terça-feira, 4 de agosto de 2009

Relacionamentos que Transformam


Texto: I Sm.18:1-5

Nós precisamos compreender que nenhum de nós cumprirá o Propósito de Deus em nossas vidas, sozinho. Pessoas nos ajudarão no cumprimento de nossa missão, e da mesma forma ajudaremos outros a cumprirem a sua. Isto está ligado a um princípio que Deus estabeleceu que é o Princípio da Interdependência. Precisamos de Deus, mas também precisamos das pessoas.
O nosso sucesso dependerá de como interagimos nos nossos relacionamentos.
A grande verdade é que pessoas dão diferentes contribuições em nossa vida. Nós precisamos de algo que alguém possui, da mesma forma alguém precisa de algo que nós possuímos.
Você foi criado para transformar alguém e pessoas existem para transformar você. As pessoas querem mudar, crescer, desenvolver em todas as áreas e Deus vai usar você para acrescentar algo novo na vida delas.
Você pode até não está qualificado a todas as pessoas que encontrar, mas alguém precisa de algo que você possui.
Pode ser: sua generosidade, suas habilidades e dons, seus recursos, seu tempo, suas palavras de motivação, etc.
Talvez você nunca pensou assim, mas você é a ?Oportunidade de Ouro? Que está faltando na vida de alguém.
Alguém tem esperado por você a vida inteira.
Aprenda esta verdade, O nosso futuro está diretamente ligado com outras pessoas? e se soubermos interagir nesses relacionamentos seremos pessoas de grande êxito.

VAMOS FALAR DE TRÊS TIPOS DE PESSOAS QUE PRECISAMOS EM NOSSAS VIDAS.
1º Aqueles que acrescentam.
2º Aqueles que querem diminuir.
3º Aqueles que multiplicam.

1° Tipo de pessoa vamos chamar de Samuel, aquele que acrescenta. (ISM 16:13)
No texto, o Profeta Samuel ungiu Davi como rei. Samuel representa um encontro que tivemos que mudou a nossa vida. Samuel representa não só uma pessoa, mas um ponto de partida que nos despertou para as coisas espirituais. Samuel é o referencial profético que nos despertou para as grandezas de Deus.
Apesar de Deus ter usado o Profeta Samuel para ungir Davi, esta unção não produziu algo objetivo, exterior, mas Davi sabia que algo dentro dele havia acontecido.
Os pais, os irmãos de Davi não mudaram o relacionamento com ele depois dele ter recebido a unção de rei, mas em seu íntimo Deus tinha feito um grande milagre.
QUAIS SÃO OS NOSSOS ?SAMUÉIS??
Em nossa jornada com o Senhor Jesus é bem provável que tenhamos muitos?Samuéis? Nossos Samuéis são aqueles que despertam nossa paixão por Deus. Nossos Samuéis são aqueles que viram algo em nós que nem nós vimos. Nossos Samuéis são aqueles que quando estávamos esquecidos?Cuidando de umas poucas ovelhas? Veio até nós e derramou o azeite sobre nossa cabeça. São aqueles que têm confiado em nós e nos colocado com grandes responsabilidades na casa de Deus.
EXEMPLO DE SAMUÉIS
- O primeiro Samuel em nossa vida foi aquele que nos levou para Jesus.
- O Líder que acreditou em nós.
- Alguém que desperta paixão

2° tipo de pessoa vamos chamar de Golias, aqueles que diminuem (SAMUEL 17:4)
Deus vai levantar mais pessoas como Samuel para despertar nossa paixão. Todavia outro tipo de relacionamento que teremos que enfrentar chama-se Golias.
É verdade, foi Samuel quem ungiu Davi rei de Israel, mas Davi só foi reconhecido depois de ter matado Golias.
Golias pode ser uma pessoa ou uma série de coisas:
- Um pecado que não vencemos.
- Uma enfermidade que nos angustia.
- Um Medo que nos paralisa.
- Uma imagem incorreta de si mesmo.
- Uma liderança fraca.
Golias sempre aparece depois de um despertar de um grande sonho. Golias apareceu para Davi depois da unção de rei que ele recebeu.
Aprenda esse princípio:
A luta é a prova que o inimigo discerniu seu futuro?
As lutas sempre cercam o nascimento de um milagre?
Golias é algo anormal, é algo tão forte e poderoso, que se você não vencer, ele te vencerá. Esse personagem não é para conviver, mas é para ser vencido. Porque quando satanás quer destruir você, ele coloca alguém na sua vida.
Golias é aquele que quer destruir o sonho despertado por Samuel, esse gigante tem ser enfrentado sozinho. Não adianta chamar pai, mãe, Pastor, discipulador, é você quem tem que enfrentá-lo, assim como foi com Davi.
Golias tem armas anormais e precisam ser vencidas com as sobrenaturais. Essa fase tem que ser vencida no tempo certo. (Primeiro Davi venceu o urso e o leão depois venceu Golias).
Uma coisa certa feita no tempo errado, se torna a coisa errada?.
Cada um de nós temos nossos Golias e ele é problema nosso.
Golias tem que ser enfrentado com as armas que temos, (no caso de Davi as 5 pedrinhas e não a armadura de Saul).
Para Saul o gigante foi o marco de sua decadência para Davi foi a sua maior oportunidade.

3° tipo de pessoa vamos chamar de Jônatas, aquele multiplica nosso potencial.
Como falamos no início precisamos de pessoas que vão acrescentar algo em nossa vida para cumprir o propósito. Alguém surgirá e será usado por Deus para nos dar oportunidades de ouro. Davi tinha recebido a unção de rei, no entanto, Davi não era guerreiro, e sim Pastor de ovelhas. Davi era interiorizado, não tinha costume de lutar com armas convencionais. Todavia, Davi se tornou rei com a espada de Jônatas.
Deus coloca as pessoas tipo Jônatas para nos preparar e nos levar ao palácio. E você também pode ser um Jônatas na vida de alguém.

JÔNATAS AJUDOU A DAVI A SER REI (I SM. 1:3-4)
Existem coisas que são íntimas e que não são compartilhadas de uma maneira comum. V.4 a entrega da espada tem um significado profundo, Jônatas estava dizendo com esta atitude que reconhecia a unção de rei que estava em Davi (I Sm. 23:17).
Deus colocou na vida de Davi, um Jônatas para ensiná-lo a ser rei, porquanto Davi não era de família nobre e nem sabia como proceder na corte.
- Jônatas era o herdeiro natural do reino
- Jônatas tinha experiência e atitude de rei.
Para avançarmos no Reino precisamos de Jônatas em nossa vida, pessoas que vão nos ensinar como proceder no Reino. Por outro lado, Deus também nos coloca como Jônatas na vida de outros para dar oportunidades para crescerem em Deus.
Precisamos nos preparar para ocupar o lugar para onde estamos indo, em vez de ficar pensando onde somente estamos?.
Jônatas de fato foi aquele que ensinou Davi a ser rei. Samuel é aquele que desperta nossa paixão pelo Reino. Mas, é Jônatas o agente de Deus que nos ensina a ser rei.
Samuel é aquele que nos unge, mas sem relacionamento próximo. Jônatas é aquele que discerne nossa unção e nos leva a níveis altos.

CONCLUSÃO
Relacionamentos que transformam nossa vida sempre será cercada por Samuel? Golias? Jônatas. Lembre-se a maneira que interagimos com estas pessoas, vai determinar o nosso sucesso.
Quais foram as 3 pessoas que causaram maior impacto em sua vida?
Você já expressou gratidão a elas? Pois, ser grato é uma coisa, expressar gratidão é outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário