terça-feira, 2 de abril de 2013

A VERDADEIRA PÁSCOA!



TEXTO: ÊXODO 12.1-14
Dificilmente, nesses últimos dias, alguém pode dizer que não teve contato com a comemoração da Páscoa ou com algum assunto ou fato relacionado com essa celebração. Porém, quase ninguém sabe o verdadeiro significado e origem desta festa. A verdadeira Páscoa não está relacionada ao coelho - que é um animal citado no velho testamento como imundo, que não se podia comer. O símbolo da Páscoa é o cordeiro, sem defeitos e manchas. A páscoa foi uma ordenança antes da décima praga ordenada por Deus no Egito quando Israel estava no tempo da escravidão. O cordeiro serviria para proteger o povo do anjo da morte que haveria de passar sobre o Egito, e decretar a libertação total do povo de Deus. Um cordeiro deveria ser morto e seu sangue colocado nos umbrais da porta da casa. Aonde tivesse o sangue do cordeiro haveria livramento. Aquele cordeiro era a expiação e ele traria o livramento à casa. O cordeiro e a forma que ele era servido nos passam a verdadeira mensagem sobre a Páscoa:

F.T.: Em primeiro lugar...
I – O SANGUE DO CORDEIRO
1.1.    O sangue do cordeiro era um sinal para o anjo da morte. O anjo destruidor que haveria de passar pelo Egito, onde tivesse um primogênito de homem ou de animal seria ferido de morte. Seria uma noite de grande tristeza, de choro e de lamentação sobre o Egito.
1.2. Mas Deus disse: que quando o anjo passasse pela cidade nas casas que estivessem marcadas com o sangue do cordeiro nos umbrais da porta, o anjo da morte passaria por cima.
1.3. A palavra PÁSCOA, vem do hebraico PESSASH que significa exatamente PASSAR POR CIMA.
1.4. Então observe que o que dar significado a páscoa é o sangue do cordeiro como marca sobre a nossa vida, sobre a nossa casa sobre a nossa família. Jesus foi reconhecido por João Batista como “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
 Não importa se você é rico ou pobre, se tem grau universitário ou é semianalfabeto. A única coisa que vai importar quando o anjo da morte estiver passando é se existe uma marca do sangue do cordeiro em sua vida.
 Páscoa não é ovos de chocolate, nem coelhos. Páscoa é a proteção de sangue de Cristo sobre a nossa vida que nos liberta do poder da morte.

F.T.: Em Segundo lugar...
II – AS ERVAS AMARGAS
2.1 O Cordeiro era servido com ervas amargas. Aquelas ervas simbolizavam os sofrimentos e dificuldade do povo no cativeiro. O cativeiro no Egito representa a escravidão do pecado no mundo. O mundo tem uma vida de escravidão e amargura, devido à opressão do diabo.
2.2 A Páscoa é o anúncio da nossa libertação. O Egito simboliza o mundo sem Deus. Faraó simboliza o Diabo que oprime as vidas. A páscoa simboliza a libertação do mundo, do pecado e do poder do Diabo em nossa vida.
2.3. As ervas amargas era o memorial do término do tempo de angústia e de amargura. Durante 430 anos mais ou menos, o povo hebreu foi escravo no Egito. Mas agora era chegado o tempo de libertação.
·        Eu não sei a quanto tempo o Diabo tem oprimido a sua vida;
·        Eu não sei a quanto tempo você está vivendo escravo dos vícios do cigarro, da bebida alcoólica, das drogas, dos jogo de azar e da pornografia.
·        Mas eu tenho uma boa notícia para você, hoje você pode ser liberto completamente pelo poder do nome de Jesus. Um cordeiro foi imolado por sua vida. É chegado o fim do tempo de escravidão e amargura.


F.T.: Em Terceiro lugar...
III – OS PAES ASMOS OU ÁZIMOS (Êx. 12.35,36)
3.1. O cordeiro também era servido com pães asmos. Os pães asmos eram pães sem fermento, chamado de “pão da miséria e da aflição” não podia ser consumido nem possuído fermento nas casas dos Israelitas, do 14º até o 21º dia da celebração da páscoa, sob pena de morte. Estes pães eram a lembrança de que na noite da saída do Egito não houve tempo para levedar as massas para os pães, pois o povo saiu “às pressas”.  As pessoas querem escolher o momento de se entregar a Jesus mas há uma urgência nesta decisão.
3.2. O fermento penetra na massa em um processo chamado de fermentação que é uma espécie de degeneração. O fermento é um símbolo da corrupção e do pecado, que precisa ser removido. Em  Mt 16.6 a bíblia diz “E Jesus lhes disse: Olhai, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus”.
3.3 Se o fermento fala de pecado, orgulho e jactância, o pão asmo representa verdade e sinceridade. Vejamos o que a bíblia diz em 1ª Coríntios Cap. 5. Vs 6 a 8 6  Não está certo que vocês estejam orgulhosos! Vocês conhecem aquele ditado: “Um pouco de fermento fermenta toda a massa. ”
7  Joguem fora o velho fermento do pecado para ficarem completamente puros. Aí vocês serão como massa nova e sem fermento, como vocês, de fato, já são. Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício.
8  Então vamos comemorar a nossa Páscoa, não com o pão que leva fermento, o fermento velho do pecado e da imoralidade, mas com o pão sem fermento, o pão da pureza e da verdade.
Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado”.
3.4 Jesus é este pão sem fermento, pois nele não havia pecado por isso ele diz em João 6. Vs 51 “eu sou o pão vivo que desceu do céu, se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.” Jesus é este pão que se fez pobre para nos enriquecer. Ele se fez maldito para que fossemos abençoados. A Páscoa sem o cordeiro não tem sentido algum e o cordeiro era comido com ervas amargas e pães sem fermento. Jesus Cristo é identificado como o cordeiro pascoal, cujo sangue derramado livra-nos da morte e abre-nos caminho, para a saída definitiva, da terra da servidão para a liberdade.
·        Jesus se entregou naquela cruz. Ele o pão vivo que desceu dos céus e Ele pode dar o pão que daria pelo mundo que era a sua carne. Páscoa fala de Jesus indo a cruz e vencendo a morte.
·        O que é a morte ? A morte não é deixar de existir. A morte física ocorre quando o espírito e a alma deixam o corpo. Quando se quebra a unidade entre o espírito, a alma e o corpo então acontece a morte física. Para vencer a morte, Jesus precisava de uma ressurreição física , ressurreição do corpo  . Um corpo de carne e osso e não um espírito (Lc 24:39-40). Para provar isso Jesus comeu na presença dos discípulos ( Lc 20:20;24-27).
·        A ressurreição de Cristo é, portanto, aquilo que faz a grande diferença entre a fé cristã e a religião dos homens. Homens como Buda, Maomé, Alan Kardek e outros, fundaram suas religiões. Mas onde estão hoje? Estão mortos. Isto prova que não venceram o salário no pecado.
·        Por isso, para o crente, a páscoa não é só um domingo, mas todos os dias estamos vivendo na Páscoa, porque vivemos todos dias as bênçãos de sermos livres do nosso inimigo, pois Jesus o venceu, ao vencer o pecado e a morte. Por Isso o diabo vê o sangue de Jesus sobre as nossas vidas e PASSA POR CIMA, sem nos atingir. E sabemos de uma coisa: Não existe páscoa sem Jesus!  

Compartilhando a Palavra
1)           Você tem experimentado a provisão do sangue do cordeiro em sua vida?
2)           Você tem comemorado a páscoa diariamente? Por quê? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário