terça-feira, 9 de abril de 2013

SETE FIGURAS QUE SIMBOLIZAM A IGREJA GLORIOSA


TEXTO: Ef.1:9-10                                                                                                                                  
Introdução: A igreja é o conceito mais magnífico jamais criado. Sobreviveu a abusos persistentes, terrível perseguição e foi negligenciada em larga escala. A igreja durará por toda a eternidade e, porque é o instrumento de Deus para o ministério aqui na Terra, ela é realmente a maior força na face da Terra.
HOJE COMPARTILHAREMOS SETE DESSAS FIGURAS QUE ILUSTRAM O QUE É SER IGREJA
1 – O MISTÉRIO DE DEUS: Paulo diz que a Igreja é o mistério de Deus. Em Efésios o mistério de Deus é a Igreja. A Igreja nada mais é que Cristo em nós. Isto não é uma mera ilustração, de fato a divindade veio habitar dentro da humanidade para glorificá-la. Não é que Deus colocou um pouco do seu poder em nós, ele colocou-se a si mesmo em nosso espírito humano (Cl. 1:26-27).
2 – O CORPO DE CRISTO (Ef.1:22-23): A Igreja é a Plenitude de Cristo, ou seja, a Igreja somos nós, e nós somos a expressão de Cristo. Isso significa que quando Deus quer se revelar a alguém Ele mostra Cristo através da Igreja.
O corpo é a expressão de uma pessoa. Ninguém pode conhecer alguém se não conhece o seu corpo. Esse Corpo está crescendo e sendo aperfeiçoado, não adianta ficarmos olhando os defeitos do Corpo e nos desconectar. Como igreja nós temos avançado para ser plenitude e expressão como o Senhor espera.
3 – A OBRA PRIMA DE DEUS (Ef. 2.10): Feitura no grego significa poyema que significa “obra prima”. Deus criou o céu a terra o mar e tudo o que neles há, mas só para uma Deus chamou de Obra Prima – a Igreja do Senhor Jesus.
A Obra Prima não está acabada, finalizada. E a conclusão acontecerá quando formos glorificados naquele dia que “seremos tal como Ele É”. Está chegando o dia que a glória de Deus será vista através dos filhos de Deus. A criação aguarda com muita expectativa esse dia, que esta vida que está oculta em nós vai se manifestar, naquele dia todos poderão contemplar a Obra Prima que o Espírito de Deus fez em nós, a sua Igreja.
4 – O REINO DE DEUS (Ef. 2.19): Reino aponta para as pessoas seguirem um Rei por amor. A Igreja também é o Reino e nós somos cidadãos deste Reino. O que é um cidadão? Cidadão é um morador de uma cidade de um país. Assim vemos que a igreja é o reino de Deus. O termo “concidadãos” indica um reino, pois ser concidadão refere-se a participar de certos direitos civis, e direitos civis estão sempre relacionados com uma nação ou reino. A igreja é o reino de Deus, e nós somos os cidadãos desse reino, com direitos e responsabilidades.
CARACTERÍSTICAS DO REINO (Rm. 14:17)
Justiça: Porque, Cristo Jesus nos justificou pelo seu sangue. Nós fomos justificados fé, nós somos é justo aos olhos de Deus.
Paz: Este reino é um lugar de paz. Se você não vivendo em paz você não esta vivendo a realidade do reino.
Alegria: Não vamos viver rindo o tempo todo, mas facilmente alguém tem que conseguir tirar um sorriso de você.
5 – FAMÍLIA DE DEUS (Ef. 2.19): Em nossa casa espiritual temos uma grande dispensa e ele já nos deu a chave para pegarmos tudo o que precisamos. O que significa pertencer a uma família? Significa que somos filhos. O filho tem direito á Herança. Filho tem a natureza do Pai. Filho tem a chave da dispensa. Você sente-se a vontade na casa do Pai?

6 – A NOIVA E ESPOSA DE CRISTO (Ef. 5.31-32): Esse é outro grande mistério que Paulo fala: “Um dia a divindade vai se casar com a humanidade”. Assim como o homem se torna uma só carne através do relacionamento com sua mulher, um dia Deus se tornará um com a humanidade. Como será isso? Paulo fala que é um mistério. Cristo é o noivo e a igreja é a noiva. Por isso o Senhor deixou sua glória a sua casa para desposar a sua noiva. Quando falamos da igreja como noiva, estamos falando de paixão. A principal característica de noivo (a) é sua paixão e o sentimento mais forte de quem é noivo é a vontade de casar. A pessoa apaixonada é percebida pelas pessoas, pois um apaixonado não fala de outra coisa. Quem é apaixonado geralmente é extravagante, faz qualquer coisa para agradar o seu amado (a).
7 – O EXÉRCITO DE DEUS (Ef. 6:11-12):
O texto de Daniel capítulo 10 nos ensinam algumas lições espirituais:
1). Estar nas regiões celestiais significa que estamos envolvidos numa grande batalha (Dn. 10:12-13);
2). A batalha espiritual pode atrasar as vitórias (Dn. 10:13-14);
3). A oração e o jejum é a principal arma nesta batalha;
4). Nas regiões celestiais as nossas orações são ouvidas;
5). Não precisamos temer a batalha espiritual (Dn 10:18-19);
6). Obteremos vitoria nesta batalha através da oração e perseverança.

Compartilhando a Palavra
1. Como você tem se encaixado em relação a cada uma destas figuras da igreja? Existe alguma delas que você tem dificuldades para expressar?
2.Como você tem feito para se revestir e guerrear nos lugares celestiais?
3.Qual importância de termos um grande movimento de oração em nossa igreja e células?
4.De que forma essa campanha tem afetado sua vida?
5.Compartilhe o que Deus tem feito em sua vida nesses dias de jejum e oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário