segunda-feira, 21 de maio de 2012

RESOLVENDO A VIDA DE UMA VEZ


Texto: Apoc. 3: 14-16  “14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! 16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;

INTRODUÇÃO
Jesus, no início do seu ministério na terra nos manda ser uma pessoa resolvida- Mat.5:37. No texto de hoje, Jesus pede para João avisar sua igreja para que resolvam o que querem ser, porque não é possível ficar em duas posições – ser morno é uma tentativa de agradar os dois lados – Deus e o Diabo. Quem faz isso precisa saber que será “vomitado” por Jesus no dia final. Vômito fala de lançar fora uma comida que entrou para o estomago, mas não foi aproveitada por não ser saudável. Não basta estar no meio do povo de Deus, é preciso fazer parte dele. A igreja de Jesus precisa tomar uma posição de vencer mais esse perigo – não ser morno ou indeciso.
Josué, o continuador da obra de Moisés, no final de sua carreira também orienta o povo a tomarem uma posição diante de Deus - Jos.24:14-15.”
14  Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor. 15  Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Hoje é seu dia de assumir uma posição – Quente na fé, no amor e obediência. Amem?
Resolva de uma vez que sua vida será uma bênção no Reino de Deus. Para resolver sua vida de uma vez é preciso tomar algumas resoluções:

1. RESOLVA TER UMA MENTE NOVA - Efésios 4:
23 
É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. (NTLH)
Isto fala de nova maneira de sentir (coração) e nova maneira de pensar no significado das coisas (mente). Essa nova maneira de pensar deve ser baseada no SIM e no NÃO. Ser indeciso é estar sob a influência do maligno. A velha mente, influenciada pelo modo do mundo, aprendeu a mentir, a enganar, a se comprometer e não cumprir os compromissos, a passar os outros para trás, fazendo isso com a maior naturalidade porque “todos fazem assim, qual o problema?”
Vida nova deve mostrar atitudes novas. Quando você se converte a Cristo Jesus, velhos hábitos da velha criatura precisam mudar, senão são levados para nossa maneira de liderar, para nosso ministério.
Não agrada a Deus ter uma vida nova, mas as expressões serem de uma mente velha, e com isso ninguém percebe diferença em nós.
Acredite que sua vida está nas mãos de Deus e isso é uma bênção. Precisamos mostrar ao mundo que ter vida nova significa ter a vida nas mãos de Deus. Você crê que sua vida está nas mãos de Deus? SIM ou NÃO? Não basta apenas dizer “sim” com palavras – é preciso dizer também com atitudes. Nossa maneira de pensar precisa demonstrar que temos uma nova vida com Jesus. Nossa maneira de pensar não pode sofrer influência a cada vez que a situação muda. Se confiamos mesmo em Deus, haja o que houver, Romanos 8:28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” deve se verdade para nós. Chega de ser crente faz de conta - que hoje faz jejum por mais consagração, e amanhã está diante da internet olhando site pornográfico, ou brigando com o cônjuge, ou mentindo para levar vantagem nos negócios, ou buscando satisfação em bebidas alcoólicas ou vícios que o mundo pratica normalmente. Diga SIM para o que Deus tem para seu futuro e NÃO para o seu passado.

2- RESOLVA ASSUMIR SUA NOVA IDENTIDADE - 2 Cor. 5:17.
 
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
Isso é verdade mesmo? Você concorda que tem uma nova identidade? Leia também Apoc. 2:17” Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.” - fala de um novo nome para quem se torna vencedor deixando de cometer imoralidades – “... uma pedra branca, na qual está escrito um novo nome....” - O nome de Cristão é dado para quem segue a Cristo, e não a quem é apenas membro de uma religião chamada cristã. Quem tem nova identidade deve perceber que seu “novo nome” não combina com algumas velhas atitudes. (vida enrolada, confusa, sem direção).
Veja a experiência de Jacó. Quando ele lutou com o anjo para ter a bênção de não ser morto pelo irmão, Deus mudou seu nome para Israel – “o que luta com Deus”. Ele lutou para ter sua bênção em Peniel. (Gen. 32:27-28). Mas, depois de algum tempo Deus fala de novo a Jacó que seu nome era Israel. Leia Gen. 35:9-10) Porque? Talvez por que ele não havia assumido sua nova identidade e ainda estava agindo como Jacó, fazendo trapaças. (veja Gen. 33:12-17 – falou para o irmão que ia e não foi).Em Peniel Deus muda o nome de Jacó, mas no lugar chamado “El Betel” (o Deus de Betel) Deus fala de novo sobre seu novo nome, Israel, que deveria ser assumido.
Lição: nossa vida só é resolvida de uma vez quando assumimos o que somos em Deus. Comece a se enxergar como homem ou mulher de Deus, e receba toda sua bênção. Quem é de Deus faz a obra de Deus com alegria.

3- SAIA DE SUA ZONA DE CONFORTO
Se você não se mover de onde está, sua vida vai ficar na mesma. Temos pelo menos dois exemplos na Bíblia, de pessoas que foram abençoadas porque saíram da zona de conforto.
1º exemplo: Davi seu primeiro trabalho era cuidar de ovelhas. Um dia seu pai lhe pede para levar um lanche para seus irmãos que estavam na guerra contra os filisteus. Ele poderia levar o lanche e voltar para as ovelhas, pois isso era o mais seguro. Mas quando decidiu encarar Golias nunca mais voltou para o curral.
Muitos hoje se acomodam no mais fácil – não querem freqüentar uma célula, nem ser líder, nem ter compromisso de ser um anjo da guarda para o novo convertido, nem se tornar um discipulador de alguém. Mas Deus pede para que cada filho se envolva com Sua obra na terra. Jesus manda rogar ao Pai que envie obreiros para a lavoura. Lucas 10:2. Enquanto você não resolver isso sua vida não vai avançar em Deus. Você precisa sair de sua zona de conforto e se envolver mais com o Reino de Deus.

2º exemplo: Pedro
 precisou sair do barco no meio da tempestade para descobrir que o melhor lugar para ele era perto de Jesus. Mat. 14:22-32. Lembra da ilustração “empurre sua vaquinha”? O que tem lhe dado segurança a ponto de você se acostumar com a vidinha medíocre? Empurre sua vaquinha e receba algo novo do Senhor. Sua vaquinha pode ser: um empreguinho que você tem medo de deixar; aquele carro velho que você já acostumou com a porta que não fecha direito; aquele cartão de crédito ou cheque especial que você usa e paga juros todo mês; aquela vidinha na igreja sem se envolver com nada, só assistindo culto aos domingos; aquela célula gostosa, mas que não cresce nunca,...

CONCLUSÃO:
 Deus quer que você resolva sua vida de uma vez para que possa jorrar suas bênçãos sobre você. O que vai decidir hoje?  ou vai continuar esperando? Esperar o que? Hoje é dia de decisão.

Compartilhando a Palavra
1.Você já assumiu a sua nova identidade em Cristo? Ou ainda age como velho homem?
2.Você é uma pessoa decidida ou indecisa em suas decisões?
3.Você já saiu da zona de conforto para realizar a vontade de Deus? Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário