segunda-feira, 14 de setembro de 2009

As propostas de Faraó para o crente


Texto: Lucas 1:67-75
Sabemos que, desde o princípio do mundo, muitas profecias foram lançadas a respeito de Jesus: o Salvador, o Libertador, etc. Em Lucas 1:67-75, está registrado o momento em que, inspirado pelo Espírito Santo, Zacarias anunciou o cumprimento dessa promessa: o nascimento do filho de Deus, Jesus Cristo.
Mas, muito antes de Jesus nascer, os judeus experimentaram uma libertação sobrenatural da parte de Deus; não era, obviamente, o Salvador, e sim uma sombra de Sua vinda. Essa libertação foi liderada por Moisés, que tirou os hebreus da escravidão no Egito e levou-os à terra prometida.
Como sempre, temos muito a aprender com as histórias narradas na Bíblia e, hoje, aprenderemos a resistir a Satanás a fim de experimentarmos a completa libertação que Jesus alcançou para nós na cruz!
Assim como Moisés representa Jesus, o Libertador, o Faraó representa Satanás, tentando, de todas as maneiras, impedir a vitória dos cristãos.
Após viver no Egito por 430 anos, muitos dos quais como escravos, os hebreus levantam um clamor a Deus, para que os libertasse. Como resposta a essa oração, Deus aparece a Moisés e o convoca para a missão de livrar Seu povo das mãos de Faraó. Seu primeiro desafio foi contar aos judeus que Deus havia lhe aparecido e prometido a libertação. Sobre isso, disse Deus: “E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O SENHOR Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR nosso Deus” Êxodo 3:18
Moisés obedeceu. Mas Faraó resistiu-lhe; ele não queria deixar os hebreus saírem do Egito. Quem faria o trabalho enquanto eles estivessem sacrificando a Deus? Da mesma maneira, irmão, Satanás vai se opor a você todas as vezes que você buscar mais de Deus, todas as vezes que você interceder pela conversão de alguém. Mas o segredo está em resistir ao diabo como Moisés resistiu a Faraó e não abriu mão dos seus direitos, crendo na promessa de Deus.
Faraó apresentou a Moisés 4 contra-propostas; Satanás nos apresenta as mesmas, hoje:

1.Permanecer no Egito (Êxodo 8:25):

É a proposta para que nós, salvos por Cristo Jesus, continuemos a viver uma vida de pecado. Faraó disse: “tudo bem, busquem o seu Deus, mas permaneçam aqui no Egito”. Isso não é possível; não podemos viver na luz e nas trevas ao mesmo tempo. Moisés não se submeteu a essa proposta e continuou insistindo com Faraó, até que este lhe deu outra contra-proposta:

2. Não vão muito longe (Êxodo 8:28):
Esta é a proposta para servirmos a Deus mas não abandonarmos todos os pecados, mantermos alguns maus hábitos, não fugirmos das tentações. Satanás quer que permaneçamos ao alcance de seus olhos para que ele possa, a qualquer momento, nos laçar com suas mentiras. Como Moisés, devemos rejeitar essa proposta e buscar a completa liberdade que nos foi prometida, ainda que Satanás venha com mais esta contra-proposta:

3.Deixe seus filhos e mulheres (Êxodo 10:8-11):
Ou seja, busque a Deus e não se importe com seus amados que ainda não O conhecem. Mas quem pode servir a Deus com tranqüilidade enquanto tem seus filhos nas drogas, seus cônjuges na mentira, na escravidão? Não aceite deixar seu próximo para trás, irmão! Resista!

4.Deixe seus bens no Egito (Êxodo 10:24):
Uma cilada para muitos cristãos é a tentação de não dar o dízimo, não ofertar. Desta maneira, Satanás quer que acreditemos que nosso sustento vem do nosso trabalho, do nosso estudo e não de Deus. Faça como Moisés, porém, e não aceite essa condição! Deus havia prometido livrar os judeus com grande mão! Eles não deixariam seus bens, pelo contrário, levariam consigo tesouros dos egípcios. Creia, irmão, que quando somos fiéis a Deus as portas se abrem e os bens dos ímpios são entregues aos justos!
Jesus já conquistou a libertação para todos os homens a fim de que, como profetizou Zacarias: “libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos [a Deus] sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida” (Lc. 1:74-75). Agora cabe a nós resistirmos às contra-propostas de Satanás para vivermos essa liberdade!
Creia na promessa do Senhor, irmão, resista ao diabo, e seja livre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário