segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Indo a cruz para que outros possam viver


Texto: Mt. 16.24-25
Muitas pessoas quando ouvem falar da cruz, logo pensam na crucificação do filme paixão de Cristo de Mel Gibson. Mas veja que a cruz na vida de Jesus não se deu somente na crucificação, mas em todo o seu viver, Jesus viveu uma vida de cruz.
Veja que aos filipenses Paulo escreveu:
“E tendo-se achado na condição de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz.” Fl 2:8
O que podemos entender com isso é que Jesus durante toda a sua vida como homem, negou-se a si mesmo. 33 anos de renúncia e obediência para o cumprimento do propósito de Deus. Jesus disse: “...eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” (Jo 10:10)
Mas ele também disse:
“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.” Jo 12:24
Onde estava a vida de Jesus? Na sua morte!
“Então lembre-se: Se queremos ver a vida de Deus manifestada em nosso meio, devemos morrer para nós mesmos. Esse é o papel de todo discípulo de Cristo. “Aquele que quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Mt 16:24
Compreendendo o Principio da Cruz
Cruz e Crucificação
A Cruz é o que vem antes de tudo, inclusive da Crucificação. O Cordeiro de Deus foi imolado antes da criação ser conhecida pelo homem. Pedro diz que fomos comprados pelo sangue antes da fundação do mundo.
“Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós”. (1Pedro 1:19-20)
Nós cristãos pensamos que nossa salvação veio do sofrimento de Jesus por nós! Sofrimento não salva, apenas mata!
Nossa salvação não vem da Crucificação, mas da Cruz! A Crucificação é um cenário! A Cruz é o sacrifício eterno que teve na Crucificação apenas o seu cenário histórico e conclusivo!
Quando Paulo diz que só se gloriava na Cruz, ele não nos aponta um espetáculo histórico, o qual ele nunca nem perdeu tempo em “descrever” como evento martirizante e agonizante.
Para ele a Cruz era “o mistério outrora oculto e agora revelado” — com todas as implicações da Graça em nosso favor.
A diferença da Cruz, todavia, é infinitamente maior que a Crucificação. O Sangue que purifica de todo pecado não um líquido; é uma oferta de amor perdoador que existiu como tal ainda antes que qualquer forma de sangue tivesse sido criada. A Crucificação é o Cenário exterior! A Cruz tem que ser a Realidade interior!
A Crucificação revela a maldade humana! A Cruz revela a salvação de Deus!
Quem crê é Justificado e tem paz com Deus. Além disso, já passou da morte para a vida!
Por isso a vida somente se manifesta através da morte, ou seja através da cruz. Se queremos liberar a vida de Deus em nossa própria vida e na vida das pessoas que amamos temos que ter revelação do principio da cruz. O Apóstolo dos gentios teve revelação desta verdade espiritual e diz:
“Levando sempre no corpo o morrer de Jesus (o princípio da cruz Mt 16:24), para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. (2Co 4:10-11)
Qual é a manifestação mais evidente de que a pessoa não está na cruz?
A manifestação do ego é a prova mais latente que a pessoa não está na cruz, ou desceu dela.
O nosso ego é o maior impedimento da vida de Deus se manifestar e de liberar a vida de Deus sobre as pessoas.
Nosso ego soberbo e orgulhoso é também o maior entrave de nosso crescimento espiritual.

Seis Manifestações do Ego:
1º O individualismo: Primeiramente o ego se manifesta no egoísmo e sua mais evi¬dente manifestação é o individualismo. Não podemos ser indivi¬dualistas e ainda desejar manifestar a vida de Deus. Precisamos ser solidários com nosso próximo principalmente com aqueles que não conhecem o Senhor.
2º Obstinação: O segundo aspecto do ego é ser obstinado. O egocentrismo nos levar a ter opinião sobre tudo apenas para mostrar que não somos levados por ninguém. O alvo não é contribuir com uma opinião, mas apenas deixar claro que não nos sujeitamos aos demais.
3º Dominação: A terceira expressão do ego é desejo de dominar sobre os outros, é ser ditatorial. Não devemos tentar fazer prevalecer nossa opinião, nem subjugar os outros, antes nos sujeitarmos a eles em amor.
4º Incapacidade de receber críticas: A quarta expressão do ego é a incapacidade de receber críticas e tolerar pontos de vista diferentes. Se temos orgulho de nossa opinião consideraremos um insulto alguém atrever-se a questiona-la. Isso faz com que o egocêntrico seja muito sensível e melindroso.
5º Atitude interesseira: A quinta expressão do ego é a atitude interesseira. É tão preocupado consigo mesmo que nunca tem um momento para as outras pessoas. O egocêntrico é desinteressado e não se preocupa com a situação, com a necessidade, nem com os desejos ou o bem-estar dos outros.
6º Ameaçar Renunciar: A última expressão do ego que mencionaremos é a atitude de sempre ameaçar renunciar, “se não ouvem o que ele diz e não dão valor ao que ele pensa, então ele vai partir, vai renunciar”.(pessoas que acham que não tem reconhecimento). Muitas pessoas vivem mudando de igreja porque são confrontadas, estão sempre "caindo fora".
Renunciar a essas manifestações é uma maneira de ser cheio do Espírito Santo. Não dá para ser cheio do Espírito se esta¬mos cheios de nós mesmos, cheios do ego.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vencendo como Gideão



Texto: Juízes 6:11-17

Introdução
Nesse ano colocamos algumas metas para alcançar-mos, multiplicação das células, 60 batismo, formandos nos cursos da igreja,etc. mas muitas vezes pessoas se esquecem das metas que queremos alcançar, por que se esquecem que foram chamados e escolhidos por Deus,assim como Gideão foi. E por algumas dificuldades pensam que não são capazes de alcançar.
É interessante notar como Deus usa pessoas comuns para realizar feitos incríveis em seu nome,neste texto vemos um homem que foi chamado para lutar por israel.
Israel naquele tempo andava como queria e por causa do pecado, Deus permitiu que os medianítas prevalecessem sobre Israel.
Gideão foi chamado para cumprir uma tarefa específica e difícil: livrar o povo de Israel foi um homem reconhecido pelo anjo do senhor como um homem valente. Mas mesmo assim, podemos ver entre os versos 11ao17 que Gideão se via numa situação totalmente impossível para cumprir esse chamado mesmo que ele não conhecia ou não sabia disso,Deus já tinha visto nele um espírito valente porque,sobretudo,ele era escolhido de Deus.

``vai nessa tua força´´. Foram as palavras do senhor para Gideão. Ele poderia até não se sentir autoconfiante, mas Deus sabia que ele era plenamente capaz de cumprir sua tarefa com as qualidades e as imperfeições que ele mesmo possuía.
Gideão no verso 15 fala:

- Aí, senhor meu!Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manasses, e eu, o menor da casa de meu pai.
E muitas pessoas quando o senhor escolhe usam as mesmas palavras de Gideão.

- Há senhor eu não sei fazer, eu sou novo na igreja, não sei falar, tenho vergonha, e vários outros argumentos (pretexto).
Muitos de nós queremos ver células que se multiplicam todo ano, igreja que cresce, mas algumas pessoas pensam que não são capazes de liderar uma célula,de fazer parte dessa igreja que cresce.
O senhor escolheu você para trazer libertação para aqueles que ti cercam para seus amigos, familiares ser um agente de milagre nesta geração, o senhor ti escolheu.
Você foi chamado para vencer,a unção que estava sobre a vida de Gideão é sobre você também.

Conclusão
Muitas vezes agimos como Gideão. Porem, glória a Deus que insiste em escolher as coisas loucas desse mundo para confundir as sabias... (1cor. 1:27).para Deus a condição social e física não era importante na vida de Gideão porque o senhor encontrou algo muito mais especial e excelente :UM ESPÍRITO VALENTE.
Por Marcelo Neves

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

As propostas de Faraó para o crente


Texto: Lucas 1:67-75
Sabemos que, desde o princípio do mundo, muitas profecias foram lançadas a respeito de Jesus: o Salvador, o Libertador, etc. Em Lucas 1:67-75, está registrado o momento em que, inspirado pelo Espírito Santo, Zacarias anunciou o cumprimento dessa promessa: o nascimento do filho de Deus, Jesus Cristo.
Mas, muito antes de Jesus nascer, os judeus experimentaram uma libertação sobrenatural da parte de Deus; não era, obviamente, o Salvador, e sim uma sombra de Sua vinda. Essa libertação foi liderada por Moisés, que tirou os hebreus da escravidão no Egito e levou-os à terra prometida.
Como sempre, temos muito a aprender com as histórias narradas na Bíblia e, hoje, aprenderemos a resistir a Satanás a fim de experimentarmos a completa libertação que Jesus alcançou para nós na cruz!
Assim como Moisés representa Jesus, o Libertador, o Faraó representa Satanás, tentando, de todas as maneiras, impedir a vitória dos cristãos.
Após viver no Egito por 430 anos, muitos dos quais como escravos, os hebreus levantam um clamor a Deus, para que os libertasse. Como resposta a essa oração, Deus aparece a Moisés e o convoca para a missão de livrar Seu povo das mãos de Faraó. Seu primeiro desafio foi contar aos judeus que Deus havia lhe aparecido e prometido a libertação. Sobre isso, disse Deus: “E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O SENHOR Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR nosso Deus” Êxodo 3:18
Moisés obedeceu. Mas Faraó resistiu-lhe; ele não queria deixar os hebreus saírem do Egito. Quem faria o trabalho enquanto eles estivessem sacrificando a Deus? Da mesma maneira, irmão, Satanás vai se opor a você todas as vezes que você buscar mais de Deus, todas as vezes que você interceder pela conversão de alguém. Mas o segredo está em resistir ao diabo como Moisés resistiu a Faraó e não abriu mão dos seus direitos, crendo na promessa de Deus.
Faraó apresentou a Moisés 4 contra-propostas; Satanás nos apresenta as mesmas, hoje:

1.Permanecer no Egito (Êxodo 8:25):

É a proposta para que nós, salvos por Cristo Jesus, continuemos a viver uma vida de pecado. Faraó disse: “tudo bem, busquem o seu Deus, mas permaneçam aqui no Egito”. Isso não é possível; não podemos viver na luz e nas trevas ao mesmo tempo. Moisés não se submeteu a essa proposta e continuou insistindo com Faraó, até que este lhe deu outra contra-proposta:

2. Não vão muito longe (Êxodo 8:28):
Esta é a proposta para servirmos a Deus mas não abandonarmos todos os pecados, mantermos alguns maus hábitos, não fugirmos das tentações. Satanás quer que permaneçamos ao alcance de seus olhos para que ele possa, a qualquer momento, nos laçar com suas mentiras. Como Moisés, devemos rejeitar essa proposta e buscar a completa liberdade que nos foi prometida, ainda que Satanás venha com mais esta contra-proposta:

3.Deixe seus filhos e mulheres (Êxodo 10:8-11):
Ou seja, busque a Deus e não se importe com seus amados que ainda não O conhecem. Mas quem pode servir a Deus com tranqüilidade enquanto tem seus filhos nas drogas, seus cônjuges na mentira, na escravidão? Não aceite deixar seu próximo para trás, irmão! Resista!

4.Deixe seus bens no Egito (Êxodo 10:24):
Uma cilada para muitos cristãos é a tentação de não dar o dízimo, não ofertar. Desta maneira, Satanás quer que acreditemos que nosso sustento vem do nosso trabalho, do nosso estudo e não de Deus. Faça como Moisés, porém, e não aceite essa condição! Deus havia prometido livrar os judeus com grande mão! Eles não deixariam seus bens, pelo contrário, levariam consigo tesouros dos egípcios. Creia, irmão, que quando somos fiéis a Deus as portas se abrem e os bens dos ímpios são entregues aos justos!
Jesus já conquistou a libertação para todos os homens a fim de que, como profetizou Zacarias: “libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos [a Deus] sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida” (Lc. 1:74-75). Agora cabe a nós resistirmos às contra-propostas de Satanás para vivermos essa liberdade!
Creia na promessa do Senhor, irmão, resista ao diabo, e seja livre!!!

domingo, 6 de setembro de 2009

Aprendendo a Lidar com dinheiro a maneira de Deus


TEXTO: Mt. 6:19-24
Deus tem nos dado a sua palavra para nos instruir nas nossas finanças. A bíblia nos ensina a ganhar, economizar, gastar, dar e investir. Existe um segredo dentro da palavra de Deus, tratar das nossas finanças dentro dos princípios, não violá-los e somente esperar que pela fé Deus traga libertação, crescimento e multiplicação para nossas finanças. Normalmente gostamos das coisas que o dinheiro traz e faz, temos que ser sinceros em dizer que gostamos mais de andar de carro do que a pé, de beber água mineral do que “torneral”, de tirar férias em um balneário (praia) do que ficar aqui em Perus. Temos que tomar cuidado, pois o dinheiro pode ser benção ou maldição, podemos decidir. O dinheiro não pode ser o botão que nos ativa, nem atingir o nosso coração ou o nosso relacionamento com Deus.

1º DESMASCARE O SENHOR CHAMADO MAMOM (Mt. 6:24):
Quem é mamom? È uma entidade que opera na vida nas pessoas no oculto. Existe muita gente hoje dentro das igrejas que vivem enganadas por esse espírito maligno, e infelizmente essas pessoas não servem o Deus verdadeiro, elas servem ao dinheiro e servir ao dinheiro é servir a outros deuses. Esse deus chamado Mamom tem um grande poder de sedução e aos poucos vai penetrando os nossos corações e afetando toda a nossa vida. A palavra de Deus diz: “Que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. O Dinheiro é uma Potestade que quer nos levar a idolatria, sendo um Deus Rival do nosso Deus e uma realidade inanimada que se torna animada pelo diabo.

2. LIBERTE-SE DA INFLUÊNCIA DE MAMOM;
Você é um gastador compulsivo? Você gasta para ser aceito? Você compra e depois se arrepende? Você compra só porque está barato? Não permita que estas coisas entrem em seu coração, pois isso com certeza irá te afastar de Deus. O diabo a todo tempo esta nos rodeando com suas armadilhas tentando nos enganar.

3. TIRE A MENTALIDADE DE POBREZA (II Cor. 8:9):
A palavra de Deus nos diz que o Senhor Jesus se fez pobre para que fôssemos ricos, isso fala de finanças, pois Jesus não era pobre espiritualmente. A vontade de Deus para nós não é uma vida de sobra, mediocridade, essa é a vontade do diabo. A pobreza vem do diabo e infelizmente ele tem enganado o povo de Deus com a mentalidade de que ser de Deus é ser “humilde” e ser humilde é ser pobre. Nós precisamos entender o significado da palavra pobreza, pois muitos ganham pouco, mas são prósperos e muitos ganham muito e são miseráveis, porque não têm uma vida consagrada a Deus.

4. COLOQUE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR EM TUDO;
Deus tem que estar em primeiro lugar em tudo em nossas vidas. Quando Deus separa algo exclusivamente para Ele, Ele esta tentando nos mostrar que é o Senhor. Quando tomamos algo que é de Deus exclusivamente nos fazemos iguais a Ele, o que é pecado. Somente Deus é o primeiro e quando tomamos o primeiro lugar em nossas vidas, estamos tomando o lugar de Deus.

5. SEJA GENEROSO AO DOAR:
Existe uma grande diferença entre generosidade mamonesca e generosidade divina. Mamom nos ensina a: gastar, receber, tomar, segurar e guardar, Deus nos ensina a: dar, contribuir, ajudar e distribuir. Um Pensador cristão disse sobre o dinheiro: “Ganhe muito. Gaste pouco. Não acumule nada. Seja generoso e viva em Paz”. Muitos ganham mais porque Deus derramou uma capacidade para isso, mas todos nós temos que multiplicar nossas finanças, e tudo aquilo que Deus nos dá, assim como diz a parábola dos talentos. Existe um motivo para que Deus tenha nos prosperado é para que sejamos generosos doadores. Pois quando não o somos nos afastamos do coração de Deus. Quando recebemos algo de Deus independente do que não devemos acumular e sim compartilhar. “John Wesley o famoso avivalista inglês disse: Quando chega dinheiro ao meu bolso eu me livro dele rapidamente para que ele não percorra o meu interior e atinja o meu coração”.

CONCLUSÃO
Ser prósperos a maneira de Deus, é deixar Deus em primeiro lugar e ter uma vida consagrada a Ele, aceitando suas direções para nossas finanças