segunda-feira, 20 de maio de 2013

IGREJA LUGAR DE PROTEÇÃO!

Texto: I Pedro 5.8
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que quanto mais comprometido com a igreja menor o índice de divórcio. Portanto, se a igreja pode proteger um casamento ela pode proteger outras áreas de nossa vida. E nós precisamos valorizar a vida na igreja. A Bíblia diz que o Diabo vive nos rodeando como leão buscando a quem possa tragar. Existem situações relacionadas ao ataque do leão que nós precisamos considerar:
F.T.: Em primeiro lugar...
I – LEÃO NÃO ATACA AONDE TEM FOGO(V.8)
     1.1.  O texto diz que o diabo como leão está sempre rodeando. Isso significa que ele busca oportunidades para atacar suas presas. É assim a ação do diabo. Por isso, a  primeira atitude de um caçador na floresta a noite é acender o fogo. Porque enquanto tiver fogo em volta o leão se mantém distante.
     1.2.  Fogo é fervor. Fogo é vida no espírito. O diabo não vai atacar onde se o fogo de Deus está queimando dentro de você. O nosso Deus é fogo e a natureza dos seus filhos precisa ser igualmente fogo:
·        Leões fogem de fogo! Todavia, muitas vezes caçadores inexperientes vão caçar e não calculam o tempo de combustão da madeira. E colocam pouca maneira na fogueira, à noite enquanto dormem o fogo se apaga e os leões invadem o acampamento.
·        Isso é um princípio espiritual para nós! A maneira de manter-nos protegidos do ataque do inimigo é mantendo o fogo aceso.
     1.3. Todavia existe algo que você precisa saber sobre o fogo. Quanto mais brasas juntas maior é a altura do fogo.
·        Brasas juntas têm o poder de aumentar o fogo! Quando você sentir que o fogo está diminuindo corre para a comunhão dos irmãos!
·        Portanto meu irmão, você está experimentando ataques constantes do diabo na sua vida? Acende o fogo de Deus!
F.T.: Em segundo lugar...
II – LEÃO NÃO ATACA MANADA(V.8)
      2.1. Como a maioria dos predadores a estratégia número um do leão para atacar sua presa, é isolá-la do grupo. O leão é considerado o rei da floresta, ele é forte e hábil. Ele pode atacar búfalos, zebras e até girafas. Mas seja qual for o animal a atacar, ele não pode confrontar o bando todo de frente.
      2.2. A estratégia do leão é primeiro produzir o estouro da boiada. Ele se aproxima e ruge para assustar o grupo. E enquanto os animais correm desesperadamente, ele fica observando qual a presa que ele irá atacar. Tem sempre uma presa nova ou fraca que fica para trás, isolada do grupo.
      2.3. Veja o que diz a palavra em eclesiastes: “Ai do que estiver só... pois caindo não haverá quem o levante”. Isso só acontece quando a pessoa está isolada. Porque se ela estiver envolvida na comunhão sempre terá um irmão por perto para estender a mão.
·        Esse é um princípio espiritual para todos nós! Um cristão é mais facilmente atacado pelo diabo quando ele se isola.
·        Toda vez que uma ovelha se afasta da comunhão do rebanho, ela fica mais vulnerável e desprotegida.
·        Principalmente se você é novo na fé ou está passando por um momento difícil o diabo quer te isolar para poder te atacar!
·        Sempre que você encontrar um irmão isolado, o exorte em amor. Diga para ele: Meu irmão no rebanho você está protegido!
F.T.:  Em terceiro lugar...
III – OS LEÕES ATACAM MAIS NA ESCURIDÃO(V.8)
       3.1. Os leões sempre atacam suas presas quando estão famintos, seja de dia ou de noite. Mas à noite eles levam uma vantagem muito grande sobre as suas presas. O leão tem um sistema em sua visão que lhe permite enxergar a noite melhor que uma pessoa usando um óculos militar de visão noturna.
       3.2. Portanto quanto menos luz e mais escuridão no ambiente, mais facilmente os leões se aproximam e abatem suas presas.
·        O diabo opera melhor onde há trevas. Quanto mais trevas, quanto mais ignorância na Palavra, mais o diabo leva vantagem sobre a vida das pessoas. Por outro lado, luz fala de revelação! Quanto mais revelação uma pessoa tem da verdade de Deus mais difícil se torna ela cair nas garras do diabo. Quando os nossos olhos estão iluminados pela verdade de Deus, o inimigo tem pouca chance contra nós.
       3.3. A Bíblia tem muito a nos dizer sobre andar na luz: Quem anda na luz não tropeça: João 11.9,10; Quem anda na luz não vive nas trevas: João 8.12; e Quanto mais luz mais vida de comunhão: I João 1.7.
·        O  ambiente que o diabo age com mais eficácia é o ambiente de trevas, mas onde há luz as trevas não permanecem.
·        Por isso temos que pedir a Deus revelação, se vamos ter vitória ou derrota na vida, tudo depende do nível de revelação que temos.
F.T.: Em quarto lugar...
IV  - LEÃO ATACA A PRESA QUE ESTÁ FERIDA(V.8)
        4.1. Quando o leão está escolhendo a sua presa ele vai por eliminação. Aquelas que têm mais disposição, que correm muito, que são muito fortes vão saindo da sua lista. Ele está de olho naquela que está mancando, que apresenta algum tipo de debilidade ou ferida.
        4.2. O leão sabe que uma presa ferida ela está vulnerável, porque a dor a impede de avançar com a manada. Em algum momento ela ficará para trás. Então ele esquece do restante da manada e foca na presa ferida.
·        O mesmo faz o diabo, em relação aos cristãos, sua prioridade número um são os cristãos que estão feridos!
·        Isso é algo muito forte para nós! Por isso quando temos algum tipo de problema temos que ser rápidos para resolver esses problemas. Porque quanto mais tempo passa, mais a ferida aumenta e muitos ficam com a vida espiritual totalmente estagnada por causa das feridas.
4.3. Mas algumas pessoas perguntam: Qual é o tempo certo para resolver algo que fere o nosso coração e nos faz ter sentimentos negativos? A Bíblia nos responde de maneira muito clara em Efésios 4.26.
·        Você tem que resolver o mais rápido possível. Mas se você quiser ser bíblico você precisa fazer antes do sol se por. Porque quanto o mais o tempo passa, mas a ferida aumenta. O tempo não cura mágoa. O que cura a mágoa é o perdão! E se a ferida não se curar rapidamente, você será uma presa fácil para o diabo! O leão sempre prefere atacar a presa que já está ferida!
·        E o lugar de cura e na vida da Igreja. Você pode fazer terapia, análise, aconselhamento. Mas a cura é liberada pelo Espírito Santo na vida da igreja. Você quer estar protegido? Então você precisa estar envolvido na vida da igreja! Ela é proteção pra você!

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1)  Em que momento de sua vida o fogo de Deus te livrou de ataques do diabo? Compartilhe!
2)  O que você diria para uma pessoa que está vivendo isolada da vida da igreja? Compartilhe!
3)  Quanto tempo você leva para resolver os seus problemas de relacionamento? Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário