segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A SALVAÇÃO CHEGOU!

TEXTO: JOSUÉ 2.1-21

INTRODUÇAO: O livro de Mateus registra a genealogia de JESUS e está nesta genealogia o nome de uma mulher: Raabe. Humanamente falando seria muito difícil uma mulher como esta fazer parte de uma linhagem real, e neste caso da linhagem de Jesus, mas de uma maneira quase improvável está mulher não apenas entra na linhagem messiânica, mas também salva toda a sua família da morte e abençoa toda uma nação.

I – A SALVAÇÃO CHEGA PARA O IMPROVÁVEL (JS 2:1)
Aqueles homens por causa do compromisso que tinham com Deus eles poderiam esconder-se em qualquer outra casa. Mas nunca na casa de uma prostituta. Por isso, é provável que se aqueles espias não soubessem que aquela era a casa de Raabe. Mas na necessidade de se esconderem eles entraram sem saber quem era ela e logo foi acolhido. Por que uma prostituta? Porque a salvação sempre alcança aqueles que aos olhos humanos parecem mais improváveis. Raabe era a pessoa mais improvável para ser salva naquela cidade. Mas quando os espias entraram na casa dela, Deus estava anunciando: A salvação chegou! A vida de Raabe é um retrato da vida de muitos de nós. Gente que viveu a vida toda atolada no pecado, que aprontou todas, mentiu, traiu, foi um mau exemplo de pai ou de mãe, pessoas que você olha despreza e diz: Se tivesse uma fila para ser salvo, ele seria o último da fila. Mas esses são os primeiros a serem alcançados pela salvação de Deus. (Rm. 5.21).

II – A SALVAÇÃO CHEGA PARA QUEM RECONHECE O PODER DE DEUS (JS 2:18,21)
Observe como é poderoso o reconhecimento que Raabe faz de Deus nos versos Js 2: 10 e 11. Raabe era uma prostituta. Ela não era uma pessoa que se dedicava às orações, ela não tinha vida piedosa, ela não era uma mulher cheia de revelação. Mas ela pode reconhecer Deus na vida dos espias. Por isso a salvação a alcançou. Sabe por que a salvação não alcança a muitos? Porque mesmo ouvindo e vendo o que Deus tem feito a pessoa se recusa a reconhecer o poder de Deus. Você pode até não gostar de crente, você pode até não ser simpático à igreja, você pode até não se interessar pelas coisas de Deus, mas você tem que reconhecer o poder de Deus na vida das pessoas. Você tem que admitir que ele tem transformado, tem libertado e restaurado vidas entre nós.

III – A SALVAÇÃO CHEGA PARA QUEM TEM FÉ (JS 2.2)
Sabendo que a cidade seria conquistada e que tudo seria destruído, ela pede aos espias para poupar a vida dela e de sua família. E eles combinam com ela para colocar um sinal na janela de sua casa. Js 2:17,18. O sinal combinado seria amarrar um cordão de fio de escarlate na janela da casa Js 2:21. O nome Raabe significa orgulho, mas ela se humilhou diante dos espias e se dispôs a fazer exatamente o que eles lhe ordenaram. A Bíblia diz que tão logo os espias saíram de sua casa, ela atou o cordão de escarlata à janela. O que isso significa? Que ela creu! Ela teve fé. Escarlata era um fio persa, de uma cor vermelha bem forte. Quando Raabe amarrou aquele cordão ela não sabia o significado. Mas aquele cordão representa salvação, porque ele aponta para o vermelho do sangue de Cristo Jesus, que nos lava e nos purifica de todo pecado. E é exatamente por confiar nesse sangue, no sacrifício de Cristo Jesus que nós somos salvos hoje mediante a fé. Nós sabemos que você está com medo, mas nós temos uma notícia boa pra dar a você: “A SALVAÇÃO CHEGOU!”

Perguntas do Compartilhar

1) Aquela mulher reconheceu o poder de Deus na vida daqueles espias, e você, tem reconhecido o poder de Deus na vida de alguém?

2) A salvação já chegou prá você e prá sua familia? ou ainda falta para alguém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário