quarta-feira, 29 de junho de 2011

DEFENDENDO O CAMPO DE LENTILHAS


2° Samuel 23:11-12

Introdução

Engraçado que ao ler este texto eu penso: “Um campo de lentilhas? Esse está defendendo um campo de lentilhas?” Mas o foco de Deus não é o campo de lentilhas mais a lição que Deus, por Samá, nos mostra.

Estamos no fim do sexto mês de 2011 e vemos que muitos projetos que estabelecemos no início do corrente ainda não se concretizaram, e muitos deles foi por não defender o campo de lentilha.

Há 3 focos que Deus vai nos mostrar a partir destes versículos.

Lentilhas não tinham tanto valor assim, para grande maioria, a ponto de defendê-lo. Às vezes é assim projetos que temos ou pensamos, se tornam sem muito valor para lutar por ele. Mas se é de Deus defenda-o!

1° - Não fuja com o povo (“ e o povo fugira de diante dos filisteus.” vs. 11C):

A primeira lição de Deus para nós, é: CORAGEM! Não devemos fugir com o povo do campo de lentilhas. O campo de lentilhas pode ser um sonho, um desejo banal aos olhos dos outros, mas de extrema importância para Deus realizar projetos através em favor de outros. Fugindo com o povo, simplesmente demonstrando que somos fracos e infelizmente que não estamos capacitados para cuidar de outros campos “mais valiosos”.

Precisamos entender que um com Deus é a maioria e sem Ele uma grande nação torna-se a minoria.

Somos convidados diversas vezes para fugir e deixar os nossos “desvalorizados campos de lentilha”, mas a verdade é que precisamos ser corajosos e nos por no meio para lutar.

2° - Lute pelo seu campo (“Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu” vs. 12A):

Temos mania de desistir no primeiro obstáculo. Mas Samá se colocou a frente daquele campo, e imagino que ele tenha dito: “Esse campo é meu! Daqui ninguém passa.”. E assim devemos fazer também. Os inimigos querem roubar aquilo que Deus nos deu, e esses inimigos se chamam: medo, contratempo, palavra contrária.

Deus disse que tudo o que pedíssemos, crendo, receberíamos. (Mateus 21:22) e é a mesma coisa que na luta, insistindo, venceremos.

Defenda com garra seu campo, pois dele você tirará seu sustento. Não permita que outros venham roubar o que pertence a você.

3° - Espere o livramento do Senhor (“E o Senhor efetuou um grande livramento” vs. 12B):

A promessa de Deus é que Ele livrará. Entre na batalha com a certeza da vitória, nenhuma pessoa que queira receber vitória pode entrar na guerra, declarando palavras de perca, não que somente pela sua palavra será realizado, mas tudo que ao Pai pedirmos em nome de Jesus, Ele o fará para que o Pai seja glorificado. (João 14:13)

Deus pode permitir um tempo maior de batalha. O texto de Samá não diz quanto tempo ele teve de lutar pela sua bênção. O fato foi que, ele tinha uma promessa e cria nela.

Desesperamo-nos muito facilmente quando a batalha tem um tempo maior. Temos o péssimo defeito de querer tudo no nosso tempo e hora. Devemos esperar confiante no livramento de Deus para a nossa vida.

Conclusão:

Confie naquilo que o Senhor determinou para sua vida. O seu campo de lentilhas pode não valer nada para maioria, mas é por ele que você será honrado. Confie em todo o momento, pois, se Deus prometeu, Ele vai cumprir.

Compartilhando a Palavra

1.Você é uma pessoa que tem defendido o seu campo de lentilhas (casamento, família, sonhos, projetos, etc..? Ou o inimigo tem roubado o seu campo?

2.Samá esperou no Senhor o livramento, e você em quem tem esperado o seu livramento?

BAIXAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário