segunda-feira, 27 de maio de 2013

A ARCA E A EDIFICAÇÃO DA CASA DE DEUS!

Texto: Gênesis 6.9 a 13; 19 a 22.
Introdução
Existem vários símbolos da Igreja na Bíblia. A arca de Noé é um desses símbolos. Porque quando Deus mandou Noé construir a arca, o objetivo era salvar o mundo do juízo que viria sobre a terra através do dilúvio. E assim como a arca, a igreja aponta para a salvação. Ela foi dada aos homens como uma porta para mostrar Deus aos homens.
Portanto, tudo o que diz respeito a arca, diz também respeito à vida da igreja. Vejamos:

F.T. Tanto na arca quanto na igreja...
I – PRECISAMOS APRENDER A ESTAR CONTENTES(V.19)
1.1. Se a arca aponta para a igreja, e nós cremos que sim. Para viver dentro da arca você precisa ser uma pessoa contente, ou como se diz, “de bem com a vida”. Por quê? Porque estar dentro da arca pode não ser uma experiência tão agradável do ponto de vista natural.
1.2. No verso 19 o Senhor manda Noé levar um casal de tudo o que vive e manda levar alimento para a família dele e para os animais. Onde tem muitos animais certamente o cheiro não é agradável. Provavelmente os animais hibernaram durante um tempo, mas eles comeram também e se comeram evacuaram. Você já sentiu o cheiro de um galinheiro? Já viu o cocô de uma vaca? Mas Noé teve que suportar isso por mais de um ano (371 dias).
1.3. Um ano e seis dias é muito tempo para uma pessoa descontente permanecer em qualquer lugar.  E se isso fosse pouco, além dos animais lá estava sogra, cunhados, noras todos no mesmo barco por mais de um ano, sem a possibilidade de sair. Se formos sinceros veremos que isso não é fácil.
·    Portanto, assim como na arca para conviver na igreja você precisa ser uma pessoa contente! E o que é contentamento? Contentamento é uma atitude contrária aquela de murmurar de tudo e de todos. A murmuração abre as portas para o destruidor.
·    Para o descontente, nada está bom, nada satisfaz, nada alegra o seu coração. Tem gente que não está contente com nada!
·    A igreja pode não ser perfeita. A igreja pode ter coisa que não agrada a você! Mas ela é arca do Senhor onde está a salvação. O mundo por sua vez é como um Titanic que está afundando. E muitos vão perecer com o mundo, porque se recusam a viver a vida da igreja.

F.T. Tanto na arca quanto na igreja...
II – PRECISAMOS APRENDER  A CONVIVER COM AS DIFERENÇAS(V.19)
      2.1. Deus mandou colocar na arca, todo o tipo de animal: Então lá dentro tinha cabra, vaca, girafa, elefante, cobra, gambá, galinha... Por que Deus foi tão específico com Noé? Porque se Deus deixasse por conta dele, ele só colocaria os bichos de sua preferência.
      2.2. Da mesma forma, Ele mandou colocar na igreja todo tipo de pessoa. Por isso, a igreja não pode ser uma comunidade fechada, restritiva, e nem pode ser feita segundo critérios humanos. A igreja é como a arca de Noé, nela tem bicho de todas as espécies.
·        Tem um que é rápido demais e outro que é extremamente lento! Tem uns que são falantes e outros que se você não pergunta ele entra mudo e sai calado. Tem uns que são felpudos como o Panda e outros que são cheios de espinhos. E o nosso desafio é conviver com todos eles.
·         Na igreja vai sempre ter gente diferente de nós. Mas para viver a igreja precisamos aprender a conviver com cada uma delas.
      2.3. Se Deus permitisse que o homem escolhesse quem deveria estar na igreja, muita gente não estaria aqui hoje. Talvez quem está hoje aqui não seria escolhido. Cada pessoa iria querer uma igreja de pessoas iguais. Imagine como seria uma igreja com 200 pessoas iguais a você?
·        Para que a vida seja dinâmica precisamos de pessoas diferentes no mesmo ambiente. Já pensou um ambiente onde ninguém gosta de conversar? Seria muito monótono! E se todos quisessem falar e ninguém gostasse de ouvir? Seria muito confuso.
·        Deus ama a diversidade. Observe quantos tipos diferentes de animais. Observe a natureza. Não existem duas folhas de árvores iguais. Devemos aprender a conviver com as diferenças na igreja, na célula, na família. Não podemos rejeitar alguém por ser diferente de nós.

F.T. Tanto na arca quanto na igreja...
III – PRECISAMOS SER PERSEVERANTES(Gn 5.35)
       3.1. Quando Deus falou com Noé ele tinha 500 anos(Gn.5.35). Quando o dilúvio veio ele tinha 600(Gn.7.11,12). Portanto, temos aí um período de quase 100 anos. É muito tempo para ver algo edificado. O interessante, é que em nenhum lugar se diz que Noé se cansou ou ficou desanimado.
        3.2. O tempo é teste para praticamente todas as coisas na nossa vida. Portanto, se você não for uma pessoa perseverante, não conseguirá conviver dentro da realidade da igreja. Porque igreja é algo que requer muita perseverança.  
       3.3. Noé estava construindo algo que ninguém nunca tinha feito antes, ele deve ter ouvido muitas críticas. Falar de um dilúvio quando não havia sequer chovido e pregar por quase cem anos e ninguém segui-lo, não deve ter sido fácil. Mas diante das críticas ele perseverou e foi até o fim!
·        Infelizmente muitos começam a edificar coisas para Deus, mas param no primeiro obstáculo que encontram.
·        Portanto não desista! Porque se Deus o colocou como parte da edificação você precisa ir até o final. No final da sua vida não vai contar o que você começou. No final da sua vida vai contar o que você concluiu! Não abra mão de edificar a Casa de Deus!

F.T. Tanto na arca quanto na igreja...
IV - PRECISAMOS SER FIÉIS AO PROJETO DE DEUS(Gn.6.15,16)
       4.1. A bíblia diz que quando Deus mandou Noé construir a arca ele deu as medidas e o modelo. Noé não pode fazer a arca conforme o seu gosto e preferência. Ele teve que seguir exatamente aquilo que Deus lhe mandou fazer. Noé não teve que criar nada. Noé foi fiel ao projeto de Deus.
        4.2. Temos que aceitar o fato de que Deus tem uma obra. E a sua obra  é baseada num projeto, num modelo que ele estabeleceu e nós estamos aqui para cooperar com ele em sua obra.  Nós não estamos aqui para fazer aquilo que achamos melhor, mais interessante ou atrativo para quem quer que seja.
·        Nós estamos aqui para edificar a casa de Deus, conforme o projeto que ele mesmo estabeleceu.
·        A arca foi feita por amadores e resistiu ao dilúvio. O Titanic foi projetado pelos melhores engenheiros e não resistiu à primeira viagem.
·        Isso nos mostra que manter-se fiel aos planos de Deus é a única garantia de vitória. Deus não está buscando pessoas especiais. Deus está buscando pessoas comuns. O cristianismo é muito simples. Jesus foi buscar os seus primeiros discípulos no mercado de peixe.
·        O desafio de Noé foi construir e viver na arca. O nosso desafio é edificar e viver na igreja do Senhor.

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1) Quais sinais presentes em sua vida demonstram o seu contentamento em edificar a casa de Deus? Compartilhe!
2) Qual é a sua atitude quando você  encontra um obstáculo em sua caminhada? Compartilhe!
3) Você se considera fiel ao projeto de Deus para sua vida? Por quê? Compartilhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário