terça-feira, 15 de maio de 2012

A DIFERENÇA DE UMA VIDA NO REINO E UMA VIDA NA RELIGIÃO


Texto: Romanos 8.28
Existem dois tipos de HOMENS, ou dois tipos de VIDA que percorrem toda a Palavra de Deus. Desde o início temos Abel e Caim, Isaque e Ismael, Jacó e Esaú, Davi e Saul. Esses dois tipos de homens representam a Carne e o Espírito, o Reino e a Religião.
Quando uma pessoa está vivendo no Reino, todas as coisas cooperam para o seu bem, mas quando está na Religião ela não enxerga nada.
* Vamos ver então uma vida baseada na Religião, que é Jonas, e uma vida baseada no Reino, que é Paulo. E o que foi gerado pela atitude desses dois personagens. JONAS E PAULO.
I – EXISTE A TEMPESTADE PROVOCADA PELA RELIGIÃO, E A TEMPESTADE PROVOCADA PELO REINO. Jonas 1:4
1.1. Observar a viagem de Jonas, ele está fora do projeto de Deus, ele viaja não em função do Reino de Deus, mas viaja para fugir do propósito de estabelecer o Reino de Deus. Jonas 1:1 à 3
1.2. Jonas estava fugindo do seu chamado, ele estava fugindo para Társis, para o fim do mundo, para o caminho da desobediência.
Jonas era a causa da tempestade (Jonas.1.4). Deus enviou a tempestade por causa dele. Jonas 1:7
* Quantas pessoas que como Jonas saem do propósito de Deus, e até envolvem outros no problema.
Algumas mudam de igreja, mudam de cidade e até viajam para fora do país fugindo do chamado para estabelecer o Reino de Deus.
1.3. Por outro lado, nós encontramos Paulo indo para Roma porque era o propósito de Deus que ele testemunhasse diante de César. Atos 27.23-24. Ao contrário de Jonas, Paulo sabe para onde vai, sabe que estava indo cumprir a agenda de Deus.
Os dois estão em navios, os dois enfrentam tempestade. Atos 27.20 à 22 Jonas era a causa da tempestade, Paulo acalma as pessoas na tempestade. Você tem sido Jonas ou Paulo?
Quem está fazendo a vontade de Deus mesmo no meio da tempestade vai se tornar canal de bênçãos para outras pessoas.

II – QUEM ESTÁ NA RELIGIÃO DORME O SONO DA DISSIMULAÇÃO, QUEM ESTÁ NO REINO ORA.
2.1. Essa é a segunda atitude, de quem está vivendo fora do propósito do Reino, essa pessoa tem uma atitude negativa diante da tempestade.
2.2. Alguns entram num processo de desânimo, de depressão, e querem dormir, se esconder, não conversam com ninguém, e são até dissimulados, estão naquela tempestade porque se recusam a fazer a vontade de Deus.
2.3. Jonas entrou no navio e desceu ao porão para dormir ao ponto de roncar e ser chamado de dorminhoco. Jonas 1.5,6
* Quanto mais fora da vontade de Deus, menos vontade de orar a pessoa sente. Menos disposição para as coisas do Reino de Deus.
2.4. A atitude de Paulo é completamente oposta. Ele também está no navio, ele também está passando pela tempestade. Atos 27:13 à 15
Mas a resposta dele é diferente, o problema chega, ao invés de ir dormir, Paulo está totalmente envolvido. Ele ora agradecendo a Deus.
Dá direção para o capitão, e se o comandante tivesse ouvido ele nem estariam passando por aquele problema. Atos 27.22,23,24 e 35
Há muitos cristãos dentro de igrejas dormindo, as coisas estão acontecendo, e eles estão roncando e babando! VOCÊ ESTÁ ACORDADO?
III – QUEM ESTÁ DESENVOLVENDO RELIGIÃO PERDE O RESPEITO DE TODOS QUEM ESTÁ DESENVOLVENDO REINO CONQUISTA O RESPEITO DE TODOS PORQUE DEUS HONRA-O.
3.1. Jonas quando é descoberto perde o respeito de todos. Ele é apontado no sorteio como o causador da tempestade. E é duramente exortado pelos homens pagãos. Jonas 1.7-10 Quem está desenvolvendo RELIGIÃO, não tem o respeito nem dos pagãos.
* A pior coisa que existe na face da terra é uma pessoa fora do propósito de Deus. Porque recebe exortação de todo mundo.
3.3. Paulo, ao contrário de Jonas, aconselhou o centurião a não seguir viagem. E eles não o ouviram naquele momento. Atos 27.10,11
3.4. Mas depois Paulo conquistou o respeito de todos ao ponto de exortar até mesmo o centurião que tomava conta dos presos no navio. Atos 27.30-32
Quem está estabelecendo o Reino de Deus tem autoridade. E quem tem autoridade é ouvido. As pessoas tem ouvido você?

IV – QUEM ESTÁ DESENVOLVENDO RELIGIÃO SE ENVENENA FACILMENTE QUEM ESTÁ NO REINO ANULA O VENENO.
4.1. Nós vemos que Jonas se envenena de raiva por causa de uma planta que morreu. Jonas fica bravo com Deus! Jonas 4.6-8
4.2. Jonas se envenena com a sua própria raiva e pede para morrer Jonas 4:8. Paulo é o oposto de Jonas, ele é envenenado pela serpente e continua feliz fazendo o seu trabalho, o veneno não tem poder contra quem está vivendo o propósito do Reino de Deus. Atos 28.3-6
* Gente que por qualquer coisa se ofende se melindra está fora do propósito do Reino. Uma planta que morre é o suficiente para Jonas praguejar e ficar raivoso. O apóstolo Paulo foi envenenado por uma serpente venenosa, e não se irritou. VOCÊ SE IRRITA ATOA?

V – QUEM ESTÁ NA RELIGIÃO SE AUTOFINANCIA QUEM ESTÁ VIVENDO O REINO DE DEUS É FINANCIANDO PELO ESCRITÓRIO CENTRAL O CÉU.
5.1. Há um detalhe no livro de Jonas que poderia muito bem passar despercebido para muitos, mas que para nós é extremamente significativo. Quando Jonas resolveu sair do propósito de Deus ele foi até o porto procurou um navio e PAGOU a sua passagem. Jonas 1.3
* Deus não financia ninguém que está fora do propósito de estabelecer o Reino, quando uma pessoa toma decisões sem consultar ao Senhor ela vai ter que se bancar. Nada da Bíblia é por acaso. E Deus fez questão de registrar que ele se bancou sozinho.
5.2. Nós vemos Paulo em um navio, que é despedaçado pelo mar, onde tudo se perde. Do ponto de vista natural eles não tinham como prosseguir a viagem. Mas veja o que aconteceu. Veja como Deus providenciou tudo para que Paulo chegasse a Roma. Atos 28.7-10
Deus quer custear tudo para você, mais você tem que obedecer a sua vontade, que é estabelecer o Reino na terra através de sua vida.

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1) Você tem vivido a vontade de Deus para sua vida, ou você tem feito como Jonas, está fugindo do seu CHAMADO? COMPARTILHE!
2) Se irritar com facilidade é indício de uma pessoa que está fora da vontade de Deus. Você se IRRITA com facilidade? COMPARTILHE!
3) Jonas estava fora da vontade de Deus, por isso bancou sua passagem. Você tem ganho almas e liderado? LIDERE E DEUS VAI TE SUPRIR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário