terça-feira, 7 de maio de 2013

UM AMIGO DE VERDADE

Texto: Marcos 2:1-12
Você tem algum amigo de verdade?
Você se considera amigo de verdade de alguém?
Até onde você está disposto a ir para salvar uma pessoa?
Marcos 2.1-2 – Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. 2  Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a Palavra.
Tente visualizar a cena. Para você ler a Bíblia de uma maneira eficiente, você precisa usar sua imaginação também. Jesus está em Cafarnaum. Ele fez muitos milagres em sua viagem. Ele voltou para Cafarnaum, que era a cidade onde ele morava e estava em casa. Nesse momento, Jesus estava ensinando a Palavra para algumas pessoas. Era uma multidão enorme.
Tente imaginar a cena: a rua estreita, entupida de gente, todos querendo ver e tocar em Jesus. Alguns queriam ver os milagres acontecendo. Havia mais curiosos que qualquer outra coisa aqui.

1.            UMA ATITUDE DIFERENTE
Marcos 2.3 – Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.
No meio desse mundaréu de gente, havia quatro homens levando um paralítico (naquela época não existia cadeira de rodas). A única maneira de levar um paralítico era através de uma cama, uma maca.
No meio dos moveres de Deus vemos sempre 3 tipos de pessoas:
- a multidão dos curiosos
- os religiosos
- aqueles que têm um coração para crer. ESSES SÃO OS QUE EXPERIMENTAM OS MILAGRES DE DEUS!
O MAIS INTERESSANTE É QUE DEUS CONSEGUE VER O CORAÇÃO DE CADA PESSOA.
Marcos 2.5 – Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.
De quem foi a fé que Jesus viu? Está no plural (Vendo-lhes a fé). Pode ser dos 4 ou dos 5. Eu acredito que foi dos 5 homens. Jesus viu a fé deles. Jesus viu a fé dos amigos do paralítico.
Feliz é o homem que tem amigos como esses! Esses são verdadeiros amigos. Feliz o homem que tem amigos que vão até o fim, que levam alguém até Jesus, independente de terem que pagar um alto preço. Amigos que não desistem.

2.            AMIGOS DE VERDADE SÃO AQUELES QUE NOS LEVAM PARA DEUS
Como dissemos Deus sonda e conhece o nosso coração. Enquanto alguns tinham um coração cheio de fé outros estavam com o coração cheio de críticas e incredulidade.
Marcos 2.6 – Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: 7  Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?
Nós podemos desonrar alguém de muitas maneiras: com palavras, com atitudes, mas também com pensamentos no nosso coração.
Aqueles religiosos deviam ter perguntado para Jesus: você é de fato Deus? Porque essa é uma verdade: somente Deus pode perdoar pecados. JESUS É DEUS.

3.            AMIGOS DE VERDADE VÃO ATÉ O FIM
Eu fico imaginando o esforço que aqueles homens fizeram em favor do seu amigo. Imagine a quantidade de gente, o atropelo a dificuldade.
Aqueles homens eram verdadeiros amigos porque:

- eles foram até o fim com o paralítico
            Quantas vezes desistimos das pessoas porque elas colocam dificuldades e impedimentos?
            Quantas vezes nós mesmos colocamos dificuldades e impedimentos?
            Aqueles homens amaram com o amor de Deus – decisão e atitude!

- eles decidiram amá-lo e creram em Deus
Hebreus 11.6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é o recompensador daqueles que o buscam diligentemente.
Até onde devemos ir com alguém? Qual o limite que devemos insistir com alguém?
Eu sinceramente não sei qual é o limite, mas uma coisa é certa: o limite depende do quanto você ama essa pessoa.
Se o amor que você tem por essa pessoa foi gerado por você mesmo, ele certamente acabará.
Se o amor que há no seu coração foi gerado por Deus, você não desistirá. Sabe por quê? O amor de Deus nunca acaba ele não tem fim, ele é incondicional.
4.            AMIGOS DE VERDADE SÃO AQUELES QUE DÃO A VIDA
João 15.13-17 – Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. 16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 17  Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.
Veja que o amor tem diferentes formas de expressão: podemos amar alguém dando-lhe um beijo, um abraço ou compartilhando um bem. Podemos amar alguém admirando, honrando e seguindo. Contudo, a maior expressão de amor é dar a vida em favor dessa pessoa.
O QUE É DAR A VIDA EM FAVOR?
- É morrer para si para que o outro seja abençoado.
- É chorar para que o outro possa sorrir.
- É abrir mão do seu tempo, do seu lazer, da sua vida pessoal para ir atrás daquele que está perdido.
- É escolher não viver sozinho, mas viver a vida de comunhão e da família.
- É TOMAR A CRUZ: Sacrificar o seu ego (vida natural, vida pessoal) para fazer a vontade de Deus.

DEFINITIVAMENTE AMOR É MUITO MAIS QUE UM SENTIMENTO UM UMA EMOÇÃO.
O amor de Deus é uma decisão absoluta, uma escolha consciente, uma atitude. “Eu decido morrer para mim mesmo e viver para o propósito eterno de Deus – fazer Sua vontade e edificar a Sua Igreja.

- AMAR É DAR A SUA VIDA EM FAVOR DE SEUS AMIGOS. Quem são esses amigos?
São aqueles que estão perto de nós. Num primeiro momento se referem aos perdidos. Contudo, o texto também se refere ao próprio Deus, pois Jesus chama os discípulos de amigos.
v. 13 – Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.

- AMAR É OBEDECER A PALAVRA E A VONTADE DE DEUS.
v. 14 – Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.

- AMAR É TAMBÉM CONHECER E COMPARTILHAR UM MESMO CORAÇÃO
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.
Quando conhecemos e compartilhamos nossa vida e nosso coração uns com os outros, inevitavelmente nos tornamos parceiros e amigos.

Nós nunca conseguiremos fazer sozinho aquilo que Deus nos chamou para fazermos juntos. Há um grande poder na comunhão e na unidade. Sl 133.3 – Ali Deus ordena a Sua bênção e a vida eterna!

Aqueles homens somente conseguiram levar aquele paralítico porque trabalharam juntos, como equipe, como verdadeiros amigos. É o 3G funcionando!

AMAR É SER ENVIADO E CUMPRIR O PROPÓSITO
16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 17  Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

Deus nos escolheu e nos designou para IRMOS, DARMOS FRUTO e EDIFICARMOS A CASA DE DEUS. Responda a esse chamado e você será conhecido como amigo de Deus.
Honre a Deus e você também terá em Deus um amigo e um grande abençoador de sua vida: tudo quanto você pedir a Ele lhe será concedido.

5.            SEU AMIGO ESTÁ AO SEU LADO
Onde estão os seus verdadeiros amigos? Bem perto de você. Seu líder, seu discipulador, seus irmãos de célula são aqueles que têm escolhido viver ao seu lado para te conduzir para Deus.
Orem juntos, abençoem uns aos outros e clamem pelos milhares de paralíticos que estão nessa cidade. Nós iremos até eles, os carregaremos e os traremos para a célula, a Casa onde Jesus perdoa os pecados e realiza os maravilhosos milagres!

Compartilhando a Palavra
1-Você tem algum amigo de verdade?
2- Você se considera amigo de verdade de alguém?
3- Até onde você está disposto a ir para salvar uma pessoa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário