segunda-feira, 3 de junho de 2013

IGREJA: EXPRESSÃO DO REINO DE DEUS!

Texto:Efésios 2.19 “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,”
A Bíblia diz que somos concidadãos dos santos. Cidadão é um morador de uma cidade de um país. Na época de Paulo, não existia países, somente Reinos e Impérios. A igreja também é o Reino e nós somos cidadãos deste Reino.
Mas hoje a igreja é a expressão desse reino. O reino de Deus se expressa hoje ao mundo através da igreja do Senhor. E quando pensamos em igreja como expressão do reino devemos considerar alguns pontos importantes:

F.T.: Em primeiro lugar...
I - REINO FALA DE GOVERNO:
    1.1. Reino é governo. Isso significa que ao ingressar no reino de Deus, nós perdemos todo o direito e a autonomia sobre a nossa própria vida.
    1.2. A Bíblia diz que nós éramos do império das trevas e agora fomos transportados para o reino de sua luz Cl 1.13 “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,”
    1.3. Império é uma situação imposta. Reino é algo que se recebe por herança legítima. Portanto, o Diabo é imperador, porque ele usurpou para si a autoridade. Mas Jesus é um rei que tem legítimo direito sobre a nossa vida, desde que nós fomos retirados do império das trevas para o reino da sua luz.
·      Quando nós fazemos parte de uma igreja com a mentalidade que somos parte de um reino superior, nossa atitude muda completamente porque isso nos livra de andar na independência, de fazer a nossa própria vontade. 

F.T.: Em segundo lugar...
II - REINO FALA DE DIREITOS:
     2.1. Não importa de que nação uma pessoa seja cidadão, a sua cidadania lhe garantirá alguns direitos que não é permitido para outras pessoas que não possuem aquela cidadania. Portanto, ser um cidadão refere-se a participar de certos direitos civis, e direitos civis estão sempre relacionados com uma nação ou reino.
 2.2. A constituição brasileira, por exemplo, assegura aos brasileiros muitos direitos, tais como: A liberdade de pensamento e de expressão; A liberdade para acreditar em Deus; a lei protege as igrejas, as festas religiosas e as pessoas que celebram sua fé;
2.3. Muitas vezes, você por ser brasileiro não percebe quantos direitos você usufrui diariamente, e que se um estrangeiro vier aqui não possuirá os mesmos direitos. Por exemplo, um estrangeiro para trabalhar no Brasil, precisa de autorização do governo.
·      Nós temos direito de acesso ao trono, nos temos direito de ter nossas orações respondidas, nós temos o direito de expulsar demônios, você tem direito a participar de uma herança espiritual.

F.T.: Em terceiro lugar...
III - REINO FALA DE OBRIGAÇÕES:
       3.1. No reino de Deus, nós temos muitos direitos. Mas também temos muitos deveres. Temos responsabilidades das quais não podemos nos escusar.
      3.2. Muita gente pensa que Igreja é só receber oração, acompanhamento, celebrar junto com os irmãos. Não! Igreja também é responsabilidade.
      3.3. Você tem deveres ao fazer parte dessa igreja. Você é responsável pelo avanço dessa obra, pelo sustento dessa obra. Você também é responsável por promover os propósitos de Deus nesse tempo. II Co. 5:20 “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.”
O que significa ser um embaixador? Embaixador é representante. Os embaixadores de cada país têm uma série de obrigações por seu país.
            a) O embaixador tem que defender os interesses do reino que ele representa: Isso significa que estamos aqui por causa de um propósito.
            b) O embaixador presta serviços aos seus patrícios: Se eu sou cidadão do reino e você é cidadão do reino, então eu sirvo a você e você me serve na medida em que for necessário.
c)  O embaixador fala o que seu reino pensa: Se alguém pergunta a um embaixador: “Qual a sua opinião sobre a fome a miséria?” Ele deverá responder. “Eu não tenho opinião, mas minha nação acredita que precisamos ajudar a erradicar a pobreza em todo o mundo.”
Nós também somos embaixadores. Por isso deveríamos ter muito temor no nosso coração, porque hoje o que falamos e o que fazemos não afeta somente a nossa vida, mas todos aqueles que fazem parte do mesmo reino que nós. Até mesmo pela sua aparência física. Zele pelas suas roupas. Zele pelas suas palavras. Zele pelas suas publicações na internet. Porque você não está sozinho neste mundo.
· Você tem deveres ao fazer parte dessa igreja. Eu quero mencionar dois que envolvem muitos outros:
a)    Você é responsável pelo avanço dessa obra: Deus espera que você que foi alcançado, alcance a outros.
b)Você é responsável pelo sustento da obra: Essa é uma área que muitas pessoas têm dificuldades. Mas se aqueles que vieram antes de você não se dispusessem a investir o evangelho não teria chegado até você.

F.T.: Em quarto lugar...
IV - REINO FALA DE NATUREZA:
       4.1.  A biologia ensina que existe o reino animal, o reino vegetal e o reino mineral. São três reinos, reinos distintos, o que distingue cada um destes reinos? A natureza. A natureza animal é uma, a natureza vegetal é outra, a natureza mineral é outra.
        4.2. Nós também somos de um reino. O reino deste mundo é o reino natural. Mas nós pertencemos a outro reino, que é o reino espiritual. Isto é fato, não é visível a olho nu. Por fora, todos nos parecemos, mais por dentro temos uma natureza. A natureza que há em você, é a natureza do reino de Deus. Jesus também diz lá em Lc. 17:20-21 “20 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. 21  Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.”
·             O reino de Deus esta dentro de nós. Por que o reino está dentro? Por que Ele é uma pessoa, e essa Pessoa não é só o rei, ele é o Reino também, essa pessoa é o Espírito Santo de Deus que habita em nós.
4.3. Existem algumas peculiaridades da natureza desse reino: Rm. 14:17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”
                O Reino de Deus é justiça, O Reino de Deus é paz e O Reino de Deus é alegria.
Cidadania envolve muitas coisas. Cidadania envolve governo, direitos, obrigações e cidadania envolve natureza. Não viva como se você fosse apenas um frequentador de uma igreja. Nem se enxergue apenas como membro de uma igreja. Não tenha a atitude de muitos de apenas visitar uma igreja sem nunca se comprometer com ela. Exerça sua cidadania nesta geração. Amém!!!

Compartilhando a palavra
1)  Você acha que tem vivido uma vida de dependência de Deus? Compartilhe!
2)  O que você pode fazer para exercer os direitos pertencentes ao Reino de Deus? Compartilhe!
3)  Qual obrigação no Reino de Deus você tem mais prazer em realizar? Por quê? Compartilhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário