segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SEMENTES SÃO DADAS POR DEUS PARA SEREM SEMEADAS


Texto-Chave: II Coríntios 9:6-11
Introdução

Uma das promessas claras na Bíblia é a prosperidade financeira dos filhos de Deus. Ele quer abençoar e multiplicar as nossas finanças! Entretanto, precisamos compreender os princípios da Palavra do Senhor para termos uma vida próspera. Temos que orar com relação a isto, mas também temos que ter ação, ou tomarmos algumas atitudes. Para isto, vamos estudar seis versículos e aprende com o apóstolo Paulo.

1 – DEUS É O DONO DE TUDO E DEVEMOS DEPENDER D’ELE – II Co 9:10a
A Bíblia diz que é Deus quem nos dá sementes e pão. Sem sua benção, não teríamos nada. Ele é o dono do ouro e da prata, Ag 2:8 e a Ele pertence a Terra, e tudo que nela tem, até mesmo nossas vidas I Co 10:26. Quem não compreende este princípio comete erros terríveis: pensa que seu trabalho é suficiente para trazer prosperidade, pensa que faz um favor a Deus quando oferta e pode até fazer das riquezas o seu próprio deus (Mamon). Mt 6:21, se o coração da pessoa está na riqueza material, ela se esquece que a riqueza maior está Naquele que é o dono de tudo.

2 - DEUS SUPRE O BEM ESTAR DE SEUS FILHOS - IICo 9:10 b O texto bíblico diz que Deus nos dá pão para alimento. Isso significa que Ele se preocupa em suprir cada uma das nossas necessidades e devemos desfrutar de sua benção. Não precisamos ficar ansiosos, porque Ele cuida de nós e neste cuidado quer suprir todas as nossas carências, alimento, moradia, educação, entretenimento, vestimenta, etc. veja Mt 6:25-30 e Fp 4:19. Deus supre nossas necessidades, não nossos caprichos.

3 – UMA PARTE DO QUE DEUS NOS DÁ É SEMENTE, NÃO DEVE SER COMIDA. II Co 9:10b Paulo diz que, além de nos dar pão para alimento, Deus nos dá semente para semear. Aqui está o segredo da prosperidade! (Prosperar é crescer naquilo que se tem). Uma parte do que Deus nos dá são sementes. Se comermos as sementes, não teremos o que semear e, conseqüentemente, não iremos colher amanhã. Portanto, temos que identificar o que é semente e semear.

a - AS PRIMÍCIAS SÃO SEMENTES – Primícias são a primeira parte de nossa colheita, uma oferta que tiramos antes de tudo, assim que recebemos algum recurso. Elas são santas ao Senhor, ou seja, se as usarmos estaremos roubando de Deus, pois d’Ele é sempre a primeira parte. Em Pv 3:9 diz ” Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda”- veja Gn 4:3-5. O Primeiro é o melhor.

b - OS DÍZIMOS SÃO SEMENTES – A Bíblia ensina que os dízimos (10% de tudo o que ganhamos) também são do Senhor e não podemos usar para nós, sob pena de o estarmos roubando. A infidelidade nesta área abre porta para espíritos devoradores, ou seja, se não damos ao Senhor o inimigo tem legalidade de pegar, se não damos a DEUS teremos gastos que não esperamos, com coisas que acontecem fora do nosso orçamento, e impedem nossa prosperidade em Deus - veja o que diz Ml 3:8-10.


c - AS OFERTAS SÃO SEMENTES – Além da semeadura de primícias e dízimos, que são previamente requeridos pela Palavra de Deus, há uma parte dos recursos que ganhamos que também são sementes: as ofertas voluntárias, aquelas que não estão designadas na Bíblia, mas que o Senhor espera que semeemos na sua obra e na vida de pessoas. Como identificar estas sementes? Orando sempre a Deus e consultando-o sobre quanto ele quer que ofertemos em cada oportunidade, ou seja, conforme a necessidade do Reino.

4 - A FIDELIDADE NA SEMEADURA ABRE AS PORTAS PARA A PROSPERIDADE DE DEUS II Co 9:6 Quem semeia pouco, colhe pouco. Quem come as sementes, empobrecerá. É uma lei espiritual que não será revogada. Se quisermos andar na benção, precisamos aprender a dar.

5 - AO HOMEM FIEL DEUS DÁ MAIS E MAIS, COM O PROPÓSITO DE QUE O HOMEM SEJA GENEROSO. II Co 9: 11 Paulo diz que Deus quer nos enriquecer “em tudo” (espiritualmente, nas finanças, na saúde, na família, etc...). o mundo pode enriquecer o homem de um lado, mas o saqueia de outro. Para vivermos na prosperidade de Deus, porém, precisamos entender: Ele nos enriquece para toda generosidade, ou seja, Ele nos dá para que sejamos cada vez mais mãos abertas!

Conclusão
Algumas pessoas não gostam quando falamos desse assunto (finanças), mas o Deus que exige de nós uma semeadura foi o primeiro a ofertar. Para nos salvar, Ele deu o melhor que tinha: Jesus, seu único Filho! Se você ainda não aceitou esta oferta de Deus para sua salvação, o momento é hoje, onde você retribui e entrega a Ele o melhor que você tem, sua vida. E dar primícias, dízimos, e ofertas é ação que você faz para demonstrar sua gratidão a Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário