terça-feira, 3 de novembro de 2009

PERSEVERAVAM NA COMUNHÃO


TEXTO: Atos 2:36- 47
Hoje vamos ver a importância da comunhão, porque para termos uma célula nota 10, precisamos de estarmos em comunhão uns com os outros.
No Dia de Pentecostes, quando Jesus cumpriu sua promessa e enviou o Espírito Santo como um presente, para fortalecer a fé e trazer capacitação e coragem para os discípulos fazerem Sua obra na terra, grande multidão aceitou a Jesus como o Filho de Deus que tira o pecado do mundo e com isso se tornaram filhos de Deus.
O crescimento explosivo no início da igreja não foi problema por que eles começaram a ter uma vida em comunidade, onde todos se importavam com todos, e um cuidada do outro com o amor de Jesus, coisa nova para eles até aquele momento.
Aqueles primeiros cristãos começaram a se reunir como igreja para continuarem aprendendo a Palavra e adorarem a Deus. Isto é o que vemos com a leitura do texto acima.
Vejamos alguns princípios bíblicos para se praticar a comunhão: A comunhão é uma ordenança bíblica. (Hebreus 10:25 )
“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”
Ninguém pode servir a Deus isolado. Precisamos estar aliançados uns com os outros. Todo crente deve estar em uma célula e em uma congregação (comunidade).

A comunhão é uma prova de que de fato conhecemos o Senhor. (I João 1: 7)
“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”
E temos uma vida na luz (santa). É pelo viver junto com os demais irmãos, compartilhando o que temos recebido de Deus, que podemos continuar crescendo e ajudando outros a crescerem. Na comunhão repartimos o pão que comemos a Palavra de Deus que nos alimenta.
Vamos refletir na riqueza deste texto: (Salmos 133:1- 3)
“1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.
3 É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre. ” Vs. 1- Deus se agrada da comunhão dos seus filhos. Para nós também ela é prazerosa. Você tem sentido alegria em participar da célula e dos cultos da igreja? Ou tem sido um peso para você. Pense nisso.
Vs. 2 - A comunhão é comparada ao óleo da consagração sacerdotal. Isso quer dizer que há poder e unção na comunhão dos irmãos. O convívio com outros irmãos muitas vezes é instrumento de Deus na nossa consagração (santificação). Pela comunhão podemos praticar os princípios de amor ao próximo que Jesus nos ensina.
Vs. 3 - A comunhão é comparada ao orvalho matutino nas montanhas. Isso implica em que ela traz refrigério e consolo. Há bênçãos e vida de Deus em meio à comunhão.

O livro de I Coríntios 12: 20,21,25,26 - Todos nós precisamos uns dos outros. Nós nos completamos. Somos um só Corpo. Um corpo vivo possui seus membros ligados entre si para que possam se expressar.
20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. 21 Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. 25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.” João 17: 20 a 23 20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.” Vs. 21 - A nossa comunhão (unidade) é um testemunho para salvação dos que estão perdidos. Uma das coisas boas da salvação é a alegria de estar junto com outros irmãos de fé e esperança.
Vs.22 – Jesus fez sua parte para nossa unidade – Nos deu Sua natureza divina. É com a natureza divina de Jesus que podemos suportar uns aos outros em amor.
Vs. 23 - A nossa unidade deve ser aperfeiçoada (crescer) a cada dia. Convivência, confiança, serviço, amor. A nossa comunhão é um testemunho (uma pregação) do amor de Deus para os que não conhecem à Deus.

CONCLUSÃO:
Assim como na igreja primitiva a comunhão entre os irmãos trouxe bem estar a todos e fez com que houvesse crescimento do Reino, também nos dias de hoje devemos buscar todas as formas e oportunidades para estarmos juntos uns dos outros.
Se alguém ficar isolado será uma presa fácil para o inimigo destruir, mas quando estamos juntos, como ovelhas num aprisco, o nosso pastor Jesus, e também nossos pastores, líderes de células, consolidadores e discipuladores poderão nos proteger e nos ajudar a fazer a obra de Deus que nos trará as recompensas do reino. Procure manter sempre a comunhão com os irmãos. Não importa o quanto custe, pague o preço.
Perguntas do compartilhar
1) Na época da igreja primitiva, todos andavam juntos e tinham tudo em comum.E você? Tem procurado viver em comunhão com seu irmão? Ou tem sido individualista?
2) Você tem sentido alegria em participar da célula e dos cultos da igreja? Ou tem sido um peso para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário