terça-feira, 25 de junho de 2013

CONTROLANDO AS EMOÇÕES PARA SER FELIZ!

"Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas." Pv 25:28 (NTLH)

Nos tempos antigos o muro de uma cidade era a sua maior defesa. Sem muro a cidade estava à disposição dos seus inimigos. Mais ou menos isso acontece hoje nas grandes cidades pois as casas estão cercadas por grades, isso nos faz sentir um pouco mais seguros. Uma cidade na época em que o texto de provérbios foi escrito, dependia dos muros para se proteger. Os muros tinham a função de trazer segurança para as pessoas que moravam nas cidades. Uma cidade sem muro era uma cidade sem segurança e vulnerável aos ataques dos inimigos. O texto faz uma comparação interessante entre um homem que não tem domínio próprio (que não consegue conter suas emoções) e uma cidade sem muros. Você é uma pessoa desequilibrada? ou seja, emocionalmente falando você tem dominio próprio? Você tem auto-controle ou és descontrolado(a)?
Autocontrole ou o domínio próprio é o muro de defesa que impede o homem de sucumbir diante das pressões emocionais, diante dos desejos pecaminosos que guerreiam contra nós. Sem autocontrole a pessoa se torna presa fácil para qualquer espécie de invasor. Lembre-se do texto: "Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas." Pv 25:28 (NTLH)
Parafraseando: Quem não controla suas emoções está desprotegido e entregue aos demônios.

Uma boa definição para domínio próprio ou autocontrole pode ser: o governo dos próprios desejos; a habilidade de evitar excessos e viver dentro de limites saudáveis. Domínio próprio, controle das emoções, autocontrole, é essêncial para termos êxito em todas as áreas da vida.
A palavra "próprio" Gl 5:22 no grego é "egkrateia". auto controle (virtude de alguém que domina seus desejos e paixões, esp. seus apetites sensuais)
É bom enfatizar que o domínio próprio é uma manifestação do fruto do Espírito e está disponível a todos os crentes. "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." Gl 5:22-23
Essa palavra certamente poderá mudar nossas vidas no que diz respeito ao nossos relacionamentos em casa, no trabalho, na igreja, como também irá ajudar-nos a conhecer e dominar melhor nossas emoções pois isso é um fator determinante para a felicidade e o êxito em tudo o que empreendemos. A maior parte das pessoas que conheço não conseguem lidar com suas emoções, e confesso que vez ou outra me pego caindo na armadilha do emocionalismo.
Saber controlar as emoções preservará a unção de Deus em nós e isso nos trará, certamente, uma vida mais saudável, sem traumas e sem ressentimentos. Quem controla suas emoções, vive mais e com melhor qualidade.
Seria cômico se não fosse trágico. Os homens morrem, em média, oito anos antes das esposas? Os homens morrem mais cedo e uma das causas principais é o fato de sufocarem suas emoções. Quando expressam o que sentem, acabem explodindo em fúria e causando muitos danos a si e aos outros.
No sermão do monte, mais precisamente no tópico "Eu porém vos digo" (Mt 5:21-48), Jesus ensinou que os rumos da nossa vida são determinados pelos tipos de respostas que damos. O "Eu porém vos digo" pode ser acrescentado das palavras "e vós reagireis assim". Sim, o que podemos entender sobre "dar a outra face", "além da túnica entregar também a capa", "caminhar a segunda milha", "amar os que te odeiam e fazem mal", etc, é que Jesus está dizendo sobre como deve ser a nossa reação diante das circunstâncias. A maneira como manifestamos as emoções determinarão o êxito ou fracasso, a vitória ou derrota nas nossas vidas.
A maior parte do nosso tempo de lucidez, passamos reagindo às situações exteriores. Todas as pessoas, experimentam diariamente situações exteriores que provocam emoções. O grande desafio é como conter as emoções nos momentos de pressão. O que fazer diante de um insulto, ofensa, agressão, incidente, enfermidade, má notícia, morte de um ente querido, que tipo de resposta podemos dar diante de situações como essas. Devemos pensar sobre isso com cuidado, pois ninguém está isento de tais desprazeres.
Um certo filósofo grego disse: “Nenhum homem é verdadeiramente livre até que se domine”. Aprendemos com isso que uma vida feliz e uma vida virtuosa, são sinônimos. Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas. Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado." Jo 8:34
Sansão pode ter sido o homem mais forte do mundo, mas sem domínio próprio, lembra o que aconteceu a ele? Foi seduzido por Dalila. Sansão teve força, mas não teve domínio, não controlou suas emoções! Davi não controlou seus impulsos, não foi capaz de dominar suas emoções.
A indagação é como devemos reagir às tantas circunstâncias que nos cercam diariamente. Como reagir a uma traição, perda de emprego, descoberta de uma grave enfermidade, ofensa, calúnia, afronta no serviço, família, como lidar com a perda de um ente querido, o que fazer diante de tais circunstâncias. Não pense que estamos isentos dessas calamidades, pois neste mundo teremos aflições na alma. chorou na morte de Lázaro; se irou no pátio do templo por causa da religiosidade e do comércio ali praticado; se comoveu diante de uma multidão esfomeada e se compadeceu da mesma; amou seus discípulos até o fim. Se angustiou no Getsêmani. Na cruz ele disse: "Pai por que me desamparaste?" As emoções sempre estiveram presentes na vida de Jesus, todavia, elas nunca o dominaram e nem foram um fim nelas mesmas.
E como Jesus reagia diante de situações de pressão emocional?
1. Jesus reagia sem emocionalismo.
“Emocionalismo é quando uma pessoa se encontra num estado em que as emoções estão desgovernadas e descontroladas. É quando alguém perde a razão. É quando as emoções estão no controle. Essas pessoas estão numa espécie de êxtase. Quem reage com Emocionalismo, conscientemente ou não, gosta de chamar a atenção. Na verdade é uma tentativa desesperada de fazer o ego prevalecer. A pessoa desequilibrada peca pela falta de coerência e bom senso. O desequilíbrio emocional cega a pessoa, projetando em seu próximo o que ela mesma é. Ex: A senhora que chamou a caixa do banco de mal humorada.
Sinais de uma pessoa desequilibrada emocionalmente.
· Em meio a uma discussão, não suporta ouvir e sempre atropela o interlocutor;
· Alteram consideravelmente o tom da voz gerando escândalo;
· Vivem supondo coisas que não condizem com a realidade. Fazem de suas suposições, verdades
absolutas.
· Tomam decisões importantes, como abandonar trabalho, família, igreja, de maneira repentina.
- Decidem comprar de maneira compulsiva sem planejamento ou compartilhamento;
· Ocultam sentimentos negativos em seus corações. São individualistas;
· Não aceitam exortações para correção;
· Estão sempre descontentes com alguém ou algo que não agrada;
· Não conseguem se alegrar com a felicidade alheia;
· Dão mais valor aos sentimentos do que para a razão. Agindo assim sempre sofrerão a médio e longo prazo.
"O que confia no seu próprio coração é um tolo..." Pv 28:26
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Jr 17:9
· Quando ouvem coisas desse tipo logo pensam: "Isso é indireta para mim".

2. Jesus manifestou suas emoções de maneira adequada.
A emoção é necessária para a manifestação do amor – I Pedro 4:8; I Coríntios 16:22, esperança - Romanos 12:12, alegria - Filipenses, tristeza – II Coríntios 7:10, ódio - Provérbios 8:13, medo - Mateus 10:28. Há um lugar para a emoção na vida do cristão!
A emoção deve estar radicada na Palavra... As emoções bíblicas devem estar enraizadas na fé. Essa fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Isso requer o uso de nossas faculdades intelectuais (razões).

3. Jesus manifestava o fruto do espírito como consequência de suas emoções.
As emoções devem produzir o fruto apropriado... As emoções das Escrituras devem produzir frutos. As emoções evocadas pela Escritura estão lá para um propósito. A menos que o fruto adequado é confirmado, é simplesmente emocionalismo. Observe o tipo de fruto das emoções bíblicas: A emoção do amor frutifica na obediência - João 14:15; I João 5:3. A emoção de esperança, frutifica na paciência - Romanos 8:24-25. A emoção de alegria, frutifica em sacrifício – II Coríntios 8:2-5. A emoção de tristeza, frutifica em arrependimento - 2Co 7:10. A emoção do ódio, frutifica na rejeição do erro - Salmo 119:127- 128. A emoção do medo, frutifica para se ter temor a Deus e se apartar do mal – Provérbios 16:6. As emoções das Escrituras irá produzir frutos na vida do cristão!
Nossas emoções devem ser enraizadas na Palavra de Deus - Provérbios 3:5. Se nossas emoções são baseadas em outra coisa senão a Palavra de Deus, somos culpados de emocionalismo!

4. Jesus controlava suas emoções principalmente as negativas (Refreando as emoções)
As emoções que devemos controlar são principalmente a raiva e fúria, os ressentimentos, a autocompaixão e a amargura. Os sentimentos podem ser explosivos como um gênio descontrolado; ou pode ser velado, como a autocomiseração – ambos desagradam a Deus e devem ser alvos do domínio próprio.
Segundo a Palavra, um gênio explosivo é uma contradição na vida daqueles que estão procurando praticar a vida cristã de forma piedosa. É um problema não apenas porque isso demonstra que a pessoa é desgovernada, mas principalmente porque em geral a situação acaba machucando as pessoas que são os “recipientes” da explosão, quebrando o respeito, criando amargura e destruindo relacionamentos Pv 16.32 “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.”
Se você tem lutado contra este sentimento que faz você explodir, tente identificar as coisas que o levam a perder o controle – avalie com Deus estas coisas e submeta-se à Palavra de Deus, pagando o preço da construção de uma muralha que vai proteger você de cair. Veja em que lista Paulo coloca a falta de domínio-próprio: "pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, 3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus." 2Tm 3:2-4

5. Jesus nunca fez de sua emoção um fim em si mesma, e sim um meio para algo maior.
Suas emoções determinam suas decisões? Emoções são subjetivas, e decisões emocionais sempre terminam em frustrações. Suas emoções determinam seus valores? Emoções não tem valor duradouro pois elas vem e vão. Não podem determinar por exemplo se perdoo ou não. Não podem sustentar o crescimento de algo que estamos construindo. "Chutar o pau da barraca" é o mesmo que dizer vou botar tudo a perder.
Suas emoções determinam suas escolhas? Você sempre será inconstante, assim como são as emoções.
- Deus quer, que você de um passo, lhe apontar uma direção clara para mudar sua vida:
Admita seu problema!
Arrependa-se por se deixar dominar pelas emoções e a partir de agora deixe Jesus reinar sobre as sua emoções!
Controle sua emoções e seja feliz!

Compartilhando a Palavra
1.Você é uma pessoa desequilibrada? ou seja, emocionalmente falando você tem domínio próprio?
2.Suas emoções é o que determinam suas decisões? Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário