domingo, 8 de fevereiro de 2009

VENCENDO A ESTERILIDADE ESPIRITUAL


Lucas 13.1-9
Usando a figura da Figueira Estéril, Jesus enfatiza tanto a necessidade de arrependimento quanto a longanimidade de Deus para castigar. Deus não tolera o pecado, nem a rebeldia, mas, se necessário, conserva o pecador sob castigo, por longo tempo, até que se arrependa; caso não mude de vida, sofrerá a condenação eterna.
Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? - v.4.
Os crentes estéreis ficam julgando a vida dos "outros", mas, Jesus afirma: se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis - v.5.

Prá vencermos a esterelidade espiritual precisamos aprender que:

01. Fomos criados férteis para produzir frutos agradáveis - v.7
Deus procura por frutos em nossas vidas: Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? - v.7.
Com a expressão "Há três anos venho procurar fruto" Deus está dizendo que dá todo o tempo necessário ao pecador para obedecer aos mandamentos e se arrepender, isto é, frutificar.
Fomos criados para frutificar, quem não produz frutos é cortado da comunhão com Deus, perde bênçãos, é lançado fora do Corpo de Cristo, seca e arde no fogo da ausência de Deus (João 15.5-6). “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.”

Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Não eram, Eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis - v.2-3.

02. Apesar da esterilidade Jesus intercede por nós - v.8
Devemos valorizar o trabalho e a longanimidade do LAVRADOR que, apesar do pecado, quer nos ajudar (1ª João 2.1).
Deixa-a ainda este ano, é a intercessão de Jesus, junto ao Pai, quando o Crente está incapacitado de frutificar por causa do pecado.
A expressão este ano é uma figura do tempo da Graça, equiparado ao Jubileu (Is 61.2), ou seja, tempo de libertação e restituição através do Senhor Jesus.

A figueira deveria ser cortada pela sua esterilidade, mas o LAVRADOR intercedeu por ela e ainda assim realizou um penoso trabalho para que ela pudesse dar frutos (Isaías 53). Jesus tem executado esta tarefa ao nosso favor e precisamos valorizá-LO. Ou desprezas a riqueza da Sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? - Romanos 2.4.

03. Devemos agradecer ao Senhor pela sua misericórdia - v.9a
Jesus faz com que o tempo seja prolongado: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está - v.8-9a.
A parábola revela que o lavrador esperaria mais um ano! E nós, quanto tempo demoraremos para frutificar?
Conforme 2ª Pedro 3.7-10, Quanto tempo o Senhor esperará pelos nossos frutos?
Se vier a dar fruto significa que Jesus não quer condenar ninguém, espera arrependimento que produz o Fruto do Espírito Gl 5.22-23.
Se vier a dar fruto bem está, significa que temos o tempo presente para estarmos de bem com Deus (arrependimento) porque poderemos morrer ou Jesus voltar, o estado em que nos encontrar será para a vida eterna.
Eis a sentença da morte eterna e da condenação eterna no lago de fogo: Se não vier a dar fruto, mandarás cortá-la.

Conclusão
Cada pessoa é chamada para dar frutos ou morrerá - v.9b. Somos propriedade do Senhor (v.6) e isto implica que não podemos conduzir às nossas vidas conforme desejamos, mas, devemos somente obedecer à vontade de Deus.
Jesus chama ao arrependimento que é o primeiro passo para a salvação, pois, diante de um coração arrependido o Pai ordena a sua benção.
Quanto tempo Deus ainda nos dará?
Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa - Tiago 4.14.
Agora, se você está entendendo a vontade de Deus, não endureça o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário