segunda-feira, 25 de março de 2013

A MALDIÇÃO DAS EXPECTATIVAS.


Texto: Jr 17:5-10
Introdução:
Maldição significa infelicidade. Maldição tem haver com prejuízo, não viver bem. Não ir bem no casamento, profissão, finanças, ministério, espiritualmente, frutificando, não liderando nada (filhos,esposa, casa). Maldição tem haver com algo que colou na gente, mas muitas vezes, as maldições têm haver com atitudes erradas suas. Ex. Ao meio dia o sujeito fura o farol e arrebenta o beiço no caminhão, de quem é a culpa? Não há anjo que protege um sujeito desses. Namora todo errado, a culpa é de Deus. Você quebrou os princípios da palavra. Maldição tem haver com as consequências de suas atitudes erradas, sementes erradas, coisas que Deus não mandou você fazer. Ex Comprou além do orçamento, vai colher, foi sua escolha, sua atitude, não tem nada haver com Deus. A bíblia diz maldito, frustrado, infeliz, sem esperança, amargurado é o homem que tem expectativas, confia no homem. É maldito o homem que se estriba no outro homem, que você põem expectativas no outro, que espera aquilo que ele vai ser para você, que ele vai fazer para você, que ele vai falar para você, que ele vai dar, que ele vai desempenhar alguma coisa.
Alguns sinais de maldição

1- A MALDIÇÃO QUE PRENDE VOCÊ HÁ ALGUÉM POR CAUSA DA PRESUNÇÃO.!
Quando você presume. Quando você projeta suposições. Não presuma nada, pois quem presume erra. Presumir é por expectativas no que ele vai ser fazer, falar, dar. Você está na verdade se prendendo a alguém. Seja marido, filhos, esposa, pai, mãe. Maldição. Porque quando você cria essa expectativa do que você quer que ela faça. Quem presume, faz suposições erra. Hitler presumiu que invadindo a União Soviética ganharia a segunda guerra mundial. Muita gente presumiu muito mal, ex: Fernando Collor presumiu que em uma caneta daria para resolver o problema da inflação, acabou mau. Não presuma nada, não coloque suposições no que ele vai ser, falar, fazer ou dar. Ex: Expectativa naquilo que o líder vai fazer por você. Ex: Quando a pessoa tem um sonho e tem que se cumprir logo. (ou alguém promete algo e tem que ser agora.)

2- MALDIÇÃO DA DOENÇA EMOCIONAL
Aquela cara amarrada, aquela cara emburrada que projeta culpa nas pessoas.
Você pode aparecer pintado de ouro, a pessoa não te aceita, porque tem alguma coisa que você ainda NÃO FEZ, NÃO FALOU, NÃO DEU.
Aí o relacionamento fica pesado, doente.
Quando a maldição está instaurada e já trouxe doença emocional, você então traz sorvete para agradar, você liga, pede perdão, etc.

Mas não tem nada que você faça que mude essa atitude, porque a pessoa está doente no relacionamento.
É por isso que tem pessoas que não querem aprofundar relacionamentos através da célula e preferem criar cachorro, gato.

Então ele fica lá, o cachorro Bob, o Dic, o Pop, e tá bom demais.
É claro, cachorro não confronta, não reclama, só tem que limpar as cacas dele.
 Tudo isto vem de uma fuga emocional de irmãos que não entendem que as PESSOAS SÃO DIFERENTES umas das outras.
Tem pessoas que são amorosas, mas não demonstram choro ou toque, mas amam de verdade.
Pois tem gente que jura amores hoje e semana que vem está te apunhalando pelas costas.

Então a segunda maldição é a doença emocional, não flui, não tem aquela alegria, sem peso, de aceitar o irmão, aceitar o líder do jeito que ele é.
 Lembre-se: “As pessoas não são obrigadas a ficar suprimindo as nossas carências”.

3-MALDIÇÃO DO PESO TRANSFERIDO PARA O OUTRO
Irmãos, tem pessoas que estão doentes por causa de criar expectativas malditas.
Fazem com que seus líderes, irmãos, igreja, família e amigos se tornem ou realizem somente aquilo que lhe agrada e por mais que o outro tente, nunca conseguirá agradar ele.
Há mulheres que são insatisfeitas a vida inteira com seus maridos.

 Há homens que são insatisfeitos a vida inteira com o corpo ou aparência de suas esposas e assim PROJETAM CULPA, PRESSÃO E MEDO DE REJEIÇÃO em seus cônjuges e familiares.
Existem maridos e esposas que não falam nada e esperam reações baseadas em suas expectativas, eles não tem capacidade de serem sinceros, pois sabem que seus sentimentos de ciúme, ideais, proteção são frutos de sua carnalidade.

Porém esperam que seus cônjuges ou filhos reajam conforme o seu desejo, contudo eles não avisam qual é sua expectativa.

 Tem crentes que colocam expectativas em igrejas (o pastor ia curar, a igreja ia dar jeito na esposa).
A Bíblia nos exorta irmãos: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” Gl 5.1

Você vai se frustrar com seu marido, com seus filhos... se você não der liberdade para as pessoas que estão a sua volta.
A frustração que é maldição tem gosto amargo e te leva a viver como solitário.

Cuidado quando você cria expectativas que são malditas, pois quando elas dependem do homem nos agradar nos tornamos malditos por causa da expectativa neles, e aí queremos muitas vezes tirar 40 litros de leite de uma vaca que só pode dar 15 litros.

4- A MALDIÇÃO DA FRUSTRAÇÃO. VAI VIVER NO DESERTO.
V.6 Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará no lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
Vai viver no deserto, na sequidão. Não tem ninguém que consegue ficar lá com você. Aí ele fez expectativas em uma igreja, frustrou-se, por que colocou suas expectativas no homem. Não conseguirá ficar em lugar nenhum, porque frustou-se com o homem, com a esposa, com o pastor, com a igreja. Ex. filhos. O filho tem que ser o crente perfeito, que um coral de anjos cante quando ele entrar na igreja. Tem pessoas que já estão indo para o quinto casamento, porque, o problema é o outro. Não o problema é você que exige um padrão impossível de se cumprir. O padrão que você exige é muito alto.Você vai se frustrar com muita gente: Com o chefe, com a esposa, com o discipulador, com o líder, com o seu pastor, com seu filho, sua esposa, etc. Se você não aprender a lidar com isso, vai viver no deserto.

5- A MALDIÇÃO DOS RELACIONAMENTOS QUEBRADOS.
Aqui ninguém conversa mais, não tem dialogo, comunhão. Solidão. Só sobrou eu e meus cachorros. Ex. Ano passado irmãos que falaram que iriam sair da igreja por minha causa!!Talvez nunca brigaram, mas por conta da cobrança do que ele tem que ser, falar, fazer ou dar, pronto rachou. Aí a unção para de fluir.

Conclusão.
As pessoas que convivem com você são livres. Seus filhos, pais, chefes, pastores, etc. É preciso entrar em acordo. Há coisas que tem que ser conversadas. Entender isso pode levar você a dois fins, se tornar um Judas ou um Eliseu. Sabe irmãos, temos que tomar cuidado com isso, pois nós estamos aprendendo a viver em comunhão, a ser discípulo e discipulador, mas nunca devemos esquecer essas coisas, porque depois de um tempo o andar junto, algumas pessoas ao invés de virarem Eliseu viram Judas.

Perguntas do Compartilhar
1- Onde você tem colocado suas expectativas, no Senhor, em você ou nos outros?
2- O que você entende no versículo 5 quando o Senhor fala que “maldito é o homem que confia no homem.
3- Como anda a sua confiança em Deus? Explique um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário