo Paulo poderia ser o homem que menos falasse de alegria em virtude de todo sofrimento que passara. Entretanto, ele escreve a carta aos filipenses que é conhecida como o bilhete da alegria, nos exortando sempre para que fossemos alegres no Senhor. Alguns ladrões da nossa alegria 2.1 - Circunstancias: O primeiro ladrão está identificado com a palavra circunstâncias, que podem roubar nossa alegria. E Paulo sabia: (Fl. 1:12); 2.2
Pessoas: As pessoas também podem roubar nossa alegria. E o fato da vida é que as pessoas que mais nos alegram, podem ser também aquelas que mais roubam a nossa alegria. Mas não podemos esquecer que nós somos as pessoas das outras pessoas. Fl 2:5 2.3
Coisas: Também as coisas podem roubar a nossa alegria. Vivemos num mundo caído onde a ênfase é no “ter” e não no “ser” de modo que quando não temos o que os outros tem muitas vezes essas coisas também roubam a nossa alegria. Fl. 4:11-12 2.4
Ansiedade Finalmente, a ansiedade a respeito do futuro pode roubar a nossa alegria. Paulo recomenda: (4.6,7).

3 - COMO MANTER-SE ALEGRE:
A alegria é como um músculo. Quanto mais você o exercita, mais forte ele fica. Sugiro quatro exercícios para desenvolver a alegria interior. Faça esses quatro exercícios nas próximas seis semanas e veja a diferença em sua vida. Garanto que você se tornará uma pessoa mais positiva, mais alegre. Funcionou em minha vida anos atrás, quando tomei essa decisão. 3.1

Desenvolva A Atitude Da Gratidão.
Em 1 Tessalonicenses 5.18, Essa é a atitude da gratidão. Observe novamente que não devemos ser gratos por todas as circunstâncias, mas devemos ser gratos em todas as circunstâncias. Os psicólogos dizem que a gratidão é a emoção mais saudável que existe. Hans Seyle, o precursor dos estudos sobre o estresse, declarou que a gratidão produz mais energia emocional do que qualquer outra atitude na vida. O salmista diz em (Salmos 28.7). Se você não for uma pessoa alegre, comece cantando hinos de louvor a Deus e observe como sua atitude mudará. 3.2

Dedique a vida a ajudar os outros.
Jesus disse que devemos perder a vida a fim de salvá-Ia (Marcos 8.35). Na epístola aos Efésios, Paulo nos lembra: (Efésios 6.7,8). As pessoas mais felizes, em geral, estão tão ocupadas servindo e ajudando os outros que nem param para se perguntar: "Sou feliz?". 3.3

Fale De Cristo Aos Outros.
Jesus diz que há regozijo no céu quando uma pessoa vem a Cristo pela fé (Lucas 15.10). Minha maior alegria foi quando entreguei a vida a Jesus Cristo; minha segunda maior alegria tem sido apresentar Cristo aos outros. Imagine a cena no céu. Alguém a quem você deu testemunho aproxima-se de você e diz: "Quero agradecer-lhe por ter-se importado comigo. Estou aqui porque você se importou em me falar de Jesus". Pode acreditar que será um momento de regozijo, o ápice da alegria, pois ela começa aqui e agora, quando ajudamos no nascimento de um novo filho na família de Deus. De vez em quando, encontro algum cristão que diz: "Perdi a alegria". A pergunta que quero fazer é: "Quando foi a última vez que você levou alguém a Cristo?".
Geralmente faz muito tempo. Com referência aos seus companheiros judeus, Paulo disse: (Romanos 10.1). 3.4

Cultive A Alegria Interior Pela Doação.
Jesus ensina: (Atos 20.35). Dizem que, quando se trata de dar, as pessoas não se interessam. O que a Bíblia diz? (2 Coríntios 9.7). Por quê? Talvez porque nos tornemos mais parecidos com ele quando damos, e Deus não dá resmungando. Além disso, nosso ato de dar determina o quanto Deus pode fazer em nossa vida. Quando lhe damos com alegria, abrimo-nos para receber dele com abundância. Em Malaquias 3.10. Ninguém consegue dar mais do que Deus. É o "desafio celestial"! Não podemos superar Deus. Como disse um velho fazendeiro: "Eu jogo uma 'pazada' no depósito de Deus, e ele joga uma 'pazada' no meu e Deus tem uma pá maior".

segunda-feira, 9 de março de 2015

SENDO ALEGRE EM DEUS APESAR DAS AFLIÇÕES

TEXTO: I Co. 15.19                            Introdução: A fé que Paulo tinha em Deus, sua certeza da ressurreição e sua esperança da comunhão eterna com Cristo não produziram uma vida de conforto e tranqüilidade, que teria sido realizadora mesmo sem ressurreição. Não, o que sua esperança produziu foi uma vida de sofrimento deliberado. Sim, ele conhecia a alegria indizível. Mas era um "regozijar na esperança" (Rm.12.12).
E essa esperança o liberou para abraçar sofrimentos que ele jamais teria escolhido sem a esperança da sua própria ressurreição e a daqueles por quem ele sofria. Se não há ressurreição, as escolhas sacrificiais de Paulo, por seu próprio testemunho, eram dignas de dó. Sim, havia alegria e um senso de profundo significado em seu sofrimento.
 Mas a alegria existia somente por causa da esperança alegre que excedia o sofrimento.
 Isso é o que quer dizer Romanos 5.3,4: "Alegramo-nos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e esta aprovação cria esperança".
Portanto, existe alegria na aflição. Observe duas coisas cruciais:
Primeira, a alegria na tribulação é obra do Espírito Santo;
Segunda, é um exemplo que os outros devem seguir.

1 – ALEGRE-SE NA PERSEGUIÇÃO; SUA RECOMPENSA É GRANDE! (Mt. 5.11-12):
Uma maneira de regozijar no sofrimento é fixar a mente com firmeza na grande recompensa que receberemos na ressurreição. O resultado desse enfoque é fazer nossa dor presente parecer pequena em comparação com o que está por vir (Rm. 8.18).
Ao tornar o sofrimento suportável, a alegria com a recompensa também tornará o amor possível, como vimos no capítulo quatro: "Amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão" (Lc. 6.35).

2 – ALEGRE-SE NA TRIBULAÇÃO; ELA APROFUNDA A CERTEZA (Rm. 5.3-4):
A alegria em meio às aflições, está arraigada na esperança da ressurreição, mas nossa experiência de sofrimento também aprofunda a raiz dessa esperança (Rm. 5.3, 4). Aqui a alegria de Paulo não esta baseada apenas em sua grande recompensa, mas no efeito do sofrimento em solidificar sua esperança dessa recompensa.
As aflições produzem perseverança, e a perseverança gera a certeza de que nossa fé é real e genuína, e isso fortalece nossa fé de que iremos, de fato, ganhar a Cristo.
Essa "intensa alegria" vem da certeza de que você perseverou com a ajuda de Cristo. Você foi provado no fogo e aprovado como genuíno. Você não abjurou. Cristo é real em sua vida. Foi isso que os apóstolos parecem ter experimentado em Atos 5.41, quando, depois de espancados, "retiraram-se do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome".
A alegria veio com a constatação de que sua fé era considerada real por Deus, preparada para ser provada no fogo da tribulação.

3 – ALEGRE-SE NO SOFRIMENTO COM CRISTO; ELE O LEVA A GLÓRIA (I Pe. 4.13):
Outra maneira de alegrar-se no sofrimento nasce da verdade de que nossa alegria em si é um caminho testado para a glória.
A alegria no sofrimento não vem somente: 1) de concentrar-se no sofrimento; 2) do efeito solidificador do sofrimento sobre nosso senso de autenticidade; 3) da promessa de que a alegria no sofrimento nos trará alegria eterna no futuro.
O apóstolo Pedro expressa isso assim: "Alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação da sua glória, vos alegreis exultando" (I Pe. 4.13).
Alegria imediata no sofrimento é o caminho indicado para a exultação final na revelação de Cristo.
Pedro está nos incentivando a buscar a alegria agora nos sofrimentos (ele o ordena!), para estarmos depois entre aqueles que se regozijarão sobremaneira na vinda de Cristo.

4 – ALEGRE-SE NO SOFRIMENTO POR OUTROS; ELES VEEM A CRISTO! (I Ts. 3.8-9): 
Ela vem do entendimento de que, pelo nosso sofrimento, outros estão vendo o valor de Cristo e firmando-se por causa da nossa fé em meio ao fogo. Sofremos para mostrar aos outros o amor e o valor de Cristo.

5 – ALEGRE-SE NO SEU SOFRIMENTO, POIS VOCÊ FAZ PARTE DO POVO MAIS FELIZ DO MUNDO (Is. 58.11/ Cl. 1.27):
O caminho do Calvário com Jesus não é um caminho sem alegria. É uma via dolorosa, mas profundamente feliz. Quando escolhemos os prazeres transitórios do conforto e da segurança e não os sacrifícios e sofrimentos do trabalho missionário, evangelístico, de ministério e amor, estamos nos privando da alegria. Deus está nos chamando a viver por amor a Cristo, e fazê-lo por meio do sofrimento. Cristo escolheu o sofrimento; ele não simplesmente lhe aconteceu. Ele o escolheu, como maneira de criar e tornar perfeita a Igreja.

Compartilhando a palavra
1.Você tem se alegrado em meio as aflições?
2.Você já conhece a alegria que somente temos ao sofrermos pelo evangelho?


terça-feira, 3 de março de 2015

INDIGNAÇÃO, UM FATOR CHAVE, PARA VIVERMOS O CÉU NA TERRA

Texto: João 2:13-17  Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. 14 E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; 15 tendo feito um azorrague ( Chicote ) de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas 16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. 17 Lembraram- se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.

Para algumas pessoas, 2015 será apenas mais um ano! Mas para os indignados, será o ano do céu na terra, será o ano de grandes conquistas, o ano de multiplicar, romper e avançar... Ano de portas abertas e oportunidades...
aqui nessa passagem, nós podemos aprender com Jesus.

Ilustração do surfista e as ondas
Nossa vida é desenvolvida por ritmos, em um momento as coisas acontecem rapidamente, em outros momentos, mais devagar, é como a onda do mar, que em um momento vem com intensidade, outros momentos demora ou até vem de maneira muito branda. Mas há coisas em nossa vida que permanecem como está por muito tempo, muitas delas até acostumamos a conviver com elas mesmo sendo elas coisas ruins.

O que quero mostrar com isso, é que há certas coisas em nossas vidas que nós vamos acostumando com elas, e que em certo momento você terá que ter uma santa indignação sobre aquilo para que tenha alguma mudança, caso contrário você viverá na mesma situação por muito tempo.
Ex. Tem pessoas que estão há anos na igreja, se acostuma em ver o familiar sem Jesus, sem salvação.... A viver uma vida medíocre
Ano do Céu na terra, é ano de ver grandes coisas acontecerem em nosso meio.
Jesus chega no templo com o propósito de orar como registra Mateus 21:13 “A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.”, e quando chega lá encontra os vendedores negociando na porta do templo.

Era comum este comercio no tempo, pois o povo que subia a Jerusalém não trazia o sacrifício por causa do trabalho que dava a viagem com ovelhas e outros animais, então eles compravam no templo. A questão é que como o povo chegava sem o sacrifício, os que o vendiam a porta do templo começaram a cobrar um valor exorbitante, e a porta do tempo virou um lugar de negócios, não apenas uma facilidade para ajudar as pessoas.
Jesus ao ver aquela situação que se instalara na porta do tempo se indigna e vira as mesas dos negociantes e muda aquela situação na hora. “A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.”

A nossa indignação deve ser a mesma de Jesus, uma indignação no espírito.
A indignação é uma arma contra o conformismo
Como eu disse há muitas áreas em sua vida que você se conformou e que se você não se indignar, elas não irão mudar. São áreas que você se conformou e a passividade tomou conta da sua vida.
Se hoje você não se indignar não sairá do lugar.
neste ano, Deus tem me movido a despertar áreas de muitos irmãos, que estavam estagnadas.

Exemplos de algumas áreas em que devemos ter uma santa indignação.
1.  Indignação no meu relacionamento com Deus
Jesus se indigna porque a sua casa deveria ser chamada casa de oração, mas foi chamada de covil de salteadores, lugar de negócios. Esta é uma área que precisamos de indignação hoje para mudar nossa história de vida com Deus.
Nossa vida com Deus precisa ser intensa, cheia de experiências e de vida. Não podemos ter estagnação para com Deus.
Mas é possível você medir a vida de alguém observando a intensidade que ela faz as coisas.
Ex. Quero ter mais paixão, mais revelação, mais palavras de conhecimento... mais intimidade
 Mais visão espiritual...
A palavra chave aqui é intensidade.
a)    Intensidade na Oração
b)   Intensidade no louvor
c)   Intensidade nos relacionamentos
d)   Intensidade na célula
e)   Intensidade no culto (amém, aleluia, que maravilha)

Jesus se indignou por sua casa não estar cumprindo o papel dela, de ser casa de oração. Hoje você precisa se indignar-se também. Se você não está cumprindo o seu papel de filho de Deus, de adorador, indigni-se.
A primeira área que você precisa se indignar é com seu relacionamento com Deus.
Disso procede toda a sua vida.

2.  Indignação por uma vida mais frutífera no ministério
João 15
O Senhor nos designou para frutificar.
Ex. Paralitico no tanque de Betesda esperou 38 anos...
Betesda = "casa de misericórdia" ou "casa da água que flue"
João 5:5
Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos.
Qto tempo vc aguentaria esperar?

Muitos irmãos que encontraram motivos como desculpas para não servir a Deus, vivem uma vida vazia, sem sentido e tristes. Hoje você precisa ter uma santa indignação para sair desta condição, romper seus limites e se alegrar em Deus no cumprimento do seu propósito.

3.  Indignação por uma vida abundante
ex. Da irmã certa vez que vivia enferma e capengando e perguntei: como está?
Ela disse: " do jeito que Deus quer "

Creio que uma outra área que você precisa de uma santa indignação, é na sua prosperidade. Jesus se indigna com eles, pois ali não era o lugar e a forma com que eles estavam fazendo também estava errada.
Mas isso quer dizer que Jesus tem algo contra a prosperidade? Não creio que o Deus, dono do ouro e da prata tenha problemas com dinheiro. Mas ele tem problemas com a forma como você lida com esta questão.
Muitos lidam com a questão do dinheiro como os cambistas lidaram no templo. O alvo era apenas ganhar dinheiro, mas nada. Perderam o objetivo que creio eu, eles começaram a vender na porta do templo, que era facilitar para os viajantes que vinham de longe.

a)   Por que você quer prosperar?
Você quer ganhar mais dinheiro, por quer ajudar mais a obra de Deus?
Você quer ter uma casa maior e melhor para ter reuniões de células lá?
Você quer um carro maior para carregar mais pessoas para a célula?
Ou você quer tudo isso só para o seu desfrute?
Thiago deixa bem claro que não deveríamos pedir, ou prosperar simplesmente para os nossos prazeres, e sim com um propósito.
Tiago 4:3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
Sua prosperidade pode ser usada para sua vida vazia e sem sentido, mas pode também ser usado para o propósito de Deus.
Creio que deve haver uma santa indignação na sua vida para prosperar, ter um emprego melhor, passar em um concurso, ganhar melhor, comprar uma casa, um carro e muito mais. Mas que isso não seja só em função de sua vida, mas em função do propósito de Deus em sua vida

Conclusão
Muitos homens na bíblia se indignaram.

1.    A indignação de Moisés
Êxodo 2:11-14 Naqueles dias, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos e viu os seus labores penosos; e viu que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo. 12 Olhou de um e de outro lado, e, vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio, e o escondeu na areia. 13 Saiu no dia seguinte, e eis que dois hebreus estavam brigando; e disse ao culpado: Por que espancas o teu próximo? 14 O qual respondeu: Quem te pôs por príncipe e juiz sobre nós? Pensas matar- me, como mataste o egípcio? Temeu, pois, Moisés e disse: Com certeza o descobriram.

2.   A Indignação de Davi
I Samuel 17.16 Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.
I Samuel 17.26 Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

3.    A indignação de Neemias
Neemias 2:5 e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço- te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

4.    A indignação de Paulo
Atos 17:16 E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.
Precisamos, urgentemente, ser tomados por uma Santa indignação em nosso coração. Diga: “Basta, hoje algo vai mudar na minha vida, no meu ministério!
O ANO DO CÉU NA TERRA É PARA OS INDIGNADOS...