segunda-feira, 27 de julho de 2009

A segurança daquele que confia no Senhor


Texto: Salmos 91:1-16
Estamos vivendo dias onde às pessoas, os países, as nações, e até mesmos os cristãos estão preocupados com os acontecimentos, principalmente com a nova gripe que esta matando muita gente no mundo inteiro, com isso as pessoas começam a achar que é o fim, uns chegam até pensar que Deus não existi ou que Deus se esqueceu da humanidade, mas isso não é uma verdade, pois na Sua palavra Ele já havia dito aos seus discípulos que isso haveria de acontecer “11 haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu.” (Lucas 21:11)
Por isso venho nesta noite ministrar uma palavra de Deus para você, este salmo expressa uma segurança para aqueles que confiam plenamente no Senhor, esta palavra nos assegura que Deus é o nosso refugio e que podemos buscar a sua proteção em tempos de perigo espiritual e físico também. Quanto mais arraigados estivermos em Cristo e na sua palavra, fazendo dEle a nossa vida e a nossa habitação, tanto maior será a nossa paz e o nosso livramento em tempos de perigo.
Neste salmo encontramos quatro nomes de Deus que descrevem diferentes aspectos da sua proteção:
1)Altíssimo; demonstra que Ele é maior do que qualquer ameaça ou perigo que venhamos a enfrentar.
2)Onipotente; destaca o seu poder para enfrentar e destruir todo e qualquer inimigo ou enfermidade que venha nos assolar.
3)Senhor; garante ao crente que a presença divina está sempre com ele.
4)meu Deus; expressa a verdade de que Deus torna-se intimo, achegado, daqueles que nEle confiam.

Algumas garantias para aquele que confia no Senhor

1. Mil cairão ao teu lado, e dez mil, a tua direita, mas tu não serás atingido.(vs.7)
A bíblia nos relata que o povo de Israel estava para sair do Egito, Faraó se levantou contra a saída do povo de Deus, foi ai que Deus começou a enviar as pragas, o povo do Egito provou da ira de Deus mais o povo de Israel, nenhum um mal lhe sucedeu. No cap.15:26 de Êxodo o Senhor disse ao povo “Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.” Ou seja, como crentes fiéis temos que crer, que no Senhor estamos seguros.

2. Nenhum mal te sucederá.(vs.10)
Nada poderá suceder a um crente fiel, a não ser com a permissão de Deus, isto não significa que ele nunca terá contratempos e nem dificuldades, (Rm.8:35-37) mas enquanto fizermos de Deus, nosso Senhor e nosso refúgio, tudo que acontecer contribuirá para nosso bem (Rm.8:28) “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Ou seja, Deus fará o bem surgir o bem de todas as aflições, provações, perseguições e sofrimentos, claro que todas as coisas não incluem os nossos pecados e nossa negligencia, isso quer dizer que ninguém pode alegar motivo para pecar, justificando que Deus fará resultar isso em bem.

3. Aos seus anjos dará ordem ao teu respeito. (vs.11)
Deus ordena aos anjos vigiarem cuidadosamente a vida e os interesses dos fiéis. Eles observam especialmente todos que buscam continuamente habitar na presença de Deus, e protegem o corpo, a alma e espírito desses crentes, sua proteção inclui todas as situações da vida. Não há limites ai, enquanto andarmos à sombra do Onipotente, os anjos nos sustem em meio as nossas aflições e nos amparam quando enfrentamos os inimigos espirituais. “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.”(Sl.34:7)

Conclusão
Podemos concluir que o próprio Deus fala de seus seguidores fiéis, porque eles o amavam com verdade, Ele mesmo promete socorrê-los em tempos difíceis. O segredo de ser alvo do cuidado protetor divino é ter um coração em tudo voltado para o Senhor, por gratidão e amor. Deus conhece esses crentes, e estará com eles na angustia, ouvirá suas orações e encherá suas vidas da sua presença e da sua provisão, por isso não se preocupe Ele é o teu refugio a tua fortaleza confie nEle.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

NÃO SE AFASTE POR CAUSA DOS PROBLEMAS


1 SAMUEL 1: 6,7
Houve um homem na cidade de Ramataim-Zofim, cujo nome era Elcana, descendente de Coré. Este tinha duas mulheres, o nome de uma era Ana e a outra Penina, Penina tinha filhos, porem Ana não os tinha.
Elcana subia a Siló de ano em ano p/ sacrificar e adorar ao Senhor. (como de costume dos israelitas). Elcana sacrificava e dava porções a Penina e todos seus filhos e todas suas filhas, porem a Ana dava uma parte excelente, porque a amava, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.
E a sua rival a provocava excessivamente p/ a irritar, porque Ana era estéril, de ano em ano era a mesma coisa, a irritava ao ponto de só chorar e não comer. Ana teve muitos motivos p/ se afastar dos caminhos do Senhor.
Era estéril, sua rival a provocava e muitas das vezes não sendo compreendida, mas perseverou em oração e teve fé, então Deus lhe concedeu a vitoria.
Vamos ver algumas atitudes que Ana teve que tomar p/ receber a benção:
ELA FOI OBEDIENTE 1SAM 1:3,5
Mesmo nesta situação ela não desistiu de acompanhar o marido de ano em ano.
ERA MANSA DE CORAÇÃO 1SAM 1:7
Sua adversária sempre a irritava, ate mesmo Eli o sacerdote não à entendendo falou que estava embriagada, ela não reagiu, guardou o coração.
PERSEVEROU NA ORAÇÃO 1SAM 1:10,12
Mesmo aflita foi buscar o Senhor em oração, fazendo um voto p/ Deus.
ANA FOI UMA MULHER AGRADECIDA 1SAM 1:24,27
Ana voltou p/ o templo para agradecer a Deus.( quando Jesus curou os dez leprosos, apenas um voltou p/ agradecer)
OFERECEU O MELHOR 1SAM 1:27,28
Ana ofereceu seu filho, seu único filho p/ o Senhor em forma de gratidão, por este gesto, Deus lhe concedeu mais três filhos e duas filhas.
CONCLUSÃO: que nos não viemos a se afastar diante das dificuldades, vamos perseverar em oração buscando o Senhor, e tendo fé, ELE nos concedera a vitoria.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Desculpas mais comum para não entregar o dízimo


Texto: Mal.3:7-12
O dízimo é um teste de fé em que muitos têm sido repro¬vados. São muitas as desculpas aparentemente teológicas que as pessoas dão para tentar aplacar a sua consciência.
Gostaria de abordar aqui as desculpas mais freqüentes.


1. O dinheiro é meu, eu ganhei
É comum a idéia de que temos completa autoridade sobre nossos bens. Mas a realidade é bem diferente: “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém” (Sl 24.1). Tudo o que temos vem do Senhor e indiretamente procede do nosso trabalho (1Cr 29.14). Os nossos bens nos perten¬cem da mesma forma que o quarto do nosso filho perten¬ce a ele. Na verdade, pertence aos pais que deram tempo¬rariamente ao filho. Isso é muito mais verdadeiro quando se relaciona a nós que fomos comprados pelo sangue de Jesus (1Co 6.20).
2. Minha oferta é algo entre eu e Deus e ninguém mais
Muitos cristãos pensam que a sua oferta é algo privado e somente Deus pode saber. Eles usam o texto de Mateus 6 como justificativa: “Tu, po¬rém, ao dares a esmola, igno-re a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita” (v. 3). Mas aqui as palavras de Je-sus estão relacionadas com a motivação do coração e não com a privacidade. Sempre que alguém insiste na priva¬cidade é por ter algo a escon¬der. É vontade de Deus que, como discípulos, prestemos conta da nossa fidelidade uns aos os outros. Ofertar é uma questão que envolve você, Deus e os irmãos.
3. Deus ama a quem dá com alegria, como não me sinto alegre, não dou de forma alguma
“Deus ama a quem dá com alegria” (2Co 9.7), mas isso não significa que você precisa esperar até se sentir sufi¬cientemente alegre para dar. A obediência não depende de sentimento. A alegria, normalmente, vem durante ou de¬pois de ofertarmos. Devemos aspirar sermos grandes do¬adores e a melhor maneira de cultivar a alegria de dar é dando. Se você não sente alegria em ofertar, mude o seu coração, mas não deixe de ofertar.
4. Eu não confio na honestidade dos pastores e líderes, por isso não contribuo
Antes de tudo, precisamos entender que não damos à igre¬ja, mas ao Senhor. É verdade que damos ao Senhor atra¬vés da Igreja, mas não contribuímos como se fosse paga-mento de mensalidade de membros de um clube. Além disso, quem é você para julgar as motivações da sua lide¬ lide¬rança (Mt 7.1,2)? Será que nossos líderes necessitam de se arrepender ou nós é que precisamos rever nossa atitude?
O desconfiado não é confiável. Nós sempre julgamos os outros com base em nós mesmos. Como eu sou since¬ro diante de Deus, acho que todo mundo é; como eu es¬tou buscando a Deus, acho que os demais fazem o mes¬mo. Nunca julgue pela aparência, mas somente pela reta justiça (Jo 7.24).
5. Eu gostaria de ofertar, mas eu não tenho o suficiente
Ofertar pode ser um luxo para o rico, mas é um privilégio para o pobre. Muitos dizem que não podem dar, mas o que eles querem realmente dizer é que não podem dar confor¬tavelmente. Ofertar pode significar um sacrifício que pre¬cisa de uma medida de fé, algo que a Bíblia nos convida a fazer; e o maior exemplo é o próprio Senhor Jesus. Ele se fez pobre para nos fazer ricos (2Co 8.9). A oferta genuína é um sacrifício do conforto pessoal pelo reino de Deus.
6. Eu estou cheio de dívidas, por isso não posso ofertar agora
Você tem obrigação não somente pa¬ra com os seus credores, mas antes de tudo para com Deus. Especifica¬mente, a Bíblia nos ensina a dar ao Senhor as primícias, ou seja, o me¬lhor de nossa renda (Pv 3.9). O nos¬so primeiro cheque deve ser para Deus e ninguém mais. Refreamo-nos em dar porque nos sentimos insegu¬ros, mas Aquele que não poupou o seu próprio Filho não nos negará coi¬sa alguma (Rm 8.32), antes nos su-prirá em todas as nossas necessida¬des (Fp 4.19).
7. Eu quero ofertar, mas agora estou muito apertado
Alguns dos maiores exemplos de ge¬nerosidade na Bíblia são de pessoas pobres (Lc 21.1-4; 2Co 8.1,2). O receio e a insegurança não são motivos para deixarmos de ofertar. O Senhor sa¬be do que necessitamos e prometeu nos suprir (Mt 6.32). Se você espera se sentir seguro para ofertar, pode ser que esse dia nunca chegue. A provisão de Deus vem somente depois de ofertamos (2Co 9 6-11). É assim que a fé funcio¬na. Faça prova de Deus (Ml 3.10).
8. Eu sou um jovem e tudo o que tenho é a mesada dos meus pais
É verdade que a época de estudante é notoriamente um tempo difícil em nossa vida financeira. O estudante nor¬malmente não tem dinheiro, mas nem por isso está de-sobrigado da oferta. Ofertar é um privilégio e responsa¬bilidade de todo discípulo. Independe de idade ou renda. Devemos nos lembrar de que o milagre da multiplicação aconteceu, justamente, porque um jovem resolveu ofertar ao Senhor os cinco pães e os dois peixinhos, que era toda a sua merenda (Jo 6.9).
9. O dízimo não se aplica a nós, mas ao Velho Testamento
É de fato interessante ver que o dízimo, sendo uma parte tão importante do Velho Testamento, seja tão pouco men¬cionado no Novo Testamento. Devido a isso, alguns con¬cluem que Deus não requer mais o dízimo do Seu povo. Is¬so, porém, é um engano.
O padrão de Deus para o Novo Testamento é a excelên¬cia. Jesus disse: “Ouviste o que foi dito...”. Portanto, se a regra era não matar, agora é nem sequer chamar o ir¬mão de tolo; se era não adulterar, agora é nem sequer olhar com intenção impura; se era 10%, agora Deus re¬quer 100%. João Batista requereu 50% (Lc 3.11) e Jesus requereu 100% (Lc 21.1-4). O dízimo é apenas o ponto de onde partimos e não o nosso alvo final em Deus.
Se um crente não consegue deixar de adulterar, imagine deixar de olhar; se não consegue dar os dízimos, imagine quando Deus requerer algo mais. Além disso, Jesus não aboliu o dízimo, o confirmou em Mateus 23.23. O dízimo vem antes da lei. Abraão o entregou a Deus por meio de Melquisedeque (Hb 7.8).
10. Não dou o dízimo porque Deus não precisa de dinheiro
Deus é o dono de toda prata e todo ouro (Ag 2.8). Ele não apenas não precisa de dinheiro como não precisa de ho¬mem algum para servi-lO. Tudo faz parte do Seu treina¬mento em nossa vida. Pela graça você foi feito servo, aju¬dante de Deus.
11. A Bíblia diz que cada um deve contribuir segundo tiver proposto no coração. Então, sou livre para ofertar muito, pouco ou nada
É verdade que Paulo disse para cada um contribuir segun¬do tiver proposto no coração (2Co 9.7). Diante disso, po¬deríamos pensar que estamos autorizados a sermos ego¬ístas e avarentos. Para vermos o engano, basta irmos ao verso anterior em que Paulo nos estimula a semear muito para colher muito. O desejo dele é que nos sintamos livres para sermos generosos em amor.
12. Estou economizando para comprar uma casa e por isso parei de dar o dízimo momentaneamente
É ótimo que o crente economize e compre o que desejar com o seu dinheiro, mas não com a parte sagrada do Se¬nhor (Lv 27.32). Não faça compromissos com algo que não pertence a você.
13. Mordomia é mais que dinheiro. Eu oferto quando dou meu tempo e meus talentos
Guarde bem este conceito: mordomia é mais do que di¬nheiro, nunca menos. Servir a Deus implica mais do que dar dinheiro, mas nunca menos. Servir a Deus implica mui¬tas coisas, nunca menos do que ofertar. Quem diz que ser¬ve a Deus e não oferta está na verdade se enganando.
Essas desculpas comuns que ouvimos freqüentemente ser¬vem para disfarçar ou ocultar a nossa avareza. Meu desejo é que o seu coração seja liberado hoje e você possa ofer-tar com generosidade e alegria.
Que o Senhor possa nos livra, de dar aquilo que nos so¬bra. Que possamos dar ao Senhor algo que nos seja va¬lioso. Faça prova do Senhor, Ele abrirá a janela do céu e derramará bênção sem medida sobre sua vida.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O poder de uma vida resolvida


TEXTO: Mt. 5.37
A medida que o tempo passa, podemos definir que as pessoas que concluíram seu passado e vivem no presente por princípios, lemas, votos e resoluções são as pessoas que causam mais impacto em sua existência. Uma das coisas que nós filhos de Deus precisamos constantemente é tomar decisões. Watchman Nee afirma que quanto mais espiritual é o homem de Deus, mais SIM e NÃO haverá em sua vida, esta atitude aponta para aquele que amadureceu em Deus, alguém de convicção, de posicionamentos claros. Por isso, quando Jesus fala do SIM e do NÃO, ele não está preocupado apenas com a questão da mentira. Mas com a questão de uma vida definida. O que é uma pessoa resolvida? É alguém que já definiu o quer para sua vida, para a sua família, para o seu ministério. Alguém que tem um projeto de vida e sabe não apenas para onde está indo, mas também sabe o caminho que deve trilhar para chegar lá. Ser resolvido, implica não apenas em algumas áreas da vida, mas um estilo de vida onde tornamo-nos pessoas resolvidas. O Senhor Jesus falou que na vida do crente ele precisa ser sempre SIM, sim e NÃO, não. O que significa que não pode haver em nós espaço para dúvidas. Mesmo que não tenhamos a compreensão completa das coisas, em nosso espírito precisa haver o SIM e o NÃO. Toda vez que nós fugimos desse padrão o diabo encontra espaço para agir em nossa vida, em nosso casamento ou em nosso ministério.

QUAIS SÃO AS MARCAS DE UMA PESSOA NÃO RESOLVIDA?:

a- Vivem na Inércia: Pessoas não resolvidas estão sempre para fazer algo, que não fazem. A vida fica paralisada, a pessoa vive uma constante inércia. Toda decisão tem que ter um começo. Sem começo não há decisão, e sem decisão não há começo de nada. Decisão não é apenas boa intenção. Boa intenção é a sepultura dos inertes que não fazem nada além de falar, falar e falar... Sem decisão toda boa intenção é morta!

b- Vivem na Oscilação (Tg. 1.7-8): São pessoas que vivem numa constante gangorra espiritual, ora está em cima, ora está em baixo. Num dia fala algo com tanta convicção que é capaz de arrebatar a todos junto com ele. No dia seguinte está deprimido e pensando em abandonar tudo. Seu comprometimento dura uma ou duas semanas.

c- Vivem na Indefinição: Indefinição é o estar sempre “em cima do muro”, a pessoa tem medo de se posicionar. O covarde que não entrará no Reino dos Céus, covarde é todo aquele que teme decidir pelo bem revelado, pois achou mais segurança no mal como estabilidade. Porquanto pecado não é só fazer o mal, o deixar de fazer o bem também é pecado. “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando” (Tg 4:17). Essa situação de indefinição e medo de se definir drena as energias e a pessoa entre em situação de esgotamento.

POR QUE MUITOS TEMEM TOMAR DECISÕES?:
•Porque não querem assumir responsabilidades.
•Porque não querem arcar com as conseqüências
•Porque não querem cobrança

Você precisa ser uma pessoa resolvida. Mas isso é impossível senão houver uma visão correta de Deus, do governo e da soberania de Deus em nossas vidas. Todo homem de Deus na Bíblia e fora da Bíblia eram pessoas com a vida resolvida. Essa é uma característica comum a todos: tinham convicção, sabiam o que queriam, e muitas vezes decidiram coisas em suas vidas para 20, 30 anos e até o final da vida.

EXEMPLOS DE PESSOAS RESOLVIDAS:
Vemos na Palavra de Deus, exemplos de homens que resolveram suas vidas, que resolveram não se contaminar com o que o mundo desejou lhes oferecer, homens que deram seu tempo, sua vida pela causa do Senhor e que foram aprovados por Deus, podemos citar pelo menos três: Daniel (Dn. 1.1-8), Paulo (At.19.21) e o Senhor Jesus (Mt. 26.36-46).

Jesus é o nosso referencial máximo de uma pessoa cuja vida era resolvida desde o início. Você não encontra Jesus em crise ministerial. Você não encontra Jesus lamentando-se de nada. Você não encontra Jesus reclamando do peso da obra. Você não encontra Jesus pensando em desistir. Muitos acham que Jesus só decidiu pela cruz no Getsêmani. Mas a vida toda de Jesus ele caminhou para cruz. Muitas vezes quiseram matá-Lo e Ele fugiu no meio da multidão, pois sabia a forma que iria morrer; Outras vezes quiseram pegá-lo a força para torná-lo rei e ele se retirou de barco para o outro lado. O destino dele era a cruz. Da mesma forma, o Senhor espera que sejamos homens resolvidos. Resolvidos ministerialmente. Resolvidos familiarmente. Resolvidos nos relacionamentos. Resolvidos no nosso projeto de vida. Para que assim cumpramos Seu propósito.