domingo, 30 de agosto de 2009

A RESTAURAÇÃO NOS TORNA ÚTIL PARA DEUS.


Texto: Jeremias. 18:1-8

Introdução
Cremos num Deus que faz restauração. A Bíblia nos ensina que Ele é um Deus restaurador. Assim como uma parede com mofo e umidade, pode ser restaurada e fica bonita de novo, quando caímos em pecado nossa vida também pode voltar a brilhar para Deus. Esse é o propósito do Senhor Jesus ao ter vindo para ser o salvador da humanidade. Vemos no livro do profeta Jeremias que Deus o manda observar o trabalho do oleiro e diz que Ele faria o mesmo com o Seu povo. Jeremias 18:1-7 “vocês estão em minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro” JESUS É ESSE OLEIRO DE DEUS. Leia Lucas 19:10 e Lucas 4:18

VASO RESTAURADO VOLTA A SER ÚTIL. Quando somos enganados e deixamos de fazer algo que agrada a Deus, o vaso foi quebrado, mas não pense que não terá mais chance com Deus, e que por isso tem que aceitar viver como um derrotado. Jesus é o restaurador de Deus que quer fazer seu trabalho.

1. DEUS SALVA, PERDOA E RESTAURA O QUE FOR QUEBRADO PELO PECADO.
O apóstolo Paulo, era vaso quebrado pela religiosidade, - servia para perseguir e destruir os cristãos. Mas Jesus o restaurou e ele passou a ser útil para Deus. Ele mesmo conta sua história em Atos 22:1-16.

2. PEDRO NEGOU A JESUS, estragou 3 anos e meio de investimento de Jesus, e isso lhe causou um grande desgosto, e ele pensou que não servia mais para Deus, e por isso, voltou a pescar peixes - Quando pecamos pensamos que Deus não nos aceita mais e o diabo sugere –volte pra vida antiga. João 21:3.
Mas Jesus foi atrás de Pedro, o resgatou com seu perdão, o restaurou na posição de servo útil lhe dando uma missão “cuida das minhas ovelhas” Negar ou trair a Jesus – são situações que podem acontecer na vida de qualquer filho de Deus, mas, nessa hora não podemos dar ouvidos à voz do inimigo, isso traz derrota total. Devemos nos lembrar o que a experiência de Pedro nos ensina em sua carta - 1 Pe5: 8. Cuidado com o leão devorador.

VEJA O QUE DEUS FEZ COM O PEDRO RESTAURADO:
- Pregou no dia de Pentecostes – quase 3 mil aceitam Jesus.
- Curou um paralitico na porta do Templo.
- Falou de Jesus na casa de Cornélio, todos foram salvos e batizados com o Espírito Santo.
- Foi para a prisão e um anjo o liberta abrindo os portões.
- Escreveu cartas para as igrejas de Jesus dando orientações e conselhos e gerando fé nos irmãos.TUDO ISSO FOI POSSÍVEL PORQUE PEDRO ACEITOU SER RESTAURADO.

3. È PRECISO QUERER TER A VITÓRIA COMPLETA. COMO ISSO É POSSÍVEL?
Acreditando no seguinte: Jesus sempre toma a iniciativa de ir atrás de nós - Ele foi atrás de Pedro, fez uma fogueira e assou peixes. Jesus sempre pergunta o que nós queremos? – também perguntava para os enfermos – “o que você quer que eu faça?” – o cego respondeu “quero ver de novo”. Lucas 18:35-43.
Nossa resposta deve ser sincera - Pedro sabia que o Jesus ressuscitado agora podia ler seus pensamentos e sentimentos, não adiantava mais mentir, então foi sincero ao responder a pergunta que Jesus lhe fez: “Pedro, tu me amas?” - “sim, eu te amo” respondeu Pedro.
O perdão é necessário para que haja a restauração - Deus sempre perdoa um coração arrependido. Foi Jesus que nos ensinou sobre perdoar a quem se arrepende- Luc. 17:3-4. JESUS ENSINOU PORQUE PRATICAVA, E PRATICA.

4. CREIA NO PERDÃO DE DEUS E RECEBA A RESTAURAÇÃO.
Como igreja- podemos errar alguns alvos, metas, propósito, mas quando nos arrependemos, o Senhor nos perdoa e voltamos a prosperar de novo. Quem se arrepende deixa o erro e volta para o ponto que abandonou.
- como pessoas, filhos de Deus - Muitas vezes agimos como filhos desobedientes, fazemos nossa vontade achando que é a melhor coisa, não nos importamos com o coração do Pai. Fazemos como o filho pródigo – vamos embora e ainda queremos a bênção da herança. O pai nos compreende, permite nossa fuga de casa, mas continua nos aguardando ansioso por nos dar a sua bênção de novo. O filho pródigo fez isso, e quando voltou, o pai o perdoou, fez festa e lhe deu uma posição de honra. ISSO É O QUE DEUS QUER FAZER COM CADA UM QUE ABANDONOU SEUS PROPÓSITOS, MAS SE ARREPENDEU E FOI PERDOADO.

Hoje o Espírito Santo pode estar tocando algum coração que se afastou de Deus - não importa se foi só um pouco ou se foi bastante. Se houver o arrependimento e a volta para o propósito do Pai, o perdão está garantido.
Conclusão
HOJE É UM BOM DIA - para arrependimento, quebrantamento, e volta para os propósitos de Deus. É dia de marcar esse retorno com uma oração sincera e o coração disposto a consertar com Deus, assim como fez o filho pródigo com aquele pai. Pense nisso e aceite ser restaurado, pois Deus quer voltar a usar o vaso que foi quebrado pelo pecado.
A RESTAURAÇÃO NOS TORNA ÚTIL PARA DEUS E NOS RESTITUI EM TUDO QUE NOS FOI ROUBADO PELO INIMIGO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário