segunda-feira, 27 de julho de 2009

A segurança daquele que confia no Senhor


Texto: Salmos 91:1-16
Estamos vivendo dias onde às pessoas, os países, as nações, e até mesmos os cristãos estão preocupados com os acontecimentos, principalmente com a nova gripe que esta matando muita gente no mundo inteiro, com isso as pessoas começam a achar que é o fim, uns chegam até pensar que Deus não existi ou que Deus se esqueceu da humanidade, mas isso não é uma verdade, pois na Sua palavra Ele já havia dito aos seus discípulos que isso haveria de acontecer “11 haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu.” (Lucas 21:11)
Por isso venho nesta noite ministrar uma palavra de Deus para você, este salmo expressa uma segurança para aqueles que confiam plenamente no Senhor, esta palavra nos assegura que Deus é o nosso refugio e que podemos buscar a sua proteção em tempos de perigo espiritual e físico também. Quanto mais arraigados estivermos em Cristo e na sua palavra, fazendo dEle a nossa vida e a nossa habitação, tanto maior será a nossa paz e o nosso livramento em tempos de perigo.
Neste salmo encontramos quatro nomes de Deus que descrevem diferentes aspectos da sua proteção:
1)Altíssimo; demonstra que Ele é maior do que qualquer ameaça ou perigo que venhamos a enfrentar.
2)Onipotente; destaca o seu poder para enfrentar e destruir todo e qualquer inimigo ou enfermidade que venha nos assolar.
3)Senhor; garante ao crente que a presença divina está sempre com ele.
4)meu Deus; expressa a verdade de que Deus torna-se intimo, achegado, daqueles que nEle confiam.

Algumas garantias para aquele que confia no Senhor

1. Mil cairão ao teu lado, e dez mil, a tua direita, mas tu não serás atingido.(vs.7)
A bíblia nos relata que o povo de Israel estava para sair do Egito, Faraó se levantou contra a saída do povo de Deus, foi ai que Deus começou a enviar as pragas, o povo do Egito provou da ira de Deus mais o povo de Israel, nenhum um mal lhe sucedeu. No cap.15:26 de Êxodo o Senhor disse ao povo “Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.” Ou seja, como crentes fiéis temos que crer, que no Senhor estamos seguros.

2. Nenhum mal te sucederá.(vs.10)
Nada poderá suceder a um crente fiel, a não ser com a permissão de Deus, isto não significa que ele nunca terá contratempos e nem dificuldades, (Rm.8:35-37) mas enquanto fizermos de Deus, nosso Senhor e nosso refúgio, tudo que acontecer contribuirá para nosso bem (Rm.8:28) “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Ou seja, Deus fará o bem surgir o bem de todas as aflições, provações, perseguições e sofrimentos, claro que todas as coisas não incluem os nossos pecados e nossa negligencia, isso quer dizer que ninguém pode alegar motivo para pecar, justificando que Deus fará resultar isso em bem.

3. Aos seus anjos dará ordem ao teu respeito. (vs.11)
Deus ordena aos anjos vigiarem cuidadosamente a vida e os interesses dos fiéis. Eles observam especialmente todos que buscam continuamente habitar na presença de Deus, e protegem o corpo, a alma e espírito desses crentes, sua proteção inclui todas as situações da vida. Não há limites ai, enquanto andarmos à sombra do Onipotente, os anjos nos sustem em meio as nossas aflições e nos amparam quando enfrentamos os inimigos espirituais. “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.”(Sl.34:7)

Conclusão
Podemos concluir que o próprio Deus fala de seus seguidores fiéis, porque eles o amavam com verdade, Ele mesmo promete socorrê-los em tempos difíceis. O segredo de ser alvo do cuidado protetor divino é ter um coração em tudo voltado para o Senhor, por gratidão e amor. Deus conhece esses crentes, e estará com eles na angustia, ouvirá suas orações e encherá suas vidas da sua presença e da sua provisão, por isso não se preocupe Ele é o teu refugio a tua fortaleza confie nEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário